Noé: O Resto da História

Você está aqui

Noé

O Resto da História

Anos atrás, Paul Harvey, um famoso comentarista de rádio dos Estados Unidos, encerrava sua fala com as seguintes palavras: "E agora você sabe o resto da história". Era assim que acabava de informar um lado de uma notícia, personalidade ou de um acontecimento histórico que não era bem conhecido pelo público.

Recentemente, o filme Noé tem virado notícia. O filme tem um diretor renomado, atores principais famosos e muito drama para atrair espectadores aos cinemas. O estúdio investiu milhões na esperança de que o filme se tornasse um grande sucesso de Hollywood.

Os comentários em relação à precisão bíblica têm sido muito negativos. Além disso, a história bíblica foi grosseiramente distorcida pelo gnosticismo e outros elementos enigmáticos, sendo tudo transformado em um enorme melodrama hollywoodiano.

Muitas cenas fictícias foram adicionadas, especialmente, as diversas cenas com criaturas míticas de rochas (supostamente anjos caídos), que construíram a arca (com madeira proveniente de uma floresta mágica) e salvaram Noé de um exército que tenta capturar a arca. Além disso, o personagem Noé da história é retratado como um homem furioso, atormentado e assassino, uma absurda incoerência da definição que a Bíblia tem dele, ou seja, que era uma pessoa justa e piedosa.

Talvez a única coisa que possa salvar esse filme seria o incentivo para as pessoas lerem a Bíblia, reconhecerem os paralelos entre a época de Noé e a nossa época, e assim acordarem de sua letargia espiritual e se voltem para Deus.

Do mesmo jeito que a moda, filmes como esse de Noé vêm e vão. Mas resta uma pergunta muito importante: O que a verdadeira história de Noé tem a ver com a gente? Surpreendentemente, ela pode nos ensinar muita coisa. Vamos dar uma olhada em sete fatos pouco conhecidos sobre Noé, que podem mudar nossas vidas para sempre!

1. Noé "andava com Deus".

O que a Bíblia quer dizer quando narra que Noé "andou com Deus" (Gênesis 6:19)? De fato, encontramos vários homens justos mencionadas na Bíblia que "andavam com Deus". O primeiro da lista foi Enoque (Gênesis 5:22). Mais tarde, Abraão e Isaque são descritos da mesma maneira (Gênesis 48:15).

E depois, também Davi foi descrito como alguém que andava com Deus e ainda há mais informações sobre o que realmente isso significa. A Bíblia registra o filho de Davi, Salomão, dizendo o seguinte a Deus: "De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face" (1 Reis 3:6, grifo do autor).

Por último, temos os pais de João Batista, Zacarias e Isabel, que "eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor" (Lucas 1:6 ACF).

Assim, "andar com Deus" significa ter um relacionamento constante com Ele ao longo da vida, obedecendo a Seus mandamentos e seguindo o Seu caminho de vida.

Infelizmente, o filme Noé não menciona de nenhum modo que ele tinha uma relação íntima com Deus durante toda sua vida. O filme mostra que ele só tinha pistas vagas sobre o que o Criador queria. No entanto, este é um ponto-chave da história de Noé e por que Deus o poupou e também toda sua família do dilúvio.

Assim, a primeira lição que podemos aprender é esta: Será que estamos caminhando com Deus? Seus mandamentos continuam vigentes e necessários de se obedecer, e eles podem ser uma base para estabelecer um longo relacionamento com Deus, juntamente com a mesma graça de Deus que Noé recebeu (Gênesis 6:8), o qual trará muitas bênçãos por várias gerações àqueles que O amam (Êxodo 20:6).

2. Noé pregou o caminho de vida de Deus.

Outro fato sobre Noé que muitos não entendem é que ele era um pregador de justiça.

A Bíblia nos diz que Deus "não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios" (2 Pedro 2:5).

Qual é a definição bíblica de justiça? Ela está em Salmos 119:172, onde o salmista ora a Deus, dizendo: "Pois todos os teus mandamentos são justiça".

Noé não era um espectador silencioso de uma sociedade que ruía moralmente ao seu redor. Em vez de ser simplesmente um espetador, ele proclamava fielmente o caminho de vida de Deus. Mas, infelizmente, ninguém ouviu as suas palavras e advertências. Finalmente, as coisas pioraram muitíssimo "e viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a Terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente" (Gênesis 6:5).

Assim como uma maçã podre apodrece todo o cesto, a sociedade havia se corrompido a ponto de não mais restar maçãs boas—com exceção de Noé e sua família.

Infelizmente, hoje a sociedade está voltando às condições imorais que existiam nos dias de Noé, assim como Jesus Cristo predisse que aconteceria (Mateus 24:37).

A lição a ser aprendida aqui é a seguinte: Será que hoje em dia estamos a dar ouvidos aos sucessores de Noé? Os mensageiros de Deus—os verdadeiros ministros de Cristo—que, como fez Noé, ensinam e proclamam a necessidade de atender à justiça bíblica. Eles declaram a mensagem de Deus, que diz respeito a guardar de todos os mandamentos de Deus, de aprender a viver corretamente na graça de Deus e de se preparar espiritualmente para a vinda do Reino de Deus.

3. Noé era de meia-idade quando veio o dilúvio.

A maioria dos filmes sobre Noé o retrata como um homem velho preparando a arca, mas a Bíblia não o descreve dessa forma. Na verdade, Noé viveu 350 anos depois do dilúvio (Gênesis 9:28).

As pessoas viviam muito mais tempo antes do dilúvio e Noé viveu até a idade de 950 anos (Gênesis 9:29). Portanto, ele estava na meia-idade quando construiu a arca e ainda tinha um terço de sua vida à frente.

Então, uma das poucas coisas corretas nesse filme Noé foi ele ter sido retratado como um homem forte e vigoroso e não como um homem velho e senil.

A lição que precisa ser aprendida aqui é sempre verificar cuidadosamente na Bíblia o que lemos ou vemos a respeito dela. Como Paulo disse: "Examinai tudo. Retende o bem" (1 Tessalonicenses 5:21).

4. Noé mantinha o calendário de Deus e o Sábado.

Outro fato pouco conhecido sobre Noé é que ele guardava o sábado de Deus e seguia o calendário bíblico. Lembre-se que a Bíblia diz que ele "andou" de acordo com as leis e os caminhos de Deus.

Lemos em Gênesis 2:3 que Deus estabeleceu o sábado para Adão e Eva assim que os criou, estabelecendo o ciclo semanal de sete dias, com descanso no sétimo dia. Também havia meses e anos, que seriam regulados de acordo com a lua e o sol.

Como está escrito em Gênesis 1:14: "E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos". A expressão "tempos determinados" significa "ocasiões designadas"—usada ​​em Levítico 23 para as festas de Deus. Ademais, a versão Bíblia de Jerusalém traduz da seguinte forma esse versículo: “Deus disse: Que existam luzeiros no firmamento do céu, para separar o dia da noite e para marcar festas, dias e anos”.

Vemos no livro de Gênesis (e no restante da Bíblia) que o povo fiel de Deus seguia a semana de sete dias, que tinha sido revelada, desde o tempo de Adão e Eva.

Observe o que Gênesis 8:10-13 diz sobre Noé: "E esperou ainda outros sete dias e tornou a enviar a pomba fora da arca. E a pomba voltou a ele sobre a tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado sobre a terra. Então, esperou ainda outros sete dias e enviou fora a pomba; mas não tornou mais a ele”.

"E aconteceu que, no ano seiscentos e um, no mês primeiro, no primeiro dia do mês, as águas se secaram de sobre a terra. Então, Noé tirou a cobertura da arca e olhou, e eis que a face da terra estava enxuta”.

O Comentário do Antigo Testamento de Keil e Delitzch observa o seguinte na passagem do oitavo capítulo de Gênesis: "Os sete dias da semana foram constituídos e estabelecidos na criação e Deus estava agindo em conformidade com esse lapso de tempo ao organizar a entrada deles na arca (Gênesis 7:4, 10)".

Esta passagem também mostra claramente que Noé entendia os anos, os meses, as semanas e os dias, e seguia cuidadosamente a linha do tempo, enquanto ele e sua fam-ília estavam encerrados na arca.

A lição a ser aprendida aqui é a seguinte: Será que estamos observando o sábado semanal de Deus exatamente como Noé? (Para saber mais, baixe ou solicite gratuitamente os nossos guias de estudos O Sábado: De Pôr-do-sol a Pôr-do-sol: O Dia do Descanso de Deus e O Plano dos Dias Santos de Deus: A promessa de Esperança Para Toda a Humanidade).

5. Noé seguiu as leis alimentares bíblicas

Aqui há outra surpreendente descoberta—Noé observava as leis alimentares bíblicas. Na verdade, a ideia de que havia apenas um casal de animais de cada espécie na arca é falsa. Como veremos na Bíblia, os animais foram divididos primeiro em criaturas "limpas” e “imundas” e entraram na arca sete casais de animais limpos, mas apenas um casal de animais imundos.

Você pode ler isso em sua própria Bíblia: "Então o Senhor disse a Noé: Entre na arca, você e toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração. Leve com você sete casais de cada espécie de animal puro, macho e fêmea, e um casal de cada espécie de animal impuro, macho e fêmea, e leve também sete casais de aves de cada espécie, macho e fêmea, a fim de preservá-las em toda a terra" (Gênesis 7:2-3, NVI).

Muitas traduções da Bíblia reconhecem que o texto original hebraico refere-se a sete pares de animais "limpos"—aqueles próprios para consumo humano, conforme projetado por Deus—e apenas um par de animais "impuros"—aqueles designados por Deus como inadequados para o consumo humano. Qual o motivo da diferença na quantidade?

Depois do Dilúvio, provavelmente Noé e sua família iriam precisar de um número suficiente de animais para procriação, criação e alimentação—e para realizarem sacrifícios. Além disso, os animais limpos são presas comuns de predadores—assim um grande número de animais limpos garantiria a sobrevivência de ambos. Independentemente disso, é óbvio que Noé sabia quais animais eram puros e impuros, e também sabia que não devia comer os animais imundos, já que foi necessário apenas um casal para preservar as espécies.

A lição a ser aprendida aqui é a seguinte: Você estaria disposto a seguir o exemplo de Noé e guardar as leis alimentares bíblicas? De fato, você não vai encontrar em nenhum lugar na Bíblia um exemplo de qualquer homem ou mulher de Deus que comia animais designados como impuros. (Para saber mais, baixe ou peça nosso guia de estudo gratuito O Que a Bíblia Ensina Acerca de Carnes Limpas e Imundas?).

6. Noé e sua família eram uma pequena minoria obedecendo a Deus em meio a uma sociedade perversa

Como mostra a história, às vezes a maioria está errada. Certamente esse foi o caso nos dias de Noé. De todos aqueles que seguiam suas diferentes religiões, somente Noé e sua família estavam certos.

Diante dessa situação, eles poderiam facilmente ficar desanimados. Afinal, a única "igreja" verdadeira na época consistia daqueles que viviam na casa de Noé. E, graças à fé e a retidão de Noé, estamos vivos hoje—pois somos descendentes de Noé através de todos os seus três filhos e noras.

Como observado corretamente em Hebreus 11: "Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé" (versículos 7).

A lição a ser aprendida aqui é a seguinte: Será que realmente estamos procurando a verdadeira Igreja de Deus, aquela minoria que se esforça diligentemente para obedecer a Deus em um mundo que está à deriva e cada vez mais longe d'Ele? Você encontrará a Igreja pelos ensinamentos dela, pois estarão em conformidade com a Palavra de Deus.

7. Noé nos deixou um exemplo para o tempo do fim

Por último, e talvez o mais importante para nós, é que vivemos em uma sociedade que rapidamente está se tornando muito semelhante à de Noé por duas maneiras fundamentais.

Primeiro, a época de Noé estava repleta de muita violência e um crescente desrespeito à vida humana. Como diz a Escritura: "A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência . . . Então, disse Deus a Noé: O fim de toda carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra" (Gênesis 6:11-13).

Hoje em dia, dificilmente há um lugar na Terra a salvo da violência. Nós trancamos nossas portas e vemos que o respeito e a segurança, que era comum a uma ou duas gerações atrás, não existe mais. Em todo o mundo, as prisões estão superlotadas de criminosos. Para piorar as coisas e para dar espaço aos delinquentes recém-condenados, muitos criminosos são soltos, voltando novamente a vagar pelas ruas.

O crime anda desenfreado e, devido ao aumento do tráfico de drogas, muito mais vidas se encontram em perigo como nunca antes. Os países estão muito bem armados e já tivemos duas guerras mundiais no século passado. Ninguém quer nem pensar na destruição que poderia causar uma Terceira Guerra Mundial, diante das armas sofisticadas de destruição em massa que, rapidamente, muitas nações estão adquirindo.

Jesus Cristo profetizou que haveria um paralelo entre os dias de Noé e o tempo do fim. Ele disse: "E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do Homem. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e consumiu a todos . . . Assim será no dia em que o Filho do Homem se há de manifestar" (Lucas 17:26-30).

Jesus estava falando aqui sobre a vida cotidiana, sem expectativa de destruição iminente, e não diretamente às pessoas que vivem suas vidas desregradamente. Sem dúvida, a crueldade também devia ter um paralelo ou não haveria um inesperado julgamento divino.

De fato, nossa época é semelhante aos dias de Noé, em que ambos são caracterizados por uma crescente imoralidade. "Vendo Deus como estava ruim a situação, e que os homens estavam cheios de vícios e depravados" (Gênesis 6:12, Bíblia Viva).

Esta foi a segunda característica dos dias de Noé, que também se manifestaria antes de Cristo voltar à Terra.

O apóstolo Paulo detalhou em que essa sociedade perversa seria semelhante àquela do tempo do fim: "Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder" (2 Timóteo 3:1-5, ARA).

Isso não parece descrever nossa sociedade de hoje? A evidência é inegável. A mídia e a Internet têm bombardeado nossas famílias com elementos de violência e imoralidade. Mais do que nunca, os casamentos estão se desfazendo—isto, primeiramente, se os casais optam pelo casamento. As pessoas estão obcecadas consigo mesmas e pouco se importam com Deus ou com Sua opinião!

É claro que ainda não está tão ruim como nos dias de Noé, quando Deus decidiu destruir o mundo inteiro, exceto oito pessoas. Mas as pessoas dos dias de Noé viviam centenas de anos, fazendo com que suas atitudes malignas se tornassem cada vez pior ao longo desse tempo. Hoje em dia, nosso tempo de vida é mais curto e isso apressa a perversidade. Além disso, a Bíblia teve um impacto positivo, embora limitado, na sociedade humana ao longo dos séculos. Ainda assim, o mundo tem, no entanto, se tornado extremamente vil e rebelde contra Deus—como nos tempos de Noé, em muitos aspectos.

Então o que podemos fazer a respeito disso?

Jesus Cristo nos diz o seguinte: "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar. E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem" (Lucas 21:33-36).

O que Ele está nos dizendo aqui é que devemos ser como Noé—deixar de seguir a multidão errada e deixar de viver pecando. E, em vez disso, devemos "andar com Deus", estabelecendo uma relação enriquecedora com Ele, sendo obediente e submisso à Sua vontade e tendo comunhão com pessoas de pensamento similar.

Devemos também ajudar a proclamar verdadeiro caminho de vida de Deus, que é baseado em Seus mandamentos e na fé em Jesus (Apocalipse 14:12). Também devemos ficar observando o que está acontecendo no mundo e na sociedade à nossa volta, para que não sejamos pegos cochilando quando Deus decidir intervir diretamente nos assuntos mundiais, o que poderá acontecer muito em breve.

E assim como Noé, não devemos nos desanimar, por sermos uma pequena minoria em meio a um mundo cada vez mais degenerado. Acredite, assim como nos dias de Noé, Deus também vai salvar aqueles que andam fielmente com Ele.

Portanto, agora que você já ouviu "o resto da história" sobre Noé e as lições que podemos aprender dele e dos acontecimentos importantes de sua vida. Agora a questão é esta: O que você vai fazer quanto a isso? BN