A Escritura na Parede

Você está aqui

A Escritura na Parede

A festa no palácio do rei da Babilônia correu até tarde da noite. A comida era abundante e o vinho fluía livremente. E reinavam a embriaguez e a insensatez.

Do nada, dedos humanos apareceram e começaram a escrever na parede do salão. Embevecidos pelo esplendor do palácio do rei, nenhum dos presentes tinha ideia do perigo iminente.

O rei e todos os presentes ficaram tão assustados que começaram a suar e a tremer com a visão de uma mão sem corpo, escrevendo uma mensagem codificada na parede. Enfim, as palavras MENE MENE TEKEL UFARSlM ficaram gravadas em relevo diante dos olhos atônitos dos convidados.

Que estranha mensagem era essa? O que isso significava para o rei da Babilônia? E o que significa para o nosso mundo atual?

Um mundo confuso

Observe este mundo de hoje. Será que estamos à altura desse grandioso desafio de nosso tempo? Reflita no desafio que têm enfrentado as nações.

O Oriente Médio está em chamas. O Irã busca desenvolver armas nucleares. Seu objetivo segue firme, apesar de um recente tratado prometendo que "o programa nuclear iraniano será exclusivamente pacífico" e que "o país, em nenhuma circunstância, busca desenvolver ou adquirir armas nucleares".

Essa é a mesma nação cujos líderes incitam seu povo a cantar "morte a Israel e aos Estados Unidos". Sua liderança xiita fundamentalista patrocina o terrorismo em todo o Oriente Médio, principalmente na Síria, no Iraque e no Iêmen.

Nenhum líder no Oriente Médio acredita que esse recente acordo com o Irã vai diminuir as tensões na região. Líderes esclarecidos acreditam que o Irã continuará planejando desenvolver armas de destruição em massa—e, quando conseguir, vai usá-las para promover sua missão apocalíptica. E isso não é uma questão de se, mas de quando.

A Europa está atravessando um período muito difícil. A União Europeia tem vacilado em seu plano de crescer e tornar cada vez mais estreita essa união utópica entre as nações da Europa, uma região que tem visto muitas guerras e conflitos no século passado. O objetivo da paz, através da cooperação econômica e social, vive um momento crítico com a instabilidade econômica da Grécia. A liderança da União Europeia será obrigada a corrigir essa falha—agora ou em algum momento no futuro.

Podemos alcançar uma grande introspecção sobre o significado desses grandes eventos mundiais com a compreensão da história da escrita na parede. Deus estava agindo entre as nações para reorganizar a estrutura do poder há vinte e cinco séculos, assim buscando cumprir o Seu propósito na história das nações hoje em dia. Há um propósito espiritual mais elevado por trás das atuais manchetes.

Mas será que—eu e você—estamos à altura desse grandioso desafio? Será que estamos suficientemente preparados para ver e entender o significado da escrita na parede de nosso tempo? Vivemos em tempos perigosos. Temos que ser capazes de ler a escrita na parede, assim como Daniel naquela noite na Babilônia há muito tempo atrás.

A noite em que se apagaram as luzes na Babilônia

O livro bíblico de Daniel é uma história de reinos em guerra durante um dos períodos decisivos da história mundial. O profeta Daniel viveu num tempo de grande transformação e perturbação. Ele era um jovem israelita inteligente levado cativo para a Babilônia durante uma das invasões de Nabucodonosor. E, depois, se viu alçado a um cargo importante na corte do rei da Babilônia, capital do Império caldeu neobabilônico, que se espalhou por todo o Oriente Médio.

Daniel passou sua vida adulta trabalhando nos tribunais do poder de dois reinos—o reino da Babilônia e, mais tarde, o reino da Pérsia. Deus agraciou a Daniel com o dom de entender e interpretar sonhos e profecias e até mesmo as mais estranhas visões—a escrita de uma mão, que apareceu na sala de banquete de Belsazar, o último rei da Babilônia dos Caldeus.

Quando olhamos para os acontecimentos daquela noite testemunhamos o dom de Deus nesse devoto e justo profeta, um homem que estava diante de grandes reis e testemunhou a glória e a majestade do Deus celestial. O exemplo de Daniel nos mostra que tipo de pessoa nós precisamos ser para enfrentar o desafio dos grandes momentos da história. Aqui vemos o poder do Espírito de Deus agindo, não apenas sobre a face da Terra ou direcionando o curso das nações, mas também na nobre vida de alguém que, humildemente, busca fazer a vontade de Deus.

Naquela fatídica noite, uma mão apareceu do nada e escreveu na parede do salão de banquete do rei defronte de centenas de convidados embriagados. Quando o rei viu isso, "seu rosto ficou pálido, e ele ficou tão assustado que os seus joelhos batiam um no outro e as suas pernas vacilaram" (Daniel 5:6, NVI).

Então, ele gritou: "Aquele que ler essa inscrição e interpretá-la, revelando-me o seu significado, vestirá um manto vermelho, terá uma corrente de ouro no pescoço, e será o terceiro em importância no governo do reino" (Versículo 7, NVI)—ou seja, seria o terceiro corregente, pois Belsazar era o segundo, depois de seu pai Nabonido.

Nenhum dos conselheiros de confiança de Belsazar foi capaz de interpretar a escrita na parede.

Em seguida, a rainha foi até ele—provavelmente, sua mãe (esposa de Nabonido e filha de Nabucodonosor) ou sua avó (a viúva de Nabucodonosor). Ela lhe disse: "Existe um homem em teu reino que possui o espírito dos santos deuses. Na época do teu predecessor verificou-se que ele era um iluminado e tinha inteligência e sabedoria como a dos deuses. O rei Nabucodonosor, teu predecessor—sim, o teu predecessor—o nomeou chefe dos magos, dos encantadores, dos astrólogos e dos adivinhos.

"Verificou-se que esse homem, Daniel . . . tinha inteligência extraordinária e também a capacidade de interpretar sonhos e resolver enigmas e mistérios. Manda chamar Daniel, e ele te dará o significado da escrita" (versículos 11-12, NLT).

Daniel interpreta a visão

Então, Daniel foi chamado. E lhe foi oferecido uma grande recompensa, honrarias, riquezas e status para interpretar aquela escrita. O que Belsazar não sabia era que Daniel não era um homem que poderia sentir-se lisonjeado ou influenciado por esses símbolos de poder.

Daniel esteve diante do antecessor desse rei, Nabucodonosor. Ele tinha advertido ao rei anterior—um ditador poderoso e temperamental—que se não se humilhasse perante o Deus do céu, ele se tornaria como um animal silvestre irracional, e comeria grama e andaria quase sem roupa. E Belsazar sabia que isso tinha acontecido. Mesmo assim, Belsazar não aprendeu a lição.

Daniel disse-lhe: "Mandaste trazer as taças do templo do Senhor para que nelas bebessem tu, os teus nobres, as tuas mulheres e as tuas concubinas. Louvaste os deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não podem ver nem ouvir nem entender. Mas não glorificaste o Deus que sustenta em suas mãos a tua vida e todos os teus caminhos" (versículo 23, NVI).

Belsazar não estava à altura daqueles tempos difíceis de sua época. Naquela mesma noite os exércitos inimigos conquistaram a poderosa Babilônia. Um novo império substituiu a Babilônia como a superpotência das nações. Isso foi predito por Deus, através do profeta Isaías, cerca de cento e cinquenta anos antes. Naquele momento, Daniel estava anunciando ao rei babilônico que o Deus celestial estava no controle da história e havia posto um novo reino acima de todos os outros.

O que significava aquela escrita na parede? O que devemos aprender com aquela mensagem? E o que devemos aprender dela hoje em dia?

Atualmente, estamos vivendo em um período de grandes mudanças no mundo. As nações e o poder estruturado estão se realinhando. As fraquezas estão sendo expostas. As mudanças culturais que estão ocorrendo são chocantes para muitas pessoas. Para onde isso está nos levando e qual seu significado?

Uma mensagem do passado para o mundo de hoje

Em uma noite de bebedeiras, Belsazar tinha ordenado que os vasos de ouro e prata, outrora usados para um propósito santo no templo de Deus em Jerusalém, fossem trazidos à mesa do banquete. Então, esses copos e taças foram usados como enfeites em uma clara zombaria e afronta a Deus. Deus é quem determina o limite que uma cultura não pode ultrapassar.

Aquela mão apareceu escrevendo as seguintes palavras na parede da sala de banquete: MENE, MENE, TEKEL, PARSlM.

Daniel voltou-se para o rei e deu a interpretação da inscrição: "Mene: Deus contou os dias do teu reinado e determinou o seu fim. Tequel: Foste pesado na balança e achado em falta. Peres [forma singular de parsim]: Teu reino foi dividido e entregue aos medos e persas" (Daniel 5:26-28, NVI).

Aquelas palavras eram uma lista de pesos e unidades monetárias. Deus estava ilustrando graficamente, ao contar, pesar e dividir em forma monetária, Seu descontentamento com o maior império daquele tempo. Babilônia, a grande cidade e reino, uma nação feroz e violenta, foi analisada por Deus e vista como indigno de continuar existindo. Aquele império seria derrocado e entregue a um novo reino, o dos medos e persas.

Por que o dinheiro foi usado aqui como símbolo de exame e julgamento? Porque era apropriado. A Babilônia era uma nação rica que negociava com o mundo todo naquela época. As riquezas e o dinheiro fluíam para aquela cidade, tornando-a o centro financeiro mundial. O dinheiro corria abundantemente para a Babilônia. O profeta Jeremias a descreveu como uma cidade "rica de tesouros" (Jeremias 51:13).

Havia chegado o fim do Império Babilônico como uma potência mundial. Sua influência iria continuar através da história e segue influenciando muitos povos hoje em dia. Mas, neste determinado momento, houve uma mudança de poder. Mesmo assim, o rei não entendeu. Belsazar ordenou que Daniel fosse vestido de púrpura, símbolo da realeza e que um colar de ouro fosse colocado em seu pescoço e que o proclamasse como o terceiro governante do reino. Era um gesto inútil de um rei que estava muito longe de enxergar a realidade.

Nessa mesma noite, o rei foi morto e o Império Medo-Persa assumiu o controle. A Babilônia havia sido pesada e achada em falta.

Será que conseguimos ler a escrita na parede de nossos tempos? Podemos discernir o que está acontecendo entre as nações do mundo de hoje e ver a mão de Deus agindo ao longo da história? As nações e muitas regiões do mundo estão em crise. O perigo está no horizonte. As mudanças culturais que vem ocorrendo nos Estados Unidos, Europa, Brasil e outras partes do mundo trazem muita preocupação. Será que temos o necessário para enfrentar esses grandes desafios de nossa era?

A escrita está na parede da atualidade

De modo geral, a vida é muito boa para a maior parte do mundo ocidental. No Ocidente, as pessoas desfrutam do mais elevado padrão de vida já conhecido. Os mais pobres entre nós vivem como reis em comparação com pessoas de outras partes do mundo subdesenvolvido. E, no entanto, mesmo durante este período mais rico da história mundial, existem muitíssimas pessoas que não têm o básico para sobreviver e sofrem com a pobreza. Os problemas sociais e econômicos que enfrentamos no Brasil, em Portugal, e em outras nações são uma dura realidade que afeta a vida das pessoas.

Vemos a erupção de discórdias nas grandes cidades, refletindo um ódio arraigado como resultado de uma estrutura social desequilibrada ou contra os valores corretos dos ensinamentos bíblicos.

Há uma razão para isso. Todos nós, a sociedade do mundo ocidental, nos afastamos de Deus. Não queremos Deus e Suas leis no centro de nossas vidas. Por mais de meio século vem ocorrendo uma contínua erosão dos valores e ensinamentos bíblicos.

Vivemos às cegas, tentando enxergar o caminho à frente, mas sem saber que, infelizmente, nós somos pobres, cegos, miseráveis e nus. E agora vamos esperar, imaginando quando Deus agirá sobre nós com o fogo do julgamento. BN