O Maior Milagre de Deus!

Você está aqui

O Maior Milagre de Deus!

Seria possível reverter rapidamente a rotação natural da Terra e, em seguida, voltá-la ao seu movimento normal, mas mantendo sua superfície intacta? A ciência moderna não acredita que isso poderia acontecer. No entanto, a Bíblia registra que esse incrível milagre, de fato, aconteceu!

Ezequias, rei de Judá (circa 715-686 a.C.), estava morrendo, e então implorou a Deus para curá-lo. Deus ouviu sua oração penitente e prometeu curá-lo e lhe dar mais quinze anos de vida. O rei pediu um sinal confirmando isso e, surpreendentemente, Deus ofereceu-lhe duas opções: Ele poderia pedir que a sombra do relógio de sol avançasse ou retrocedesse dez graus.

O rei era sábio: “É fácil que a sombra decline dez graus; não seja assim, antes volte a sombra dez graus atrás" (2 Reis 20:10). Então, Deus recuou a sombra do relógio do sol em dez graus — um milagre incrível (2 Reis 20:8-11).

Esse foi um dos maiores milagres de Deus? Veja que o sol e sua relação fenomenal com a Terra, por si só, já é um grande milagre.

O sol milagroso

O sol, uma estrela incandescente, tem uma localização notável quanto ao nosso planeta, sendo que está a cerca de 150 milhões quilômetros de distância. Qualquer distância mais perto e a Terra seria muito quente para albergar vida. Ou se estivesse mais longe, ela seria muito frio. Assim, essa localização perfeita do sol fornece um ambiente habitável único no universo.

Os raios do sol também proveem alimento para todos os organismos da Terra. As plantas produzem alimento através do processo da fotossíntese. Essas plantas que, por sua vez, servem de comida para os animais, e estes servem de alimento para outros seres, criando assim o maravilhoso milagre da cadeia alimentar, dando vida a todos os organismos terrestres.

O exato posicionamento do sol, juntamente com o movimento preciso da Terra em torno dele e sua rotação sobre o seu eixo, também gera a mudança de estações necessária para produzir a variedade de temperaturas e padrões climáticos que tornam a vida possível. Sem dúvida, esse é um maravilhoso milagre de Deus!

No entanto, o poder regenerativo e a autorregulação do sol não é o maior milagre de Deus. Tampouco foi a reversão da rotação da Terra na época de Ezequias. Então, qual é?

O maior milagre de Deus

As incríveis qualidades vivificantes do sol encontram paralelos com a obra de Deus em nossas vidas, através de Jesus Cristo, portanto não é nenhuma surpresa que Cristo seja descrito nas Escrituras como o "Sol da Justiça" (Malaquias 4:2), que brilha sobre nós e até mesmo através de Seus seguidores, causando uma incrível transformação. Essa metáfora aponta para o maior milagre de Deus — a transformação da mente e do coração do ser humano para a mente de Jesus Cristo por causa de nosso compromisso voluntário e fiel a Deus (Efésios 2:10; Gálatas 2:20).

Esse grandioso milagre não pode ser mensurado por meios científicos, como se faz com o sol, mas sim pela fé, que é demonstrada pelas obras (Tiago 2:17-18, 24). A Bíblia mostra o fenomenal resultado final da transformação da humanidade — tornando-a em filhos de Deus (Hebreus 2:10-11; 2 Coríntios 6:18).

Claramente, Deus requer a nossa participação, de todo o coração, em Seu maior milagre! Nossa redenção não é uma atividade de mão única com Ele. Você e eu temos uma mão de direção em nossa transformação miraculosa.

Para esse grandioso milagre se tornar realidade, os seres humanos devem começar a pensar como Deus (João 17:21; Romanos 12: 2). O apóstolo Paulo afirmou que ele e outros tinham a mente de Cristo (1 Coríntios 2:16), e nós devemos entender que também podemos ter esse mesmo espírito!

Sua Bíblia está cheia de exemplos de homens e mulheres que pensavam como Deus — Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara, Isaque, Israel, José, Moisés, Raabe, Gideão, Baraque, Sansão, Davi, Samuel e outros profetas de Deus (ver Hebreus 11). Todos eram pessoas de carne e osso, como eu e você. Cada um deles foi transformado para seguir os caminhos de Deus através da fé (Hebreus 11:1-2). Cada um teve seu coração transformado em um mais receptivo (2 Coríntios 3:3). A mudança da nossa mente ― duma mente do homem para uma mente de Deus ― configura o maior de todos os milagres divinos!

Como ocorre esse milagre?

Como acontece esse grandioso milagre? Deus dá aos seres humanos a opção de escolher entre o bem e o mal. Ele nos exorta a escolher o bem (Deuteronômio 30:19). No entanto, a humanidade, naturalmente, não consegue obedecer às leis de Deus, as quais nos proporcionam a verdadeira liberdade (Romanos 8:7), por causa de seu egoísmo e de sua natureza humana egocêntrica (Jeremias 17:9).

Assim, Deus ajuda a Seus discípulos chamados a escolher o Seu modo de pensar (Provérbios 1:1-7) por meio do poder sobrenatural do Espírito Santo (1 Coríntios 2:10-14). Jesus Cristo nos transforma, através do Espírito Santo, para seguirmos o caminho Divino que conduz à vida eterna (1 Coríntios 11:31-32).

Anteriormente, mencionei que Deus requer nossa cooperação. Aqueles que, voluntariamente, cooperarem com Ele, orando e buscando humildemente Seu caminho, serão capazes de ajudar a outros que sofrem problemas semelhantes. Esse é o plano de Deus para nós. É assim que Ele nos molda à Sua imagem espiritual.

Quando Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem" (Gênesis 1:26), Ele quis dizer apenas a Sua imagem anatômica ou isso incluía a Sua imagem espiritual? Já que a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus (1 Coríntios 15:50), então isso nos deixa com a imagem espiritual de Deus: "E, assim como trouxemos a imagem do terreno, traremos também a imagem do celestial" (versículo 49).

Através de Cristo Jesus, Deus nos converte em Sua imagem espiritual por meio desses passos: Ser chamado, ser eleito, e, finalmente, ser auxiliados a permanecer fiel a Deus.

Ser chamado por Deus

Jesus identificou claramente os Seus futuros santos ressuscitados — Seus verdadeiros seguidores desta era — por meio desses três passos transformadores: "Os chamados, e eleitos, e fiéis" (Apocalipse 17:14, grifo nosso).

Primeiro Deus nos chama ou nos traz. Jesus disse: "Ninguém pode vir a Mim, se o Pai que Me enviou não o trouxer; e Eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:44, ver também versículo 65).

Deus chamou Moisés através do milagre de uma sarça ardente (Êxodo 3:2-10). Os apóstolos foram chamados através dos ensinamentos e exemplo de Jesus Cristo (Atos 1:1-3).

O chamado de Deus é santo e único (2 Timóteo 1:9). Não podemos, por conta própria, conhecer a Deus (Mateus 13:11). Nós só podemos conhecer a Deus quando Ele nos chamar para compreender a Sua verdade, a qual nos liberta do caminho deste mundo (João 8:32).

Veremos como isso funciona usando como um exemplo o mandamento de Deus acerca do Sábado. A Bíblia é bem clara quanto à instituição divina do dia de Sábado (Êxodo 20:8-11). O que nem sempre está claro é o que o Sábado significa para os cristãos e o que devemos fazer acerca disso. O próprio Jesus guardou o dia de Sábado e até mesmo se declarou Senhor do Sábado (Mateus 12:8). Os apóstolos reconheceram que deveriam seguir o Seu exemplo, e assim a Igreja primitiva continuou observando o dia de Sábado (Atos 13:14, 42, 44).

Não surpreende Deus ter ordenado a humanidade observar o Sábado quando o reconhecemos como uma excelente oportunidade de nos conectar a Deus e a Sua Palavra, assim como fazia a Igreja primitiva. De certa forma o Sábado é um "chamado" semanal, onde o povo de Deus é chamado a se distanciar de seu trabalho diário e das distrações para se concentrar nEle e em Seu plano para a humanidade.

Quando Deus lhe chama, e você se compromete a voltar-se para Ele, você tem a oportunidade de ser escolhido por Ele, enquanto continuar empenhado a obedecer fielmente as Suas leis.

Ser escolhido por Deus

Aqueles que respondem ao chamado de Deus começam a se arrepender de ter transgredido Suas leis (1 João 3:4). Simultaneamente, começam a ter fé em Deus, obedecendo a Sua ordem de ser batizados e receber a imposição de mãos de um de Seus ministros.

Quando uma pessoa se arrepende, aceita a Jesus Cristo como Seu Salvador e decide obedecê-Lo, Deus corresponde, dando-lhe o dom de Seu Espírito Santo (Atos 2:38; 19:5-6). Ou seja, quando Deus chama uma pessoa, Ele a torna Seu eleito: "Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos” (Mateus 20:16; 22:14). Os santos de Deus são selados com Seu Espírito (Efésios 1:13-14).

Vamos ver como os escolhidos de Cristo são identificados. Quando uma pessoa está sendo chamada, ela começa a aprender mais sobre Deus, Seu plano para ela e que Ele espera dela. Se ela começa a guardar os mandamentos de Deus — fazendo a vontade dEle — tal como o mandamento do Sábado, como já foi dito, essa pessoa será guiada ao batismo e a receber o dom do Espírito Santo (Atos 2:38). Então, o discípulo de Jesus Cristo torna-se Seu amigo, escolhido para representá-Lo na Terra, “Porque tudo quanto ouvi de Meu Pai vos dei a conhecer" (João 15:15).

Finalmente, o santo escolhido deve perseverar fielmente até ao fim.

Ser fiel a Deus

Deus espera que os Seus santos permaneçam fiéis até o fim de suas vidas: "Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo" (Mateus 24:13, ver também 10:22).

O povo fiel de Deus passa diariamente por provações. Corremos o risco de ficarmos cansados de viver o caminho de Deus, pois vivemos em uma sociedade perversa e perigosa (2 Timóteo 3:1-7). Se não formos cuidadosos e vigilantes, podemos cair e nos afastar de Deus (1 Coríntios 10:12). Além disso, devemos evitar o orgulho e cultivar a humildade divina, vencendo o mal com o bem (Romanos 12:21).

Jesus faz a seguinte pergunta aos fiéis: “Contudo quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na Terra?" (Lucas 18:8). Alguns não permanecerão fiéis (Mateus 24:10), mas outros sim (Apocalipse 3:10).

Os santos ressuscitados que seguirão a Cristo, quando Ele descer no Monte das Oliveiras (Zacarias 14: 3-4), serão os chamados, os eleitos, e os que se mantiveram, decididamente, fiéis a Ele (Apocalipse 17:14).

Você é esse grandioso milagre de Deus?

O maravilhoso plano de Deus é moldar muitos seres humanos a Sua imagem espiritual (1 João 3:1-3), para que se tornem Seus filhos (Hebreus 2:10)! Assim, poderemos servir a bilhões de outros seres humanos no futuro Reino de Cristo (1 Coríntios 6:2).

"Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir e brotar, para que dê semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra que sair da Minha boca: ela não voltará para Mim vazia, antes fará o que Me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei” (Isaías 55:10-11). Deus salvará todos os que estejam dispostos a entregar plenamente suas vidas a Ele para serem salvos (1 Timóteo 2:4).

Então, você vai responder ao chamado de Deus hoje? Se o fizer, você poderá fazer parte da “geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas Daquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz" (1 Pedro 2:9; NVI).

A luz gloriosa de Deus é Jesus Cristo, a luz do mundo (João 8:12; 9:5) e o Sol da Justiça, que brilha sobre nós e nos proporciona a mudança necessária. Ele ajuda a fazer com que a mente humana seja como a Sua mente (1 Coríntios 2:13-16) — assim você também pode ser uma luz para o mundo (Mateus 5:14).

Você pode estar sendo chamado agora para ajudar a outros a tornarem-se parte desse grandioso milagre, que transforma as mentes e os corações para serem como o de Deus. “Aqueles que são sábios [mestres] reluzirão como o fulgor do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas [como o sol!], para todo o sempre” (Daniel 12:3, NVI).

Espero você possa se tornar um desse grandioso milagre de Deus, a partir de hoje!

Saiba mais

O plano de Deus para você e seus entes queridos é realmente incrível — e é tão impressionante que chega a ser quase inimaginável! Você entende o que tudo isso realmente significa? Baixe ou solicite hoje mesmo o nosso guia de estudo bíblico gratuito Qual é o seu destino? Uma cópia gratuita está esperando por você!