Que é o Arrependimento?

Você está aqui

Que é o Arrependimento?

Jesus, Cristo, Cristão e salvo são palavras familiares para muitos no mundo Ocidental. Porém, arrependam-se é expressão raramente mencionada pelas personagens religiosas e poucas pessoas entendem o que significa.

Você provavelmente ficará surpreendido em saber quanto a palavra e conceito do arrependimento são parte dos ensinamentos de Jesus Cristo, da igreja primitiva e da Bíblia inteira.

Por exemplo: "E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o Evangelho do reino de Deus, e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo, Arrependeivos, e crede no Evangelho" (Marcos 1:14-15, ênfase adicionado através do artigo).

Assim começa o relato de Marcos sobre a mensagem que Jesus trouxe.

Embora muitos professores de religião citem o apóstolo Paulo, geralmente não assinalam o fato de que o arrependimento era parte central da mensagem dele.

"Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância," disse Paulo aos atenienses, "anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo . . ." (Atos 17:30-31).

Todos os seguidores de Cristo deveriam entender claramente o arrependimento. Do mesmo modo, todo o servo genuíno de Cristo deveria ensinar o que Ele e Seus discípulos originais ensinaram. "[Cristo] . . .chamou a Si os doze, e começou a enviálos . . . e, saindo eles, pregavam que se arrependessem" (Marcos 6:7-12).

Tema dos mensageiros de Deus

O que foi que Jesus, Paulo e os apóstolos originais disseram ao povo? Que esperavam que os seus ouvintes fizessem? Mais importante ainda, que tem a mensagem deles que ver comigo e com você?

"Que o povo deve se arrepender" é um tema constante dos mensageiros e ministros de Deus. Encontramos a mensagem de arrependimento através de toda a Bíblia, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.

No Antigo Testamento o mandamento de Deus para o arrependimento foi dirigido mais freqüentemente às nações ou outros grupos, enquanto que no Novo Testamento o ênfase é colocado mais freqüentemente na necessidade que o indivíduo tem de abandonar seus caminhos malvados.

Se pensou que "arrependa-se" somente se aplica a criminosos, pornógrafos, distribuidores de drogas e outros semelhantes, você foi ludibriado.

Um bom lugar para começar a entender o significado do arrependimento encontrase nestas palavras de Deus por meio do profeta Isaías: "Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade dos vossos atos de diante dos meus olhos: cessai de fazer mal" (Isaías 1:16).

Mal é uma palavra forte. A frase "cessai de fazer mal" é fundamental para o entendimento do arrependimento. Em forma simples, devemos deixar de fazer coisas más.

Purificai-vos

Começando com as palavras de Deus por meio de Isaías, que aprendemos sobre aquilo do qual nos devemos purificar? Qual é o mal que Deus quer que cessemos de fazer?

Se a sua resposta é que "sujo" e "mal" fazem referência a desobedecer as leis de Deus, você está no trilho certo. O arrependimento exige que cessemos de fazer coisas más—as coisas que, quer nos apercebamos quer não, causam dano a outrém e a nós mesmos. As leis de Deus definem os tipos de pensamentos e comportamentos que causam sofrimento às pessoas.

Reparem em Jeremias 26:1-6, 13. Nesta mensagem do profeta Jeremias a Judá, Deus define "mal" como a desobediência à Sua lei e o "arrependimento" como o voltar a obedecer os mandamentos de Deus. Quando Deus disse aos judeus que "se convertam cada um do seu mal caminho" (versículo 3), a palavra hebraica para "caminho" significa uma viagem, um curso de vida, um modo de vida. Modernamente diríamos um "estilo de vida".

Se eles não se arrependessem, Deus disse que os transformaria "como Shiloh". Este aviso fez o povo lembrar da aniquilação feita pelos Filisteus naquela mesma cidade centenas de anos antes. Isto representava um aviso das consequências de modos de ação flagrantes e pecaminosos se eles não mudassem seus caminhos. Deus toma o pecado muito em sério.

Começamos então a construir uma definição bíblica do arrependimento: Arrependimento implica abandonar uma vida de mal e desobediência.

Mas o que é o "bem"?

Vimos na Bíblia aquilo do qual precisamos nos desviar. Mas a nossa definição não está completa. Agora precisamos considerar aquilo para o qual nos devemos voltar. Não só precisamos cessar de fazer coisas más, estamos obrigados a fazer coisas boas em vez daquelas.

Lemos antes em Isaías 1:16 que Deus ordena que "cessemos de fazer o mal". As palavras de Deus que seguem aquelas são "Aprendei a fazer o bem . . ."(versículo 17).

Deus espera que cresçamos na graça e conhecimento de Jesus Cristo—na consciência daquilo que Ele diz ser aceitável (2 de Pedro 3:17-18). Isto deve ser uma tarefa contínua para todo o cristão devoto, uma dedicação duradoura. Lamentavelmente, muitos professores de religião falam somente de uma dedicação inicial a Deus, em vez de um novo caminho de vida perdurável.

A maioria das pessoas normalmente deseja que se pense delas como sendo boas, mas poucas são incitadas a investigar aquilo a que Deus chama de bom. Em Romanos 12:1-2 Paulo urge-nos a que experimentemos "qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus".

"Experimentar", neste contexto, significa colocar alguma coisa à prova, examinar, testar, discernir. Isso fala de aprender por meio de fazer, acompanhado pela razão e a reflexão. Em outras palavras, a prova do que é a aceitável—a perfeita—vontade de Deus, está na ação.

As nossas vidas mudam constantemente. As mudanças chegam até nós simplesmente no processo de amadurecimento e envelhecimento. As circunstâncias que nos rodeiam mudam—o emprego, as finanças, a saúde e a família. À medida que elas mudam, as pressões e tensões sobre nós mudam também.

Além de tais coisas físicas, se Deus está trabalhando conosco Ele traz à nossa consciência vários conceitos espirituais em momentos diversos. Todos estes fatores exigem que continuemos a indagar e discernir o que é o bem. A Bíblia é a fonte da resposta. Logo temos que continuar provando o que é bom ao pô-lo em prática, por meio de uma transformação de um modo de vida que agora está de acordo com a Sua instrução.

Um modo diferente de pensar

O arrependimento vai mais além de viver por aquilo que pessoalmente consideramos bom. O arrependimento é um modo divino e devoto de pensar que guia as nossas ações. Notem as palavras de Jesus em Mateus 9:13: "Misericórdia [uma forma de pensar e a ação que dela resulta] quero, e não sacrifício [religião baseada somente em ritual]".

Cristo amplificou este pensamento em Mateus 18:3: "Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus". A palavra grega traduzida "converterdes" significa "dar a volta completa ou tornar em reverso".

Isto representa uma dedicação muito maior que as promessas de curta vida feitas num momento impensado. Também é mais profunda que as promessas que as pessoas fazem em momentos de crises, por mais sinceras que sejam naquele instante.

Enquanto olhamos o significado de palavras, consideremos como o Novo Testamento utiliza arrependimento e arrepender-se. Numa definição conhecida, arrependimento inclui um sentimento de compunção por culpa, uma reversão de uma decisão própria, uma resolução de pensar diferentemente, de reconsiderar. Nestes significados encontramos uma combinação de convicção e ação.

Acrescentamos agora significados adicionais à nossa construção de uma definição: O arrependimento é dar a volta de uma vida de mal e desobediência a uma forma obediente de pensar e viver.

Os sentimentos podem enganar

A nossa definição ainda está incompleta. Exploremos mais além a idéia da "compunção". É definida como "pesar de haver cometido uma ação má ou pecaminosa; manifestação desse pesar; contrição".

Encontramos um exemplo bíblico de compunção em Atos 2:37-38: "E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo."

Esta passagem demonstra que o arrependimento começa com a "compunção da consciência" mas leva, mais além disso, ao pensamento e ação.

Embora um sentimento de culpa possa dar início ao arrependimento, temos que perceber que as emoções nem sempre são um guia fiel neste assunto espiritual crucial. Podemos ver quanto nossos sentimentos e emoções podem ser inexatos olhando a parábola de Cristo sobre o fariseu e o publicano em Lucas 18:9-14. Jesus demonstrou que é possível que uma pessoa se sinta espiritualmente aceitável enquando que na verdade não é. A mensagem óbvia é: Não confie exclusivamente nos seus sentimentos em referência a assuntos espirituais.

João continua dizendo que existe o momento de reagir segundo os nossos sentimentos e o momento de os ignorar (1 de João 3:18-21). Temos que educar apropriadamente as nossas consciências, base para qualquer sentimento de culpa ou remorso, através do estudo e compreensão da Palavra de Deus.

Neste mesmo capítulo, 1 de João 3, lemos de mais um aspecto da definição do arrependimento. Temos que aprender a amar outras pessoas, acreditar em Cristo e em tudo o que Ele ensinou e escolher caminhos que agradem a Deus. Estas ações resultarão numa relação pessoal com Deus e relações piedosas com outras pessoas (versículos 22-24).

Deus amplifica Suas expectativas em Jeremias 7:1-14, 21-23. Em primeiro lugar precisamos mudar nossos pensamentos, logo nossas ações. Parte da mudança está em aprender a levar nossos relacionamentos com outras pessoas em forma piedosa. "Mas, se deveras melhorardes os vossos caminhos e as vossas obras, se deveras fizerdes juízo entre um homem e entre o seu companheiro, se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal, eu vos farei habitar neste lugar . . ." (versículos 5-7).

Notem as palavras de João neste ponto: "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão" (1 de João 4:20-21). Temos que construir relacionamentos piedosos com outras pessoas se vamos poder construir um relacionamento correto com Deus.

Alguns olham erroneamente a profecia Bíblica como se fosse um cacete e os profetas como quem o empunha para castigo. Pelo contrário, a profecia é um apelo de Deus para o Seu povo, pedindo-lhe que mude para que Ele possa demonstrar completamente Seu amor por ele. O nosso relacionamento com Deus inclui reagir positivamente à Sua direção e correção. Deus descreve isto como um relacionamento íntimo no qual "Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo" (Jeremias 31:33; 2 Coríntios 6:16; Hebreus 8:10).

Façamos uma montagem de tudo o que encontramos para construir a nossa definição: O arrependimento consiste em deixar uma vida de mal e desobediência e tomar um caminho de obediência no pensar e no viver que resulta num relacionamento com Deus e num relacionamento piedoso com as pessoas.

Uma definição global e completa

Temos agora uma definição completa? Ainda não. Precisamos adicionar mais um aspecto importante. Já vimos este elemento em varias referências até este ponto, embora não o tenhamos assinalado especificamente.

Quando é que uma pessoa termina com o arrependimento? Nunca! Se você não está familiarizado com a secção da Escritura citada no início deste artigo, Isaías 1:16-20, tome agora o tempo para a ler. Estes versículos constituem um sumário do significado do arrependimento. Eles falam de um modo de pensar e agir para a vida inteira. O arrependimento não está limitado a um ponto no tempo ou a uma experiência emocional quando a pessoa faz uma dedicação a Deus—comumente referida como "dando seu coração ao Senhor". É muito, muito mais.

Assim, adicionamos este pensamento final para completar a nossa definição. O arrependimento é um desvio e afastamento contínuo de uma vida de mal e desobediência a um caminho de pensar e viver obediente que resulta num relacionamento pessoal com Deus e um relacionamento piedoso com as pessoas.

Se este conceito de arrependimento é novo para você, provavelmente você não se arrependeu—tão chocante quanto isso possa parecer. Não dizemos isto em julgamento pois apenas queremos dar-lhes a mesma mensagem que Jesus ensinou.

Você pode ver quão integrado está o arrependimento no caminho de vida Cristão e nas expectativas de Deus para nós.

Falhar em entender e reagir ao chamado de Deus para o arrependimento poderia impedir que gozássemos todas as bênçãos que Ele nos quer dar. A bênção principal é a própria salvação. Por isso o assunto do arrependimento não poderia ser mais importante para você. BN