Revestir-se do Novo Homem

Você está aqui

Revestir-se do Novo Homem

Um empresário estava vendendo um velho armazém em uma parte erma da cidade. O edifício estava vazio há meses e precisava ser reformado. Os vândalos haviam danificado as portas, quebrado as janelas e espalhados lixo por todo o lugar.

Ele mostrou-lhe a um comprador interessado, esforçando-se para explicar como iria substituir as janelas quebradas, trazer trabalhadores para consertar qualquer dano estrutural e limpar todo o lixo. O comprador disse: "Esqueça os reparos. Quando eu comprar esse lugar, construirei algo completamente diferente aqui. Eu não quero o edifício, eu quero o lugar".

Essa história serve como um lembrete poderoso acerca do desígnio de Deus para aqueles que desejam atender o convite de seguir a Cristo, ou seja, como devemos nos entregar completamente ao chamado da salvação de Deus.

O apóstolo Paulo acrescenta uma perspectiva espiritual a essa história, proclamando: "Se realmente vocês ouviram Sua voz e aprenderam dEle as verdades relacionadas com Ele, Então se desfaçam dessa velha natureza má ― o velho "eu" que era parceiro nos seus maus caminhos ― completamente apodrecida, cheia de imoralidade e engano. Agora as suas atitudes e os seus pensamentos, tudo deve estar constantemente mudando para melhor. Sim, você deve ser uma pessoa nova e diferente, santa e boa. Se vista desta nova natureza" (Efésios 4:21-24, Bíblia Viva, grifo nosso).

O que Paulo está dizendo? Que Deus deseja realmente ter nossas vidas e nos ajudar a partir de onde estamos agora, mas também pretende criar algo total e absolutamente novo e diferente do que antes existia dentro de nós!

Então, como Ele vai nos renovar e quais obstáculos e bênçãos surgirão ao longo do caminho?

Basta reformar ou é preciso substituir?

Vamos começar compreendendo as palavras de Paulo tal como Jesus ensinou. Paulo está ampliando um ensinamento compartilhado por Cristo em Mateus 9:16-17: "Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque semelhante remendo tira parte do vestido, e faz-se maior a rotura. Nem se deita vinho novo em odres velhos; do contrário se rebentam, derrama-se o vinho, e os odres se perdem; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam".

Hoje em dia, poucos sabem como costurar à maneira das antigas gerações e muito menos carregam odres. Mas uma imagem figurativa do nosso dia pode ajudar: Quantas vezes, sem querer, usamos nossos grampos, fitas adesivas e clipes proverbiais para remendar nossos problemas pessoais na vida, quando o plano de Deus diz respeito a substituir completamente os nossos corações por algo muito melhor?

Aqui está um grande obstáculo a se considerar. Podemos estar remendando o que já existe dentro de nós em vez de nos render à realidade de Deus, caminhando ao Seu lado e permitindo que Sua graça sustenha essa edificação de uma nova pessoa.

Esta é a realidade bíblica fundamental: Deus não enviou o seu Filho a esta Terra para tornar homens bons melhores, mas para salvar os homens da morte.

Às vezes, achamos que podemos simplesmente nos remendar e, portanto, nos renovar e melhorar para Deus e para os outros. Mas, simplesmente, isso não funciona assim.

Quantas vezes nos deparamos com produtos de marcas antigas reembalados como um produto "novo e melhorado"? Deus não enviou Seu Filho a esta Terra para morrer por nós simplesmente para mantermos a nossa marca e resolvermos ser meramente novos e melhorados como um alimento espiritual colorido artificialmente, mas sim para sermos algo totalmente diferente, advindos de uma fonte completamente diferente.

O mundo do pó versus o mundo do espírito

Devemos entender esse contraste quando se trata de Deus ser nosso Criador. Inicialmente, Deus concebeu a humanidade à Sua própria imagem e semelhança e fez dela uma criação especial a partir do pó (Gênesis 1:26-27; 2:7). Ele começou daí, mas a história da criação vai muito além desse trabalho inicial.

Deus começou com o pó, mas Ele estava determinado a desenvolver uma nova criação (e não algo remendado) pelo Espírito — Seu Espírito. O profeta Isaías insinuou isso, repercutindo a intenção de Deus, em Isaías 43:19: "Eis que faço uma coisa nova; agora está saindo à luz; porventura não a percebeis?".

Esse objetivo é ampliado ainda mais na declaração do apóstolo Paulo em 2 Coríntios 5:17: "Quando alguém se faz cristão, torna-se uma pessoa totalmente nova por dentro. Já não é mais a mesma. Teve inicio uma nova vida!" (Bíblia Viva).  

Não se enganem sobre isso. Deus quer nosso “lugar”— a sua e a minha vida —  e não simplesmente lotes vagos e sem sentido ou algum tipo de robôs celestes, pois deseja manter a nossa atual individualidade, personalidade e singularidade e o livre arbítrio, que Ele mesmo nos deu. Deus nos escolheu pessoalmente para nos tornarmos parte de algo especial que Ele está construindo, não do pó, mas do Espírito.

Efésios 2:19-22 descreve dessa forma: "Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus... Cristo Jesus a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito".

Deus está nos convidando a crer e aceitar a vida, a morte e a ressurreição de Jesus de Nazaré como a entrada para uma existência totalmente nova. Isso significa ser chamado para andar no Espírito (Romanos 8:4; Gálatas 5:16) ao invés de enlamear-se nesse mundo do pó.

Por fim, estamos sendo transformados do natural para o espiritual — do homem "feito do pó", o primeiro homem, Adão, para "um corpo celestial", como Jesus Cristo em glória (1 Coríntios 15:46-49, Bíblia Viva). No entanto, essa mudança começa por dentro, de modo que essa nova vida deve começar agora.

Como você sabe que deixou para trás o mundo do pó e começou a viver de uma maneira nova e inédita? Isso ocorre quando você passa a confiar plenamente que Deus o resgatou pelo sangue de Jesus Cristo (1 Coríntios 6:20), quando você Lhe entrega seu lugar nessa vida humana e a estrutura de vida que você construiu, que está desmoronando por causa do pecado. Então, você começa a permitir que Ele edifique como quiser dentro de nós — a própria essência do Espírito vivificante de Cristo (1 Coríntios 15:45).

Nunca mais misturar e combinar o antigo e o novo

A essência do ensinamento de Jesus sobre o remendo novo e o vinho novo em odres velhos diz respeito a pararmos de misturar e combinar o velho e o novo onde Deus escolheu pessoalmente para construir algo propriamente Seu. Deus deseja mais do que simplesmente nos remendar. Ele quer substituir nosso antigo eu por algo novo e eterno. Precisamos, reiteradamente, nos lembrar de que já não estamos mais vivendo no mundo do pó, mas do Espírito.

Deus deseja ser nosso parceiro íntimo nessa aventura e Ele nunca promete mais do que pode entregar. Deus não atua no vazio. Ele nunca vai nos pedir para deixarmos uma coisa para trás sem substitui-la por outra melhor ou nos dar algo novo.

Deus nos diz, em Ezequiel 11:19-20, o que Ele pretende oferecer a quem entregar mais que um edifício — a quem entregar-se a si mesmo — e isso nos aponta para Sua segunda criação, a do Espírito, a qual podemos experimentar agora: "E lhes darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne, para que andem nos Meus estatutos, e guardem as Minhas ordenanças e as cumpram; e eles serão o Meu povo, e Eu serei o Seu Deus".

Vou concluir com uma história de um homem que tinha problemas de memória. Ele foi a um médico e este lhe disse: "A única maneira razoável de ajudar a sua memória é prejudicando sua visão. Qual você deseja manter: a visão ou a memória?" O homem respondeu: "Não tire minha visão! Eu prefiro ver onde estou indo a lembrar-me de onde estive!".

Qual a moral dessa história? Simplesmente essa: O que fica atrás de nós são as recordações desse mundo do pó e sua temporária, inútil existência de remendos. Está na hora de escapar dessa existência de remendos, misturada e combinada, sobre a qual Jesus advertiu a Seus discípulos e atender Seu chamado de segui-Lo para experimentar "uma nova criação", assim somos convidados a permitir realmente que todas as coisas tornem-se novas!

 

PARA SABER MAIS: O que significa ter uma nova vida guiada pelo Espírito de Deus? Como podemos ter esse Espírito e o que ele pode fazer através de nós? Você precisa entender as respostas de sua Bíblia! Baixe ou solicite hoje mesmo uma cópia gratuita de nosso guia de estudo bíblico “Transformando A Sua Vida: O Processo de Conversão"!