Você Está Protelando Sua Salvação?

Você está aqui

Você Está Protelando Sua Salvação?

Uma vez que conversei com um senhor que me disse que tinha adiado seu batismo por muitos anos. No entanto, a circunstância da vida, de alguma forma, o desviava desse objetivo. Agora, finalmente, ele estava pronto para dar esse passo vital e seriíssimo rumo à conversão.

Se você é novo na verdade de Deus, então precisa estudar e receber instruções sobre os mandamentos de Deus e Suas verdades fundamentais. À medida que vá aprendendo, você chegará ao ponto de desejar tomar uma decisão acerca do compromisso eterno com Deus.

No entanto, algumas pessoas frequentam serviços religiosos durante anos com o desejo do batismo retido em algum lugar no fundo de suas mentes. Elas hesitam e têm dúvidas sobre esse compromisso por toda a vida.

Para muitos, parte do problema diz respeito à falta de perspectiva bíblica sobre o assunto. Uma maneira útil para se alcançar essa perspectiva é observar os exemplos bíblicos de pessoas que enfrentaram a necessidade do batismo.

A experiência de Paulo

O apóstolo Paulo não foi criado como um cristão. Longe disso! Na verdade, quando adulto, ele perseguiu violentamente os verdadeiros seguidores de Jesus Cristo (Atos 22:4-5; 26:9-11). Falando espiritualmente, ele estava em uma viagem só de ida a lugar nenhum. Quando percebeu a gravidade de seu pecado, ele se arrependeu e foi perdoado. Mais tarde, ao refletir sobre o perdão de seus crimes, ele disse: "Alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância, na incredulidade" (1 Timóteo 1:13).

Porém, quando Paulo estava indo para Damasco — ironicamente, em uma missão de perseguição aos cristãos — Deus interveio, misericordiosamente, deteve-o no meio do caminho e concedeu-lhe o arrependimento. Pouco depois, Cristo enviou um homem chamado Ananias para instruir o futuro apóstolo no caminho certo.

Ao perceber o arrependimento de Paulo, Ananias lhe perguntou: “E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor" (Atos 22:16, ACF, grifo nosso). Paulo havia transgredido flagrantemente a lei de Deus e chegou até mesmo a ser corresponsável por levar cristãos à morte! Mas um Deus misericordioso deu-lhe a oportunidade de deixar seus pecados para trás, deixando-os no fundo das águas batismais, onde é o seu lugar.

Deus pode fazer o mesmo por você. Não importa que erros você tenha cometido no passado, você pode deixar isso tudo para trás e livrar-se da culpa que tanto o atormenta.

O que você precisa fazer? Os únicos requisitos são fé e arrependimento verdadeiro — estar verdadeiramente arrependido de seus pecados e ter a firme determinação de seguir o caminho de Deus da vida tal como resumidos nos Dez Mandamentos. O apóstolo Pedro chamou essa tristeza segundo Deus de "arrependimento para a vida" (Atos 11:18). O resultado é uma vida abundante agora, como nunca antes experimentada (João 10:10), bem como o primeiro grande passo rumo à vida eterna no Reino de Deus.

Naturalmente, o processo de salvação requer praticar "obras dignas de arrependimento" (Atos 26:20). Isso significa abandonar os hábitos que a Bíblia mostra que são errados e passar a viver uma vida de obediência à lei de Deus. (Para entender melhor o arrependimento, não deixe de baixar ou solicitar gratuitamente os guias de estudo bíblicos oferecidos no final deste artigo).

O caminho para a vida eterna

Muitos, e espero que também você, leitor de A Boa Nova, já abandonaram seus velhos hábitos. E já começaram o processo de arrependimento, largando antigas práticas pagãs ao longo do caminho. Durante anos eles têm lido a Bíblia e outros materiais.

No entanto, eles têm hesitado em dar o passo necessário para o batismo — seu passaporte para a vida eterna no Reino de Deus. O apóstolo João escreveu: “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida" (1 João 5:12). Essas palavras podem ser um pouco atemorizantes e exigirem uma ação positiva de nossa parte.

O livro de Atos é uma janela para a vida da Igreja primitiva. Um de seus temas de maior destaque é o arrependimento e o batismo. O registro histórico revela haver demora e procrastinação interminável ou a prática comum é o arrependimento ser logo seguido pelo batismo?

Após o histórico dia de Pentecostes, quando a Igreja foi fundada, o primeiro sermão de Pedro buscava deixar seus ouvintes convictos de seus pecados. E, imediatamente, aquelas pessoas procuraram uma saída para o seu dilema e Deus, misericordiosamente, providenciou isso. “Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38).

O papel do Espírito Santo

O Espírito Santo é a semente da vida eterna que nos leva à salvação. Outras passagens mostram que Deus dá o Seu Espírito à pessoa arrependida, depois do batismo, pela imposição das mãos de Seus verdadeiros servos (Atos 8:14-18). Então, através desse Espírito, Jesus Cristo começa a viver Sua vida em nós (Gálatas 2:20).

A Bíblia mostra que "foram batizados os que receberam a sua palavra [de Pedro]; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas; e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações" (Atos 2:41-42).

Aqueles que foram batizados continuaram na vida cristã, obedecendo a Deus e tendo comunhão uns com os outros no dia de Sábado.

Seguindo o fluxo da história, como, a princípio, as pessoas reagiam quando ouviam a pregação do verdadeiro evangelho? “Mas, quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, batizavam-se homens e mulheres" (Atos 8:12).

O eunuco etíope

Mais tarde, Filipe encontrou um eunuco etíope (tesoureiro do governo da rainha da Etiópia) lendo o livro de Isaías nas Escrituras. Depois de ouvir as explicações detalhadas sobre a verdade de Deus, ele perguntou a Filipe: "O que impede que eu seja batizado?" (Atos 8:36). Hoje em dia, muitas pessoas devem se perguntar a mesma coisa.

Filipe respondeu: “É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus" (Atos 8:37). (É claro que muitas outras passagens bíblicas deixam evidente que a verdadeira crença deve sempre incluir o arrependimento e a obediência).

Então, o que aconteceu aí? Felipe recomendou adiar a cerimônia? De modo nenhum. "E desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou" (Atos 8:38).

Como o batismo retrata a morte do velho homem pecador (Romanos 6:3-6), o exemplo bíblico de batismo condizente é por imersão total em água. Isso leva apenas um ou dois segundos. Considerando-se o simbolismo do batismo — morte e sepultamento do velho homem na sepultura aquática — a prática da mera aspersão e de batizar indivíduos muito jovens para entender a importância do batismo não está de acordo com o ensinamento e o exemplo bíblico. 

O dia de seu batismo

Como o eunuco etíope reagiu ao seu batismo? Lucas nos diz que, após Filipe sair de cena, o etíope "jubiloso seguia o seu caminho" (Atos 8:39). Provavelmente, foi o dia mais feliz de sua vida. Seus pecados passados foram perdoados e esquecidos para sempre! Agora ele podia olhar adiante para uma vida transformada, desfrutando do conhecimento de Deus através do estudo das Escrituras, e compreendendo cada vez mais, por causa do Espírito de Deus.

O dia de seu batismo não é um dia de desgosto e tristeza. Você já notou a expressão do rosto de uma noiva no dia do casamento? Um grande sorriso estampa sua cara de felicidade, regozijo e esfuziante alegria!

Tanto o casamento como o batismo são ritos de passagem para um modo de vida diferente e muito melhor. O primeiro, a nível humano, para esta vida física, mas este último constitui um passo importante para se viver eternamente no reino eterno de Deus.

Circunstâncias pessoais importantes

Mais uma vez, devemos ressaltar que o batismo não é para aqueles que não compreendem a lei de Deus. Como parte desse rito sagrado, entramos em uma aliança com Deus em que prometemos nos esforçar para obedecer a Sua lei pelo resto de nossas vidas. Esse é o arrependimento — que transforma nossas vidas em obediência a Deus. Mas primeiro precisamos entender o que Deus requer de nós, antes de nos comprometer com Ele.

Nos exemplos citados, de Paulo e dos três mil judeus batizados quando começou a Igreja do Novo Testamento, eles estavam mantendo a festa bíblica de Pentecostes. Todos tinham conhecimento das instruções dos mandamentos de Deus. Assim também tinha o eunuco etíope, porque a religião judaica — que pode ser uma surpresa para alguns — era comumente praticada em seu país de origem.

A Boa Nova alcança vários tipos de leitores. Alguns já são cristãos verdadeiramente convertidos e se encontram no caminho para o Reino de Deus. Para tais, este artigo serve com uma revisão e lembrança oportuna.

Muitos outros podem saber apenas parcialmente do assunto e muitas partes desse conhecimento bíblico podem ser inteiramente novas para eles. Pode até achá-lo muito estranho, dependendo de seu entendimento anterior. Esses leitores vão precisar de mais tempo, estudando diligentemente a Bíblia, antes de considerar o batismo. Para ajudá-los em seu estudo oferecemos gratuitamente muitos guias de estudo bíblico a cada edição desta revista.

Se você é novo na verdade de Deus, então precisa estudar e receber instrução sobre os mandamentos de Deus e Suas verdades fundamentais. Consequentemente, você vai poder tomar uma decisão consciente sobre o compromisso com Deus.

Caso ainda não seja inscrito, então se inscreva em nosso Curso Bíblico gratuito, composto de doze lições, que explicam o plano de Deus, de Gênesis a Apocalipse. Nele você aprenderá também a importância de se tornar um cristão, de se arrepender, de se batizar e do papel crucial da Igreja na vida de uma pessoa.

No entanto, o principal foco deste artigo são aqueles que estão postergando, desnecessariamente, o batismo, baseando-se em ideias ou sentimentos que não têm respaldo nas Escrituras. Paulo disse a Timóteo para tomar "posse da vida eterna" (1 Timóteo 6:12, ARA). Sem o batismo isso é impossível. O batismo é uma ordem de Deus e faz parte de Seu plano de salvação. Então, por que não batizar logo?

A disponibilidade de aconselhamento

A falta de arrependimento ou de fé é a única razão válida para adiar o batismo. Porém, muitos de vocês já deram passos significativos nesse sentido. Se você entende e continua buscando a verdade de Deus, então Ele vai lhe conceder um profundo arrependimento. Então, por que adiar o que a Bíblia chama de "batismo de arrependimento"? (Atos 13:24). Por que procrastinar o seu início no caminho para a salvação eterna? Decerto, como Paulo nos diz em Atos 17:30: “Deus... manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam".

Se você gostaria de discutir mais sobre essas questões espirituais, podemos ajudá-lo com uma visita particular de um ministro da Igreja de Deus Unida. Saiba que ele ficaria muito feliz em poder explicar-lhe detalhadamente sobre o arrependimento, o batismo e qualquer outro assunto bíblico.

Lembre-se o que Ananias disse a Paulo há cerca de dois mil anos: “E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado” (NVI).