A batalha pela Bíblia: Deus responde aos críticos

Você está aqui

A batalha pela Bíblia

Deus responde aos críticos

Victor Kubik

Podemos ter confiança, até mesmo ao ponto de mudar a nossa própria vida, uma coleção de manuscritos antigos que conhecemos hoje como a Bíblia? Nas últimas duas semanas, tenho vindo a apresentar evidências sólidas de que podemos realmente confiar nestas palavras de Deus.

Esta semana vou mostrar como o próprio Deus responde aos seus críticos ― pela natureza, pelos corpos celestes e pela Bíblia.

Aqui em Cincinnati, minha esposa Bev e eu, fazemos frequentes caminhadas no Centro de Natureza de Cincinnati. Nós nunca deixamos de ser inspirados pela magnífica criação de Deus. Você imagine o que nós ― ou você ― pensaria se andassemos à volta duma esquina e encontrassemos um avião Boeing 747 de 325 toneladas pronto para a decolagem?

Não iríamos instintivamente e naturalmente perguntar:
― De onde veio isso? Quem o colocou isso aqui? Quem o projetou e criou? 
Ou será que nós vamos supor que esse avião simplesmente apareceu e se fabricou do nada e por si próprio?

Qual é a probabilidade estatística de isso acontecer?

Considere este fato: O sir Fred Hoyle, um físico de renome de Cambridge, uma vez calculou que a probabilidade da vida celular se evoluir foi de cerca de uma chance em 1040.000. Um número com 40.000 zeros é um número muito grande. Para ilustrar como implausível a evolução celular é, ele escreveu em 1981: "A chance de que formas de vida superiores poderiam ter surgido dessa dessa maneira [pela evolução] é comparável com a chance de que um tornado varrendo um ferro-velho poderia montar um Boeing 747 a partir dos materiais nele."

É evidente que o universo físico fala eloqüentemente do nosso Criador. Desde a infância que eu tenho um amor de astronomia. Do nosso sistema solar até à nossa galáxia e aos milhares de milhões de outros sistemas estelares, eu nunca deixarei de me admirar com tudo que existe pelo universo fora. Conforme eu medito nisto e observo as estrelas durante a noite, para mim é um testemunho humilhante para as palavras de Davi no Salmo 19: "Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos... uma noite mostra sabedoria a outra noite" (versículos 1-2).

Mas, infelizmente, também Davi escreveu: "Diz o insensato no seu coração: Não há Deus" (Salmo 14: 1, grifo meu). O apóstolo Paulo mais tarde ampliou este sentimento: “tanto o Seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem ... para que eles fiquem inescusáveis" (Romanos 1:20). Porque os homens durante a era de Paulo e na nossa era não reconhecem o auto-evidente Criador, "antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos" (Romanos 1:21-22).

O resultado deste pensamento tolo? "Mudaram a verdade de Deus em mentira" (Romanos 1:25).

É esse tipo de pensamento arrogante que forma a base de muitos, até mesmo da maioria, dos graves problemas que afligem o nosso planeta. É o pensamento falho e ilógico da criação ostentando-se contra o Criador! É esse tipo de pensamento que produz um ataque infundado, tendencioso e desprezível sobre a Bíblia, como o que apareceu na revista Newsweek no final de dezembro (2014).

Há muitas, mesmo muitas maneiras que Deus se revela a nós. Àqueles que estão dispostos a se render e a abrir suas mentes, Deus promete preenchê-las ao máximo.

A prova principal da Bíblia é simplesmente Deus fazer o que Ele promete de uma forma muito íntima.

Então você quer agradar a Deus? Você simplesmente tem que confiar e acreditar que Ele existe e que recompensa aqueles que o buscam com sinceridade (Hebreus 11:6). Nesta era, nós adoramos um Deus invisível. Como Paulo declarou: "não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; ... andamos por fé e não por vista" (2 Coríntios 4:18; 5:7). Deus convida você a aceitar a Sua Palavra: "fazei prova de mim nisto, diz o SENHORdos Exércitos" (Malaquias 3:10).

Você está pronto para reivindicar o que a Bíblia descreve como "grandíssimas e preciosas promessas"? (2 Pedro 1: 4). Como citei anteriormente nesta série de blogs “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam” (Atos 17:30). "Arrepender" é uma palavra em Português traduzida da palavra grega "metanoeó", que significa mudar de idéia ou propósito, literalmente "pensar de forma diferente."

Eu sugiro que você solicite o nosso gratuito guia de estudo Bíblico “Transformando a sua vida: O Processo de Conversão”. Mas eu também quero emitir um pequeno desafio. Temos muitos servos de Jesus Cristo, ordenados,  que, ministram com suas esposas, e podem ajudar você a entender o que significa "pensar de forma diferente." Eles podem ajudá-lo a aprender com a Bíblia como Deus pensa e o que Ele oferece para você. Convido-vos a entrar em contato com um ministro diretamente. Basta ir à aba de contato no site portugues.ucg.org. Os nossos ministros não vão pedir a você para se juntar a qualquer coisa, mas você pode encontrar um conhecimento de maior valor.

Vivemos em tempos difíceis. O meu desejo é que que você possa encontrar confiantemente força, conforto e direção na própria Palavra de Deus!

No serviço de Cristo,

Victor Kubik 
Presidente da Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional