A batalha pela Bíblia: Marcando as linhas de combate

Você está aqui

A batalha pela Bíblia

Marcando as linhas de combate

Victor Kubik

Aqui está um fato que precisamos considerar. Muitos em nosso tempo tolamente rejeitam os manuscritos mais antigos na história da humanidade e que foram preservados em grande quantidade: a Bíblia. Dado este quadro trágico, não deve ser surpreendente que a própria Palavra de Deus esteja sob ataque fulminante de vez em quando. Os próprios  escritores da Bíblia nos alertam sobre a imprudência da humanidade, quando se trata do conhecimento revelado de Deus. Mas quando esses ataques acontecem, ainda são chocantes.

Tal foi o caso quando eu me estava preparando para uma recente viagem a Hong Kong e às Filipinas. Pouco antes de eu sair, a revista Newsweek publicou inesperadamente uma reportagem de capa catastroficamente errada sobre a autoridade e credibilidade da Bíblia. Desde então (e com razão) esse artigo sido chamado de "irresponsável" e um "embaraço" para o jornalismo profissional. Uma série de réplicas fortes foram publicadas.

Dado o seu sensacionalismo infundado, eu certamente não recomendo o artigo. Ele reflete pensamentos preconceituosos que a Bíblia chama de "vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens" (Colossenses 2: 8). Mas para aqueles que, infelizmente, vão lê-lo, aqui estão fatos que ajudam a demonstrar por que esse artigo é baseado em loucura.

Escrito em um tom sarcástico que é tendencioso contra qualquer inspiração de Deus, o autor erroneamente zomba de relatos bíblicos, sem qualquer razão. Freqüentemente , ele tenta criar, sem qualquer lógica, contradições ilusórias que não existem. Citando uma série de estudiosos que são abertamente ateus ou agnósticos de conveniência, ele esforça-se  para retratar erroneamente esses pensamentos como opinião da maioria do povo, o que, naturalmente, não é.

Convido-vos a considerar este fato: Uns anos atrás, quando eu visitei a antiga União Soviética, falei com alguns jovens adultos que eram membros do Partido Comunista. Foi-me dito que um dos requisitos para a adesão ao partido era escrever um artigo que desacreditavam a Bíblia. Os candidatos foram forçados a adotar esse viés trágico, a fim de avançar. Hoje, quando temos a liberdade jornalística para explorar fatos reais, estou tristemente estupefato que a revista Newsweek ― uma revista que supostamente é especializada em jornalismo inteligente e imparcial ― tenha adotado e proclamado um viés simelhante.

Entre outras falácias, o autor deste artigo da Newsweek tenta demonstrar que a Bíblia é um livro desleixado e continuamente modificado por quem tivesse a autoridade de copiá-lo ao longo dos tempos. Ele está completamente errado.

Eis os fatos: O antigo texto hebraico da Bíblia era antigamente conservado pelos massoretas, um grupo judaico de estudiosos. Na era antes de prensas de impressão e armazenamento eletrônico, esses e outros grupos fielmente e cuidadosamente preservaram o que hoje é conhecido como o Antigo Testamento. As medidas preventivas cuidadosas que eles tomaram para evitar erros são bem conhecidos. Os escribas eram muito meticulosos pois contavam os versos, palavras, and até as letras dos manuscritos individuais que eles copiaram. A "transmissão textual" através dos tempos é inigualável de precisão e rigor.

No caso dos relatos do Novo Testamento existem mais de 5.200 manuscritos com uma consistência interna de 99,5 por cento de pureza textual. Isso é incrível! A maioria dos escritores clássicos antigos têm menos de uma dúzia de manuscritos em existência. O que se aproxima mais do Novo Testamento em números de manuscritod é a Ilíada de Homero, com 643.

Os livros da Bíblia relatam cuidadosamente uma história profunda a respeito de Deus e da humanidade e do propósito de Deus para conosco, que está criando um relacionamento conosco.

A Bíblia descreve uma história de separação (aonde a humanidade está hoje) e redenção (resultando no dom da vida eterna). A história épica tem um início na criação e uma profunda continuação e conclusão em que Deus e o homem se reunem para seus mútuos propósitos. É uma história incrível e inspiradora. Claro, é uma história para qualquer um cujo olhos e mente estejam abertas.

Este artigo da Newsweek não tem nenhum fundamento credível. Mas está bem escrito e até mesmo ardilosamente assim. Enquanto nós permanecemos confiantes e fieis, devemos levar a sério estes ataques. Isso é importante, pois a Bíblia nos adverte: "Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos" (Provérbios 4:23, BLH).

O que Deus tem a dizer sobre a sua existência e a Sua Palavra? Podemos ter plena confiança em um Criador invisível que inspirou a poderosa Palavra de Deus! Note as palavras do apóstolo Paulo: "Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma" (Romanos: 1:20, BLH). Como é que esta natureza divina é expressada por escrito? "A palavra de Deus é viva e eficaz" (Hebreus: 4: 12). E como o próprio Jesus declarou: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (João 17:17).

Eu convido você solicitar o nosso guia de estudo bíblico gratuito “A Bíblia merece Confiança?” Esta publicação popular é gratuita. Basta pedir, ou baixá-la imediatamente.

Você pode ler e estudar a Bíblia com confiança. O homem ocasionalmente tenta desenhar as linhas de batalha contra a autoridade da Bíblia, mas que é uma batalha que o homem não pode vencer.

Victor Kubik