Beija-flores: Como eles fazem isso?

Você está aqui

Beija-flores

Como eles fazem isso?

"Uau, como eles fazem isso?", exclamam aqueles que observam da plataforma tais proezas de voo. Muitos se sentem abençoados por testemunhar tais maravilhas da natureza e dão glória a Deus como Criador e Mestre Projetista. E com razão.

"Não é assim," contra-atacam a maioria dos educadores e naturalistas. Embora admirem a "arquitetura única" dos beija-flores, eles negam qualquer Mestre Arquiteto. Eles afirmam que estes mini-helicópteros vivos duma maneira ou doutra evoluíram ao longo das eras, sem o envolvimento de um Projetista Inteligente. Agora, imaginem fazer tal afirmação acerca de um helicóptero Black Hawk, com todas suas características aeronáuticas e tecnológicas! No entanto, quando é que o beija-flor sofre um acidente? Ou precisa de um piloto?

Agora, graças às câmeras de alta velocidade, que podem tira fotos em câmera lenta, podemos ver os incríveis recursos criados especialmente para essa ave milagrosa!

Como os beija-flores voam

As incríveis proezas aéreas dos beija-flores são realmente uma maravilha. Mas isso é apenas o começo da história.

Seus pequenos corações batem mais de 1260 vezes por minuto — 21 batidas por segundo. Em comparação, um coração humano saudável consegue bater apenas 60 a 80 vezes por minuto. Imagine fazer qualquer coisa 21 vezes em um segundo!

As asas de um beija-flor batem de 40 a 90 vezes por segundo. Para entender o quanto isso é incrível, mantenha os braços abertos e tente batê-los como se estivesse voando. Você pode manejar muito mais do que umas duas ou três batidas dos braços em um segundo? É melhor abortar imediatamente a decolagem!

O segredo dos beija-flores é que eles não batem as asas para cima e para baixo. Com os ombros flexíveis, eles pairam circundando suas asas em forma de oito! Você pode apreciar o voo dessa maravilha, fazendo uma busca na internet por um vídeo chamado "Time Warp: Hummingbird”. O movimento em forma de oito, cria uma elevação de ambos os lados das asas e isso permite que o beija-flor seja a única ave que pode voar em qualquer direção.

No entanto, inacreditávelmente, um episódio do programa Natureza da rede PBS ("Colibris: Magia no Ar", 2010) demonstra que realmente, as plantas com néctar normalmente não oferecem nenhum lugar para os pássaros pousarem, e que por isso no passado um beija-flor enfrentou a extinção — extinção sua e extinção da planta que não seria polinizada — e que por isso aprendeu a pairar no ar! Evidentemente que, em seguida, passou esse truque aos seus descendentes como um mágico ensina seu protegido a levitar.

Se você estiver sentado ao ler isso, por favor, saia do seu assento para que não tenha algum lugar de “poleiro” e veja quanto tempo você vai levar para evoluir e conseguir pairar no ar!

Como os beija-flores realmente se alimentam

Apesar de ser um beija-flor pesar entre dois a seis gramas, ele pode consumir até o dobro do seu peso corporal a cada dia!

Aos olhos humanos, parece que um beija-flor insere seu bico e língua no néctar e, em seguida, sorve-o como se bebesse com um canudinho. Por quase dois séculos, os pesquisadores acreditavam que a língua do beija-flor tinha tubos para sugar o néctar por ação capilar (fazer o líquido subir por um tubo).

Assim, esperava-se que os beija-flores preferissem néctar com uma concentração de 20 a 40 por cento de açúcar, visto que concentrações mais elevadas seriam demasiadas grossas para subir suficientemente rápido pelo tubo. Entretanto, eles ficaram perplexos ao ver que os beija-flores rotineiramente escolhiam líquidos com o dobro dos níveis de açúcar previstos.

As novas câmeras de alta velocidade resolveram o quebra-cabeça. As fotos revelam que quando os canais tubulares da língua bifurcada de um beija-flor sugam o néctar, eles abrem as suas laterais, enrolam-nas ao redor do néctar, e em seguida, fecha-as e a língua puxa para trás, levando o néctar de volta para o bico. (Para ver este incrível processo em ação, faça uma pesquisa na internet do vídeo em alta velocidade de Dave Mosher que mostra como é que os Beija-flores se alimentam: “High-speed video shows how hummingbirds really drink”.)

Mais surpreendente ainda, é saber que o beija-flor faz tudo isso muito rápidamente, sacudindo sua língua para dentro e para fora do néctar cerca de vinte vezes por segundo! Você pode acreditar realmente que uma língua de abertura e fechamento tão suave e tão rápida poderia ter evoluído por um mero acaso?

A ação da língua do beija-flor durante sua alimentação desafia a compreensão dos cientistas. O ornitólogo Alejandro Rico-Guevara, da Universidade de Connecticut, coautor de um estudo publicado em 2 de maio de 2011, na revista Processos da Academia Nacional de Ciências, afirma: "Para beber, você tem que engolir. Ninguém ainda tentou explicar como isso funciona [nos beija-flores]. Até hoje isso é considerado mágico".

Alejandro Rico-Guevara, disse que um estudo avançado é necessário para entender como um beija-flor absorve a energia a partir do néctar recolhido em sua língua.

Mais de 350 espécies de beija-flores são responsáveis ​​pela polinização de cerca de oito mil espécies de flores em todo o mundo. Surpreendentemente, os beija-flores não têm senso de cheiro — mas eles são irresistivelmente atraídos pelas flores coloridas ou pela cor vermelha brilhante dos alimentadores de colibris, que contêm água com açúcar.

Fechaduras, chaves e bicos de beija-flores

O programa da rede PBS mencionado antes, reconhece com admiração que todas as variadas espécies de beija-flores foram "projetadas para servir às suas flores favoritas como uma chave em uma fechadura". "Projetadas" é a palavra chave aqui — embora o programa assuma que isso possa acontecer por meio de uma evolução irracional. Mas quando você precisa de uma chave para uma fechadura, será que passaria por sua cabeça esperar até que uma evolua? Muito difícil! Você sabe que uma chave e uma fechadura tem que ser especialmente projetadas para se encaixar.

Um caso em questão é a planta Datura do Equador, com suas flores em forma de trombetas, elas escondem o néctar a quatro centímetros de seu interior. O programa da rede PBS afirma que esta flor única evita sua extinção graças a que um beija-flor "faz seja o que for para se alimentar".

Supostamente, este seria um exemplo da evolução em que "uma planta modificou um pássaro para que fizesse o que a planta precisava". Neste fantasioso pensamento evolutivo, um visionário beija-flor reconheceria que também morreria se não estendesse seu bico o suficiente para alcançar, de qualquer maneira, o néctar. E, finalmente! Um beija-flor com um bico de dez centímetros, mais longo que seu corpo, surgiu para resolver o problema!

"Diz o tolo em seu coração: Não há Deus". Essa é a simples ponderação, em Salmos 14:1 e 53:1, feita pelo Projetista e Criador do beija-flor.

Deus desafiou Jó, face a face, a dizer qual sabedoria ou poder estava por trás do voo das águias (Jó 39:27-28). O mesmo vale para qualquer um que tente tomar o crédito do Criador a respeito de como os beija-flores pairam no ar e buscam seu néctar.

Agora, graças às câmeras de alta velocidade, você pode ver com seus próprios olhos como eles fazem isso — e dar glória ao nosso grande Criador, que assim projetou esse maravilhoso pássaro!

—Robert Curry