Mapeamento do Cérebro: A Dimensão Perdida

Você está aqui

Mapeamento do Cérebro

A Dimensão Perdida

Ao anunciar o investimento do governo em pesquisa continuada para mapear o cérebro humano, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com razão, afirmou: "Vocês sabem que, como seres humanos, podemos identificar galáxias a anos-luz de distância, podemos estudar partículas menores que um átomo. Mas ainda não desvendamos o mistério de 1,4 kg de matéria que se situa entre os nossos ouvidos" (introdução da Iniciativa BRAIN, 2 de Abril de 2013).

O neurônio é o bloco básico da construção do cérebro. Bilhões de neurônios unidos por trilhões de intricadas conexões neurais compõem o órgão mais complexo do corpo. Mas há um aspecto central da mente e do cérebro humano que está além da compreensão dos neurocientistas?

Um dos principais objetivos deste projeto de mapeamento seria alcançar um tratamento melhor ou cura ou até mesmo prevenir distúrbios cerebrais graves como a epilepsia e doença de Alzheimer.

Aparentemente as novas tecnologias serão empregadas, tais como a manipulação da atividade cerebral com luz. Os cientistas têm especulado sobre as grandes esperanças de ainda alcançar sucessos inesperados. Como o jornal The Economist colocou: "Se os pesquisadores do projeto tiverem muita sorte, eles podem esbarrar no segredo da consciência e, assim, responder a uma das maiores de todas as incógnitas" ("Iniciativa da Neurociência dos Estados Unidos: A Expansão da Mente", 2 de Abril de 2013, grifo do autor).

Assim, o objetivo final tem que permanecer no potencial de descobrir como o cérebro gera uma mente humana consciente — se de fato for realmente assim. Agora, muitos cientistas acreditam que cerca de quinze bilhões de anos de evolução cósmica transformou a matéria em consciência. Mas será que foi isso mesmo que realmente aconteceu?

Quinze dos mais capazes neurocientistas dos Estados Unidos foram reunidos para iniciar o projeto. O Instituto Nacional de Saúde (NIH) vai buscar vários outros organismos científicos respeitados para elaborar objetivos e metas — indicando a importância da busca de soluções para os principais problemas de saúde enfrentados continuamente pelo povo norte-americano.

Onde podemos encontrar soluções?

Embora eles não percebam isso, muitos norte-americanos, britânicos, brasileiros, portugueses, australianos e alemães — povos de muitas nações — já têm um livro de soluções definitivas em suas casas. Até mesmo a República Popular da China não apenas publica Bíblias, mas também as exporta para outros países.

O mesmo livro que a maioria dos membros da intelectualidade negligencia em consultar realmente tem soluções viáveis ​​para os mistérios e os problemas que há muito têm intrigado e frustrado a humanidade.

Se verdadeiramente acreditamos que Deus é nosso Criador, vamos aceitar que, sem dúvida, Ele sabe exatamente como somos e como fazer com que nossas vidas deem certo. O rei Davi de Israel disse a Deus em Salmos 139:14-16: "Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste... Os meus ossos não te foram escondidos quando eu era feito, em segredo... Os teus olhos me viram a substância ainda informe" (ARA).

Somente o nosso Criador pode revelar as soluções duradouras para os misteriosos problemas humanos que intriga, confunde e até mesmo nos frustra. (Nós oferecemos vários livros gratuitos para ajudá-lo a ter mais confiança em Deus como Criador e a Bíblia como Sua autêntica Palavra santa para a humanidade. Você pode baixar ou solicitar Criação ou Evolução: Realmente Importa em que Você Acredita? e A Bíblia Merece Confiança?).

A mente humana = cérebro humano + espírito humano

A palavra cérebro não é encontrada na Bíblia. No entanto, a Palavra de Deus tem muito a dizer sobre a mente e o coração humano. Nosso cérebro e nossa mente estão muito intimamente ligados. A Escritura também descreve o que inevitavelmente acontecerá conosco se persistirmos em deixar de submeter nossas mentes e corações ao nosso amoroso Criador e Sua Palavra, seguindo a imaginação maligna e os desejos de nossos corações (Jeremias 17:9-10).

A Bíblia nos diz nos primeiros capítulos de Gênesis que fomos criados à imagem de Deus (Gênesis 1:26-27; 5:1-2; 9:6). Então, logicamente, cada ser humano tem um potencial enorme se buscarmos o nosso Criador em oração e pedir-Lhe que endireite nossos caminhos em conformidade com o Seu justo caminho de vida.

A dimensão que falta na compreensão do cérebro humano pode ser resumida em apenas uma palavra: espírito. A Bíblia nos diz que um espírito humano existe em cada ser humano. É esta a essência espiritual que nos dá a consciência humana, a autoconsciência e o entendimento. Como Deus nos diz em Jó 32:8: "Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo-poderoso os faz sábios".

Quando Deus criou o primeiro homem, Adão, Ele "soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente" (Gênesis 2:7). Aparentemente, este é o momento em que o espírito no homem entrou pela primeira vez no primeiro ser humano. Conforme está escrito em Zacarias 12:1: "Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele".

Como é que os seres humanos podem ter consciência do meio em que vivem e podem adquirir toda espécie de conhecimento material? O apóstolo Paulo responde: “Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão [pelo] espírito do homem, que nele está?” (1 Coríntios 2:11).

Devido a este espírito nos seres humanos, somos fundamentalmente diferentes do mundo animal. Os animais têm cérebros — em alguns casos, muito maiores do que o nosso — mas é colossal o abismo entre a capacidade humana e a dos animais. Esse espírito, no homem combinado com nosso cérebro nos proporciona o que comumente chamamos de mente — e com isso a capacidade de pensar, projetar, criar, planejar para o futuro, aprender com o passado e refletir sobre as grandes questões de nossa existência.

O espírito do homem não é uma consciência independente

O espírito humano não é uma consciência independente para ser chamado de alma imortal, como supõem muitas pessoas. A Bíblia ensina que não há consciência na morte (ver "O Espírito do Homem Não É Uma Alma Imortal").

Então, o que acontece com o espírito do homem quando morremos? O rei Salomão meditou sobre esta questão em Eclesiastes 3:21: "Quem sabe se o fôlego [espírito] de vida dos filhos dos homens se dirige para cima [na morte]?" (ARA). Então, ele responde o mistério no capítulo final: "E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu" (Eclesiastes 12:7).

Nos últimos momentos de consciência humana de Jesus Cristo, antes de dar o seu último suspiro, Ele disse: "Pai, nas Tuas mãos entrego o Meu espírito" (Lucas 22:46). O espírito deixa o ser humano quando este morre, e ele volta para Deus que o deu.

Mas, novamente, isso não significa que ele é uma consciência desencarnada. Pelo contrário, é um registro de nossa personalidade e pensamentos que Deus vai usar para nos reviver na futura ressurreição dos mortos. (Imagine um programa de computador que está inativo quando o computador está desligado — e, em seguida, esse programa é transferido para outra máquina com um novo sistema operacional e é reativado com os dados intactos).

Mas isso está muito longe de ser toda a história. Voltamos a 1 Coríntios 2 para ligar os pontos e completar mais um pouco esse maravilhoso quadro. O espírito do homem tem impacto na conversão e na salvação, o objetivo geral da vida e de todo o plano de Deus para a humanidade.

O Espírito Santo e o espírito no homem

A partir do versículo anterior, que Paulo citou sobre o espírito do homem, 1 Coríntios 2:11, ele continua: "Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão [pelo] espírito de Deus". Sem o Espírito Santo, a compreensão das pessoas sobre as verdades espirituais continua sendo muito limitada. Homens competentes escreveram comentários sobre a Bíblia inteira e ainda assim lhes faltava a adequada compreensão das verdades espirituais, que são óbvias para as pessoas convertidas que possuem o Espírito Santo.

No versículo seguinte, Paulo passa a dizer: "Mas nós [cristãos] não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus" (versículo 12). O conhecimento precioso espiritual do nosso Criador não pode chegar até nós, a menos que Ele o revele pelo Seu Espírito Santo.

Continuando no mesmo contexto: “As quais [coisas espirituais] também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais” (versículo 13). O conhecimento material surge a partir da posse do espírito no homem. Mas o conhecimento espiritual, que resulta em salvação e vida eterna, só pode vir a nós durante esta era do homem, se Deus Pai decidir nos chamar (João 6:44, 65).

Por que existem tantos ateus, agnósticos e descrentes secularistas, que ignoram a Deus e a Seu propósito e plano para a existência humana? Paulo responde em 1 Coríntios 2: "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (versículo 14).

Em outra passagem, Paulo expressa esse princípio básico de outra forma, ele diz em Romanos 8:6-7: "Porque a inclinação da carne [carnal ou naturalmente] é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser”.

O resultado esperado: "Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle" (versículo 9). Todos os cristãos verdadeiramente convertidos têm o Espírito Santo. Mas como podemos recebê-lo?

O Espírito Santo se une ao espírito no homem

Normalmente, várias coisas devem acontecer antes que possamos receber o Espírito Santo. Primeiro Deus, o Pai, deve nos escolher para a salvação e para se tornar um de seus primeiros frutos (Tiago 1:18) — o povo de Deus convertido durante toda a história humana até a volta de Cristo. Como parte desse chamado (João 6:44), Deus revela o conhecimento da salvação espiritual e nos leva ao arrependimento e até mesmo à fé (Romanos 2:4; Hebreus 11:6). Depois disso, somos batizados, e, em seguida, vamos receber o Espírito Santo por meio da imposição das mãos de um ministro de Cristo (Atos 2:37-39; 3:19; 8:12, 15-17).

Mas como o espírito do homem se encaixa em todo esse cenário? Paulo nos diz em Romanos 8:16: "O mesmo Espírito [Santo] testifica com o nosso espírito [o espírito no homem] que somos filhos de Deus". Ao que tudo indica, no momento em que somos convertidos, o Espírito Santo se funde com o espírito no homem dentro de nós.

Por analogia física, esta ocorrência não é diferente do que ocorre no momento da concepção humana. Um espermatozoide se funde com um óvulo feminino para formar um novo ser humano. Como um livro de ciência postula: "A vida humana começa na... cooperação de modo muito íntimo. Duas células se fundem totalmente. Elas combinam o seu material genético. Dois seres muito diferentes torna-se um. O ato de gerar um ser humano envolve... uma colaboração tão perfeita que as identidades individuais dos parceiros desaparecem" (Carl Sagan e Ann Druyan, Sombras de Antepassados ​​Esquecidos, 1992, p. 199).

Quão maravilha são os caminhos de Deus!

Resumo

Durante muitas décadas, os neurocientistas têm estudado diligentemente o complexo circuito do cérebro humano. Este conhecimento acumulado tem crescido exponencialmente e foi documentado por muitos livros e trabalhos de pesquisa sobre o assunto.

O homem foi feito à imagem de Deus, e não parece haver nenhum conhecimento material que não possa ser alcançado por ele. Nosso Criador comentou sobre o potencial do conhecimento do homem na antiga Torre de Babel: "Isto é o que começam a fazer; e, agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem [ou imaginem] fazer" (Gênesis 11:6).

A nossa análise aqui de nenhuma forma tem a intenção de denegrir o verdadeiro conhecimento científico da humanidade sobre o cérebro humano nem sua investigação sobre essa obra maravilhosa. O livro de Daniel predisse que uma das características do tempo do fim, período que antecede a volta de Cristo, seria a de que o conhecimento aumentaria significativamente (Daniel 12:4), e isso é certamente verdade em nossa época.

Mas o que dizer sobre o maravilhoso plano de Deus e Seu propósito para os seres humanos? Não deveríamos também estudar e pesquisar sobre o assunto da salvação e do nosso futuro como um projeto virtuoso durante toda a nossa vida como cristãos?

Será que Deus tem uma maneira de perpetuar a vida após a morte em um magnífico paraíso? Jesus Cristo e Seus apóstolos garantem que a vida eterna no Reino de Deus, sem dúvida, será uma realidade (João 5:24-29; 1 Coríntios 15:22-23) — mas apenas se individualmente escolhermos aceitar as condições espirituais que Deus estabelece para nós.

Voltando a 1 Coríntios 2, encontramos Paulo falando nos versículos 9-10 da visão que Deus nos dá, através do Seu Espírito Santo, sobre o futuro maravilhoso que Ele tem planejado para nós: "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus". BN

Quadro Lateral: O espírito do homem não é uma alma imortal

Como explicado no artigo principal, o espírito humano (ou espírito no homem) dá intelecto humano para nossos cérebros físicos. E é, sem dúvida, o principal fator que tornam as pessoas muito mais inteligentes que os animais. No entanto, este aspecto espiritual da existência humana é desprezado pelo conceito de alma imortal, que foi amplamente introduzido na filosofia ocidental com a adoção dos ensinamentos dos antigos criadores dos mitos gregos.

O espírito do homem não tem autoconsciência. Não é uma entidade espiritual que vive conscientemente quando morremos. Como é mostrado por inúmeras passagens bíblicas, esse espírito humano não tem consciência após a morte (ver Salmo 6:5; Eclesiastes 9:5, 10). Nós não temos conhecimento de nada depois que morremos. Então, em um momento futuro, na ressurreição, Deus vai colocar de volta os nossos espíritos individuais dentro de novos corpos, restaurando-nos de volta à vida consciente.

A primeira ressurreição para a vida eterna espiritual é exaustivamente descrita em 1 Coríntios 15, que é a dos cristãos, verdadeiramente convertidos, na segunda vinda de Jesus Cristo (1 Tessalonicenses 4:13-17; Filipenses 3:20-21). Então mil anos depois, uma segunda ressurreição acontecerá para aqueles que nunca conheceram ou ouviram falar de Jesus Cristo ou não tiveram a oportunidade real da conversão espiritual em suas vidas. Será uma excelente oportunidade para obter a vida eterna no Reino de Deus, juntando-se àqueles que já estão na família espiritual de Deus.

Para entender essas questões com mais detalhes bíblicos, você pode solicitar ou baixar os nossos livros gratuitos O Que Acontece Depois da Morte? e O Céu e o Inferno: O Que a Bíblia Realmente Ensina? O conceito errado da alma imortal — e o fato de que a "alma" pode morrer (Ezequiel 18:4, 20) — é explicado em ambas as publicações.