Como Deus se identifica?

Você está aqui

Como Deus se identifica?

O segundo método é a evidência da criação, porque era "Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo" (Efésios 3:9, ACF, grifo do autor). Não é apenas toda criatura uma evidência e prova de um criador genial, mas também cada criatura nos dá uma visão sobre a mente e o poder do Criador.

Isso é o que Paulo queria dizer quando disse: "Pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens  [que negam Deus] são indesculpáveis​​" (Romanos 1:19-20, NVI).

Neste estudo vamos nos concentrar em muitas das maravilhosas coisas que aprendemos a respeito de Deus, lendo Sua Palavra escrita, a Bíblia, que é a Sua obra-prima de auto-revelação. Esperemos que isso possa animá-lo a ler a Bíblia inteira para que você possa aprender muitíssimo mais sobre Ele.

E à medida que você se habitue a estudar a Bíblia, a orar todos os dias e a pôr prática a Palavra de Deus em sua vida cotidiana, então você irá desenvolvendo um relacionamento profundo e pessoal com Deus. Assim você irá conhecer mais sobre Deus. Deste modo, você realmente passará a conhecer a Deus como seu Pai e Amigo.

Este estudo tem o foco em textos-chaves da Bíblia, onde Deus revela muitas coisas importantes sobre Sua natureza e Suas ações.

Um grande avanço na compreensão

Veja a história de um homem justo, Jó, que tem um livro bíblico com seu nome. Esta história relata a transformação espiritual de Jó, de um homem que sabia muito sobre Deus a um homem que realmente veio a conhecer a Deus de uma maneira pessoal e íntima.

Este livro é muito estimulante. Em grande parte do livro, Jó e seus amigos estão afirmando que conhecem a Deus, mas seus pontos de vista limitados estão muito aquém de entender a grande mente, o propósito e o plano de Deus. Depois que Deus fala com Jó, então sua compreensão melhorou muitíssimo.

Jó disse: "Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza" (Jó 42.5-6). Jó chegou a ver Deus de uma forma mais profunda pela ótica da fé e da compreensão espiritual. Jó tinha vergonha de acusar a Deus de maltratá-lo durante o seu sofrimento e se arrependeu profundamente. Quando disse: "Eu me abomino", ele quis dizer que desprezava a sua autojustiça e as insinuações de que Deus tinha sido injusto e indiferente.

Aparentemente, Jó chegou a entender mais profundamente que todo mundo sofre na vida e que esse sofrimento é um meio para o crescimento espiritual. Jó se rendeu à vontade de Deus e teve a certeza de que Deus é o Supremo soberano do universo, que nos conhece perfeitamente e sempre faz o que é melhor para todos nós em longo prazo. Devemos confiar sempre nEle.

Alguém já viu a Deus?

O Deus Todo-Poderoso é Espírito, e em Seu estado normal glorificado, Ele é invisível ao olho humano (Colossenses 1:15, 1 Timóteo 1:17, Hebreus 11:27). Em parte, isso explica por que João disse: "Ninguém jamais viu a Deus" (João 1:18).

Mas como devemos interpretar os relatos nos livros do Antigo Testamento que mostram muitas vezes Deus aparecendo para as pessoas?

Observe que na segunda parte de João 1:18, o relato mostra que ele estava falando sobre Deus, o Pai, e não Deus, o Filho, Jesus Cristo. Jesus também disse: "Não que alguém tenha visto o Pai, salvo aquele que vem de Deus [referindo-se a Si mesmo, Jesus]; este O tem visto" (João 6:46, ARA).

Estes versículos apontam para o fato de que o Deus que apareceu às pessoas na época do Antigo Testamento foi Aquele que mais tarde se tornou Jesus Cristo!

Antes do nascimento de Jesus, como um ser humano, João se refere a ele como "o Verbo" e como "Deus": "No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" (João 1:1). Mais tarde, João escreveu: "E o Verbo se fez carne [quando nasceu de Maria] e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade" (versículo 14).

Em um estudo futuro vamos provar completamente que o Deus que apareceu para as pessoas na época do Antigo Testamento era o Verbo, que se tornou Jesus Cristo, e não Deus, o Pai. Neste estudo, apenas queremos esclarecer esse fato para evitar qualquer confusão.

No entanto, quando discutimos a natureza ou o caráter de Deus, nós não fazemos distinção entre Deus Pai e Deus Filho, pois Eles são idênticos em natureza e caráter (ver João 10:30, 14:9, 17:11, 22).

Assim, embora não possamos ver a Deus literalmente com nossos olhos (pelo menos até Cristo voltar à Terra), nós podemos perceber e entender melhor a Sua natureza, caráter, propósitos e objetivos. Esta é a finalidade deste presente estudo.

 Qual é o principal papel de Deus em relação a nossa própria existência?

"No princípio Deus criou os céus e a terra" (Gênesis 1:1).

"Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou" (Gênesis 1:27, ARA).

"Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra" (Salmo 104:30).

"Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o SENHOR o dia do Sábado e o santificou" (Êxodo 20:11).

Observe que cada dia de Sábado é uma lembrança de que somos seres criados e quem é o nosso Criador! Isso tem muitas implicações, inclusive o fato de que Deus é o dono e o supremo governante de toda a Sua criação, e Ele se dedica a cuidá-la da melhor maneira possível. Também podemos aprender muitas coisas sobre Ele, observando Sua criação, como nos é dito em Romanos 1:18-23.

Leve em consideração que Deus também criou todas as leis, inclusive as leis da ciência e da matemática e as leis espirituais.

Quando aconteceu a criação? Frequentemente há muita confusão sobre este assunto. A criação original de Deus, do universo e do planeta Terra foi, evidentemente, antes do início da criação de Adão e Eva. Mas, possivelmente, a Terra sofreu um cataclismo e toda a vida foi destruída. Ao que parece, Gênesis 1:2 deveria ser lido assim: "A terra tornou-se sem forma e vazia, e havia trevas sobre a face do abismo" (a palavra traduzida aqui como "era", está corretamente traduzida como "tornou-se" em outros versículos).

Em seguida, o restante de Gênesis 1 e Gênesis 2 está descrevendo Deus no ato de recriação do mundo, cerca de seis mil anos atrás. Como nas palavras do Salmo 104:30, Deus enviou o Seu Espírito para "renovar a face da terra". Estas duas fases da criação de Deus serão completamente explicadas e demonstradas em um estudo futuro.

 Qual única palavra que melhor define o caráter de Deus?

"Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor" (1 João 4:8, repetido no versículo 16).

"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22:37-39; citado de Deuteronômio 6:5 e Levítico 19:18).

O amor define a natureza de Deus. E é o amor o que Ele mais deseja ver no caráter de Seus filhos. Portanto, não é nenhuma surpresa que Seus grandes mandamentos são voltados para o amor — amar a Deus e amar as outras pessoas.

 Há outras palavras que definem o caráter de Deus?

"Porque o SENHOR é justo e ama a justiça; o seu rosto está voltado para os retos" (Salmos 11:7).

"Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque Eu sou santo" (1 Pedro 1:15-16; citado de Levítico 11:44-45; 19:2, 20:26).

"Porque o SENHOR é bom... Tu [Deus] és bom, e o que fazes é bom" (Salmos 100:5; 119:68, NVI).

"Portanto, você deve ser perfeito, assim como vosso Pai celeste é perfeito".

Deus é justo, santo, bom e perfeito. Ser justo significa ser reto e verdadeiro em um sentido moral. Até mesmo durante Sua vida terrena, Jesus nunca pecou. Deus é quem define os padrões absolutos de um caráter justo, e Cristo é o exemplo perfeito. As leis de Deus exprimem a Sua justiça (cf. Salmos 119:172), e quando O obedecemos estamos imitando a Cristo e nos tornamos semelhante a Ele. "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus" (Filipenses 2:5).

 Qual é o papel de Deus em salvar as pessoas do pecado e de suas punições?

"E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo" (1 João 4:14).

"Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade" (1 Timóteo 2:3-4).

Quando você ler a Bíblia, observe quantas vezes ela menciona as palavras salvador, salvar, salvo e salvação. Veja também palavras sinônimas como libertar, livre e libertador. Quando Deus começou a anunciar os Dez Mandamentos, Ele se apresentou assim: "Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão" (Êxodo 20:2; Deuteronômio 5:6). A libertação milagrosa dos israelitas do Egito ilustra o plano de Deus para livrar milagrosamente todas as pessoas da escravidão do pecado. E cada dia de Sábado é um lembrete do papel de Deus como Salvador (Deuteronômio 5:15).

O anjo que apareceu a José lhe disse que o filho de Maria deveria ser chamado de Jesus (que significa Salvador) "porque ele salvará o seu povo dos seus pecados" (Mateus 1:21).

A palavra salvação é usada para se referir às várias etapas usadas por Deus para nos salvar, mas a salvação final será a nossa ressurreição da mortalidade para a gloriosa imortalidade (1 Coríntios 15:50-54).

 Deus é o supremo exemplo de graça, misericórdia e generosidade?

"Piedoso e benigno é o SENHOR, sofredor e de grande misericórdia" (Salmo 145:8).

"O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus" (Filipenses 4:19, ver também 1 Timóteo 6:17, Tiago 1:5).

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus" (Efésios 2:8).

"Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. É ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades; quem redime a tua vida da perdição e te coroa de benignidade e de misericórdia" (Salmo 103:2-4).

O nosso bondoso Deus não apenas supre todas as nossas necessidades, mas também nos concede o dom da graça. O apóstolo Paulo usava frequentemente a palavra grega traduzida como graça para se referir a todos os dons espirituais que Deus oferece à humanidade, inclusive o perdão dos pecados e a oferta da vida eterna. A graça de Deus é verdadeiramente admirável e formidável — essa graciosa generosidade é muitíssima grande para nossa compreensão!

Os escritores do Antigo Testamento usaram muitas vezes a palavra hebraica hesed quando se referiam a uma característica fundamental de Deus. Não existe nenhuma palavra em português que traduza adequadamente o profundo significado desta palavra. Geralmente ela é traduzida como "misericórdia", "bondade misericordiosa" ou "benignidade" (como é traduzida no Salmo 103:4), embora também tenha a conotação de lealdade à aliança ou fidelidade. O aspecto do amor comprometido talvez seja mais bem captado na palavra devoção.

 Nosso misericordioso Deus também é um Deus de justiça?

"Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do SENHOR" (Salmo 33:5).

"Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas; que faz justiça ao órfão e à viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e veste" (Deuteronômio 10:17-18).

Vivemos em um mundo injusto e, muitas vezes, a vida também não é justa. Por isso é maravilhoso o fato de podermos confiar em um Deus que é totalmente justo e correto.

A questão principal é a seguinte: Como todos pecaram e a pena do pecado é a morte, como Deus pode nos salvar e ainda ser um Deus de plena justiça? Por que Jesus Cristo tomou o nosso lugar e sofreu a pena de morte por cada um de nós. Jesus morreu para cumprir a justiça de Deus e, assim, tornou possível que Deus tivesse misericórdia de toda a humanidade — demonstrando tanto a seriedade do pecado como o grande amor de Deus por nós.

 Deus é Onipotente (Todo-Poderoso)?

"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei" (Salmo 91:1-2).

"Ah! SENHOR Deus, eis que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; nada há que te seja demasiado difícil " (Jeremias 32:17, ACF).

"Bem sei que tudo podes, e nenhum dos Teus planos pode ser frustrado" (Jó 42:2, ARA).

"E qual a sobre-excelente grandeza do Seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do Seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-O dos mortos e pondo-O à Sua direita nos céus" (Efésios 1:19-20).

A palavra Onipotente significa literalmente "Todo-Poderoso". Um dos nomes de Deus é El Shaddai, que muitas vezes é traduzido como "Deus Onipotente". Todo o Salmo 91 é inspirador, pois descreve nossa total segurança quando estamos confiando em Deus. Afinal, Deus pode facilmente nos proteger, não importa quão grande sejam os perigos.

Deus também tem o supremo poder espiritual para derrotar Satanás, o diabo, para transformar o pior dos pecadores e para ressuscitar seres humanos mortais como seres imortais, santos e glorificados quando vier o Reino de Deus.

 Deus é onisciente (que conhece tudo e que sabe tudo)?

"Grande é o nosso SENHOR e de grande poder; o seu entendimento é infinito" (Salmo 147:5).

"Deus... conhece todas as coisas" (1 João 3:20).

"SENHOR, tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó SENHOR, tudo conheces" (Salmo 139:1-4).

"O SENHOR olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens; da sua morada contempla todos os moradores da terra. Ele é que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras" (Salmo 33:13-15).

"Não se vendem cinco passarinhos por dois ceitis? E nenhum deles está esquecido diante de Deus. E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos" (Lucas 12:6-7).

Deus não apenas sabe tudo o que está ocorrendo em todo o universo, aparentemente infinito, como também tem o total controle sobre tudo. É reconfortante saber que temos um Criador e Provedor que nunca vai se esquecer ou ignorar as nossas necessidades e orações!

 Deus é onipresente (está em todos os lugares ao mesmo tempo)?

"Sou eu apenas Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? — diz o SENHOR. Porventura, não encho Eu os céus e a terra? — diz o SENHOR" (Jeremias 23:23-24; comparar 2 Crônicas 2:6).

"Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol [na sepultura ou no solo] a minha cama, eis que tu ali estás também; se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá" (Salmo 139:7-10).

"Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com Ele" (2 Crônicas 16:9).

Deus pode estar em toda parte ao mesmo tempo porque o seu Espírito — Sua projeção de poder, mente, vida e essência — está em toda parte. Assim, a ajuda e a compreensão que Deus nos dá através de Seu Espírito são tão eficazes e perfeitas que é como se Deus estivesse em pé bem ao nosso lado.

O Espírito Santo de Deus também serve como Seus olhos e ouvidos para que Ele tenha conhecimento total de tudo e em todo lugar. Assim, o Espírito de Deus provê comunicação nos dois sentidos.

 Por último, mas não menos importante, Deus reivindica toda a autoridade e domínio?

"O Deus que fez o mundo e tudo que nele há... SENHOR do céu e da terra" (Atos 17:24).

"Porque o Senhor Altíssimo é tremendo; é grande Rei sobre toda a terra... Deus reina sobre as nações; Deus está sentado sobre o seu santo trono" (Salmo 47:2, 8).

"Não terás outros deuses diante de mim" (Êxodo 20:3).

"Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a ele somente. Cumpram os seus mandamentos e obedeçam-lhe; sirvam-no e apeguem-se a ele" (Deuteronômio 13:4, NVI).

Deus é o sumo poder de todo o universo (ver também Gênesis 14:19, 22; Mateus 28:18). Tudo foi criado por meio dEle. Ele espera completa lealdade, reverência e obediência. Não devemos permitir que nada em nossas vidas esteja acima de Deus. Ele deve sempre vir em primeiro lugar, como Jesus disse em Mateus 22:37, citado anteriormente.

Aja agora!

Quais são as outras qualidades e características de Deus? Anote o que você pensa sobre Ele. Pense em como Deus é, o que Ele fez, o que Ele está fazendo agora e o que Ele promete fazer. Também encontre tempo para refletir sobre tudo o que você escreveu. E em suas orações nos próximos dias, procure agradecer a Deus por tudo que Ele é para nós e tudo o que Ele tem feito!

Além disso, não deixe de baixar ou solicitar sua cópia gratuita de nosso livro Jesus Cristo, a verdeira história. As pessoas têm muitas dúvidas e caem em equívocos sobre quem e o que é Deus, mas este livro lhe mostrará as respostas certas nas páginas de sua Bíblia. Para compreender realmente a Deus, você precisa ler este livro! BN