Como pode receber o Poder Transformador do Espírito de Deus?

Você está aqui

Como pode receber o Poder Transformador do Espírito de Deus?

Imprevisivelmente, de um ponto desconhecido, o som de um vento poderosísimo encheu o lugar onde eles estavam.  Atónito, o grupo olhou ao rededor, chocado e surpreendido.  Que estava sucedendo?

Antes que pudessem restaurar alguma forma de equanimidade, outros sinais supernaturais apareceram. Línguas bruxuleantes como se fossem de fogo apareceram e desceram sobre cada um dos seguidores de Jesus Cristo aí reunidos. Pensamentos normais deram lugar a exclamações extraordinarias de medo e espanto. Qual era o significado destes eventos estranhos?

Vento, fogo e Espírito electrificaram essa reunião anteriormente sossegada. O vento e o fogo eram simbólicos do Espírito Santo, que trouxe um terceiro milagre, a inspiração dos discípulos de Cristo a proclamar o evangelho fluentemente em idiomas que eles não tinham conhecido de tal forma que todos os escutavam no seu idioma nativo (Atos 2:1-6).

E estes milagres, que resistem qualquer simples explicação física, eram apenas o princípio do maior milagre singular na Terra: Mudando a mente e coração egoísta de seres humanos para uma atitude de serviço altruísta para com toda a humanidade através do poder ilimitado do Espírito de Deus.

O sermão inspirado de Pedro

Os visitantes de Jerusalem ficaram espantados e perguntaram o que significava tudo isto. Alguns até zombaram,"Estão embriagados!" (versículo 13, ARA).

Deus então usou Pedro para explicar como e porquê Ele dera o Seu prometido Espírito de poder (ver. 38-39).  O seu sermão inspirado ressoou a través do mundo inteiro pelos últimos 2.000 anos. Continua sendo cheio de significado, inspirador e actual no nosso tempo.

Pedro, de pé com os outros 11 apóstoles, deu o significado do que havia justamente acontecido. Ele citou o profeta Joel:

“Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo esta a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: ‘E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão; e farei aparecer prodígios em cima no céu e sinais em baixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes de chegar o grande e glorioso Dia do Senhor; e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo’” (Atos 2:14-21).

Pedro mostrou àqueles reunidos para a festa de Pentecostes que o que estava sucedendo era parte do que fora profetizado pelo profeta Joel, em particular a vinda do Espírito Santo há tanto prometido, suas funções e poder (Joel 2:28-32).

Deus prometera que derramaria o Seu Espírito sobre toda a carne e que jóvens homens e mulheres profetizariam e teriam visões. Homens anciãos sonhariam sonhos proféticos (ver. 28). Para além disto e com uma importância ainda maior, Deus providenciaria aos seres humanos a oportunidade de O chamar e ser salvos.

Então Pedro voltou-lhes a atenção para o grande significado e importância da morte e ressurreição de Jesus, que forneceu à humanidade o milagre do Espírito Santo:

“Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; a este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, tomando-o vós, o crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela...

“Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas. De sorte que, exaltado pela destra de Deus e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis” (Atos 2:22-33).

Antecipadamente, Jesus dissera aos Seus discípulos que era necessario que Ele morresse e subisse ao trono celestial de Deus para que Ele pudesse enviar o Seu Espírito de poder, a eles, assim como a todos os que se arrependessem e se voltassem para Deus (João 16:7; compare com João 14:12-20).

Arrependei-vos e sejam batizados

O sermão de Pedro, inspirado pelo Espírito Santo de Deus, foi tão poderoso que ressoou nos corações e mentes de muitos daqueles que o escutaram (compare com Hebreus 4:12). 

“Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.

“E com muitas outras palavras isto testificava e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas” (Atos 2:37-41).

Notavelmente, em um dia aproximadamente 3.000 peossoas foram batizadas e logo receberam a dádiva do Espírito de Deus! Quando Deus começa uma coisa nova, fá-lo em grande. Deus estabeleceu firmemente o fundamento da Sua Igreja. “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão [convivência], e no partir do pão [compartihando refeições], e nas orações. Em cada alma havia temor [de Deus], e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos” (Atos 2:42-43).

Transformados e habilitados pelo Espírito

Transformados e habilitados, este pequeno grupo de crentes levou a mensagem de Cristo ao mundo. Primeiro viveram e espalharam o evangelho de Jesus Cristo em Jerusalem e nos seus arredores. À medida que o tempo passava e a perseguição começou, eles foram mais além da vizinhança de Jerusalém e partilharam o Evangelho de Cristo a través do mundo Romano, difundindo-o na Grécia e Itália (1 Coríntios 1:2; Romanos 1:7).

O que produziu esta diferença nestas pessoas? Antes de que o Espírito Santo fosse derramado no dia de Pentecostes, os apóstolos, cheios de medo, tinham-se escondido atrás de portas trancadas (João 20:19).

Súbita e milagrosamente, eles agora foram para diante proclamando corajosamente a mesma mensagem que Jesus lhes dera, as boas novas da Sua morte e ressurreição e que era exclusivamente por meio d'Ele, e somente Ele, que os seres humanos podiam entrar no Reino de Deus. Eles tinham recebido o poder transformador do Espírito Santo de Deus, que os fortaleceu para além da compreensão humana comum (Filipenses 4:7). 

Jesus prometeu aos Seus discípulos mais próximos, e àqueles que mais tarde se tornariam seus discípulos, o Espírito Santo, descrito no Grego como o parakletos, uma palavra que significa Consolador, Auxiliador, Defensor: “Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei” (João 16:7).

O Espírito Santo de Deus transforma-nos (Romanos 12:2) e habilita-nos a representar a Deus como embaixadores de Cristo (2 Coríntios 5:20-21). Deus Pai faz isto em passos progressivos:

Em primeiro lugar, ao chamar-nos para Ele, Deus começa a remover a nossa cegueira espiritual e ajuda-nos a iniciar o entendimento da Sua verdade (2 Coríntios 4:3-6).

Segundo, Deus por meio do Seu Espírito começa a trabalhar conosco guiando-nos ao arrependimento dos nossos velhos caminhos pecaminosos (Romanos 2:4).

Terceiro, Ele ordena que sejamos batizados em água (Actos 2:38, 41).

Quarto, Deus dá-nos a dádiva do Seu Espírito Santo pela imposição das mãos de um dos Seus ministros verdadeiros (Actos 8:14-17).

Deste ponto em diante, somos transformados pelo poder do Espírito de Deus, caminhando para a perfeição.

O Batismo precede a dádiva do Espírito de Deus

O Batismo na água representa a nossa morte com Jesus Cristo para que possamos ser, simbolicamente, ressuscitados para uma vida nova.  Como o apóstolo Paulo escreveu, “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?” (Romanos 6:3).

Sem derramamento de sangue não existe a remissão de pecados (Hebreus 9:22) “Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” (Romanos 5:8-9).

Por que ser batizado? O Batismo simboliza Deus lavando-nos dos nossos pecados para que possamos ser um templo purificado no qual Deus possa colocar o Seu Espírito Santo.

“Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne, muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!

“Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados” (Hebreus 9:13-15, ARA).

Como deveríamos ser batizados? A palavra Grega baptizo significa uma imersão total e não apenas uma aspersão com água. A imersão total de um ser humano debaixo da água, simboliza tanto o enterro total do ‘antigo eunum túmulo aquático como a purificação total dos pecados. É a única forma de batismo que Cristo aprova.  

Então, o Batismo é vitalmente importante para a nossa salvação. Porque quando somos baptizados, somos justificados — feitos “justos” ou inocentes — perante Deus pelo sangue derramado de Cristo (Romanos 5:9). Somos também reconciliados com Deus Pai (ver. 10), para que possamos ter acesso directo a Ele (Romanos 8:15; Hebreus 4:16).

Deus ajudar-nos-á usar o Seu Espírito de poder sabiamente; Ele completará a obra que Ele começa em nós (Filipenses 1:6). O fim incrível da nossa salvação significa que nos tornamos filhos ou filhas de Deus, irmãos mais novos de Jesus Cristo (Hebreus 2:11).

Você pode receber o poder do Espírito de Deus!

Em certas ocasiões Deus passou por alto os caminhos maus da humanidade. Mas isso parou. “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam” (Actos 17:30).

O arrependimento é coisa boa. É a senda dourada para todas as coisas boas de Deus, as quais não podemos receber sem um câmbio transformador nas nossas vidas (Romanos 12:1-3). Se você pensou em viver pelo caminho de Deus mas ainda não tomou aquele primeiro passo, chegou o momento de se voltar para Deus e arrepender-se e logo, acreditanto a mensagem do evangelho, procurar ser batizado. O batismo abre as portas ao próprio poder de Deus para o ajudar a caminhar nos Seus caminhos por meio da dádiva do Espírito Santo.

Depois de se levantar da água, o verdadeiro ministro de Jesus Cristo que segue o padrão bíblico, imporá as suas mãos sobre você e Deus dar-lhe-á a dádiva do Seu Espírito Santo. Nesse momento preciso, você tornar-se-á um filho ou filha gerado pelo Deus Todo Poderoso. Deus, por meio de Cristo, animá-lo-á, ensiná-lo-á e lhe dará apoio pelo Seu Espírito, o Consolador e Auxiliador.

Deus quer torná-lo num de Seus filhos ou filhas, imortal e divino. Essa é a razão pela qual você respira o alento de vida e pela qual vive nesta Terra. A sua salvação para toda a eternidade começa com o batismo da água e continua com a dádiva do poder do Espírito de Deus.

É chegado o momento de actuar. Deus o ajude a responder ao Seu chamamento divino (João 6:65). Você pode receber o mesmo Espírito de poder que os seguidores de Jesus Cristo receberam naquela Festa de Pentecostes!

Para mais informação sobre como responder ao Seu chamamento divino, por favor solicite o nosso livreto gratuito "O Caminho da Vida Eterna" que está acessível para descarregar no nosso site http://www.revistaboanova.orgBN