Não Se Turbe O Vosso Coração

Você está aqui

Não Se Turbe O Vosso Coração

Você tem escutado alguma boa notícia recentemente? Provavelmente, você deve estar recebendo a mesma dose cavalar diária da natureza humana adicionada a notícias de tragédias no trânsito, manchetes sobre o horror da matança de pessoas no Oriente Médio por mãos de fanáticos religiosos, conflito na Ucrânia, ondas de crime sufocando nossos centros urbanos, atrito nas relações raciais nos Estados Unidos e a angústia de uma economia estagnada.

A lista pode ser ainda maior, mas a mente humana não pode lidar com tanta coisa—por isso vou parar por aqui.

Além disso, temos nossos desafios pessoais e familiares e a combinação de tudo isso pode até mesmo abalar a fé dos fiéis. Às vezes, até pode acontecer de nos sentimos menos cristãos se estamos preocupados com o que está acontecendo ao nosso redor ou com o que está inquietando nossos corações.

Mas saiba que, com certeza, Jesus Cristo compreende o sofrimento de Seus discípulos. Ele tem plena consciência de que o medo, a ansiedade e até mesmo a raiva pela desesperança são sinônimos da condição humana. Portanto, não devemos ficar perturbados. Mas também não podemos ignorar o problema. Também não seria espiritualmente responsável ignorar o medo e deixar de tratar o assunto.

Permita-me ser direto: Isso é uma questão de escolha—sua e minha! É uma questão de onde mantemos nosso foco. Podemos permanecer paralisados pelo desespero ou podemos optar por aceitar o convite de Jesus de segui-Lo e Sua garantia de tranquilidade: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim" (João 14:1).

Deixo-vos a paz

Cerca de dois mil anos atrás, o Mestre da Galileia nos orientou como devemos proceder nesse mundo conturbado. Não era uma filosofia ou prosa banal, mas uma âncora pessoal para atracarmos em tempos de grande insegurança.

Nessa mesma noite Ele também falou sobre várias profecias que afetariam a todos eles. O mundo dEle e de Seus discípulos estava prestes a virar de cabeça para baixo. Em menos de um dia Ele seria morto—crucificado!

No entanto, Ele definiu categoricamente uma fórmula de esperança para nós em João 14:27-28: "Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Ouvistes o que Eu vos disse: vou e venho para vós" (grifo do autor).

Nessa declaração de Cristo se encontram três passos progressivos e específicos para ter-se em mente e uma grande responsabilidade para defender o que Ele disse. Vamos ver juntos passo a passo tudo isso. Jesus disse:

1) Ele ia ser tirado deles.

2) Ele deixaria um presente, que Ele chamou de "Minha paz".

3) Ele está voltando!

E entre todas essas dinâmicas das escrituras, Ele ofereceu uma garantia específica: "Não se turbe o coração".

A paz que Cristo menciona é algo que Ele mesmo tem experimentado e compartilhado com aqueles que respondem ao Seu chamado. Essa paz é um presente direto de Deus para aqueles que verdadeiramente mantêm o foco e a crença em Suas promessas e eles a experimentam em momentos de muito desespero.

Alguém já disse que "a coragem é o medo em espera". Nesse breve período devemos ter nosso foco nas promessas de Deus, em vez de em nossas premissas humanas, mesmo que nossos joelhos possam ainda estar trêmulos, mas certamente as inseguras paredes do nosso coração vão começar a firmar-se. Vamos refletir em algumas dessas promessas para que você não permita que "seu coração seja perturbado".

As grandes manchetes do céu

Antes de tudo, precisamos lembrar continuamente que as verdadeiras e grandes manchetes estão sendo preparadas no alto, não aqui abaixo. Não devemos permitir que as notícias recentes nos deixem deprimidos, em vez disso devemos ser fortalecidos com a verdadeira realidade assegurada pelas palavras de Deus, como diz em Isaías 46:9-10: "Lembrem-se de que Eu sou Deus e não há ninguém que se compare a Mim. Já há muito tempo que Eu venho anunciando a vocês o que vai acontecer no futuro e agora Eu prometo: 'Tudo o que planejei acontecerá; vou cumprir toda a Minha vontade'" (Bíblia Viva).

Sim, Deus é a nossa principal fonte de informação e não qualquer consultor desconhecido citado em um artigo que nos traz ainda mais dúvidas pessoais. Além disso, Deus dá um contexto e um propósito não baseado em viés político—apenas em santidade.

Imagine essa grande e fenomenal manchete estampada no seu jornal local: "Forças do Arcanjo Miguel Prontas para Entrar em Ação!" Esta é uma grande notícia que realmente você não vai ver nas manchetes cotidianas. Mas isso está acontecendo ao nosso redor diariamente em todos os sentidos.

Deus oferece uma promessa incrível aos Seus fiéis nestes tempos difíceis, pois Ele não se encontra distante e ausente como um senhorio cósmico. E é uma promessa em que você pode se agarrar em momentos de dificuldade!

Reflita nestas palavras de Daniel 12:1: "E, naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro" (grifo do autor).

Sim, Deus determinou que um grande ser angelical e seu exército vão proteger o Seu povo aqui embaixo!

"Que faremos?"

Talvez possamos ter uma visão do que atualmente é possível para nós, lançando um olhar em um evento encontrado em 2 Reis 6:15-17 acerca do servo do profeta Eliseu, que se sentia deprimido pelo que estava acontecendo ao seu redor.

A passagem diz: "E o moço do homem de Deus [Eliseu] se levantou mui cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu".

Assim como o servo atônito, naturalmente nós também podemos ter o foco nos modernos exércitos inimigos em vez de nas promessas tranquilizadoras de Deus. E, sem dúvida, os inimigos de hoje em dia são tão numerosos e reais como nos dias de Eliseu. Apenas os nomes mudaram, mas o objetivo continua sendo o mesmo. Lembre-se, porém, que Cristo deu um presente chamado de "a Minha paz".

Esta paz, a paz de Deus, só pode habitar em nós quando nossos olhos se voltam para Suas promessas. Todos nós, que editamos a revista A Boa Nova, levamos a sério a ordem bíblica de não olhar apenas para os inimigos modernos que ameaçam você e o restante do nosso público leitor, pois o mais importante é expandir e melhorar sua perspectiva espiritual para conseguir ver as incríveis forças envolvidas nesse grande plano de resgate de Deus.

Agora mais do que nunca, é hora de repetir a oração de Eliseu para que Deus possa não só abrir os nossos olhos como também dar-nos uma visão muito além desse tempo para fortalecer nossos corações inconstantes!

Uma dessas promessas se encontra em Mateus 24:21-22. Aqui Jesus Cristo assegura-nos que a ajuda está a caminho: "Porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias".

Aqui Jesus Cristo confirma especificamente três promessas:

1) Aquele tempo não será um fim definitivo!

2) A humanidade não vai ser extinta!

3) Depois Deus passa a olhar principalmente para aqueles que foram escolhidos ou selecionados por Ele—"os eleitos"—e que por sua vez comprometeram suas vidas com Ele!

Você pode estar dizendo: "Bem, isso é uma grande notícia para toda a humanidade no futuro, mas meu mundo está desmoronando à minha volta agora mesmo!" Certamente, esse estado de espírito é compreensível.

Em um mundo com sete bilhões de pessoas, podemos nos encontrar cada vez mais isolados e perdidos no meio da multidão—um mundo repleto de más notícias e rumores de guerras, que não conseguimos conciliar um pensamento com outro. Podemos nos identificar com o profeta Elias em uma caverna, quando ele ficou terrivelmente desanimado, e dizer como ele efetivamente fez, "Ninguém me ama; ninguém se importa comigo; não sei o que será de mim" (comparar 1 Reis 19).

Como cristãos, precisamos reconhecer a realidade espiritual de que Cristo nunca disse que nossa vida seria fácil, mas disse que daria a Seus seguidores os meios de superar quaisquer problemas que surgissem pelo caminho.

Sua paz não está edificada sobre a premissa de uma zona livre de conflito, mas sim de manter o foco correto. Enquanto nossa mente permanecer fixada nEle, nosso Pai Celestial "suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus" (Filipenses 4:19).

Deus está na tempestade

Lembro-me de muitos anos atrás, quando uma tempestade retumbou nas montanhas ao redor de Los Angeles, onde eu morava. Fui até a porta dos fundos para ver o espetáculo dos relâmpagos e trovões. Chamei nossas netas, Meghan e Kailyn, para vir assistir com o vovô.

Eu podia ouvir seus pezinhos correndo em minha direção. De repente, um trovão sacudiu toda a casa. Então, Kailyn exclamou à sua maneira: "Estou com medo!" e voltou correndo para os braços da avó.

Sua avó, minha esposa Susan, disse calmamente a ela que a voz de Deus poderia soar como um trovão, quando assim queria, e que Ele nos deu esse elemento da natureza para nos lembrar do Seu poder de amar. Então, eu vi Kailyn relaxar e voltar imediatamente ao normal.

Ela relaxou ao saber que não havia apenas um monte de luzes intermitentes e ruídos assustadores lá fora, mas Deus estava ali dentro da tempestade. Aí seu precioso coraçãozinho logo se encheu de tranquilidade. Em seguida, toda a família ficou ali assistindo e ouvindo Deus atuar não só nas maravilhas da natureza, mas também no coração de uma criança.

Mesmo que as tempestades da vida nos açoitem como um redemoinho ao nosso redor, vamos nos concentrar em nos agarrar nas promessas de Deus. Quando pensamos: "Isso é impossível!", então nos lembremos das palavras de Jesus: "As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus" (Lucas 18:27).

Quando reclamarmos que estamos muito cansados, devemos nos concentrar nesta promessa de Cristo: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mateus 11:28).

Quando dissermos: "Eu não sou tão inteligente," devemos nos lembrar da mensagem do apóstolo Paulo, dizendo que Cristo é a sabedoria personificada (1 Coríntios 1:30) e que sempre está disposto a nos auxiliar.

Quando nos sentirmos completamente desamparados, vamos buscar essa coragem que é o medo à espera e nos lembrar das últimas palavras do Senhor aos discípulos antes de subir ao Céu: "Eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos" (Mateus 28:20).

É hora de voltarmos o olhar para a admoestação amorosa de Jesus: "Não se turbe o vosso coração". E quando seu coração tiver acalmado, então ore para que Deus o guie para controlar seus batimentos cardíacos como alguém que está correndo muito rápido—de modo que você possa ficar tranquilo, tendo certeza que está tudo bem e que Deus está nessa tempestade conosco! BN