O Inferno Existe?

Você está aqui

O Inferno Existe?

Você tem medo de que um amigo ou alguém que você conheça estar queimando no inferno, agora e para sempre em um tormento de fogo? Por outro lado, você pode não estar muito preocupado que seus inimigos possam estar queimando no inferno.

Talvez você desdenhe esse conceito de inferno. Alguns pensam que isso é mera superstição. Afinal, se Deus é um Ser de grande amor, por que Ele condenaria as pessoas a sofrer uma agonia terrível perpetuamente no inferno?

Até mesmo para aquelas pessoas que se consideram cristãs, o inferno pode ser algo perturbador e difícil de entender. O que a Bíblia ensina—a verdade—é muito mais simples.

Muitos acreditam em um inferno de fogo eterno

Milhões de pessoas acreditam que seus inimigos e até mesmo alguns de seus entes queridos se encontram queimando no fogo do inferno. Uma pesquisa recente constatou que a maioria dos norte-americanos acredita num inferno de fogo. Mas não são apenas os norte-americanos que têm essa crença. Na Grã-Bretanha e Austrália, mais de três em cada dez entrevistados professavam crer na existência do inferno. E o mesmo número de pessoas no Canadá também crê que o inferno existe. No Brasil 28% das pessoas creem que existe um inferno, segundo uma pesquisa da agência de notícias Reuters.

Muitos acreditam que o inferno é um lugar real, onde as pessoas más, que viveram vidas pecaminosas, vão receber a punição eterna. Mas muitos pelejam para entender como um Deus Criador e amoroso condenaria a Sua criação a um tormento eterno. Como isso poderia ser chamado de amor?

O que de fato diz a Bíblia sobre o inferno? Será que a Palavra de Deus descreve-o como um lugar real ou algo simbólico? O inferno seria simplesmente uma ficção ou algo completamente diferente?

Você sabia que os primeiros cristãos não acreditavam na ideia de um inferno que queima eternamente? Isso nunca fez parte dos ensinamentos de Jesus ou da Bíblia! Vamos procurar entender exatamente o que Jesus ensinou à Igreja primitiva sobre o inferno e o julgamento. Mas primeiro, vamos investigar de onde surgiu realmente a ideia do tormento em um fogo eterno como sentença por uma vida pecaminosa.

O inferno de Dante

Nos primórdios do ano 1300, o poeta italiano Dante Alighieri escreveu uma descrição imaginária do inferno em sua obra A Divina Comédia. O episódio inicial desse poema épico é conhecido como o Inferno.

Provavelmente, essa história seja a responsável pelas noções comuns de inferno atualmente. Como essa história sobre um tipo de inferno poderia influenciar e fazer com que milhões de pessoas acreditassem nisso?

Em seu poema, Dante imagina que o antigo poeta romano Virgílio o leva a uma visita guiada ao inferno.

Na porta de entrada para o inferno de Dante encontra-se uma inscrição sinistra que adverte: "Deixai aqui todas as esperanças, ó vós que entrais" (A Divina Comédia, Tradução José Pedro Xavier Pinheiro, Editora Atena, Canto III, p. 31).

Virgílio diz a Dante sobre a viagem através do inferno: "Eu guiar-te-ei tirando-te daqui e pelo eterno assento ouvirás o desespero, verás antigas almas sofredoras, uma segunda morte suplicando" (Canto I, p. 21).

Dante é conduzido através de nove círculos do inferno—vários níveis de vida torturantes após a morte. Ele escreve sobre o que ele prevê: "Lá embaixo um grosso breu fervia. Eu olhava, mas nada via a não ser as bolhas de piche que a fervura levantava" (Canto XXI, pp 189-190). Ele olha e vê alguém condenado nesse nível: "O pecador ainda tentou ressurgir na superfície, mas vários demônios que estavam sob a ponte saíram e o perfuraram com mais de cem garfos" (Canto XXI, pp 190-191).

Dante vê almas trancadas em túmulos de fogo escaldante, pessoas que se esvaem em sangue e chuvas de fogo. Demônios cruéis espetam, arrastam, chicoteiam e fustigam aqueles que estão perdidos. Esses pecadores são enterrados de cabeça e sofrem miseravelmente com chamas ardentes queimando seus pés.

No entanto, este não é o destino de todos. Outros estão congelados em um lago até a cabeça para sofrer a agonia lancinante e penetrante do frio—que faz com que fiquem batendo queixo.

Dante criou imagens visuais extasiantes e inesquecíveis, que ficaram gravadas na mente das pessoas. Ele jogou com nossos piores medos. Ele imaginou que chamaria a atenção e traria o temor ao mundo com essas cenas emotivas—séculos depois, vimos isso mostrado em filmes e na cultura popular.

Essa história sobre o inferno de Dante e suas ideias de punição do pecador nesse poema foi mais eficaz em sua descrição horrenda do que a Bíblia para moldar o pensamento do mundo. Não podemos esquecer que aquela época era muito diferente da de hoje. Não havia livrarias para se adquirir a Bíblia e, certamente, não havia uma Bíblia em cada casa (a imprensa seria inventada quase um século e meio depois).

Não é de se admirar que as pessoas acreditassem que aquilo era verdade. Apesar de a obra de Dante não fazer nenhuma referência a passagens bíblicas, ela tornou-se o ponto de referência do que as pessoas acreditam sobre a vida após a morte. Até mesmo A Enciclopédia Católica chama seu poema de "poema Sagrado". Aparentemente, o Inferno de Dante tornou-se o padrão de como é o inferno e de quem iria para lá.

Mas essa história é pura ficção!

Porém, é importante lembrar que o poema Inferno é uma ficção—uma fantasia e uma imaginação! É uma história de faz-de-conta—sem nenhuma evidência factual! Este poema não é literal. Não é nem de longe uma interpretação baseada em fatos de ensinamentos da Bíblia sobre o inferno! Ele não descreve nada do que Jesus ensinou sobre o destino dos pecadores!

Dante escreveu A Divina Comédia como uma alegoria, um poema imaginário. Ele reflete a política e a história da Itália de sua época.

No entanto, isso não muda o incrível impacto que teve sobre ideias das pessoas sobre o inferno. Ele despertou e reforçou a crença de que há uma terrível punição para as pessoas perversas e incorrigíveis em um inferno de fogo ardente.

Infelizmente, muitos passaram a acreditar que as descrições de Dante são, de um modo ou de outro, corretas. No entanto, elas não são de jeito nenhum!

Isso pode ser chocante, mas, de acordo com a Bíblia, não existe esse inferno popularmente conhecido. Este tipo de inferno que a maioria das pessoas acreditam não existe e nem é mencionado na Bíblia. Mas não me interprete mal: A Bíblia ensina que haverá um julgamento para cada ser humano, mas não ensina que nenhum julgamento terminará em tormento eterno em um fogo ardente.

"Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal" (2 Coríntios 5:10 ).

Mas o que vai ser exatamente o castigo final dos pecadores impenitentes?

Muitas ideias estão girando no ar. O Grupo de Pesquisa Barna constatou: "Embora não exista uma opinião dominante sobre inferno, particularmente duas perspectivas são populares. Quatro em cada dez adultos acreditam que o inferno é "um estado de eterna separação da presença de Deus" (39%) e um terço (32%) diz que é 'um lugar real de tormento e sofrimento, aonde as almas das pessoas vão após a morte'. A terceira perspectiva é a de que um em cada oito adultos acredita que ‘o inferno é apenas um simbolismo de um resultado ruim desconhecido após a morte’ (13%)" (Barna.org, 21 de outubro de 2003).

Estas são apenas algumas das muitas ideias sobre o inferno. A Bíblia ensina que alguma dessas ideias é correta? Não.

O que a Bíblia realmente ensina sobre o inferno

Observe esta breve e poderosa escritura: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 6:23, grifo do autor).  

Você observou o contraste descrito neste versículo? O que os pecadores ganham? Eles ganham a morte e não a vida eterna no inferno. Por outro lado, o dom de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Salvador. Então, o ensinamento claro de Deus é que "o salário do pecado é a morte", não "vida eterna em tormento". Simples, mas verdadeiro—ainda assim muitos estão confusos sobre essa verdade!

Observe como a Escritura descreve claramente isso. Deus diz: "Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá" (Ezequiel 18:4). Alguns versículos depois, Deus repete isso com mais ênfase: "A alma que pecar, essa morrerá" (versículo 20).

Isto é expressivo! Há uma grande diferença entre o que Deus diz e o que muitas pessoas acreditam. Deus nos diz que as almas podem morrer. A Bíblia diz claramente que você não vai viver para sempre como uma alma imortal no céu ou no inferno!

O próprio Jesus ensinou: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).  

Há algo significativo neste versículo famoso que você pode ter deixado passar. Jesus nos diz que sem o Seu sacrifício, nós vamos morrerperecemos—não vivemos para sempre de forma separada. “Perecer" não significa apenas parar de viver, mas ser destruído ou "tornar-se nada"—deixar de existir. De nenhuma maneira isso significa ter uma vida eterna em tormento.

Você pode não ter notado, mas foi isso que Jesus ensinou. Portanto, enfrente esse desafio: Você está disposto a ser honesto consigo mesmo e olhar os fatos da Bíblia e aceitar que o seu entendimento atual está errado?

O fogo do inferno acaba com a existência do impenitente

Aqui está outra passagem que Deus inspirou e que você deveria dar uma olhada. Ela proporciona uma visão verdadeira sobre o inferno:

"Porque eis que aquele dia vem ardendo como forno; todos os soberbos e todos os que cometem impiedade serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo . . . E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que farei, diz o Senhor dos Exércitos" (Malaquias 4:1, 3).

Será que haverá punição para os ímpios? Sim. E será um inferno de fogo que queima eternamente? Não. Como punição, os malfeitores vão queimar rapidamente, não vai haver tortura eterna, mas uma sentença rápida e misericordiosa. Os pecadores impenitentes não serão atormentados para sempre. Em vez disso, eles serão totalmente queimados—destruídos e reduzidos a cinzas.

Isso pode parecer surpreendente para você. Mas é isso o que a Bíblia ensina! Todos aqueles que, consciente e voluntariamente, rejeitarem o caminho de vida de Deus simplesmente vão deixar de existir; eles não vão sofrer para sempre.

Sem dúvida, a Bíblia diz que todas as pessoas que decidirem não se arrepender da má atitude e do pecado serão punidas pelo fogo―mas não nesse inferno mítico da imaginação humana. A Bíblia mostra que Deus é um Deus de misericórdia e de amor. Os ímpios serão consumidos de uma vez pelo fogo, rapidamente, e depois esquecidos. Eles não serão torturados por toda a eternidade. Eles receberão uma punição eterna (deixando de existir), mas não serão punidos eternamente. Mais uma vez, a morte deles, a punição eterna, vai durar para sempre, mas não sofrerão punição para sempre.

Portanto, Deus é realmente o Deus de grande misericórdia, sabedoria e justiça. Você não precisa se preocupar com essas tradições inventadas. Em vez disso, você pode ser consolado e encorajado a entender o que Jesus realmente ensinou nas páginas da Bíblia.

Há muito mais a dizer sobre o tema inferno. A seção seguinte examina algumas questões específicas para ajudá-lo a entender mais profundamente.

Entendendo o que Jesus ensina sobre o inferno

Alguém poderia lhe dizer: Espere um pouco, não ensinou Jesus sobre o inferno? E quanto a Mateus 10:28? Que diz: "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo".

A qual inferno Jesus aqui se refere? Jesus disse que as pessoas não sofreriam tormento eterno. Em nossas Bíblias em português, a palavra inferno, nesse caso, foi traduzida da palavra grega gehenna, que se refere a um vale nos arredores de Jerusalém. A palavra gehenna é derivada do termo hebraico Gai Hinnom, que significa o Vale de Hinnom (Josué 18:16).

Hoje em dia, isso seria uma referência ao lixão da cidade—onde os detritos e os resíduos eram jogados e consumidos pelo fogo, que ali ardia sem parar. As carcaças de animais mortos—até corpos de criminosos mortos—também eram lançados nesse gehenna para serem eliminados. Jesus se utilizou desse local e o que ocorria por lá para nos ajudar a compreender o destino do impenitente no futuro—como vimos acima, eles serão queimados pelo fogo.

Deus destruirá os ímpios, mas sem a correta compreensão histórica, muitas pessoas tiram conclusões incorretas e têm ideias erradas sobre esse versículo. Se você tivesse vivido em Jerusalém na época de Cristo, o que será que viria à sua mente quando Jesus mencionasse o gehenna? Naturalmente, você iria pensar no "lixão da cidade", onde lixo e corpos mortos eram queimados.

Jesus usa a palavra gehenna para descrever o que a Bíblia chama de lago de fogo em outra escritura. Deus pode destruir—extinguir—o corpo e a alma (o ser físico consciente e não uma alma imortal) nesse gehenna. Quando Deus destruir uma pessoa incorrigível neste gehenna, o resultado será a morte eterna.

E quando os maus serão punidos? Quando é que esse castigo vai acontecer? Isso acontece logo após a morte? Gehenna também é a palavra que Cristo usa para se referir ao que Apocalipse 20:10 e versículos 14-15 chama de "o lago de fogo". Isso configura a "segunda morte"—a morte eterna e permanente. Esta é uma referência ao destino final dos ímpios. "A segunda morte" significa receber a pena da morte eterna, sem chance de ressurreição para a vida eterna! Aqueles que fecharem suas mentes, nunca se arrependerem ou se negarem a render-se a Jesus Cristo serão totalmente queimados—destruídos.

Apocalipse 21:8 diz: "Quanto, porém, aos covardes . . . e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte” (ARA). Ezequiel 18:4 diz: "A alma que pecar, essa morrerá"—novamente, a alma não é imortal.

Então, virá o tempo em que Jesus, finalmente, vai fazer com aqueles que se recusam a se arrepender assumam a responsabilidade pessoal por suas ações, o que, para eles, significa o lago de fogo ou a segunda morte. Mas certamente não vai ser uma eternidade em agonia!

Esperança e misericórdia

Mas há esperança: "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânime para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se" (2 Pedro 3:9).

Não há contradição em Deus; Ele realmente é um Deus de misericórdia e amor. Aqueles que rejeitarem voluntariamente o Seu caminho de vida serão lançados no fogo do inferno para serem queimados. Eles não vão sofrer eternamente no inferno ou de forma alguma serão torturados por toda a eternidade.

Todos nós devemos ser gratos à justiça de Deus e Sua equidade e Seu plano de salvação através de Cristo! BN