O Mistério das Ressurreições Mencionadas na Bíblia

Você está aqui

O Mistério das Ressurreições Mencionadas na Bíblia

Paulo lança luz para nessa verdade bíblica frequentemente negligenciada enquanto reconhece a mortalidade humana: "Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda" (1 Coríntios 15:22-23).

Paulo descreve uma ordem de ressurreições começando com "os que são de Cristo, na sua vinda", que Apocalipse 20:5 se refere como "a primeira ressurreição". Uma ordem de ressurreições que começa com uma chamada de "a primeira", significando que há subsequentes e sequenciais ressurreições—e, de fato, essas são descritas mais detalhadamente em outros lugares na Bíblia.

A primeira ressurreição para aqueles que são de Cristo

Paulo descreve a primeira ressurreição, daqueles que foram servos fiéis de Cristo, na Sua vinda, desta forma: "Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade" (1 Coríntios 15:51-53).

Aqueles levantados e transformados para a imortalidade na volta de Cristo viverão e reinarão com ele durante mil anos: "E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar... e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram" (Apocalipse 20:4-5).

A glória daqueles que serão "revestidos" de imortalidade os colocará perpetuamente fora do alcance da morte: "Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte" (versículo 6). Estes serão dotados de vida eterna, à semelhança de Cristo (1 João 3:2), alcançando o destino daqueles que permanecem fiéis—ter "a imagem do celestial" (1 Coríntios 15:49). Esta primeira ressurreição, daqueles que aprenderam o caminho de Deus e foram feitos imortais antes do resto do mundo, é chamada de "uma melhor ressurreição" (Hebreus 11:35).

A segunda ressurreição para aqueles que nunca conheceram a Deus e Cristo

E quanto àqueles descritos no livro de Apocalipse como "os outros mortos", que "não reviveram, até que os mil anos se acabaram" (Apocalipse 20:5). Quem são eles? E o que será deles?

Em primeiro lugar, "os outros mortos" constituem todos aqueles que não eram "de Cristo, na sua vinda " e se dividem em duas categorias―aqueles que morreram sem nunca ter conhecido verdadeiramente a Cristo, e aqueles que, voluntariamente, rejeitaram-NO como seu Salvador pessoal. Estas são duas categorias muito diferentes de pessoas, enfrentando dois destinos muito diferentes.

O primeiro grupo, que morreu sem nunca ter conhecido a Cristo, é descrito estando diante do trono de Deus em uma segunda ressurreição: "E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros" (Apocalipse 20:12).

O profeta Ezequiel recebeu uma visão de Deus, na qual viu um grande número de israelitas mortos há muito tempo voltando à vida como seres humanos, em carne e sangue. Nessa visão, "o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército grande em extremo" (Ezequiel 37:1-10).

"E," Deus disse-lhes: "sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair das vossas sepulturas, ó povo meu. E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra, e sabereis que eu, o SENHOR, disse isso e o fiz, diz o SENHOR" (versículos 13-14).

Um Deus misericordioso que, esperando que ninguém pereça, se manifesta a todos aqueles a quem os "livros" da Bíblia nunca tinham sido abertos (no sentido de compreensão) e os traz de volta à vida para lhes oferecer um relacionamento íntimo com Ele e para dar-lhes Seu Espírito―uma poderosa demonstração de um Deus misericordioso e desejoso de que ninguém venha a morrer, e que estende Suas mãos aos túmulos das pessoas que não foram salvas para lhes oferecer a vida.

Enfim, a última ressurreição destinada àqueles que rejeitaram a Deus

Mas um Deus misericordioso, para ser perfeito, também deve ser justo. Aquelas pessoas que consciente e deliberadamente desafiaram as misericórdias e os mandamentos de Deus em suas vidas, mesmo depois de conhecer a Deus e Sua verdade enfrentarão um destino bem diferente nessa última ressurreição―a segunda morte: "a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo" (Apocalipse 20:14-15).

Os impenitentes incorrigíveis e perversos das eras passadas encontrar-se-ão com seu Criador numa ressurreição para receber a justiça através de uma segunda morte no lago de fogo, da qual não haverá ressurreição.

O ensino bíblico sobre as ressurreições proporciona esperança, destino e justiça para todos. Haverá três ressurreições para três grupos distintos de pessoas―cada um em sua própria ordem, cada um em seu próprio tempo através do poder de um Deus perfeitamente misericordioso e perfeitamente justo que não quer que ninguém morra. Para saber mais sobre essas ressurreições, com explicações bíblicas muito mais detalhadas, baixe ou solicite nosso livro grátis O que acontece Depois da Morte?