O Rapto Secreto é Verdade?

Você está aqui

O Rapto Secreto é Verdade?

Imagine aviões sem pilotos caindo do céu, carros sem motoristas se chocando com outros e aquelas pessoas que foram "deixadas para trás" procurando ansiosamente seus entes queridos desaparecidos, como mostrado em um recente filme. Muitos afirmam que isso vai acontecer—mas essa ideia de "arrebatamento secreto" é bíblica?

Muitas pessoas que creem na Bíblia entendem que estamos nos aproximando de um tempo de guerra generalizada, de epidemias de doenças e calamidades naturais. Tudo isso vai levar ao que a profecia bíblica chama de a Grande Tribulação, seguida pelas terríveis calamidades do Dia do Senhor. O livro de Apocalipse diz que, nesse tempo do fim, sete anjos vão tocar sucessivamente sete trombetas, cada uma anunciando grandes eventos durante nesse tempo e que levará ao retorno de Jesus Cristo como o Rei dos Reis (Apocalipse 8-9; 11:15).

Alguns acreditam que serão poupados dessas calamidades mundiais por meio de um rapto secreto—creem que isso vai ocorrer, dependendo em quem você pergunte, três anos e meio ou sete anos ou alguns meses antes do retorno de Cristo. Segundo essa doutrina do rapto secreto—ou arrebatamento pré-tribulação—Cristo vem para levar os cristãos em segurança para o céu, antes de começar os anos de tribulação.

E você? Você também espera ouvir o soar de uma trombeta e imediatamente subir ao encontro de Jesus nas nuvens—antes das grandes calamidades do fim dos tempos?

Por outro lado, não seria desolador quando essas coisas começarem a acontecer e você e outras pessoas não forem arrebatadas? Provavelmente, isso poderia comprometer toda a sua fé e crença em Deus!

Portanto, temos de perguntar: O que realmente a Bíblia ensina sobre o arrebatamento? Vamos explorar quatro passagens bíblicas para ver se a Bíblia responde a essa pergunta: O rapto secreto é verdade?

A história do arrebatamento pré-tribulação é fascinante, por isso é fácil entender por que as pessoas querem acreditar nela. No entanto, quando buscamos nas Escrituras e captamos corretamente o sentido das sete trombetas, veremos que o ensinamento popular do rapto secreto não se encaixa com o que Deus nos diz na Bíblia.

Arrebatados ao céu depois de um toque de trombeta

Sem dúvida, se você acredita no rapto secreto, então pode estar dizendo: “Esse artigo está errado. O apóstolo Paulo menciona o rapto secreto na Bíblia em 1 Tessalonicenses”.

Vamos analisar essa passagem. Em 1 Tessalonicenses 4:13-17, no primeiro século, Paulo escreve para a igreja de Tessalônica:

"Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor".

Esta é a passagem predominante usada para apoiar o ensinamento do rapto secreto —a palavra traduzida como “arrebatados” no versículo 17 poderia ser traduzida por “raptado”, uma vez que “arrebatado” significa simplesmente “pego de surpresa”. Mas o contexto na doutrina do arrebatamento pré-tribulação está totalmente errado. Veja aqui como a trombeta é mencionada. Para compreender corretamente esta passagem devemos compará-la com outras três passagens do Novo Testamento, que descrevem os mesmos eventos.

Os cristãos vão ser reunidos no retorno de Cristo, ao som de uma trombeta, após a tribulação

Agora vamos ver o que Jesus ensinou sobre a Sua segunda vinda e a reunião dos santos na famosa profecia do Monte das Oliveiras, chamada assim porque foi dada nesse lugar ao redor de Jerusalém (Mateus 24-25; Marcos 13; Lucas 21). Muitas pessoas vão dizer-lhe que o arrebatamento e a segunda vinda de Cristo são dois eventos distintos e separados em diferentes tempos. No entanto, a Bíblia revela onde está o erro nesse ensinamento. Os seguidores de Cristo serão salvos, mas não da maneira comumente descrita na doutrina do rapto secreto.

Aqui está o que Jesus disse, conforme registrado em Mateus 24:29-31: "E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos [ou povo escolhido, os verdadeiros cristãos] desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus".

Alguns diriam que isso se aplica apenas aos convertidos durante esse período de tribulação—e não aos crentes, supostamente arrebatados antes da tribulação. Contudo, logo vamos ver em outras passagens que todos os crentes que morreram e os que estiverem vivos no retorno de Cristo vão subir juntos na ressurreição à vida eterna, apenas com um breve momento separando estes dois grupos. As escrituras não mostram outro grupo ressuscitando para a imortalidade em um tempo antes disso.

Há muita semelhança entre o que Jesus ensinou na Profecia do Monte das Oliveiras e o que Paulo escreveu em 1 Tessalonicenses. Lembre-se que nesta passagem Paulo escreveu que aqueles que estivessem vivos no momento da segunda vinda de Cristo não iriam ascender antes daqueles que morreram na fé, porque os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.

Vimos também que, na Profecia do Monte das Oliveiras, Jesus falou sobre o ajuntamento de Seus seguidores desde os "quatro ventos", ou seja, em todo o globo terrestre, depois da tribulação.

Será que as passagens de 1 Tessalonicenses e da profecia do Monte das Oliveiras não descrevem os mesmos eventos? O assunto deve estar mais claro agora—mas vamos analisar mais duas passagens para nos ajudar a montar as peças desse quebra-cabeça.

Ressurreição e transformação ante a última trombeta

A terceira passagem que veremos também foi escrita pelo apóstolo Paulo—1 Coríntios 15:50-53: “E, agora, digo isto, irmãos: que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade”.

Observe que isso ocorre na última trombeta. As peças desse quebra-cabeça começam a se encaixar. Todas as três passagens das Escrituras que lemos (1 Tessalonicenses, Mateus e 1 Coríntios) estão descrevendo o mesmo evento—que acontece na última trombeta! Temos mais uma passagem para acrescentar a essa análise.

A ressurreição segue as sete trombetas de Apocalipse

Assim como Mateus 24 mostrou que os alarmantes sinais celestiais seguiriam a Tribulação, o livro do Apocalipse do mesmo modo apresenta esses acontecimentos (comparar Apocalipse 6:9-14). E Apocalipse mostra ainda que isso introduz o grande dia da ira de Deus (versículo 17), em outra passagem conhecido como o Dia do Senhor, que vai adicionar um ano mais à calamidade anterior (ver Isaías 34:8).

Em seguida, Apocalipse 8 e 9 descrevem seis grandes eventos que vão acontecer durante o Dia do Senhor—seguido de um sétimo em Apocalipse 11:15. Como mencionado antes, esses eventos são apregoados ao toque de sete trombetas. Na última, ou sétima trombeta, Cristo será anunciado como novo governante do mundo e retorna para ressuscitar e conhecer Seus seguidores.

Aqui está o que o apóstolo João foi inspirado a escrever em Apocalipse 20:4-6 sobre essa ressureição no tempo do retorno de Cristo:

"Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos.

"Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos. (O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos). Esta é a primeira ressurreição. Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos" (Nova Versão Internacional).

Observe que essa primeira ressurreição, que é apenas uma ressurreição, inclui todos os seguidores de Cristo do passado bem como aqueles que são martirizados na época da Grande Tribulação. A ressureição dos crentes no tempo do fim não ocorre no período da tribulação final nem no Dia do Senhor—ela ocorre somente depois.

Todas as passagens que examinamos estão descrevendo os mesmos eventos. Aqueles que são arrebatados para encontrar com Cristo no ar, em 1 Tessalonicenses 4, não pode preceder os que estão mortos, porque os mortos vão ressuscitar primeiro. Os mortos são ressuscitados, ao som da sétima trombeta, quando Cristo voltar após o período da tribulação—e os crentes que estiverem vivos serão transformados no momento seguinte para fazer parte dessa mesma ressurreição.

A conclusão bíblica

Quando vemos essas escrituras, fica evidente que não há nenhum apoio bíblico para o arrebatamento pré-tribulacionista. Os seguidores de Jesus Cristo serão arrebatados para encontrar-se com Ele, mas isso vai ser depois da tribulação e das trombetas do Dia do Senhor, ao som da última ou sétima trombeta, quando todos os verdadeiros cristãos, que morreram ou ainda estejam vivos, serão transformados simultaneamente.

Essa trombeta sobrenatural providencia uma chave para entender os acontecimentos que levam ao retorno de Cristo para estabelecer o reino de Deus na Terra.

Os mortos em Cristo ressuscitarão e Seus seguidores ainda vivos serão transformados e "arrebatados juntamente . . . nas nuvens". No entanto, eles não vão ficar nas nuvens—nem vão regressar definitivamente para habitar no céu, como alguns imaginam. Jesus Cristo está vindo à Terra para salvar a humanidade e estabelecer o Reino de Deus sobre todas as nações. Esta é a esperança para todos aqueles que esperam Seu retorno!

Se você está esperando o retorno de Jesus Cristo, é importante que entenda os grandes passos do plano de salvação de Deus, inclusive a ressurreição dos crentes em Sua segunda vinda. Assim, você não vai ficar decepcionado quando você e outros não forem arrebatados. Não deixe que um ensinamento antibíblico mine toda a sua fé e crença em Deus!

Felizmente, há muitas passagens que, ao se estudar cuidadosamente, mostram que Deus vai proteger o Seu povo nesses últimos e trágicos dias (Mateus 24:13; Lucas 21:36; Apocalipse 12:14)—mas essa proteção será aqui na Terra, enquanto aguardamos essa ditosa ascensão para nos encontrar com o nosso Salvador, que virá no fim dessa terrível época! BN