O seu pagamento de sinal para a Divindade

Você está aqui

O seu pagamento de sinal para a Divindade

"Walt Disney, Ted Williams, e Austin Powers — de relance eles não parecem ter muito em comum", assim começa um relatório da ABC News, em 27 de julho de 2011, por Bob Woodruff. "Mas estes três são, possívelmente, os nomes mais famosos associados ao congelamento criogênico".

O relatório continua com algumas informações: "A ideia de criopreservar os seres humanos surgiu das páginas da ficção científica na década de 1960, quando Robert Ettinger inspirado pela leitura de uma história de ficção científica, fundou o Instituto Criogênico em Clinton Township, Michigan”.

"Dentro do instituto, mais de cem pessoas flutuam dentro de tonéis gigantes, cheios de nitrogênio em temperaturas abaixo de 130 graus célsius, esperando que um dia, no futuro, algum médico possa reanimá-los”.

"'A intenção do meu pai era que ele, sua família e amigos tivessem uma chance de viver mais tempo e aproveitar a promessa da tecnologia do futuro’, disse David Ettinger à ABC News".

Se você soubesse de uma maneira que poderia garantir a vida eterna — além da criogenia —você a buscaria?

Na verdade, há uma maneira de viver para sempre e é garantida por um pagamento de sinal para a divindade.

O que é um pagamento de sinal?

Você já comprou alguma coisa onde você faz um pagamento a título de sinal e princípio de pagamento da compra para ser totalmente concretizada em uma data posterior? Isso pode servir como metáfora para o cumprimento da promessa de Deus de nos dar a vida eterna em Seu Reino. Ele nos dá hoje o pagamento a título de sinal para a divindade e o restante do prometido em uma data posterior.

Lembre-se disto: Deus promete um pagamento a título de sinal para a divindade, para a sua futura vida divina, e está disponível para você agora, hoje mesmo, com a sua cooperação e investimento. No entanto o sinal de Deus para a divindade vem com certas condições.

Jesus Cristo já passou por este processo como um precursor e cumpriu perfeitamente as condições determinadas (Hebreus 5:8-9). Ele foi ambos o Filho do Homem, assim como o Filho de Deus, através do poder do Espírito Santo. Jesus morreu, como todos os seres humanos morrem, mas Ele viveu novamente, levantado para a vida divina, a qual Deus pretende conceder a toda a humanidade (1 Timóteo 2:4, João 3:16-17).

Ainda assim, muitas pessoas se perguntam se vão viver de novo.

Quando eu morrer, viverei outra vez?

O patriarca Jó perguntou e respondeu esta pergunta: "Morrendo o homem, porventura, tornará a viver? Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança [ressurreição dos mortos]. Chamar-me-ias, e eu te responderia; afeiçoa-te à obra de tuas mãos", isto é, a pessoa que Deus terminou de preparar para a vida futura (Jó 14:14-15, ênfase adicionada em todo o texto).

De Gênesis a Apocalipse, a doutrina da ressurreição dos mortos é o único caminho para a vida eterna. Dois bilhões de cristãos professos não entendem ou não querem admitir a ressurreição dos mortos, preferindo a doutrina artificial e antibíblica de ir conscientemente para o céu ou o inferno depois da morte. (Para saber a verdade sobre este assunto, solicite ou baixe nosso livro grátis Céu e Inferno: O que Realmente Ensina a Bíblia?)

A instrução do apóstolo Paulo sobre a ressurreição é lógica e incontestável (veja 1 Coríntios 15).

Jó entendia o propósito final de Deus para a vida humana. Ele pretende mudar os seres humanos para seres divinos. Deus quer filhos em sua família, bilhões deles. É por isso que foi criada a humanidade.

A ressurreição dos mortos é o milagre culminante de Deus na vida das pessoas, transformando-as de seres humanos para seres divinos, como Ele mesmo! Muitos cristãos têm esta esperança, em certo grau, mas não entendem que isso exige uma transformação para o caminho de vida de Deus aqui e agora (Romanos 12:2).

A divindade depende na ressurreição de Jesus

No final da Sua vida humana, Jesus disse a Seus discípulos que os deixaria — Ele iria morrer e ressuscitar dentre os mortos. Eles estavam tristes por isso. Como disse Jesus: "E, agora, vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais? Antes, porque isso vos tenho dito, o vosso coração se encheu de tristeza. Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador [o Espírito Santo] não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei" (João 16:5-7). Este Espírito Santo seria o prometido pagamento a título de sinal para a divindade em avanço.

Os discípulos de Cristo não entendiam a ação espiritual de Deus que transformaria pessoas comuns, carnais, egoístas em pessoas extraordinárias e altruístas para que um dia pudessem se tornar os filhos eternos de Deus, imortais e abnegados. Então, Jesus disse que eles não entenderiam naquele momento o que Ele estava fazendo, mas que logo depois entenderiam (João 16:12-14).

Há uma progressão lógica, passo a passo, de como tudo isso acontece e está fielmente estabelecida nas Escrituras.

Jesus, que não tinha pecados, teve de suportar a pena por todos os pecados da humanidade em Seu terrível sofrimento e morte (João 3:16-17, Romanos 5:8-10, Gálatas 3:13). Deus, o Pai, em seguida, teve que ressuscitá-Lo ao Seu trono, de onde, Eles por meio de Seu Espírito, poderiam transformar seres humanos em seres inclinados para o Espírito, gerados filhas e filhas de Deus (Gálatas 2:20, 1 Pedro 4:12-13; Romanos 12: 1-2, 2 Coríntios 6:18).

A promessa de Deus de uma vida divina para você está completamente ligada à morte e ressurreição de Jesus. Antes, Jesus havia assegurado a Seus discípulos que se Ele não fosse, o Espírito Santo não seria enviado a eles (João 16:7).

No versículo 13 Ele os encorajou com o que o Espírito de Deus proporcionaria: "Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir." (Para saber a verdade sobre a natureza do Espírito Santo e como ele atua, não deixe de solicitar ou baixar gratuitamente o livro Deus é uma Trindade?)

A maioria dos que professam ser cristãos sabem que precisam de sangue derramado de Jesus para cobrir seus pecados. Mas eles não entendem que há condições para o dom do Espírito Santo, o pagamento a título de sinal para a divindade, e que a ressurreição é a transição da morte física para a vida divina.

Além disso, eles não têm nemhuma compreensão vital de que a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos é essencial para a ressurreição de outros seres humanos a seguir. O apóstolo Paulo, escrevendo sob a inspiração divina, é categórico sobre esta questão. Se Jesus Cristo não foi ressuscitado, não poderia haver ressurreição de outros que já morreram (comparar cuidadosamente 1 Coríntios 15:13-18 e Hebreus 6:17-20).

Do pó da terra à divindade

Adão, o primeiro ser humano, foi feito do pó comum da terra (Gênesis 2:7). Embora Deus tenha criado Adão e Eva exatamente como planejou e disse que era muito bom (Gênesis 1:31) as escolhas que fizeram sob a influência de Satanás mudaram a relação entre Deus e o homem. O rei Davi se via, no Salmo 22:6, como "um verme" e nos diz no Salmo 39:5 que "todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade" — transitório, insatisfatório e vazio.

Deus fez Adão do pó da terra, o primeiro passo de Deus tornando o homem à Sua imagem — fisicamente (Gênesis 1:26). Como Paulo escreveu em 1 Coríntios 15:47-49: "O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem [Jesus Cristo, por quem a vida espiritual chegaria à humanidade], o Senhor, é do céu”.

"Qual o terreno [ser humano de carne e sangue], tais são também os terrenos; e, qual o celestial [um ser espiritual vivificante (versículo 45)], tais também os celestiais [isto é, aqueles que são transformados para ser como Cristo]. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial" (1 Coríntios 15:47-49). Os seres humanos são feitos de terra para um dia ser transformados em divindades!

Se conhecemos este fato verdadeiro, nós, seres humanos, deveríamos caminhar humildemente nesta vida, reconhecendo nossa fraqueza física enquanto olhamos para a força de Deus, que vem através do Espírito Santo. E isso Jesus fez enquanto ser humano: "E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz" (Filipenses 2:8). Deus diz que a humildade precede a honra (Provérbios 18:12) — como esta frágil e humilde vida humana precede a promessa de nossa poderosa e gloriosa vida divina.

Condições para a divindade

É bastante comum as pessoas de muitas posses definirem certas condições a serem cumpridas por seus herdeiros para que recebam a sua herança. Da mesma forma, Deus prometeu dar a todos os seres humanos a vida eterna como herança divina, mas não sem condições.

Infelizmente, a maioria dos cristãos foi ensinada que Deus não exige nada deles, exceto receber verbalmente a Jesus como seu Salvador. Alguns professores de religião argumentam que é presunção dos seres humanos pensarem que podem obedecer ao caminho Deus para a salvação já que a tentativa de fazer isso usurpa a exclusividade redentora de Cristo.

Jesus, no entanto, ensinou explicitamente, "Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos" (Mateus 19:17). Isso não é ganhar a salvação, mas é uma condição para a salvação (que requer a ajuda e o perdão de Deus através de Cristo, onde estamos aquém do esperado). Jesus disse ainda que aqueles que guardam e ensinam as leis de Deus são considerados grandes (Mateus 5:19), visto que eles demonstram a Deus que acreditam que Seu caminho de vida é muito superior ao caminho deste mundo (Provérbios 14:12).

Toda a história da humanidade demonstra que os seres humanos são incapazes de conduzir-se adequadamente para garantir a paz e a prosperidade. "Eu sei, ó SENHOR, que não é do homem o seu caminho [como ele deve viver] nem do homem que caminha, o dirigir os seus passos" (Jeremias 10:23).

Se os seres humanos estabelecem condições para os seus herdeiros receberem sua herança, por que é estranho pensar que Deus Todo-Poderoso poderia e requer do Seu povo certas condições para receber a vida divina e eterna?

Deus, de fato, exige certas coisas de seus herdeiros, para o nosso bem, para que possamos receber o dom da vida eterna. Vamos explorar brevemente cinco condições que Deus estabelece para que recebamos Seu pagamento a título de sinal para a divindade.

Primeiramente, Deus chama e nós devemos atender

Jesus disse que não podemos vir a Ele se o Pai não nos chamar. "Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último Dia" (João 6:44).

Ele repete esta verdade um pouco mais adiante: "Por isso, eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai lhe não for concedido" (versículo 65).

Mas Deus é generoso e chama muitas pessoas. Nada acontece para iniciar o processo de nossa salvação até que Deus Pai nos chame. O chamado de Deus é Sua prerrogativa, não é nossa. Nosso dever é responder ao Seu chamado. Deus pode estar chamando você agora, aí então você é responsável por responder ao Seu chamado.

Em segundo lugar, devemos mudar

Como uma progressão gradual, a seguir vem a mudança. O livro de Hebreus se refere a esta etapa como o "arrependimento de obras mortas" (Hebreus 6:1).

Após o convincente sermão do apóstolo Pedro, aquelas pessoas reunidas em Jerusalém que observavam a festa de Pentecostes — que terminou assim: "Saiba, pois, com certeza, toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo" (Atos 2:36 ) — lhe perguntaram o que deveriam fazer. Observe o que aconteceu a seguir:

"Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar" (versículos 37-39).

O primeiro passo para a salvação deles foi de arrependerem-se, ou mudar de sua maneira de fazer as coisas, de sua visão de mundo, para o modo de fazer as coisas e para a visão mundial segundo Deus. O processo de salvação pára, se não começarmos a nos arrependermos de nossa passada maneira de pensar, falar e agir.

O arrependimento de nossos pecados passados tem que acontecer primeiro, mas também isso é um processo contínuo que devemos realizar pelo resto da nossa vida, conforme nos esforçamos a deixar a nossa vida passada de pecado e para tornarmos-nos mais semelhantes a Jesus Cristo em todos os aspectos de nossas vidas.

Em terceiro lugar, temos de ter fé em Deus

Depois do "arrependimento de obras mortas", Hebreus 6:1 lista a seguir a "fé em Deus". Observe que à medida que nos afastamos das obras mortas — da nossa vida pecaminosa e da maneira de fazer as coisas no passado — avançamos com fé em Deus. Os seres humanos se tornam discípulos de Jesus Cristo quando se arrependem de seus velhos hábitos pecaminosos, enquanto se voltam para honrar a Deus acreditando fervorosamente.

A fé é exercida no que você sabe e não no que não conhecemos. Ou seja, somos capazes de ter fé em Deus — confiar nEle — através do conhecimento que temos dEle.

E é preciso a ajuda de Deus para superar a nossa tendência humana de duvidar. Um discípulo cheio de esperança pediu a Jesus que curasse o seu filho. “E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê. E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! Ajuda a minha incredulidade" (Marcos 9 :23-24).

O livro de Hebreus mostra ainda o quanto a fé é vital em nosso relacionamento com Deus: "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam" (Hebreus 11:6).

Acreditar com fé leva-nos ao ponto de perguntarmos o que devemos fazer em seguida. Pedro disse que para recebermos o dom do Espírito Santo, devemos nos arrepender e ser batizados.

Quarto, devemos ser sepultados na água batismal

O batismo nas águas é o próximo grande passo (Hebreus 6:2) que nos leva a receber o dom do Espírito Santo, o pagamento de sinal para a divindade. A palavra batismo vem de uma palavra grega que significa imersão total, e não apenas aspergir ou derramar água sobre a cabeça.

O significado do batismo na água torna-se claro pelo que o apóstolo Paulo escreveu aos Romanos. O batismo simboliza o nosso velho homem pecador morrendo e sendo sepultado com Cristo, quando Ele morreu e foi sepultado para pagar a pena de nossos pecados: "Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida" (Romanos 6:3-4).

O batismo, que é a imersão total na água, representa o sangue purificador de Jesus Cristo. O batismo na água, então representa a aplicação que Deus faz do sangue derramado de Jesus para lavar nossos pecados (1 João 1:7, Hebreus 9:14). Até mesmo o especialmente escolhido apóstolo Paulo foi instruído a ser batizado para ter seus pecados lavados (Atos 22:16).

Neste ponto, ao sair da sepultura de água, somos vistos por Deus como uma nova pessoa (Romanos 6:4-8), pronta para receber o dom do Espírito Santo, o pagamento a título de sinal para a divindade.

Em quinto lugar, deve haver a imposição de mãos

Os ministros de Jesus Cristo são comissionados por Ele para impor as mãos sobre uma pessoa recém-batizada. A imposição de mãos mostra que Deus dá o Seu Espírito para aqueles que, voluntariamente, se humilham e agem dentro da ordem e do âmbito que Deus estabeleceu para Seu povo. Ele coloca o Seu Espírito Santo na mente da pessoa que agora está limpa.

Continuando em Hebreus 6, que lista como o próximo passo no processo de salvação a "imposição de mãos" (versículo 2). A imposição de mãos foi usada no Antigo Testamento (Gênesis 48:14, Deuteronômio 34:9), e continua sendo usada através do ministério de Cristo em Sua Igreja (Atos 19:6). Essa ação define as pessoas separadas diante de Deus.

Este é o ponto em que Deus dá a Seus seguidores o dom do Espírito Santo (Atos 8:17-19), o sinal para a divindade.

O amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (Romanos 5:5), e este amor implica obediência aos mandamentos de Deus (1 João 5:3). À medida que  nos submetemos ao Espírito de Deus tornamos nosso caráter cada vez mais parecido com o de Deus.

Através das promessas de Deus que experimentamos hoje, particularmente o poder que recebemos como "participantes do Espírito Santo" (Hebreus 6:4), podemos nos tornar "participantes da natureza divina" (2 Pedro 1:4). No entanto, esta é apenas uma pequena amostra do que ainda está por vir.

Pagamento a título de sinal para a divindade

A Palavra de Deus mostra claramente que o dom do Espírito Santo também figura como o pagamento a título de sinal para a divindade, para a vida eterna.

Paulo escreve sobre Cristo em Efésios 1: "Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da Sua glória" (versículos 13-14, grifo nosso).

A palavra grega original aqui traduzida como "penhor" [direito real de garantia] é, na verdade, de origem hebraica. O Dicionário Completo de Estudo de Palavras do Novo Testamento explica o que significa: "Dinheiro a título de sinal, uma promessa, algo que fica com parte do preço total e pagamento antecipado para confirmar a transação. Usado no [Novo Testamento] apenas em sentido figurado e se referindo ao Espírito Santo, que Deus deu aos crentes na vida presente para assegurar-lhes o seu futuro e herança eterna" (Spiros Zodhiates, 1993, pág. 257).

A Bíblia na Linguagem de Hoje e a Nova Versão Internacional traduzem a palavra como "garantia". O Dicionário Bíblico Holman traduz como "pagamento de sinal".

O dom do Espírito Santo para os seres humanos que se dedicam a Deus e Cristo é o pagamento de sinal ou depósito de garantia para a plena recompensa que ainda está por vir. Isso se refere à existência divina e à exaltada posição que Cristo nos dará na Sua segunda vinda.

Como Paulo escreve em Romanos 8:23 (BLH): "E não somente o Universo, mas nós, que temos o Espírito Santo como o primeiro presente que recebemos de Deus, nós também gememos dentro de nós mesmos enquanto esperamos que Deus faça com que sejamos seus filhos e nos liberte completamente".  

Então, vamos finalmente ser elevados à divindade: "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos" (1 João 3:2).

Jesus Cristo mostra o caminho para a divindade

Todos os cristãos devem seguir os passos de Jesus Cristo. Ele obedeceu perfeitamente a lei de Deus e, tendo feito isso, tornou-se nosso Salvador (1 Pedro 4:12-13). Cristo inspirou a Pedro para confirmar as condições de Deus para se receber o Espírito Santo:

"E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem" (Atos 5:32). A Bíblia é clara — os discípulos cristãos devem ter o Espírito de Deus, a fim de receber um corpo e uma existência divina (Efésios 1:13-14, 2 Coríntios 5:5, 1 João 3:2-3, Hebreus 6:4-6) . Se não temos o Espírito de Deus em nós, Paulo escreve que "não somos dEle" (Romanos 8:9).

Deus permitiu que Jesus sofresse para permitir que todos os seres humanos se tornassem Seus filhos divinos: "Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse, pelas aflições, o Príncipe da salvação deles" (Hebreus 2:10).

Hoje, dois bilhões de cristãos desejam viver para sempre, mas a maioria não cumpre as condições segundo Deus que levam ao dom do Espírito Santo e, finalmente, à vida eterna. O segredo sublime de Deus inclui um pagamento a título de sinal para a divindade — agora já não é mais segredo para você. O que você vai fazer para reivindicar o seu futuro glorioso?

Aprenda mais

Por que você nasceu? Por que você existe? Por que foi criada a raça humana? Será que Deus tem um plano e um propósito para você? Você precisa entender, porque nada pode ser mais importante para você e para o seu futuro do que isso! Baixe ou solicite sua cópia gratuita do livro Qual é o Seu Destino? Hoje mesmo!