O Verdadeiro Rei que Salvará a Humanidade

Você está aqui

O Verdadeiro Rei que Salvará a Humanidade

As estatísticas, e as histórias humanas por trás destes problemas, são horríveis. Tiranos e outros líderes políticos de todos os tipos têm enganado, roubado, matado de fome, reprimido, encarcerado, torturado, estuprado e assassinado seus próprios cidadãos.

Por exemplo, algumas estimativas afirmam que o último ditador da Coréia do Norte, Kim Jong Il, foi responsável pela morte de mais de quatro milhões de pessoas de seu próprio povo, uma estatística incrível considerando que sob seu governo a população de seu país era de apenas 23 milhões. Enquanto ele exigia que as pessoas desnutridas assistissem as execuções públicas de pessoas apanhadas roubando comida ou tentando fugir do país, ele mesmo gastava demasiadamente para manter seu estilo de vida luxuoso.

Infelizmente, podemos encontrar muito mais histórias como esta hoje em dia, pois assim tem sido ao longo da história. Veja o caso de Suharto, que é estimado que tenha desviado entre 15 a 35 bilhões de dólares durante o seu governo na Indonésia, e o caso de Josef Stalin, que matou milhares de pessoas dentro da União Soviética com seus expurgos e deixou milhões famintos na pior engenharia humana da fome da história.

Antes deles houve inúmeros outros — de Ninrode a Nabucodonosor e de Nero a Napoleão — com poder acompanhado inevitavelmente da corrupção.

Mas Jesus Cristo prometeu uma solução para todos esses problemas de liderança e governos humanos! Ele voltará para a Terra e promete uma forma perfeita de governo que vai realmente atender às necessidades de todos! Neste mini-estudo vamos explorar esta maravilhosa notícia da Bíblia sobre o Rei verdadeiro que voltará para salvar toda a humanidade!

  • Jesus Cristo é comumente conhecido como nosso Salvador. Mas que outras funções e títulos importantes foram profetizados que Ele teria?

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto" (Isaías 9:6-7).

"Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim" (Lucas 1:32-33).

"Tornou, pois, a entrar Pilatos na audiência, e chamou a Jesus, e disse-lhe: Tu és o rei dos judeus? Respondeu-lhe Jesus: Tu dizes isso de ti mesmo ou disseram-te outros de mim? Pilatos respondeu: Porventura, sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste? Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo; se o meu Reino fosse deste mundo, lutariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas, agora, o meu Reino não é daqui. Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz" (João 18:33-37).

Jesus veio na primeira vez para dar a Sua vida para se tornar nosso Salvador. Mas como Ele disse (e como os profetas do Velho Testamento e os anjos proclamaram), Ele nasceu para ser um Rei. Sua segunda vinda vai destacar esse papel, quando Seu governo e a paz se engrandecer para sempre (Isaías 9:7).

O "trono de Davi" tinha conotações messiânicas (Jeremias 23:5-6; comparar Isaías 11:1, 10 e Daniel 7:14). Ele simbolizava não apenas o governo de uma nação, mas o Reino de Deus, que irá se expandir para abarcar todas as nações.

Quando Cristo disse em João 18:36 que Seu reino não era deste mundo (kosmos em grego), Ele quis dizer que não era dessa presente época, dessa sociedade. Ele não estava dizendo que não era deste planeta. Kosmos também pode significar "toda a multidão de homens apartados de Deus" e "assuntos do mundo, o agregado de coisas terrenas" (Definições do Grego de Thayer).

  • Como estará o mundo antes do retorno de Cristo?

"Porque muitos virão em meu nome... e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores" (Mateus 24:5-8, 21-22).

O engano religioso, a guerra, a fome e as doenças epidêmicas mencionadas nos versículos 5-8 fazem um paralelo e ajudam a explicar os quatro cavaleiros do Apocalipse descrito em Apocalipse 6:1-8. (Você pode aprender mais sobre isso em nosso livro gratuito O Livro de Apocalipse Revelado).

Os versículos 21-22 descrevem uma época sem precedentes de problemas chamados ‘a Grande Tribulação’. O versículo 22 também identifica isso como um tempo em que a humanidade terá capacidade de varrer-se da face da Terra, algo que não era possível antes da invenção das armas nucleares. À medida que os perigos aumentam em nosso mundo, podemos ver que estamos nos aproximando rapidamente desse tempo terrível. (Veja o nosso livro gratuito Estamos Vivendo no Tempo do Fim? Para mais detalhes sobre este assunto).

  • Qual é a boa nova pregada por Jesus e pela Igreja do Novo Testamento?

"Depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do Reino de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho" (Marcos 1:14-15).

"E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios e para curarem enfermidades; e enviou-os a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos" (Lucas 9:1-2).

"E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim" (Mateus 24:14).

"E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara e recebia todos quantos vinham vê-lo, pregando o Reino de Deus e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum" (Atos 28:30 -31).

A palavra evangelho é derivada da palavra grega euangelion que significa "boa nova" (eu, bom, -angelion, mensagem). Jesus Cristo, Seus discípulos originais, o apóstolo Paulo e outros da Igreja de Deus do primeiro século foram enviados a pregar e todos pregaram a mesma boa nova — que Cristo voltaria e estabeleceria o governo de Deus, o Reino de Deus! Isso não só vai evitar a aniquilação da humanidade como também começará uma época de paz e prosperidade que vai se espalhar por toda a terra.

  • Como será o retorno de Cristo anunciado?

"E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre" (Apocalipse 11:15).

O governo de todas as nações será transferido das mãos incompetentes do homem para as mãos perfeitas dAquele através de quem Deus nos criou, Jesus Cristo (João 1:1-3, 14; Efésios 3:9). Cristo vai ostentar o glorioso título de "REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES" (Apocalipse 19:16).

  • O que fará o Rei dos Reis quando voltar?

"E o SENHOR sairá e pelejará contra estas nações [que se oporão à Sua vinda], como pelejou no dia da batalha. E, naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele, para o sul...”.

"E o SENHOR será rei sobre toda a terra; naquele dia, um será o SENHOR, e um será o seu nome [ou, apenas o SENHOR e somente o Seu nome, como o foco de adoração e obediência]... E acontecerá que todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão de ano em ano para adorarem o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a Festa dos Tabernáculos" (Zacarias 14:3-4, 9, 16).

Depois de derrotar os exércitos enganados da Terra, que tentarão inutilmente impedir o Seu retorno, Jesus Cristo se tornará "Rei sobre toda a Terra" (versículo 9). Em seguida, começará o enorme esforço para ensinar o caminho da paz a todas as nações e a reparação do mundo destroçado pela guerra. (Vamos discutir isso mais em estudos posteriores).

  • De que modo a abordagem de Jesus Cristo sobre a liderança é completamente diferente do que este mundo já conheceu?

"Então, Jesus, chamando-os [Seus discípulos] para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser, entre vós, fazer-se grande, que seja vosso serviçal; e qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso servo, bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos" (Mateus 20:25-28 ).

A motivação de Jesus e Seus métodos de liderança nunca são egoístas. Na verdade, Ele entregou tudo de Si — até mesmo Sua vida! Tudo o que Ele faz é para o benefício eterno daqueles a quem Ele serve. Veremos mais sobre como Cristo está treinando o Seu povo para servir aos outros em um estudo futuro.

Nesta lição vimos que Jesus Cristo voltará realmente como um Rei para estabelecer o Reino de Deus! Nos próximos estudos vamos explorar mais sobre este foco central da Bíblia e sobre a única e verdadeira esperança para a humanidade — as boas novas do Reino de Deus. A realidade revelada nas Escrituras é um sonho se tornando realidade — e muito além de nossa imaginação!

Pratique o que você aprendeu agora

Ao discutir a época de dificuldade que antecederia a Sua volta, Jesus disse aos seus seguidores: "Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem" (Lucas 21:36). O contexto mostra que há duas áreas que devemos vigiar e orar a respeito — as condições do mundo e nossa própria condição espiritual.

À medida que você veja as notícias do mundo de hoje, anote os detalhes que mostram a seriedade do nosso tempo e leve-os a Deus em oração. Cristo também nos ensinou a orar assim: "Venha o teu reino" (Lucas 11:2). E orar também pela ajuda de Deus para fazer mudanças espirituais em sua vida. Comprometa-se a vigiar e orar acerca dessas duas áreas diariamente. BN

Saiba mais sobre o Reino de Deus

As Escrituras contêm muito mais passagens relevantes sobre o Reino que Jesus Cristo estabelecerá na Terra quando retornar. Baixe ou solicite nosso livro grátis O Evangelho do Reino para um estudo mais detalhado desse tema importantíssimo!