Será Que Eu Vou Para O Céu Quando Morrer?

Você está aqui

Será Que Eu Vou Para O Céu Quando Morrer?

Funerais são experiências tristes. É de partir o coração ter que se despedir de alguém que você conheceu e amou.

Talvez você já tenha passado pela experiência de ter que dizer adeus ao seu pai ou mãe, irmão ou irmã ou talvez ao cônjuge ou a um grande amigo. Você já se perguntou: O que aconteceu com eles? Para onde eles foram? Por que essa dúvida?

Você pode passar emoções inesperadas, tais como surpresa e incredulidade—achar difícil aceitar o que aconteceu.

Certamente, você quer muito saber a verdade. Apenas supor que aquele ente querido está lhe olhando do céu não é o suficiente. Você é cético e não fica completamente satisfeito com meras especulações. Então, você pensa: E eu? O que vai acontecer comigo quando eu morrer?

Você precisa saber o que Deus tem a dizer. Há alguma palavra dEle que irá ajudá-lo?

Ir para o céu quando morrer—verdade ou vã esperança?

Às vezes você sente necessidade de acreditar, especialmente em certos momentos da vida que o força a pensar sobre sua mortalidade. Todos nós sabemos que, no final, ninguém vence a morte. Mas uma coisa é saber isso e outra coisa é ter que enfrentar isso.

Quando você está encarando a morte, a ideia de um paraíso pode parecer reconfortante. Pode até parecer bela—mas isso é verdade? Seria apenas uma ilusão ou tem como você saber de fato? Seria apenas uma questão de fé?

Ora aqui está algo que pode surpreender você: O que a Bíblia diz sobre a morte e o céu é provavelmente muito diferente do que você pensa que sabe ou acredita.

Então, como você pode ter certeza do que acredita? A maioria dos Portugueses e Brasileiros acreditam na vida após a morte. De acordo com uma pesquisa do Instituto Gallup, entre cinquenta a oitenta por cento das pessoas acreditam que vão para o céu.

Queremos acreditar que os nossos entes queridos falecidos estão bem e que nós vamos ficar bem. Assim, as pesquisas mostram que a maioria das pessoas está confiante, ou pelo menos tem esse sentimento, que a vida não termina no túmulo.

Apenas Jesus foi para o céu

Como você responderia a esta pergunta: De onde vêm as suas ideias sobre o céu? A maioria dos cristãos diria que vêm da Bíblia. Muitos se imaginam flutuando nas nuvens. Alguns acreditam que vão ter asas como os anjos. Outros acreditam que vão ficar olhando para o rosto de Deus por toda a eternidade.

No entanto, você sabia que a Bíblia diz que nada disso é o que realmente está reservado para nós? Nenhuma dessas ideias se encontra na Palavra de Deus, a Bíblia. Chegou a hora de ponderar o seu conceito sobre a morte e sua crença de ir para o céu!

Não basta acreditar no que alguém disse ou no ensinamento de um professor de escola dominical ou no que diz uma igreja ou religião ou no que diz este artigo. Por que não? Se isso não estiver baseado na verdade, então que bom é isso? Portanto, não acredite na opinião de ninguém—creia na sua Bíblia! Você tem que acreditar no que Deus diz nas páginas de Sua Palavra. Esse é o desafio de hoje. Você está disposto a olhar para o que a Bíblia realmente ensina? Somente dela pode vir nossa compreensão da vida e da morte—da Palavra de Deus!

Veja bem o que afirma João 3:13, (grifo do autor): “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem”—e esse Ser é Jesus Cristo, que voltou para o céu!

Isso pode ser surpreendente para você—mas a Bíblia é clara e direta. O que ela ensina aqui está de acordo com o que você pensava ser verdade? Se você ler na Nova Versão Internacional da Bíblia, essa passagem vai estar assim: “Ninguém jamais subiu ao céu”. A única exceção é o próprio Jesus Cristo!

Em Atos 2, Pedro, o discípulo de Jesus, expressou isso dessa maneira: “Varões irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura . . . Porque Davi não subiu aos céus” (versículos 29, 34).

Então, os discípulos de Jesus não ensinaram que a vida além-túmulo significava ir viver para sempre no céu. Jesus mesmo nunca prometeu que os cristãos iriam conscientemente para o céu no momento da morte!

Hebreus 11, ao citar os grandes homens e mulheres da fé dos séculos passados​​, nos diz que eles ainda estão aguardando a sua recompensa futura para serem aperfeiçoados no Reino de Deus: “E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa . . . para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados” (versículos 39-40).

Morte comparada ao sono—ou seja, temporária

Então, por que eles ainda não receberam a promessa da vida eterna? E se eles não estão no céu, onde estão?

Quando morreu Lázaro, amigo de Jesus, a reação de Cristo foi muito reveladora. O próprio Jesus disse: “‘Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo’. Seus discípulos responderam: ‘Senhor, se ele dorme, vai melhorar’. Jesus tinha falado de sua morte, mas os seus discípulos pensaram que ele estava falando simplesmente do sono. Então lhes disse claramente: ‘Lázaro morreu’”  (João 11:11-14, NVI).

Essa passagem nos diz algo importante. Como o próprio Jesus descreve a morte? Ele não diz que as pessoas que morreram foram imediatamente para o céu ou para o inferno. Ele simplesmente comparou a morte ao ato de dormir.

Então, vamos pensar nessa comparação por um instante. Quando uma pessoa está dormindo profundamente, ela não tem consciência do passar do tempo nem de nada que está acontecendo, enquanto estiver dormindo. Ela está inconsciente. Ela está alheia às circunstâncias. Assim, vemos que, em toda a Bíblia, os mortos são descritos, figurativamente, como em um estado de sono. Eles estão inconscientes. Eles estão esperando na sepultura.

O rei Salomão confirmou o fato de a morte ser como um sono profundo e inconsciente: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma” (Eclesiastes 9:10). Pouco antes disso, ele escreveu: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma” (versículo 5).

Assim, fica claro que a Bíblia ensina, de forma constante, que as pessoas boas não vão para o céu ou a nenhum outro lugar, quando morrem—mas estão dormindo na sepultura. Todos os mortos—os bons e os maus—esperam na sepultura.

Então, isso é uma grande mudança de perspectiva! Não precisamos ficar deprimidos e estar con-sumidos pela dor, porque nos é dito que, mesmo na morte, há esperança. Como escreveu o apóstolo Paulo em 1 Tessalonicenses 4:13: “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança”. Então, ao invés termos pensamentos sombrios acerca de nossos entes queridos falecidos, devemos nos consolar com essa verdade. Podemos ficar animados e encorajados ao saber que eles estão dormindo em Cristo!

Uma promessa muito maior do que a crença popular de ir para o céu

Pondere sobre o conceito tradicional do céu. Supostamente o céu seria o lugar onde você, seus melhores amigos e seus parentes vão morar depois de morrer. Muitos acreditam que os seus familiares falecidos estão olhando para eles do paraíso.

Mas se assim fosse, você já se perguntou como seria esse paraíso? Seria realmente um lugar de felicidade perfeita? Seria realmente um lugar ideal de alegria e felicidade? Imagine se fosse verdade: Como poderia ser realmente esse paraíso?

Imagine se você estivesse no céu, olhando para baixo e vendo este mundo. O que você veria? Você veria um mundo de dor. Você veria um mundo de guerra e sofrimento. Imagine assistir seus entes queridos—vendo suas falhas, vendo seus erros, vendo-os passar por provações terríveis, vendo seus atos pecaminosos— estemunhando um mundo de maldade! Isso seria o paraíso? Não. Isso seria tortura e penúria. Ao invés de ser o paraíso dos sonhos, seria seu pior pesadelo!

A Bíblia revela uma grandiosa verdade e um maravilhoso destino para aqueles que morrem. Vamos ver de novo o que o próprio Jesus ensinou.

Visto que os mortos estão esperando na sepultura como se estivessem dormindo, o que estão esperando? Quando e como eles serão despertados desse sono?

A resposta a essa pergunta é uma das grandes revelações das Escrituras. A promessa divina da ressurreição dos mortos, sem dúvida, nos traz esperança. Não é apenas uma ressurreição para a vida, mas para uma vida de significado e propósito com Jesus Cristo aqui na Terra, governando com Ele por mil anos (Apocalipse 20:4). Isso tudo começa com o retorno de Cristo, momento em que Seus fiéis seguidores serão ressuscitados (1 Tessalonicenses 4:16).

No Antigo Testamento, o patriarca Jó entendeu a importância e o significado completo dessa futura ressurreição. Observe o que ele disse em Jó 14:14: “Morrendo o homem, porventura, tornará a viver? Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança”. Jó entendeu que um dia seria ressuscitado.

Mais importante ainda é ele ter entendido que iria ocorrer uma transformação. Essa mesma transformação é descrita por Paulo em 1 Coríntios 15 como uma mudança da mortalidade para a imortalidade—de carne física, mortal, para imortal, espírito glorificado. Isso é a vindoura ressurreição dos mortos em Cristo—e não uma eternidade sem propósito no céu, mas uma mudança real para tornar-se semelhante a Jesus Cristo (1 João 3:2).

Mude sua vida agora para ser parte dessa mudança na ressurreição

Esta é a maravilhosa verdade do plano de Deus para o Seu povo. É o propósito de Deus para sua vida. A Bíblia fala claramente de uma ressurreição e uma mudança de vida física para vida espiritual. Compreender como podemos fazer parte dessa ressurreição é a coisa mais importante para nossa vida hoje e, certamente, uma verdadeira esperança para o futuro.

Diante disso, a Bíblia nos diz como devemos viver agora. Nossa compreensão e crença no plano de Deus deve fazer a diferença quanto ao que somos e como vivemos nossas vidas. Jesus nos mostrou claramente que esta deve ser nossa prioridade na vida: “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça” (Mateus 6:33).

Quando você olha para a verdade da Palavra de Deus em vez da tradição humana, você passa a ter esperança. Você consegue ver que a morte, como o sono, não é permanente. Você enxerga que haverá um despertar e uma mudança para uma vida incorruptível com Jesus Cristo como seu Rei!

Esta esplêndida imagem do futuro não é produto de sua imaginação. Ela vem diretamente da Bíblia—a Palavra de Deus.

Quando você olha para a única verdadeira fonte, a fonte de todas as coisas, você encontra uma extraordinária boa nova. O tempo virá em que os mortos em Cristo ressuscitarão do sono para a vida imortal, assim que Jesus Cristo retornar à Terra.

Então, sejamos fiéis. Vamos aguardar firmes o Seu retorno! BN