Um Espírito Maligno no Mundo: De Onde Ele Veio?

Você está aqui

Um Espírito Maligno no Mundo

De Onde Ele Veio?

Qual é a causa primária escondida atrás do sofrimento e das trágicas circunstâncias que afetam tantas pessoas? A Bíblia revela que um ser poderoso, inteligente e muito influente orquestra ativamente toda a maldade que domina nosso planeta. Na maioria das vezes, a Bíblia o chama Diabo ou Satanás.

Alguma vez, você pode ter se perguntado se ele realmente existe. Afinal de contas, para muitos o diabo parece ser um personagem—uma criatura grotesca de um conto de fadas, de cor vermelha, com chifres, uma cauda pontiaguda e asas de morcego, que carrega um tridente e habita uma região infernal sempre em chamas. Por ele ser, geralmente, retratado nessa forma fantasiosa, não é surpreende que poucos levem a sério a ideia de existir um diabo.

Será que esse ser existe? De onde poderia ter vindo essa criatura? Qual é o seu propósito, objetivo e intenção? O que ele faz? Ele é, simplesmente, uma forma mítica do mal, como muitos acreditam?

Buscar uma fonte confiável de conhecimento

Para encontrar as respostas, precisamos de informações precisas e confiáveis sobre o mundo espiritual. Apenas uma fonte pode nos revelar essas informações, que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar. Essa única fonte confiável é a Bíblia. Fora dela, tudo sobre Satanás e o mundo espiritual é pura mitologia e especulação.

Ela nos mostra que Satanás é um espírito incrivelmente poderoso e que tem uma enorme influência sobre a humanidade. Junto com seus asseclas—chamados demônios ou espíritos maus—ele é mencionado com frequência nas Escrituras. Ele aparece do começo ao fim da Bíblia, de Gênesis a Apocalipse.

Um tema central na Bíblia é o diabo como inimigo de toda a humanidade. O próprio nome Satanás, denominação que a Bíblia mais usa para esse ser maligno, ajuda a revelar sua intenção malévola. Deus chama as coisas como elas são. Satanás é um substantivo hebraico que significa "adversário"—inimigo, adversário, antagonista ou oponente. As formas verbais desse substantivo significam "acusar", "caluniar" e "ser um adversário" (Dicionário Bíblico Anchor, Vol. 5, 1992, "Satanás", p. 985).

Diabo é outro termo que a Bíblia utiliza frequentemente para descrever esse ser, e também é revelador. O termo diabo foi traduzido da palavra grega diabolos, raiz da qual temos a palavra diabólico, que é usada para descrever algo mau ou sinistro. Diabolos significa "um acusador, um difamador" (Dicionário Expositivo Completo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento de Vine, 1985, "Diabo, Diabólico").

Jesus Cristo disse que Satanás é "mentiroso e pai da mentira" e que "não há verdade nele" (João 8:44). A Bíblia revela a extensão e o impacto de suas mentiras, quando o apóstolo João afirmou, em Apocalipse 12:9, que ele "engana todo o mundo".

A revelação da origem de Satanás

Mas de onde veio o diabo? Será que foi Deus quem criou esse ser maligno? Para entender a origem de Satanás, temos de ir além do tempo, antes da existência dos seres humanos. Gênesis 1:1 nos diz que "no princípio Deus criou os céus e a terra". No entanto, a Bíblia não conta toda a história em um ou nem mesmo em vários versículos. Nós encontramos mais detalhes em outras passagens da Bíblia, nesse caso, no livro de Jó.

Quando Jó, cercado de terrível calamidade e sofrimento, apesar de ser um fiel devotado a Deus, começou a questionar o julgamento divino, então Deus respondeu com perguntas incisivas para ajudá-lo a entender que ele não tinha sabedoria suficiente para questionar a Deus. Em sua resposta a Jó, em forma de perguntas, Deus revelou alguns detalhes sobre a criação da terra.

"Onde você estava quando lancei os alicerces da terra? Responda-me, se é que você sabe tanto. Quem marcou os limites das suas dimensões? . . . E os seus fundamentos, sobre o que foram postos? E Quem colocou sua pedra de esquina, enquanto as estrelas matutinas juntas cantavam e todos os anjos se regozijavam?" (Jó 38:4-7, NVI).

Aqui Deus revela informações que nenhum homem poderia saber, já que nenhum ser humano estava presente na criação. Deus descreveu a Terra que criou como uma linda e deslumbrante joia que flutua no espaço. Os eventos dessa criação eram tão magníficos que todos os anjos "soltavam gritos de alegria" (BLH).

Os anjos—seres espirituais criados por Deus—já existiam quando Deus fez a Terra. Eles estavam unidos e alegres quando Deus criou o mundo, cantando e gritando em júbilo. Eles estavam em perfeita harmonia e unânimes naquele tempo. Então, como o diabo se encaixa nesse cenário?

A bela Terra estava devastada

No entanto, algum tempo depois de ter sido formado o mundo, a situação mudou drasticamente. Gênesis 1:2 nos diz que, após a sua criação, a terra "estava sem forma e vazia" (ARA). Essa tradução não transmite adequadamente o significado do original hebraico. As palavras tohu e bohu, traduzida como "sem forma e vazia", são mais bem traduzidas como "desolada e vazia" (tradução literal de Young).

No entanto, em Isaías 45:18, Deus diz expressamente "que formou a terra, que a fez e a estabeleceu, não a criando para ser um caos" (ARA). Aqui, se utiliza a mesma palavra hebraica, tohu. Se Deus não criou a Terra em estado caótico, de desolação, como ela chegou a essa condição?

Parte da resposta se encontra em Gênesis 1:2. A palavra hebraica hayah, traduzida como "era" ou "estava", também pode ser traduzida como "tornou-se", "passou a ser", ou "converteu-se", como é traduzida por várias versões Bíblicas em Gênesis 2:7 e 19:26.

A Terra não foi criada sem forma [desolada, um caos] e vazia, mas aliás tornou-se [passou a ser] dessa forma [desolada, ou caos] e vazia a algum momento após a sua criação. Na Bíblia Enfatizada de Rotherham, a passagem de Gênesis 1:2 é traduzida devidamente assim: "Agora a terra tornou-se desolada e vazia".

Deus criou a Terra com uma beleza tão radiante que os anjos ficaram muito felizes por presenciar sua criação. Mas algo aconteceu para deixá-la em uma condição de devastação e desolação. Sua beleza original foi destruída. Então, Deus, a restaurou e a tornou em um lindo lar para o primeiro casal de seres humanos, homem e mulher, como registrado no restante de Gênesis 1. Mas o relato de Gênesis não nos conta toda a história. Alguma coisa aconteceu entre os dois primeiros versículos de Gênesis, mas não foi registrado aqui.

Deus nos dá mais detalhes em muitos outros capítulos da Bíblia sobre o que provocou essa condição de caos e confusão.

Em 2 Pedro 2, a Bíblia registra vários exemplos de julgamento de Deus contra a iniquidade. Os versículos 5 e 6 discutem o dilúvio dos dias de Noé e a destruição de Sodoma e Gomorra. Mas antes disso, no versículo 4, lemos que "Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno [original tártaro, uma condição de detenção], e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo". Qual foi o pecado desses anjos?

Mais uma vez, temos de olhar para outros versículos para encontrar a resposta. Judas 6 nos traz mais detalhes: "E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia".

Vimos anteriormente que na criação da Terra todos os anjos estavam felizes e alegres, cantando e gritando juntos. Então, obviamente, foi em algum momento posterior a esse que eles pecaram—destruindo a maravilhosa harmonia e cooperação que outrora tinham desfrutado. Qual era a natureza do pecado deles? Eles não permaneceram dentro dos limites que Deus lhes havia estabelecido, mas abandonaram o lugar que lhes fora designado. Eles se rebelaram contra Seu Criador, o Arquiteto do universo físico e do mundo espiritual dos seres angelicais!

A rebelião contra Deus

Em Isaías 14, encontramos mais informações. Esse capítulo faz referência à rebelião angelical, identificando o seu líder. E nos traz importantes detalhes que não poderíamos saber de nenhuma outra maneira.

No versículo 4, Deus se dirige o "rei de Babilônia". Na época de Isaías a cidade-estado da Babilônia estava emergindo como a grande potência daquela região do mundo. Seu rei era um belicista, que expandia seu império através da força bruta. Ele escravizava, saqueava e devastava as nações ao seu redor. (No contexto essa passagem tem duplo significado, à medida que também se refere a um tempo em que chegará ao fim o governo tirânico de um último império mundial, referido em Apocalipse 17 e 18 como Babilônia, a Grande).

A filosofia do rei da Babilônia era satânica—adquirir riqueza e poder à custa dos outros através da violência e do derramamento de sangue. Assim, o rei da Babilônia representa Satanás e suas características. Na verdade, como vamos ler mais adiante, Satanás é o verdadeiro poder por trás do trono dos reinos do mundo (comparar Lucas 4:5-7; João 12:31; Apocalipse 12:9; 13: 2).

No versículo 12, percebe-se mais claramente a mudança de tema do rei físico para outro governante. Muitos estudiosos reconhecem que a linguagem original dessa passagem está na forma de um lamento, uma reflexão do pesar e sentimento de Deus por uma grande perda devido aos eventos que vão sendo descritos:

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo" (versículos 12-14).

Quem é esse ser que se atreveu a exaltar-se acima dos outros anjos de Deus (estrelas simbolizam anjos, Apocalipse 1:20) e desafiar o próprio Deus como governante do universo?

A Bíblia revela mais detalhes

Deus nos dá a resposta em Ezequiel 28. Esse capítulo é muito parecido com o de Isaías 14. Deus começa discorrendo sobre um governante humano, então muda para o poder espiritual por trás do trono terrestre—o governante que, nos bastidores, controla os reinos deste mundo.

Em Ezequiel 28:2, Deus se dirige ao "príncipe de Tiro". A cidade portuária de Tiro ficava ao norte da antiga Israel, no Mar Mediterrâneo, e era famosa por ser um grande centro comercial. Seus governantes eram muito arrogantes e presunçosos por causa de sua riqueza e influência. Nos versículos 6-10, Deus diz a esses governantes que, por causa da arrogância deles, sua força e riqueza iriam acabar e eles seriam derrocados.

Mas observe que no versículo 12 Deus começa a tratar com "o rei de Tiro" em vez de o príncipe. Esse personagem é o verdadeiro governante e poder por detrás do trono. Na verdade, a descrição de Deus desse "rei de Tiro" deixa claro que Ele não está falando com nenhum ser humano!

"Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados" (versículos 12-13).

Nenhum homem mortal poderia ser descrito como "o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura". Esta entidade foi trazida à existência já com perfeição e sabedoria—ao contrário dos seres humanos, que precisam amadurecer e desenvolver sabedoria (à exceção peculiar de Adão e Eva). Esse ser também esteve "no Éden, jardim de Deus". Além de Adão e Eva, nenhum outro ser humano esteve no Jardim do Éden. Deus havia expulsado a ambos e, logo depois, colocou um anjo para impedir que alguém entrasse lá (Gênesis 3:24).

A queda de um superanjo

No versículo seguinte Deus descreve um pouco da história desse ser: "Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas" (Ezequiel 28:14).

O que significa essas notáveis declarações? O que é um "querubim da guarda"? A passagem de Hebreus 8:5 nos diz que o tabernáculo estabelecido por Moisés—o santuário portátil que os israelitas carregavam em suas peregrinações pelo deserto—era uma "cópia e sombra daquele que está nos céus" (NVI).

Em Êxodo 25:18-20, vemos que Deus instruiu os israelitas a fazer uma representação—um modelo físico—de Seu trono no tabernáculo que eles carregavam pelo deserto. Em ambos os lados do "propiciatório", que representava o trono de Deus, tinha um querubim dourado com asas estendidas para cobri-lo. Os dois querubins, feitos de ouro, representavam os verdadeiros seres angelicais—os grandes superanjos cujas asas cobriam o trono de Deus.

O ser a quem Deus se dirigia, através de Ezequiel, foi chamado de "querubim da guarda", indicando que ele tinha sido um dos grandes anjos representados no modelo do trono divino. Deus deu a esses anjos a nobre honra de servir e cobrir o próprio trono de Deus no céu!

Muitas outras Escrituras dizem que Deus "habita entre os querubins", mostrando que essas maravilhosas criaturas O acompanham e servem na sede de Seu poder (1 Samuel 4:4; 2 Samuel 6:2; 2 Reis 19:15; 1 Crônicas 13:6; Salmo 80:1; Isaías 37:16). Esse magnífico ser, aparentemente, tinha uma posição de elevada honra e distinção no reino angelical de Deus.

Deus também diz a esse querubim, "Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniquidade" (Ezequiel 28:15). Como na descrição de Isaías 14, esta passagem mostra um ser criado completo, não um homem. Esse ser era formidável e perfeito até que pecou, ao começar se orgulhar de sua própria beleza e esplendor, e corrompeu a sua sabedoria (Ezequiel 28:17).

" . . . se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que Te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e Te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras" (versículo 16, ARA). Esse admirável ser pecou, foi expulso do trono de Deus e caiu em desgraça.

A decisão de se rebelar contra Deus

O pecado do orgulho e da vaidade levou Satanás à rebelião contra Deus. Em Isaías 14:13-14, que lemos anteriormente, se afirma: "Você, que dizia no seu coração: Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas [anjos] de Deus; eu me assentarei monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo" (NVI).

Essa poderosa entidade espiritual decidiu desafiar a Deus pelo controle do universo!

O que tinha sido um belíssimo e imensamente talentoso espírito com grandes responsabilidades entre os anjos divinos, acabou se tornando, por meio de sua rebelião contra o Deus Todo-Poderoso, uma criatura desprezível e reprovável. Portanto, Deus não criou o diabo. Ao contrário, Deus criou era um ser magnífico e perfeito. Mas depois, esse ser poderoso, por vontade própria, se tornou o diabo e Satanás—adversário, caluniador, acusador e destruidor. Ele se tornou inimigo de Deus e da humanidade!

O imenso poder que ele usava para servir a Deus agora não servia mais para isso, mas para tentar frustrar os propósitos de Deus. Essa criatura continua sendo um poderosíssimo ser espiritual, mas agora seus poderes são usados para fins malignos e destrutivos.

Como temos visto, por causa de sua grande vaidade e orgulho, ele achava que deveria ser o governante do universo. Seus grandes talentos e habilidades o levaram a acreditar que era melhor que o próprio Deus. Seu pensamento ficou corrompido. Ele se rebelou contra Deus e tentou destroná-Lo. Por sua rebelião contra o seu Criador, ele se transformou em Satanás, o diabo.

Outros anjos se juntam à rebelião

Satanás não estava sozinho nessa rebelião. Milhões de outros anjos se juntaram a ele para rejeitar a autoridade e liderança de Deus. Encontramos isso, em forma de simbolismo, descrito em Apocalipse 12:3-4: "Viu-se também outro sinal no céu: eis um grande dragão vermelho . . . a sua cauda levava após si a terça parte das estrelas do céu". O versículo 9 identifica este dragão como Satanás. Como vimos anteriormente, a Bíblia usa estrelas como simbolismo para anjos (Apocalipse 1:20). Claramente, isso indica que um terço dos anjos seguiu a Satanás nessa rebelião e foram lançados na Terra com ele.

Claro, a tentativa de tomar o céu não foi bem sucedida. Pois, dois terços dos anjos permaneceram fiéis a Deus e constituíam uma força mais numerosa. E o mais importante, Deus é onipotente—Todo-Poderoso—e nada pode vencê-Lo.

Jesus disse que Satanás "como um raio, [caiu] do céu" (Lucas 10:18). Parece provável que essa luta titânica deixou a terra nessa condição caótica e desolada, como descrito em Gênesis 1:2. Como mencionado anteriormente, Deus então renovou a superfície da Terra e a preparou para a vida humana, conforme descrito no restante de Gênesis 1. No entanto, para ajudar em Seu propósito de desenvolver um caráter justo nos seres humanos, Deus permitiu que Satanás e seus asseclas permanecessem na Terra por um tempo. Assim, Satanás recebeu a permissão para tentar a Adão e Eva no jardim.

A Bíblia se refere a Satanás e aos outros anjos rebeldes como espíritos malignos, espíritos impuros e demônios. Eles são anjos caídos—que decaíram de seu propósito de servir a Deus e à humanidade (Hebreus 1:13-14), passando a ter ódio e amargura para com Deus e Seu santo propósito para a humanidade.

As causas dos problemas da humanidade

Quando entendemos a magnitude do engano de Satanás, podemos compreender melhor as raízes de muitos dos problemas da humanidade. Por milhares de anos, todos nós temos experimentado governos, filosofias e estilos de vida, então por que ainda não fomos capazes de resolver os nossos problemas? Por que, ano após ano, século após século tantas dificuldades ainda persistem?

Efetivamente, Satanás tem enganado o mundo ao longo da história, influenciando os seres humanos a se afastarem das orientações de Deus. Ele nos levou a querer fazer as coisas do nosso jeito e a confiar em nós mesmos em vez de Deus, como a autoridade final.

Embora Deus tenha o controle de tudo, as Escrituras deixam claro que Ele não é o culpado por todos esses problemas crônicos do mundo. Como Jesus Cristo disse em João 18:36: "Meu reino não é deste mundo."

Deus não é culpado da miséria que assola nosso planeta. Satanás, o diabo é o verdadeiro "príncipe deste mundo" (João 12:31; 14:30; 16:11). João nos diz que "o mundo todo está sob o poder do Maligno" (1 João 5:19, NVI). Novamente, Satanás é o deus deste século (2 Coríntios 4:4).

Além disso, as hostes demoníacas de Satanás também exercem controle sobre este mundo—algumas vezes, influenciando profundamente os governos humanos. No livro de Daniel, o anjo Gabriel disse a Daniel que tinha acabado de lutar, com a ajuda do arcanjo Miguel, contra uma poderosa entidade espiritual referida como "o príncipe do reino da Pérsia"—e que logo teria de lutar com outro chamado de "príncipe da Grécia" (Daniel 10:13, 20). (Ver "Reinos em Guerra: Os Poderes do Mundo Invisível", na edição de Novembro/Dezembro 2015 da Boa Nova começando na página 3 [portugues.ucg.org/ediciones/a-boa-nova/a-boa-nova-novembro-dezembro-2015]).

Naturalmente, estes são apenas os subordinados do diabo. Em uma tentativa de levar Jesus a se desviar, em Mateus 4:8-9, Satanás ofereceu "todos os reinos do mundo, e a glória deles"—a verdadeira abrangência de seu domínio (comparar Lucas 4:5-7).

Embora não possamos ver Satanás, sua influência é poderosa e generalizada. Assim, o diabo influencia espiritualmente a humanidade a rejeitar a Deus e à Sua lei. Sob essa influência, "a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo" (Romanos 8:7, NVI).

Separado de Deus, o homem decide seguir seu próprio caminho, mas com resultados devastadores. Sob a influência de Satanás, a humanidade rejeitou a revelação e a orientação de Deus, assim as sociedades e as civilizações foram erigidas sobre as bases erradas. Mas não vai ser assim para sempre!

O reinado de Satanás chegará ao fim

Satanás não vai dominar o planeta Terra para sempre. A profecia bíblica revela que uma série impressionante de eventos vai abalar o nosso mundo como nunca antes e inaugurar uma nova era—uma era de mil anos sob o governo de Jesus Cristo no Reino de Deus (Mateus 6:10; Lucas 21:31).

Essa boa nova da vinda do Reino de Deus é o núcleo do ensinamento de Cristo: "Veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do reino de Deus, E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho" (Marcos 1:14-15).

A transição do domínio de Satanás na terra para o governo de Jesus Cristo não será fácil nem indolor. O profeta Daniel descreve esse acontecimento como "um tempo de angústia como nunca houve desde o início das nações até então" (Daniel 12:1, NVI).

O mundo, disse Cristo, iria se tornar cada vez mais perigoso à medida que se aproximasse do Seu retorno. "Porque haverá então grande tribulação", advertiu, "como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados" (Mateus 24:21-22, NVI).

Satanás não vai abrir mão de seu reino sem luta. À medida que se aproxima o tempo do retorno de Cristo, devemos refletir nessa séria advertência de Apocalipse 12:12: "Ai da terra e do mar! porque o Diabo desceu a vós com grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta". Muitas profecias detalham uma sede de destruição voltada à Igreja de Deus, ao povo de Israel, a toda a humanidade, e também ao próprio Jesus Cristo quando retornar.

Essa futura queda do governo de Satanás sobre o mundo irá marcar o fim do "presente século mau" (Gálatas 1:4). Quando acabar a batalha pelo controle da Terra, finalmente vai começar uma nova era nesse planeta!

Jesus Cristo vai inaugurar um reino literal, o Reino de Deus na Terra. Como mostra Apocalipse 11:15: "O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve fortes vozes nos céus que diziam: 'O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do Seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre'" (NVI).

Apocalipse 21:4 nos diz como será o mundo sem a influência de Satanás: "Ele [Deus] enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou" (NVI).

O diabo realmente existe? Certamente que sim. E também outros demônios. Mas Deus nos assegura que se aproxima o tempo em que Satanás, seus demônios e suas obras—o sofrimento, a miséria, a angústia mental e o luto—não existirão mais.

Você precisa ter a sabedoria, a força e o amor pela verdade de Deus e Seus caminhos para resistir aos enganos de Satanás e chegar lá para ver esse dia maravilhoso! BN