Curso de Estudo Bíblico Lição 10: O Que é a Igreja?

Você está aqui

Índice

“... edificarei a Minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela — Jesus Cristo (Mateus 16:18).

Quando o Novo Testamento menciona a Igreja, ele se refere a uma assembleia de pessoas.

Como foi dito na lição anterior, Deus tem um plano para levar a humanidade à salvação em Seu Reino. Desde a criação de Adão e Eva, Deus tem trabalhado com as pessoas de várias maneiras, porém sempre com o mesmo objetivo em mente.

Com a chegada do Messias prometido, Jesus de Nazaré, o cenário estava pronto para uma nova fase do plano de salvação de Deus.

Para a maioria das pessoas, uma igreja é apenas um clube social ou um lugar onde pessoas são vistas como membros honrados da comunidade.

A Bíblia usa várias analogias para nos ensinar a respeito da Igreja de Deus — como é organizada, como funciona e como devemos nos relacionar com as pessoas dentro e fora dela.

A Bíblia mostra que a Igreja de Deus vai ser a Noiva de Cristo. Vamos ver o que isto significa no presente e no futuro.

Jesus disse que Sua Igreja nunca morreria (Mateus 16:18). Mas hoje em dia, com tantas igrejas dizendo serem cristãs, mas ensinando doutrinas muito divergentes, como podemos reconhecer a Igreja de Deus? Quais são as principais características da Igreja de Deus? O que ela ensina? O que faz?

O Dicionário Bíblico Holman, em seu artigo "Igreja", explica o contexto da palavra igreja (grifo do autor):

O livro de Atos é testemunha ocular da morte de Cristo e da Igreja primitiva até cerca de 60 d.C. No segundo capítulo 2 se registra o início da Igreja, quando Deus enviou Seu Espírito para cento e vinte seguidores de Jesus de Nazaré.

As Escrituras descrevem as características que distinguem a Igreja de Deus, de qualquer outra. Parte de sua singularidade vem do amor incondicional de Deus presente em seus membros: "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (João 13:35).

Após Sua ressurreição, Jesus instruiu e encorajou a Seus discípulos ao longo de quarenta dias (Atos 1:3).

Jesus Cristo entregou à Sua Igreja a obra de proclamação do evangelho ao mundo e de fazer discípulos e cuidar daqueles que Deus chama (Mateus 24:14; 28:19-20). Essa é uma tarefa gigantesca. No entanto, Deus tem chamado apenas um "pequeno rebanho" de pessoas à Igreja para cumprir essa enorme tarefa (Lucas 12:32).

Será que Deus está lhe chamando para a Sua Igreja e para participar dessa importante obra? Você gostaria de fazer alguma pergunta?

As perguntas a seguir têm o objetivo de auxiliá-lo no estudo bíblico e incentivá-lo refletir mais sobre os conceitos discutidos nesta lição e também a ajudá-lo a aplicá-los em sua vida.