Surge um Falso Evangelho

Você está aqui

Surge um Falso Evangelho

Nós vimos que, hoje em dia, Satanás é o governante e deus deste mundo. Como enganador da humanidade, Satanás tem estado profundamente envolvido na religião no início da história humana. Ele engana a humanidade falsificando e corrompendo os ensinamentos de Deus.

Será que os apóstolos encontraram um evangelho pervertido e versões corrompidas dos ensinamentos de Cristo?

"Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo" (Gálatas 1:6-7).

"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade" (2 Pedro 2:1-2).

Qual foi a resposta de Paulo aos que ensinavam um evangelho diferente?

"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema" (Gálatas 1:8-9).

Paulo condenou aos que pregavam um evangelho diferente daquele ensinado por ele, por outros apóstolos e por Jesus Cristo. Apesar de Paulo não ter dado detalhes deste ensinamento distorcido, posteriormente vemos na história como a mensagem de Cristo começou a ser corrompida.

Quem era responsável pelos falsos ensinamentos?

"Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo. Se, na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus . . . ou evangelho diferente que não tendes abraçado, a esse, de boa mente, o tolerais" (2 Coríntios 11:3-4, ARA).

"Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras" (versículos 13-15).

Paulo pediu aos anciãos da igreja, de Éfeso para se encontrar com ele (Atos 20:17) pouco antes de sua prisão em Jerusalém por causa da pregação do evangelho. Ele advertiu aos anciãos: "Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si" (Atos 20:28-30).

O crescimento do numero de falsos mestres estava levando o povo a abandonar o ensinamento de Paulo e dos outros apóstolos. Estas pessoas ensinavam suas próprias ideias antibíblicas. Paulo escreveu: "E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos símplices" (Romanos 16:17-18).

Jesus Cristo havia previsto esse problema?

"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores" (Mateus 7:13-15).

Jesus sabia que surgiriam falsos pregadores que iriam distorcer os Seus ensinamentos, apesar de dizerem que estavam representando a Ele. Esse tipo de pregador ganhariam muitos seguidores. Eles cresceram em número e, como havia predito Jesus, os verdadeiros crentes seriam poucos.

Não demorou muito para que um cristianismo falso, que ensinava um evangelho radicalmente corrupto e diferente do evangelho de Cristo e de Seus apóstolos, crescesse como um movimento religioso. Veja o que diz um historiador moderno do resultado das mudanças doutrinais nos primeiros séculos: "Ao contemplar a Igreja Cristã do começo do quarto século, por conseguinte, se verá alguma dificuldade em reconhecer nela a comunidade dos tempos apostólicos, ou melhor, nós não seremos capazes de reconhecê-la totalmente" (Charles Guignebert, A História Inicial do Cristianismo, 1927, p. 122, grifo do autor).

Em menos de três séculos a igreja visível, que se proclamava cristã, não era mais reconhecida como a igreja fundada por Cristo e Seus apóstolos. Às vezes, aqueles que se recusavam aceitar as falsas doutrinas e o evangelho corrompido não podiam mais revelar sua identidade abertamente sem correr o risco de sofrer perseguição e morte.

Até hoje, as noções errôneas acerca do evangelho e das doutrinas de Cristo são abundantes sob a bandeira do cristianismo. A advertência de Paulo permanece vigente: "Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo" (Colossenses 2:8).

Quando acabará esse engano satânico?

"E vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos" (Apocalipse 20:1-2).

Imediatamente após o retorno de Cristo, Satanás será encarcerado por Deus. No espaço ininterruptos de mil anos, ele ficará impedido de influenciar os assuntos do ser humano, encerrando assim o seu governo de confusão e engano como "o deus deste século" (2 Coríntios 4:4). Então, seu lugar na terra será ocupado por um novo Governante, Jesus Cristo.