Deus Perdeu o Controle de Sua Criação?

Você está aqui

Deus Perdeu o Controle de Sua Criação?

Você já sentiu como se sua vida estivesse fora de controle?

Você pode sentir isso nesta sociedade—angústia, ansiedade, raiva. Estamos inundados de notícias ruins. Quando ligamos a televisão somos inundados com imagens de regiões sofrendo com tsunamis, temporais, secas, doenças, ou com mais violência e guerras. Nossos amigos nos contam histórias, que eles leram, sobre como as Nações Unidas vão dominar o mundo. Os programas de rádio alardeiam sobre hordas de imigrantes ilegais e o colapso dos serviços de saúde.

Onde está Deus em toda essa confusão?

Um mundo descontrolado

Por que sentimos que nosso mundo está fora de controle? Será que Deus é como um senhorio ausente, que permite que sua propriedade seja arruinada? Ele estaria demorando demais para intervir nos assuntos do mundo?

Alguma vez você já se perguntou por que o Deus amoroso e todo-poderoso parece estar impotente diante de um mundo cheio de sofrimento, violência, desastres naturais e aflição?

Você deseja que Deus acabe com toda essa loucura, mas parece que as coisas estão ficando cada vez pior. No cenário mundial, as velhas instituições políticas e econômicas estão se desestabilizando. Elas perderam toda a credibilidade. Instituições como a ONU (Nações Unidas), a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), e a UE (União Europeia) parecem ter perdido a capacidade de garantir a paz e a tranquilidade.

As instituições religiosas do cristianismo tradicional têm sido uma bússola moral para a sociedade ocidental. Mas hoje em dia, muitas vezes, as igrejas cristãs têm apenas refletido as armadilhas da cultura popular. Comportamentos que eram condenados na maioria dos púlpitos há algumas décadas agora estão sendo aceitos, ademais a desaprovação dessas condutas agora são consideradas como discurso de ódio.

E cada vez há mais para se preocupar. Preocupamo-nos com a economia e com nossos empregos. Preocupamo-nos com os efeitos dessa mudança moral. Preocupamo-nos com o tempo. Preocupamo-nos com drones do governo que estão sendo programados para espionar nossas atividades cotidianas.

Por isso, perguntamos mais uma vez: Onde está Deus? Será que Ele realmente perdeu o controle de tudo isso? Se não, por que o mundo se encontra nesse caos?

Deus ainda tem o controle de tudo

A Bíblia tem as respostas que podem lhe trazer esperança e fé. Deus está permitindo que essa confusão continue mais um pouco de tempo, até Ele intervir de forma dramática na história humana e assumir o controle. Este é um dos grandes temas da profecia bíblica.

Vamos dar uma olhada mais de perto numa importante profecia. Quando você compreender essa profecia, então vai entender que Deus ainda está no controle da história e do futuro.

A História e o futuro parecem ser coisas fascinantes. Mas, o que têm a ver com os problemas de sua vida diária?

Talvez você esteja tentando manter-se em um emprego de meio período para poder cuidar de seus filhos. Talvez esteja tendo dificuldades no orçamento domestico ou esteja preocupado com as despesas com saúde.

Quando você entender por que o mundo está fora de controle e como Deus vai trazer a verdadeira segurança e liberdade para a humanidade, então talvez você possa permitir que Deus venha trazer equilíbrio e segurança em sua vida agora.

Deus não perdeu o controle—a humanidade sim

Vamos voltar ao começo—ao princípio da raça humana.

Os pais da humanidade, Adão e Eva, viveram em um ambiente perfeito. Não havia conflito entre eles ou entre eles e Deus.

Deus disse aos nossos primeiros pais que poderiam comer de tudo que produzisse o jardim do éden, exceto o fruto da “árvore do conhecimento do bem e do mal” (Gênesis 3:2-3). Enquanto permitiam que o Criador da vida os guiasse, eles viviam sem confusão ou conflito. Não havia nenhuma depressão nem dor emocional. Adão e Eva estavam seguros, felizes e verdadeiramente livres.

Mas eles decidiram que poderiam definir por si mesmos o bem e o mal. Isto é o que se entende por tomar da árvore do conhecimento do bem e do mal. Satanás, o demônio—chamado aqui de “serpente”—introduziu a ideia de que Deus estava errado em negar isso a eles.

Ao falar sobre como a vida parece estar fora de controle, você não pode deixar Satanás de fora da equação. O apóstolo Paulo chamou Satanás de “deus deste século” (2 Coríntios 4:4). Basicamente, a humanidade tem sido sequestrada, enganada e levada a adotar um estilo de vida descontrolado.

Desde que Adão e Eva foram expulsos do jardim, todo esforço humano tem sido uma mistura de bem e mal. Todo governo humano, o sistema econômico, o sistema educacional e os conceitos de moralidade e religião da humanidade têm sido influenciados pelo “deus deste século”.

Consequentemente, tudo o que se tem construído se dirige vertiginosamente ao descontrole.

Mas a história termina com uma boa nova.

No relato de Gênesis sobre Adão e Eva, encontramos uma profecia vital que anuncia como, em meio a todo esse caos, Deus vai assumir o controle da história humana.

Retomando o controle de sua vida

Efetivamente, todo ser humano tem comido da árvore do conhecimento do bem e do mal. Nossas vidas estão fora de controle porque, no âmago do nosso ser espiritual, cada um de nós está espiritualmente descontrolado. Nada poderá dar certo em sua vida enquanto você não entender essa verdade.

O problema pode parecer insolúvel, mas não é. Existe uma maneira de você permitir que Deus assuma o controle de sua vida.

Deus mostrou uma maneira de sair dessa desordem. E isso começa com a sua vontade de aceitar que você é parte desse caos e que tem fracassado porque também comeu do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Você tem que estar disposto a abraçar esse desejo de ter um relacionamento espiritual significativo com o seu Criador.

Deus tem um plano para controlar o caos da história humana.

Jesus Cristo está voltando para assumir o controle do mundo

A profecia especial de Gênesis 3:15 predisse que uma criança nascida de uma mulher teria seu calcanhar atingido pela serpente, mas que iria esmagar a cabeça dela. Esta é a primeira profecia nas Escrituras sobre o Messias—primeiro seria morto (o calcanhar ferido), mas, depois, enfim, derrotaria Satanás.

Finalmente, essa profecia será cumprida quando Jesus Cristo voltar à Terra. A história da profecia começa no início do livro—no princípio da Bíblia—e ela abrange seu cumprimento ao longo das Escrituras. Então vamos para o final do livro para ver como essa história termina.

O livro de Apocalipse contém as visões inspiradas por Deus e reveladas ao apóstolo João sobre um tempo sem precedentes na história humana. E fala de um tempo em que toda a humanidade estará praticamente fora de controle. Esse será um tempo de grande escalada de guerras, epidemias, terremotos e catástrofes naturais devastadores. Satanás, então, vai derramar todo seu ódio sobre a humanidade. Nessa época, nós vamos estar à beira da extinção humana.

Nesse período de caos, quando o mundo estiver completamente fora de controle, é que Jesus Cristo vai voltar e intervir na história e restaurar a sanidade da humanidade.

O apóstolo João foi inspirado a escrever: “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus” (Apocalipse 19:11-13). “A Palavra” é outro nome de Jesus Cristo (João 1:1,14).

João continuou: “E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso” (versículos 14-15).

A profecia de Gênesis 3:15 ainda não foi completamente cumprida. Deus está no controle. Ele vai enviar o Seu Filho pela segunda vez para destituir Satanás e estabelecer o Reino de Deus na Terra. Jesus, como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, vai criar uma nova sociedade baseada nos caminhos de Deus.

Você gostaria de fazer parte disso que Deus está construindo?

Então você deve estar disposto a entregar o controle de sua vida a Ele. Veremos duas coisas que você pode fazer para começar a permitir que Deus tome as rédeas de sua vida.

Entregando sua vida nas mãos de Deus agora

Em primeiro lugar, aceite que quanto mais você tenta controlar a sua vida mais descontrolada ela fica. Os verdadeiros problemas são espirituais. As verdadeiras soluções envolvem voltar-se para Deus e, como disse Jesus, reordenar suas prioridades: “Buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça e todas estas coisas [necessidades da vida diária] serão acrescentadas” (Mateus 6:33).

Trata-se de orar sinceramente, pedindo a Deus para perdoá-lo por comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. Trata-se de uma disposição total em buscar o desejo de Deus e submeter-se à Sua vontade porque você quer ser curado espiritualmente.

O segundo passo diz respeito a deixar que Deus tome o controle de sua vida, ou seja, você precisa confiar em Sua bondade. Este pode ser um dos passos mais difíceis para qualquer ser humano.

Adão e Eva não confiavam na bondade de Deus. Eles pensavam que, de alguma forma, Deus estava escondendo alguma coisa, algo emocionante e agradável a eles. Eles não acreditaram que Deus tinha as melhores intenções no coração.

Você realmente acredita que Deus quer o melhor para a sua vida? Você confia nEle o suficiente para seguir Seus caminhos, mesmo sem conhecer bem o resultado ou que, em algum momento, sua vida venha a se tornar desconfortável? Você confia em Deus mesmo sabendo que isso pode significar a perda de um emprego ou de ver alguns de seus amigos pensarem que você é tolo por ter se tornado religioso?

Há um conto sobre um homem que ao caminhar pela floresta caiu de um penhasco. Enquanto rolava morro abaixo, ele conseguiu se agarrar em um galho de árvore. E quando finalmente para de cair, ele percebe que está com um tornozelo torcido e várias costelas quebradas. Por isso, ele não pode subir de volta. E nem pode descer mais.

Em choque e sofrendo com dores, o homem grita: “Tem alguém aí em cima? Alguém pode me ouvir? Alguém pode me ajudar?”

Depois de horas de clamando por ajuda, o homem, finalmente, soluçando, diz: “Deus, você vai me ajudar?”

De repente, o homem ouve uma voz de cima do penhasco. “Eu estou aqui”.

“Quem é você?”, o homem pergunta.

“Eu sou Deus. Você não acredita em mim?”

“Oh, claro que sim!” O homem grita aliviado. “Por favor, Deus, salve-me”.

“Bom”, disse Deus, “Então, abra a mão, largue o galho e Eu pegarei você”.

Há um longo silêncio e, em seguida, o homem grita: “Há mais alguém aí em cima?”.

Você é como esse homem? Você está disposto a abrir mão do controle de sua vida e confiar em Deus e Seus caminhos, mesmo que isso signifique largar algo? Você está disposto a obedecer a Sua lei e instruções ou você é cristão apenas quando lhe é conveniente ou fácil?

Deus está cumprindo Gênesis 3:15 através da obra de Jesus Cristo. Jesus veio pela primeira vez para derrotar Satanás, o pecado e a morte. Ele estará voltando em breve, pela segunda vez, para retirar o deus deste século do poder e estabelecer o Reino de Deus na Terra.

Havia outra árvore no jardim do éden cujo fruto nossos primeiros pais não comeram. Ela era chamada a árvore da vida. Esta árvore representa a vida eterna que Deus dará àqueles que abrirem mão do controle de suas vidas e retornem para Ele através da obra de Jesus Cristo.

No último capítulo da Bíblia, João foi inspirado a escrever: "Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas" (Apocalipse 22:14, ACF).

Deus está no controle! Logo Ele enviará Jesus Cristo de volta à Terra para acabar com o caos, com as guerras e até mesmo com as forças destrutivas da natureza. É hora de você abrir a mão e largar o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal e comer da árvore da vida! BN