Festas Bíblicas Proféticas: Revelando O Plano de Salvação de Deus

Você está aqui

Festas Bíblicas Proféticas

Revelando O Plano de Salvação de Deus

Como Sua Palavra, a Bíblia Sagrada revela o Deus Criador que fez os seres humanos com a intenção de torná-los parte de Sua família — bilhões de filhos unidos ao Deus Pai e a Jesus Cristo em glória para sempre, compartilhando a Sua natureza e caráter.

No entanto, desde os primeiros seres humanos, Adão e Eva, a humanidade tem sido desviada pelo anjo caído rebelde, agora conhecido como Satanás, o diabo. Então, sob sua influência, todas as pessoas têm pecado, têm desobedecido a Deus e incorreram na pena resultante disso, ou seja, a morte (ver Romanos 3:23; 6:23).

Mas, por isso, a humanidade está totalmente perdida? Então o plano de Deus para criar a Sua família está destruído? De maneira nenhuma, pois Deus já havia estabelecido um plano para salvar seus preciosos filhos mesmo antes de eles existirem.

A Bíblia expõe esse plano maravilhoso de Deus para a salvação. E esse plano, de muitas eras, abrange alguns serem guiados nesta era para entender a sua necessidade de perdão dos pecados enquanto que, numa era vindoura, a salvação será oferecida a todos os que já viveram. As principais etapas deste plano são reveladas através das festas bíblicas, que a Palavra de Deus nos ensina a observar (dispostas sequencialmente em Levítico 23). E através dessas celebrações anuais aprendemos sobre o papel fundamental de Jesus Cristo na salvação da humanidade.

A Páscoa

Êxodo 12 introduz o cordeiro pascal, como meio de redenção para os antigos israelitas na escravidão egípcia. Quando Deus enviou uma praga mortal na terra do Egito, o sangue do cordeiro sacrificado nas portas das casas dos israelitas permitiu que eles fossem poupados. Esta ocasião era para ser observada todos os anos, como um memorial, no mesmo dia em que ocorreu no início da primavera (ver também Levítico 23:4-5). No entanto, ainda mais importante, é que o cordeiro sacrificado sem defeito, serviu para representar Jesus Cristo, que não tinha nenhum defeito espiritual do pecado.

O Novo Testamento revela que Cristo foi morto mesmo no dia da Páscoa e que Ele é "a nossa Páscoa, sacrificado por nós" (1 Coríntios 5:7). De fato, Ele é "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (João 1:29). Através do Seu sacrifício temos o perdão de nossos pecados pela graça de Deus e, por fim, somos poupados da pena de morte advinda do pecado.

Hoje, os cristãos são ordenados a observar o memorial da Páscoa anual, ao mesmo dia, bebendo do cálice da Nova Aliança e comendo pão asmo em memória do incrível sacrifício de Cristo. Ao fazer isso, nós, solenemente agradecidos, lembramos a morte do Senhor até que Ele volte (1 Coríntios 11:25-26). Esta festa retrata o início do plano de redenção de Deus — a purificação de nossos pecados pelo próprio sangue de Jesus Cristo.

A Festa dos Pães Asmos

Então, depois de termos os nossos pecados perdoados pela graça de Deus através do sacrifício de Cristo, temos o direito de continuar pecando?

Paulo pergunta: "Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante?" (Romanos 6:1). Em outras palavras, podemos ficar do jeito que somos e continuaremos com nossos hábitos pecaminosos, enquanto esperamos que Deus faça vista grossa? Paulo responde enfaticamente: "De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?" (versículo 2).

Ao contrário, por estarmos profundamente agradecidos pelo que Deus fez e continua fazendo por nós, através de Seu Filho, então devemos continuar nos arrependendo de nossos pecados e vivendo uma vida transformada. Como estamos debaixo da graça e da misericórdia de Deus, então devemos continuar nos purificando de "toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus" (2 Coríntios 7:1).

A Festa dos Pães Asmos segue imediatamente à Páscoa (Levítico 23:5-8). Historicamente, os sete dias desta festa comemoram o tempo em que os israelitas foram libertados, partiram do Egito e se afastaram de seus caminhos ímpios. Para cristão de hoje, sob a Nova Aliança, esses dias revelam a verdade convincente de que devemos deixar os nossos caminhos pecaminosos e lutar para vencer o pecado. Não podemos continuar pecando!

No entanto, ao contrário dos antigos israelitas, temos uma nova e melhor maneira de realizar essa obra espiritual. Esta festa começa nos dizendo como podemos ter uma nova vida baseada em Cristo.

Esta festa de sete dias destaca os elementos da obra de Jesus Cristo, que são essenciais para nossa compreensão do processo de salvação de Deus Pai. O primeiro elemento essencial, é que foi durante esta festa que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos, três dias e três noites depois de Sua morte, como Ele havia dito que faria (1 Coríntios 15:3-4). Esta verdade central das Escrituras é fundamental para a nossa salvação porque sem um Salvador ressuscitado ainda estaríamos em nossos pecados e sem esperança (versículos 14 e 17).

Um outro elemento essencial para a compreensão do processo de salvação que é derivado desta festa dos Pães Asmos, é que a Escritura nos diz que nesse período de uma semana devemos evitar o fermento, um agente que faz o pão inchar no processo de panificação, pois (a levedura neste período bíblico) é representante simbólicamente da "maldade e da malícia", ou seja, do pecado (1 Coríntios 5:8). Então, durante essa semana, comemos pão sem fermento (pão asmo) com as nossas refeições (Êxodo 12:15, 19-20). Ao fazer isso, somos constantemente lembrados da necessidade de tirar o pecado de nossas vidas e em seu lugar colocar a sinceridade e a verdade (1 Coríntios 5:8).

Além disso, um outro elemento essencial para a compreensão do plano de salvação que é derivado desta festa dos Pães Asmos, é que estes Dias dos Pães Asmos também retratam a obra do Cristo ressuscitado. Jesus, cumprindo o significado simbólico da oferta especial dum molho das primícias da sega durante essa festa (ver Levítico 23:9-14, 1 Coríntios 15:20, 23), durante o momento em que esse molho estava sendo oferecido (movido), subiu e se apresentou diante do trono de Deus para ser aceito como o início da divina colheita espiritual da humanidade e como Aquele que vai levar a todos para o caminho da salvação. Ao ser aceito como o Cordeiro de Deus, Ele entrou no Santo dos Santos com Seu próprio sangue e assumiu um novo papel como Sumo Sacerdote, fazendo intercessão por nós (Hebreus 9:12, 24-25).

Ademais, essa obra contínua faz com que o ato de consumir pão asmo durante essa festa seja ainda mais significativo. Jesus Cristo, como o pão da vida (João 6:48, 51) entra na vida de um cristão através do Espírito de Deus. Em seguida, Ele torna possível vivermos uma nova vida com e através de Sua ajuda, conforme Ele vive novamente através de nós e em nós.

O apóstolo Paulo falou dessa impressionante verdade, quando escreveu: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim" (Gálatas 2:20).

A Festa de Pentecostes

A próxima festa que Deus revelou aos israelitas (Levítico 23:15-22) chega no final da primavera, depois de sete semanas ou cinquenta dias após a oferta das primícias, que teve lugar durante a Festa dos Pães Asmos. Neste dia — chamado de Festa das Semanas (Êxodo 34:22, Deuteronômio 16:10, 16), Pentecostes (que significa cinquenta em grego) ou Festa da Sega (Êxodo 23:16) — outra oferta de manjares de primícias é apresentada. Este dia retrata o próximo passo no grande plano de salvação de Deus.

O segundo capítulo do livro de Atos explica que o Espírito Santo de Deus foi derramado sobre os discípulos de Cristo neste mesmo dia. O Espírito de Deus mudou para sempre essas pessoas. Logo, Pedro deu um sermão inspirado e exclamou para a multidão: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar" (versículos 38-39).

Sim! A promessa de receber o Espírito Santo está disponível para todos aqueles que Deus está chamando hoje. Aqueles que têm recebido o Espírito de Deus são "as primícias do Espírito" (Romanos 8:23), sendo "como primícias das suas criaturas" (Tiago 1:18).

Enquanto Jesus, como vimos, foi das primícias da divina colheita espiritual da humanidade (representado pelo molho movido), aqui vemos que os seguidores de Cristo nesta época também são considerados primícias — Jesus, portanto, foi o primeiro das primícias. Isso implica que os servos de Deus da era atual serão Seus primeiros frutos (primícias) e que outros serão espiritualmente convertidos numa época posterior — um fato que veremos a seguir.

Avançando das festas primaveris às festas outonais [na terra de Israel, isto é, no hemisfério norte]

Então, até o momento temos visto uma progressão lógica no plano de salvação de Deus. Primeiramente, Jesus, o nosso cordeiro pascal, demonstra o amor de Deus por nós ao morrer pelos nossos pecados.

Em segundo lugar, aprendemos através dos Dias dos Pães Asmos que devemos nos esforçar não apenas com todo o nosso ser para vencer o pecado em nossas vidas, mas também temos que buscar a Cristo ressuscitado para nos livrar do poder do pecado e nos ajudar a viver dignamente.

Em terceiro lugar, aprendemos através do Dia de Pentecostes que Deus promete nos dar o Espírito Santo — o Seu poder, mente e vida — como primícias da colheita espiritual de Sua família. E pelo Espírito podemos fazer "morrer os atos [pecaminosos] do corpo" (Romanos 8:13, NVI) e andar como Cristo andou.

Agora vamos dar uma olhada nas últimas quatro festas mencionadas na Bíblia. Ao se aproximar o fim do verão e início do outono na terra de Israel, então chegam as festas outonais proféticas, representando os eventos que vêm depois daqueles retratados pelas festas da primavera. Na verdade, elas prenunciam os eventos maravilhosos que ainda terão lugar no grande plano de Deus.

A Festa das Trombetas

Em Levítico 23:23-25 ​​o povo de Deus recebem a ordem para observar um "descanso solene, memorial, com sonidos de trombetas" (ARA).

As trombetas tiveram um grande significado para os israelitas. Elas eram utilizadas na convocação de assembleias especiais (Números 10:1-10) e para soar o alarme para a guerra (Jeremias 4:19). Além disso, Deus tinha descido no Monte Sinai para revelar a Sua lei, manifestando Seu poder com um estridente som de uma trombeta (Êxodo 19:16-19).

As Escrituras também profetizam que as trombetas servirão como arautos de grandes eventos futuros, que brevemente acontecerão na terra. O livro de Apocalipse nos diz que sete trombetas serão tocadas pelos anjos para anunciar os eventos chocantes do fim dos tempos. A trombeta do primeiro anjo vai anunciar uma grande praga de granizo, fogo e sangue, que irá destruir a terça parte da vegetação terrestre (Apocalipse 8:7).

E mais toques de trombeta serão ouvidos, culminando com a sétima e última trombeta (Apocalipse 11:15). Esta trombeta anunciará o retorno de Jesus Cristo à Terra e o estabelecimento de Seu glorioso reino sobre todas as nações.

Também o apóstolo Paulo nos diz que esta trombeta marcará a ressurreição dos mortos em Cristo e a transformação de todos os seguidores de Cristo a partir da carne física à existência espiritual glorificada (1 Tessalonicenses 4:16, 1 Coríntios 15:50-52). O próprio Jesus disse que o Seu povo escolhido será reunido "com grande clangor de trombeta" (Mateus 24:31, ARA).

À medida que observamos a Festa de Trombetas hoje em dia, devemos ter em mente os grandes eventos que terão lugar em breve sobre a Terra e que vão culminar com o retorno de Jesus Cristo e a ressurreição dos santos.

O Dia da Expiação

O Dia da Expiação (Levítico 23:26-32) é mencionado no Novo Testamento, em Atos 27:9, onde ele é chamado de "o Dia do Jejum", como é traduzido na versão da Bíblia Almeida Revista e Atualizada. Esse período era familiar aos cristãos do Novo Testamento como um dia em que o observavam com um jejum.

Esse Dia da Expiação, no qual devemos jejuar, é chamado de "sábado de descanso solene" (Levítico 23:27-32, ARA). Os antigos rituais desse dia são explicados em detalhes em Levítico 16. A cerimônia central envolvia o sacrifício de dois bodes, um representando o sacrifício do Senhor e outro chamado em hebraico de azazel, que significa o "bode do banimento". Alguns dos primeiros tradutores usaram a palavra "bode emissário" pensando que o bode seria libertado. A palavra, desde então, passou a significar alguém inocente que é obrigado a suportar a culpa. Tampouco esse sentido se encaixa aqui.

Em outras traduções, como a Nova Versão Internacional, a palavra hebraica Azazel é usada, pois alguns afirmam que Azazel é o nome de um demônio.

Outros dizem que o bode Azazel representa Jesus Cristo, assim como o primeiro bode, mas esta é uma interpretação ilógica uma vez que entendemos o destino do bode Azazel. Levítico 16:22 nos diz: "Aquele bode levará sobre si todas as iniquidades deles [dos israelitas] à terra solitária; e o homem [escolhido para a tarefa (versículo 21)] enviará o bode ao deserto".

Este bode não teve a permissão de voltar a habitar entre o povo. Ele foi expulso e banido. Este é um conceito exatamente oposto ao papel de Jesus Cristo que, como Emanuel — que significa "Deus conosco" (Mateus 1:23) — prometeu estar sempre conosco. A Bíblia nos diz que Ele nunca nos abandona nem nos esquece (Hebreus 13:5). Assim, em contraste com o bode do banimento, Jesus estará sempre conosco.

Em contraste direto com Jesus Cristo, Satanás é quem será banido para longe da humanidade. Quando Jesus voltar, o diabo será preso e lançado em um abismo (Apocalipse 20:1-3) — e depois será tirado de cena para o bem de todos (versículo 10).

O Dia da Expiação retrata o tempo maravilhoso em que toda a humanidade vai se arrepender e aceitar o sacrifício expiatório de Cristo, representado pelo primeiro bode, e Satanás será banido, como representado pela expulsão do segundo bode. Vamos receber a vitória total sobre o diabo, através de Jesus Cristo.

A Festa dos Tabernáculos

A próxima festa anual tem duração de sete dias, que é a Festa dos Tabernáculos (Levítico 23:33-36), ela era comemorada pelos antigos israelitas com cabanas improvisadas​​, recordando a sua habitação transitória, quando saíram do Egito a caminho da Terra Prometida.

Também chamada de Festa da Colheita (Êxodo 23:16, Deuteronômio 34:22), esta festa é celebrada durante a colheita do fim do verão e início do outono na terra de Israel. Em um sentido espiritual, ela representa a grande colheita espiritual de seres humanos, realizada por Deus, depois do retorno de Cristo. Na verdade, esta festa aponta para o tempo do reino terreno de Jesus Cristo.

O próprio Jesus observou esta festa durante Seu ministério e disse às pessoas que também devem fazem isso (João 7:8-14). A Bíblia ainda afirma que, em vez de ter sido extinta, esta festa será observada pelas nações gentias (não israelitas) durante o reinado de Cristo sobre a Terra (Zacarias 14:9, 16-18).

As Escrituras nos dizem que os santos ressuscitados reinarão com Cristo. Apocalipse 20:4 diz: "E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar... e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos" (comparar Daniel 7:27).

A maravilhosa verdade é que, quando Cristo voltar, os verdadeiros cristãos, a partir dessa época, vão governar com Ele como reis e sacerdotes (Apocalipse 5:10; 20:6) — guiando o resto do mundo para o caminho de Deus.

O Oitavo Dia

Imediatamente após os sete dias da Festa dos Tabernáculos vem outro Dia Santo ou Sábado — referido na Bíblia simplesmente como "o oitavo dia" (Levítico 23:36, 39). Este dia retrata o mais alegre de todos os eventos ainda não cumprido no grande plano de Deus.

Devemos considerar que a celebração da colheita de toda a humanidade não estará completa no reinado milenar de Cristo. Pois, o que dizer sobre todos aqueles que morreram nesta era e que não foram chamados para fazer parte das primícias de Deus? Ainda restarão bilhões de pessoas nesta época que não têm sido salvas. Então, elas estarão perdidas para sempre?

Muitos estudiosos da Bíblia entendem que um dia todos nós estaremos diante do tribunal de Cristo (2 Coríntios 5:10). O que a maioria não entende é que, para aqueles que morreram sem o verdadeiro conhecimento do plano de salvação, virá um tempo em que serão ressuscitados para a vida física e vão ter a sua primeira oportunidade de realmente entenderem o desígnio de Deus e de fazer uma escolha a respeito dela.

Apocalipse 20:11-15 fala desse tempo, que ocorrerá mil anos após a "primeira ressurreição" (versículo 6), quando "os outros mortos" se levantarão numa segunda ressurreição e serão restaurados à vida (ver versículo 5). Ezequiel 37:1-14 descreve esse mesmo período, um tempo em que aqueles que pareciam estar condenados e totalmente sem esperança (versículo 11) serão ressuscitados para a vida novamente. Eles ficarão surpresos ao descobrirem que Deus vai lhes oferecer o Seu Espírito Santo (versículo 14) e a oportunidade de realmente conhecer, pela primeira vez, quem é o Deus verdadeiro (versículo 13).

Esta visão, então, diz respeito à época em que toda a humanidade, que nunca entendeu suficientemente a verdade de Deus, irá finalmente receber esse conhecimento. Será nessa época que eles terão de decidir se vão ou não servir a Deus. Em outras palavras, sua salvação depende de você aceitar ou recusar o sangue derramado de Jesus por seus pecados e servir a Deus com fidelidade, uma vez que chegue a conhecê-Lo.

Este será um tempo de julgamento no sentido de que as novas vidas dessas multidões estarão sendo avaliadas. Aqueles que ficarem no caminho certo, com a ajuda de Deus, serão salvos. Aqueles que rejeitarem a Deus, finalmente, serão os únicos condenados no final. Sem dúvida, a maioria da humanidade vai tomar a decisão certa de obedecê-Lo e continuar em Seus caminhos.

Deus, em Sua grande sabedoria, tem um plano para oferecer uma oportunidade para herdar a vida eterna a todos os que já viveram. Ele está chamando alguns ao arrependimento agora e o restante Ele chamará durante o reinado milenar de Cristo e no segundo período de ressurreição que virá a seguir.

Se você leu até aqui e está começando a entender o grande plano de Deus, talvez você esteja sendo chamado neste momento. Que Deus possa ajudá-lo a responder ao Seu chamado para receber a Jesus Cristo e seguir Seus caminhos — que inclui a observância dessas importantes festas que mostram o caminho para a salvação eterna na família de Deus! BN