Chegando brevemente: O Milênio Magnífico!

Você está aqui

Chegando brevemente

O Milênio Magnífico!

O tempo conhecido como o "Milênio" é descrito em milhares de escrituras, mas, curiosamente, a palavra milênio não está na Bíblia. O que significa isso?

Milênio é derivada de duas palavras latinas: mille, que significa "mil", e annum, o que significa "ano". Milénio simplesmente significa mil anos. Um determinado período de mil anos definitivamente está descrito na Bíblia.

"O Milênio" (normalmente com o M maiúsculo) refere-se ao futuro reinado de mil anos de Jesus Cristo na terra e que começa com a Sua segunda vinda.

Porque a palavra "milênio" é muitas vezes associada às condições utópicas profetizadas para virem a existir no futuro período de mil anos, o adjectivo "milenar" tem vindo a referir-se não apenas à era maravilhosa por vir, mas um belo e inspirador cenário que parece ideal, idílico ou edênico (isto é, de volta ao Jardim do Éden).

Um mundo restaurado às condições semelhantes às do Paraíso

Num sermão curto mas poderoso, o apóstolo Pedro refere-se ao tempo depois do regresso de Cristo como "tempos de refrigério" e como "os tempos da restauração de todas as coisas, as quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o começo do mundo" (Atos 3:18-21, grifo adicionado a través do texto).

Desde que Satanás, o diabo, apareceu no Jardim do Éden astuto como a serpente e seduziu Adão e Eva a pecar, ele tem estado a corromper tudo! Hoje, Romanos 8:22 nos diz que "toda a criação geme"!

Uma das coisas mais importantes que a profecia bíblica revela sobre o Milênio é que durante esse tempo, haverá um projeto de restauração massivo para trazer o mundo de volta às condições paradisíacas. O Paraíso perdido tornar-se-á num Paraíso restaurado! Ele vai acabar sendo muito melhor do que todas as idéias seculares da utopia que o homem tem sonhado!

Note o que a profecia bíblica nos diz sobre este tempo: "Porque o Senhor consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão como o jardin do Senhor; gozo e alegria se achará nela, ação de graças, e voz de melodia" (Isaías 51:3).

E: "Assim diz o Senhor DEUS: No dia em que eu vos purificar de todas as vossas iniqüidades, então farei com que sejam habitadas as cidades e sejam edificados os lugares devastados. E a terra que estava assolada será lavrada, em lugar de ser uma desolação aos olhos de todos os que passavam. E dirão: Esta terra que estava assolada tem-se tornado como jardim do Eden; e as cidades solitárias, e assoladas, e destruídas, estão fortalecidas e habitadas.

"Então as nações que ficarem de resto em redor de vós saberão que eu, o

Senhor, tenho reedificado as cidades destruídas, e plantado o que estava devastado. Eu, o Senhor, o disse, e o farei" (Ezequiel 36:33-36).

Que cena empolgante!

O reinado literal de mil anos de Cristo

Apocalipse 19:11-16 descreve como Jesus Cristo voltará como "Rei de reis e Senhor de senhores" para estabelecer o Seu reino sobre a terra. Ele também esmagará os exércitos poderosos que se Lhe opuserem (versículos 17-21).

Quando Jesus apareceu na terra pela primeira vez, a maioria das pessoas não reconheceram que Ele era o Messias porque estavam esperando um rei conquistador que os libertasse do jugo romano. Hoje é o contrário. As pessoas agora estão acostumados à imagem do Salvador em sofrimento e não estão realmente esperando que ele volte e reine sobre o mundo. Ele, porém, absolutamente prometeu que voltará como um rei conquistador para reger todas as nações!

Apocalipse 20, então, descreve o que acontece em seguida: Cristo expulsa as forças do mal, Satanás e seus demônios servis—os instigadores primários da maldade do mundo. Cristo vai enviar um anjo para atar Satanás e trancá-lo em lugar profundo por este período de mil anos (Apocalipse 20:1-3).

Por que é isso uma prioridade tão urgente? Hoje, a Palavra de Deus nos diz: "O mundo inteiro jaz sob o poder do Maligno" (1 João 5:19). É Satanás que, desde a época de Adão e Eva, poderosamente "engana todo o mundo" (Apocalipse 12:9).

A influência totalmente infiltrante e invisível de Satanás é o motivo primário pelo qual a "natureza humana" é tão ruim. As nossas mentes podem ser comparadas com os computadores que foram infectados com um vírus destrutivo. Após a fonte do vírus, Satanás, ser removida, as mentes pode ser limpas dos efeitos latentes, e então reprogramadas com a educação devota e o Espírito Santo de Deus!

Os servos de Deus ressuscitados para servir ao lado de Cristo

A próxima coisa que João vê na visão são os fiéis servos de Deus que foram martirizados, mas agora estão vivos novamente! "E reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos" (Apocalipse 20:4). Jesus afirmou mais cedo que estes servos ressuscitados serão imortais (Lucas 20:36).

Quando Apocalipse 20:5 diz: "Esta é a primeira ressurreição," está fazendo referência ao versículo 4. Óbviamente quando diz a "primeira ressurreição" significa que haverá mais de uma ressurreição. E, como nos diz o versículo 5, essa segunda ressurreição será para "os outros mortos", que reviverão de novo após se completarem os mil anos. Isso é quando eles terão oportunidade de salvação.

O versículo 6 fornece informação crucial sobre a primeira ressurreição: "Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos."

A primeira ressurreição é de fato a "melhor ressurreição" (Hebreus 11:35) porque aqueles que participem nela são levantados para a gloriosa vida eterna (1 Coríntios 15:50-54). A segunda ressurreição é uma restauração para a vida mortal. Uma pessoa na segunda ressurreição poderá morrer "a segunda morte", se ele se recusar a arrepender-se e obedecer a Cristo. (Para saber mais, pedir ou baixar nosso livro gratuito "O Plano dos Dias Santos de Deus").

Os três versículos em Apocalipse 20, versículos 4-6, dão-nos alguns fatos sobre o Milênio. Todas as outras profecias milenárias a través da Bíblia preenchem os detalhes maravilhosos!

Infelizmente, inúmeras pessoas optaram por não aceitar o capítulo 20 de Apocalipse como sendo literalmente verdadeiro. Sob a influência de Satanás, elas inventaram muitas interpretações destes versículos como sendo apenas simbólicos.

Mas o teor destes versículos é bastante explícito, específico, detalhado, consecutivo, lógico e está em harmonia com o resto da Bíblia. Não há qualquer justificação para compreendê-los de qualquer outra forma que não seja a literal.

Sobre quem estarão reinando?

Jesus e os ressuscitados para a imortalidade ao Seu retorno reinarão sobre todos os restantes seres humanos sobre a terra que sobreviverão às guerras e pestes devastadoras dos tempos do fim que antecederão aquela época. Eles vão também governar sobre os anjos (1 Coríntios 6:2-3). E eles vão governar sobre as futuras gerações de seres humanos. Com efeito, neste novo mundo de paz e de abundância, muitos, muitos outros nascerão durante o Milênio.

Deus deleita-se em crianças. Ele disse a Adão e Eva: "Sede fecundos e multiplicai-vos" (Gênesis 1:28). Durante o maravilhoso mundo do amanhã, com condições e as atitudes de acolhimento da criança, os casais serão frutíferos e as pessoas vão se multiplicar!

Quanto à Terra Santa durante o Milênio, Deus disse: "Eu multiplicarei homens sobre vós, toda a casa de Israel, toda ela, e as cidades serão habitadas, e as ruínas reconstruídas. E multiplicarei sobre vós homens e animais, e eles se multiplicarão e frutificarão" (Ezequiel 36:10-11). Haverá ainda uma abundância de animais para desfrutar!

Ao pensar sobre o Milênio, precisamos considerar tanto a perspectiva dos seres humanos, bem como a perspectiva dos santos ressuscitados e glorificados, os servos de Deus nesta época, aos quais será então dada a vida eterna como seres espirituais imortais. Tenha em mente que a maioria das profecias milenares estão descrevendo os seres humanos e prazeres físicos que o soam extremamente atraentes.

Mas, ser um membro e espírito glorificado da família de Deus será infinitamente melhor do que viver como um ser humano! Mesmo que seja difícil para nós imaginarmos como seremos seres espirituais, devemos ter plena confiança de que Deus tem algo muito, muito melhor à nossa espera quando formos levantados à existência no nível divino tal como Deus! (1 João 3:2).

E aqueles que são seres humanos físicos não perderão nada por muito tempo. Também lhes será dada a oportunidade de ser ressuscitados para a imortalidade.

O papel dos santos glorificados como reis e sacerdotes!

Há muito tempo, Deus disse ao profeta Daniel que "os santos do Altíssimo receberão o reino, e possuirão o reino para sempre, e de eternidade em eternidade" (Daniel 7:18).

Em Apocalipse 20:6, vimos que os santos ressuscitados "serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos."

Em Apocalipse 1:5-6, a visão de João revela que Cristo está fazendo os "santos reis e sacerdotes para Deus, seu Pai". É por isso que Jesus Cristo é chamado de "Senhor dos senhores e Rei dos reis" (Apocalipse 17:14; 19:16). Os santos ressuscitados serão os príncipes e reis que servem debaixo Ele!

Observe que esta profecia milenar revela o papel de ensino desses espíritos líderes quando eles aparecem visivelmente às pessoas para as ensinar, avisar e recordar: "não se esconderão mais os teus mestres; antes os teus olhos os verão; e os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele; quando vos desviardes para a direita ou para a esquerda." (Isaías 30:20-21, Nova Versão Internacional).

É importante entender tudo isto porque o propósito de Deus para os seres humanos é muito maior do que a maioria das pessoas pensa. Mesmo a maioria dos cristãos pensa que o destino dos santos é de ser anjos ou algo parecido, mas os anjos não governarão o mundo por vir (Hebreus 2:05), enquanto que os santos o farão debaixo de Cristo (vers. 6-11). Como já foi mencionado, os santos estarão sobre os anjos. Observe o que Paulo disse em 1 Coríntios 6:3, citado acima, "Não sabeis que havemos de julgar os anjos?"

Os anjos sempre estarão num nível inferior ao da família de Deus. Quando Deus nos chama "Meus filhos e filhas" (2 Coríntios 6:18), é muito mais literal do que a maioria das pessoas acredita. Os anjos não são literalmente filhos de Deus gerados pelo espírito (Hebreus 1:5), enquanto que os verdadeiros cristãos o são (Romanos 8:16, 1 Pedro 1:3, 1 João 3:1-2, 5:1).

Tão logo as pessoas se arrependam e sejam batizadas para o perdão dos seus pecados e receber o Espírito de Deus (Atos 2:38), "Jesus não se envergonha de lhes chamar irmãos" (Hebreus 2:11, Nova Versão Internacional). Que honra incrível! (Para saber mais, pedir ou baixar nosso livro gratuito Qual é o Seu Destino?)

A Israel reunida será um modelo divino para o mundo

Muitas pessoas ficam confusas a respeito de porque tantas profecias enfatizam Israel e Judá. Sob os antigos reis David e Salomão, Israel foi uma nação composta por 12 tribos. Após a morte de Salomão, a nação foi dividida em duas nações, a "casa de Israel" e "casa de Judá." Aqueles que pertenciam à casa de Judá, tornaram-se conhecidos como judeus, enquanto que os da casa de Israel, levados em cativeiro pelo Império Assírio, perderam a sua identidade e tornaram-se conhecidos na história como as "10 tribos perdidas."

Por que Deus trouxe os israelitas do Egito, para ser sua "nação escolhida" e "povo santo"? Um objectivo declarado era para que eles fossem um bom exemplo para o mundo, um modelo para demonstrar o fruto maravilhoso de viver a vida com base nas leis perfeitas de Deus (Deuteronômio 7:6-14). No entanto, devido à debilidade e propensão para o pecado da natureza humana, e porque Deus não lhes deu o Espírito Santo, eles não tinham o "coração" para obedecer consistentemente e por isso falharam a maioria das vezes (Deuteronômio 5:29; 29:4).

Durante a primeira parte do Milênio, Cristo dará atenção especial à obra de tornar os descendentes modernos dos israelitas na Sua nação modelo, o qual vai ajudar muito na educação e na conversão do resto do mundo. (Para saber quem são esses israelitas nos dias de hoje, peça ou baixe da internet a sua cópia gratuita do livro disponível em inglês The United States and Britain in Bible Prophecy.)

Por que Israel conseguirá tornar-se numa nação modelo quando falhou no passado? Porque depois de milhares de anos tentando viver fora da lei de Deus, eles vão aprender que viver segundo a Lei é a única forma de obter a verdadeira felicidade e plena realização do propósito da vida. Eles voltarão a Cristo, que estará a reinar na terra, e receberão um "novo coração." Considere esta profecia:

"Pois vos tirarei dentre as nações, e vos congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra. Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias, e de todos os vossos ídolos, vos purificarei.

"Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne [um coração mole e receptivo]. Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis. E habitareis na terra que eu dei a vossos pais, e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus"(Ezequiel 36:24-28).

A "Terra Santa" vai finalmente fazer justiça ao seu nome e ser verdadeiramente uma terra santa!

No próximo capítulo de Ezequiel, aprendemos que Deus diz que "deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles; e nunca mais serão duas nações [Israel e Judá], nem de maneira alguma se dividirão para o futuro em dois reinos" (Ezequiel 37:22).

Quem será "o rei" sobre a Israel reunida? Será o Rei David ressuscitado! (Ezequiel 37:24-25; 34:23-24).

Jesus também revelou quem reinará sobre as 12 tribos: "Ao que lhe disse Jesus: 'Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel'" (Mateus 19:28).

Com base nestas passagens, Deus provavelmente irá atribuir outras altas responsabilidades a patriarcas, profetas, apóstolos e outros homens e mulheres justos ressuscitados e que provaram ser fiéis como líderes piedosos.

A verdade espalha-se por toda a Terra

Jerusalém será a capital do mundo, bem como um lugar seguro e agradável! "Assim diz o Senhor: 'Voltarei para Sião, e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade da verdade, e o monte do Senhor dos exércitos o monte santo.' Assim diz o Senhor dos exércitos: 'Ainda nas praças de Jerusalém sentar-se-ão velhos e velhas, levando cada um na mão o seu cajado, por causa da sua muita idade. E as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão'" (Zacarias 8:3-5).

Deus também diz de Jerusalém que "correrão a ela todas as nações" para aprender e adorar. "Irão muitos povos, e dirão: 'Vinde, e subamos ao monte do Senhor, à casa [templo] do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas;' porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor" (Isaías 2:2-3).

Quando Jesus Cristo ensinar e impuser o caminho da paz, a paz vai aparecer por todos os lugares! "E ele (Jesus Cristo) julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra" (Isaías 2:4).

Isaías refere-se a Jesus como o "Príncipe da Paz" e depois escreve, "Do aumento do Seu governo e da paz não haverá fim" (Isaías 9:6-7).

Isaías é conhecido como o "profeta messiânico" porque o seu livro está cheio de profecias do Messias e do Milênio. É interessante que o nome de Isaías significa "O Senhor salva."

A paz e a prosperidade enchem a terra

Outro profeta bíblico, Miquéias, dá alguns detalhes como os de Isaías (Miquéias 4:1-3) e acrescenta o seguinte: "Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante" (versículo 4). Este curto versículo está pleno de sentido. Ele não só retrata a paz e a segurança, mas indica a bênção de cada família possuir propriedade fértil produtiva.

Será uma época maravilhosa para a agricultura, jardinagem e todos os tipos de atividades ao ar livre: "Farei com elas um pacto de paz; e removerei da terra os animais ruins, de sorte que elas habitarão em segurança no deserto, e dormirão nos bosques.

"E delas e dos lugares ao redor do meu outeiro farei uma bênção; e farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênçãos serão. E as árvores do campo darão o seu fruto, e a terra dará a sua novidade" (Ezequiel 34:25-27).

Jesus Cristo não só irá alterar a natureza do ser humano, ele também vai mudar a natureza dos animais! Não haverá mais animais de natureza predatória e perigosa: "Morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará; e o bezerro, e o leão novo e o animal cevado viverão juntos; e um menino pequeno os conduzirá.

"A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; e o leão comerá palha como o boi. A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e a desmamada meterá a sua mão na cova do basilisco" (Isaías 11:6-8). Assombroso!

Esta profecia é tanto literal quanto figurativa — pois a paz no reino natural serve para significar as relações pacíficas entre os povos, posto que as nações são frequentemente representadas por animais nas Escrituras.

Na verdade, o versículo dramaticamente inspirador que vem a seguir mostra o foco humano aqui explicando a paz como resultado de conhecimento correcto: "Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte; porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar" (Isaías 11:9 ). As pessoas irão desaprender suas idéias falsas e aprenderão o conhecimento de Deus.

Pregar e ensinar a verdade para todos será muito facilitado pelo fato de que todas as pessoas irão se comunicar numa língua "pura"! (Sofonias 3:9).

"A verdade vos tornará livres!"

Jesus disse: "Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:31-32). Uma vez que os povos do mundo entendam e estejam vivendo pelas leis de Deus, às quais Tiago chama a "lei da liberdade", eles irão desfrutar da maior liberdade que é possível para os seres humanos (Tiago 1:25, 2:12). A liberdade suprema, é claro, virá quando cada pessoa escapa de todas as limitações físicas, tornando-se em espírito!

Imagine como o mundo vai ser quando todos estejam vivendo segundo todos os Dez Mandamentos! Será um mundo praticamente livre da maioria dos problemas que sofre hoje—incluindo guerras, violência, crimes, assassinatos, adultério, lares desfeitos, o roubo, a desonestidade, a política suja e governos opressores! Será também um mundo livre da idolatria e das superstições e tradições pagãs.

Os Dez Mandamentos definem como amar a Deus e como amar as pessoas, tal como resumido nos dois grandes mandamentos (Mateus 22:36-40).

Durante o Milênio, todos terão a oportunidade de tornar-se espiritualmente convertidos de modo que as leis de Deus fiquem internalizadas—escritas nos seus corações!

Aqui está um resumo conciso da Nova Aliança que será oferecida a todas as pessoas: "Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: 'Conhecei ao Senhor;' porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados" (Jeremias 31:33-34; Hebreus 8:10-12).

Cristo oferecerá a todas as pessoas a libertação da ignorância e a libertação da culpa e da pena dos seus pecados.

O Milênio tempo de cura, saúde e felicidade!

Isaías 35 oferece um dos retratos mais inspiradores do Milênio. A seguir estão partes do mesmo.

"O deserto e a terra sedenta se regozijarão; e o ermo exultará e florescerá; como o narciso florescerá abundantemente, e também exultará de júbilo e romperá em cânticos" (Isaías 35:1-2).

"Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes. Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis o vosso Deus! com vingança virá, sim com a recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará'" (versículos 3-4).

"Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se desimpedirão. Então o coxo saltará como o cervo, e a língua do mudo cantará de alegria" (versículos 5-6). Além de receber a cura milagrosa, as pessoas serão ensinados os princípios de vida saudável para que a doença possa ser prevenida. E a cura de doenças físicas aqui, enquanto literal (como demonstrado por meio de Cristo pelos os milagres da Sua primeira vinda), também representa uma cura ainda mais importante a vir—cura dos problemas espirituais da humanidade.

"Porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo. E a miragem tornar-se-á em lago, e a terra sedenta em mananciais de águas" (versículos 6-7).

"E ali haverá uma estrada, um caminho que se chamará o caminho santo . . . E os resgatados do Senhor voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido"(versículos 8-10). Estas profecias são também, tanto literais como figurativas, representando bênçãos tanto físicas como espirituais.

Imagine isso!

Os povos da terra estarão dizendo: "O meu cálice transborda" com bençãos! (Salmo 23:5).

Olhando para diante com paixão sincera, então, vamos todos orar como Cristo instruiu: "Venha o Teu Reino"!

Que em breve venha o Milênio! BN