Pentecostes: O Poder de Deus em Nossas Vidas

Você está aqui

Pentecostes

O Poder de Deus em Nossas Vidas

Imagine isto: Você está na igreja, então a temperatura cai e uma súbita rajada de vento entra através das janelas. Papéis começam a voar para todo lado. Aí você vê o que parece ser línguas de fogo flamejantes sobre as cabeças de outras pessoas. Em choque, todo mundo olha em volta. Ninguém nunca viu nada como isso antes!

Isso soa estranho? Mas realmente aconteceu! Nós encontramos essa cena descrita na Bíblia, no livro de Atos, capítulo 2. E teve lugar no dia de Pentecostes, um dos Dias Santos anuais de Deus.

O que esse evento, que sucedeu nesse dia santo, ensina sobre o propósito de Deus para você? Mudança é algo que Deus quer e espera de nós (Romanos 12:2). No entanto, Ele não espera que façamos isso sozinho. Nem espera que nós lancemos mão de um monte de ideias e técnicas de autoajuda. Ele nos providencia uma ferramenta e um guia para que mudemos de verdade, pois Deus quer que tenhamos uma vida positiva e bem sucedida.

Ele nos promete a ajuda (João 14:26) necessária para tornar nossa vida mais feliz e vitoriosa, como desejamos, e mesmo quando achamos isso muito difícil, se realmente estivermos buscando essa mudança.

Os dramáticos acontecimentos de Pentecostes no livro de Atos, onde se relata línguas de fogo descendo sobre os discípulos de Cristo, é um milagre que abriu o caminho para que façamos mudanças—mudanças importantes e duradouras em nossa vida—um tipo de mudança que leva à vida eterna no reino de Deus.

O que Jesus disse que poderia criar essa classe de mudança drástica e como afetaria a vida de Seus seguidores?

Transformados pelo Consolador prometido

Jesus Cristo prometeu aos Seus discípulos a ajuda que precisam para viver vidas transformadas. Ele disse: "Aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar-se de tudo quanto vos tenho dito" (João 14:26). Nessa noite, antes de Sua morte, Cristo revelou a promessa do Espírito Santo aos Seus discípulos. Isso ficou registrado na Bíblia para todos os futuros cristãos.

Um dos discípulos que estava naquela noite marcante, antes da morte de Cristo, seria um exemplo da transformação realizada através do "Consolador". Este foi o apóstolo Pedro. Ele entraria em desespero e, em seguida, iria se recuperar e ajudar a conduzir o maior evento da história, o início da Igreja que Cristo prometeu edificar. Pedro iria se levantar diante de uma multidão e dar um sermão poderoso e eloquente, que, por sua vez, mudaria milhares de vidas humanas.

No entanto, na noite anterior à Sua morte quando Cristo foi preso, Pedro agiu de forma muito covarde que o levou a sentir um remorso profundo (Lucas 22:56-60).

A atitude covarde de Pedro, no momento mais crítico da vida terrena de Cristo, destaca seu caráter duvidoso naquela época de sua vida. Isso serve como uma importante lição para todos nós, pois precisamos aprender. Tome nota: Deus se importa tanto com o nosso sucesso que nos leva mais durante a vida do que imaginamos. Naquela noite Deus levou Pedro para que ele tivesse a capacidade de se recuperar.

Jesus predisse que Pedro iria traí-Lo, quando fosse pressionado. Ele disse: "Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que Me conheces" (Lucas 22:31-34).

Essas são palavras fortes para dizer a um amigo íntimo e, infelizmente, aconteceu o que Cristo havia advertido. Depois da prisão de Cristo e enquanto Ele estava sendo puxado entre os judeus e as autoridades romanas, Pedro, que O seguia de perto, fez exatamente o que Jesus disse que faria.

Lemos que Pedro saiu dali e chorou amargamente depois de negar a Cristo pela terceira vez, ao ouvir o galo cantar, e se deparando com Jesus olhando para ele (versículos 60-62). Eventos posteriores provaria que isso seria, e de fato foi, um ponto de mudança na vida de Pedro. Ele começaria a mudar e terminaria como uma pessoa diferente. O poder do Espírito Santo iria mudar a sua vida.

Vidas transformadas

Em Atos 2, vemos que Pedro tinha mudado—poderosamente transformado do orgulhoso embora covarde amigo que ele tinha sido a Cristo. Ele levantou-se dentre os discípulos e diante de uma multidão e entregou uma mensagem inspiradora a milhares de pessoas, que ficaram admiradas ao ver os discípulos falando em muitas línguas diferentes (Atos 2:14-15).

O poder que transformou Pedro e os outros discípulos está ao seu alcance hoje em dia. Cristo prometeu este poder e você também pode tê-lo em sua vida!

Pedro estava com os outros apóstolos e convidou o público a ouvir com atenção às suas palavras. Ele fez isso sob a influência do Espírito Santo, que Deus enviou a ele e aos outros discípulos no dia de Pentecostes. Aquela cena em Jerusalém, conforme registrada em Atos, foi o início do que havia sido prenunciado pelo profeta Joel, que escreveu que Deus iria derramar o Seu Espírito sobre a humanidade (Joel 2:28).

O resultado da vinda do Espírito Santo ao homem seria vidas transformadas daqueles que iriam ouvir e responder. Homens e mulheres de todas as épocas iriam ter a oportunidade de invocar a Deus. E o Seu Espírito de amor, paz e moderação (2 Timóteo 1:7) lhes daria uma capacidade de pensar claramente para ajudá-los a ter uma vida como Deus planejou—uma vida aperfeiçoada e moldada à imagem de Cristo.

Naquela manhã, a multidão ficou surpresa ao ouvir que o Jesus de Nazaré, a quem todos tinham visto e ouvido, foi O enviado por Deus para revelar não apenas o Pai, mas também como viver como Seus filhos. Aqueles que tinham visto Cristo ensinar ao povo, curar doentes e deficientes e expulsar os espíritos malignos daqueles mentalmente atormentados, agora eles estavam aprendendo que tinham visto a Deus andando no meio deles.

O Consolador traz esperança

A mensagem de Pedro, naquela manhã, estava repleta de esperança. Era uma mensagem de que Deus pode restaurar os anos que foram perdidos. É por isso que Pedro foi inspirado a citar um antigo profeta de Israel. A promessa do Espírito Santo é a promessa da ajuda providencial de Deus para nos recuperarmos dos estragos do pecado e seus efeitos destrutivos na vida de todos nós.

O ensinamento e exemplo de Cristo revelou um estilo de vida cheio de alegria. Ele mostrou como viver diante de Deus e entre as pessoas. Ele mostrou a única maneira de construir um relacionamento sólido com Deus.

E quanto a você e sua vida? Você está pronto para sair do caminho em que está vivendo? Você está pronto para mudar? Você está pronto para aprender uma nova e diferente maneira de viver? Você deseja ter um relacionamento com Deus?

A mensagem de Pedro teve um efeito profundo naquelas pessoas. Elas estavam preocupadas. E estavam pensativas. E começaram a perceber o quanto suas vidas estavam erradas. Aquelas não eram diferentes de nós ao verem o vazio em suas vidas, que precisava ser resolvido e que poderia ser preenchido com alegria e esperança e significado. Elas estavam ouvindo uma nova mensagem e, pela primeira vez, enxergaram um caminho para sair dessas armadilhas da vida que estavam vivendo.

Pela primeira vez, eles estavam ouvindo palavras que realmente faziam sentido. Eles estavam recebendo uma mensagem positiva, a qual poderiam aplicar pelo resto de suas vidas. Entretanto, chegou o momento em que tinham de agir e decidir. Isso se parecia com o momento em que Pedro negou conhecer a Jesus e então foi atingido profundamente pelo olhar penetrante de Cristo.

Pedro chegou ao momento decisivo em sua mensagem e disse: "Saiba, pois, com certeza, toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo" (Atos 2:36).

Quando essas palavras penetraram nas mentes deles, então "compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?" (Atos 2:37).

Arrepender-se e batizar-se

Cada um deles, essencialmente, sentiu o olhar de Cristo neles, como Pedro, naquela noite em que Jesus foi traído. Hoje, Cristo está nos olhando com um olhar do qual não podemos nos desvencilhar. Então, o que vamos fazer?

Pedro ganhou a atenção deles. E disse: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo" (Atos 2:38-39).

Naquele dia santo, chamado festa de Pentecostes, a Igreja começou com o dom do Espírito Santo que foi entregue à humanidade. Deus começou a dar o Seu poderoso Espírito Santo a quem estava disposto a mudar e olhar para Cristo e admitir: "Eu sou um pecador que precisa de perdão e ajuda". O Pentecostes, que marca a dádiva do Espírito Santo para a humanidade, é o início de uma transformação que pode produzir a qualidade de vida que representa o Reino de Deus.

Deus apresenta uma promessa a cada um de nós. É a promessa de um poder transformador, o poder do Seu Espírito Santo. Nós podemos receber o poderoso dom do Espírito Santo, que nos capacita a lidar, pacífica e confiantemente, com todos os desafios da vida cotidiana.

Essa promessa começa com o desejo de mudar a maneira como vivemos. Você tem esse desejo? Você quer mudar seus hábitos? Você consegue ver que, independente do quanto seja honesto, bom e sincero, sua vida é deficiente? Você verá que todos nós falhamos e estamos aquém do padrão de justiça—uma vida realmente piedosa—da vida que Deus, através de Pedro, convidou as pessoas a viverem (ver também Romanos 3:23; 12:2).

Para receber o Espírito Santo de Deus, devemos nos arrepender, o que significa mudar e voltar-se para uma vida baseada na lei de Deus, como exemplificado por Jesus. Essa mudança começa dentro de você, ao conquistar os desejos egoístas e os interesses pessoais que afetam o viver piedosamente.

O meu e o seu desafio

Aqui está o desafio. Cristo está olhando para nós, como olhou para Pedro, e em Seus olhos está o convite para segui-Lo, para tornar-se um discípulo, que sinceramente deseja seguir Seus passos e fazer o que Ele ensinou e praticou.

Esta é a oportunidade de mudar a sua vida—a oportunidade de sair da embaraçosa rotina do mundo, o qual declinou do convite de Cristo para viver de forma diferente—uma maneira que realmente funciona, pois foi testada e comprovada. Esse modo de vida é baseado na eterna lei de Deus, que se encontra nas páginas de sua Bíblia.

Ao encontrar esse olhar de Cristo é preciso dar uma resposta. Pedro entrou em desespero na noite da prisão de Cristo e fugiu. Mas sua história não terminou aí. Ele voltou, aprendeu com a experiência, e passou a realizar coisas grandiosas através do poder da vida ressuscitada de Cristo dentro dele—o poder do Espírito Santo.

Pedro exortou às pessoas a fazer a mesma coisa. Essa mensagem está diante de você agora. O desafio é virar-se, encarar a Cristo e fitar o Seu olhar. Vire-se em direção a Deus e deixe Seus olhos se encontrarem com Ele, obedecendo e entregando voluntariamente sua vida a Ele.

Ser transformado

Você pode mudar e ter sua vida transformada por esse poder. Esse é o poder do Espírito Santo, que foi entregue naquele dia de Pentecostes. Cristo disse que não deixaria Seus discípulos sem ajuda, um Confortador seria enviado pelo Pai. No dia de Pentecostes Ele cumpriu dramaticamente Sua promessa. O Espírito Santo desceu sobre os discípulos e a Igreja de Deus começou. Para fazer parte dessa Igreja é importante entender e observar este dia santo.

Uma vez que você admita "eu preciso do Espírito Santo de Deus", então começa esse processo. Se você está fazendo isso neste momento, então Deus está trabalhando com você! João 6:44 nos diz que o Pai tem que atraí-lo para Cristo. Uma vez que esse processo comece e reconheçamos essa necessidade, Deus nos atrai ou nos chama, e a partir daí temos que fazer algo com esse chamado.

Deus nos chama para uma vida de transformação. Isso significa que temos de nos arrepender e ser batizado, assim como aquelas pessoas no segundo capítulo de Atos. De fato, essa é exatamente a lição dada por Pedro nesse dia de Pentecostes.

Arrependimento é uma palavra que nem sempre é entendida pelas pessoas hoje em dia. Também é uma palavra difícil para uma mente moderna entender profundamente. Arrepender-se de quê? Sim, de quê? O que isso significa? Romanos 8 explica que arrepender significa mudar a mente de uma perspectiva humana para uma perspectiva espiritual. Paulo disse que devemos ter a mente de Cristo. Como podemos ter a mente de Cristo? Precisamos do Espírito de Deus para mudar a nossa perspectiva para o modo de pensar de Cristo.

Então nós temos que mudar o nosso pensamento. Isso é o que significa o arrependimento—mudar a maneira egocêntrica de pensar para maneira de Deus. Essa mudança nós fazemos enquanto vivemos e é descrita em Gálatas 2:20 como sendo "crucificado com Cristo"—a diferença é que agora Cristo está vivendo dentro de nós!

Quando assumimos esse compromisso de mudar, nos arrependemos e somos batizados—significando, simbolicamente, a morte da pessoa antiga e o sair da água do batismo simbolizando uma nova vida. Então, nós nos comprometemos a abandonar a carnalidade e mudar nosso pensamento e vida para estarem de acordo com o caminho de Deus. E para isso, precisamos do Espírito Santo. Deus nos dá o Seu Espírito—ão é obra nossa! Temos que nos arrepender e ser batizados e receber a imposição das mãos através de um verdadeiro ministro de Deus para recebermos o dom do Espírito Santo (ver Atos 8:15-17; 2 Timóteo 1:6-7).

O Espírito Santo—o poder que transforma sua vida

O Espírito Santo é um poder—o poder de Deus enviado como um presente, um Ajudador da parte do Pai. É algo que Deus nos dá como um presente quando nos arrependemos e Lhe obedecemos (ver também Atos 5:32). Isso é diferente de como certas pessoas religiosas veem o Espírito Santo, pois ele realmente é o poder de Deus que age dentro e através de nós. Qual é o papel do Espírito de Deus em nossa vida hoje?

Uma vez que recebemos o Espírito de Deus, temos o Seu poder nas nossas vidas para mudarmos a nossa vida. Nos dá a oportunidade de nos aproximemos de Deus, para ter uma relação espiritual com Ele, para entender mais sobre a Sua vontade e Seu propósito para nós.

O Espírito de Deus nos ajuda a compreender a Sua Palavra para que possamos ler a Bíblia com um entendimento muito mais profundo. Quando começamos a fazer isso, então começamos a ver a necessidade de mudar ainda mais e também onde e o que precisamos mudar em nossas vidas. Veremos as deficiências em nossa vida, e, através do Espírito de Deus, podemos vencê-las. O Espírito Santo é o poder que nos ajuda a mudar de verdade. Ele nos convicta. Ele age em nós. Ele nos ajuda a ver onde precisamos realinhar nossas vidas com o caminho de Deus.

Uma das descrições mais encorajadores da Bíblia sobre o Espírito Santo é a que Paulo escreveu em 2 Timóteo 1:7, citado anteriormente: "Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação". Obviamente, o Espírito de Deus é um dom sério—um presente encorajador e transformador—é importante; está disponível; e é algo em que você precisa pensar seriamente de incorporar em sua vida, se você estiver pronto para uma verdadeira mudança—uma mudança que envolve Deus em sua vida.

O dia de Pentecostes representa a única maneira que podemos realmente mudar nossas vidas. Precisamos do poder do Espírito de Deus agindo em nós para sermos a espécie de pessoa transformada que Deus quer que sejamos.

Lembre-se de Pedro. Pois, com a ajuda do Espírito de Deus, ele deixou de ser um discípulo de baixo desempanho para se tornar um corajoso apóstolo de Jesus Cristo e um representante do Reino de Deus. Você também pode experimentar essa poderosa mudança em sua vida com o Espírito Santo de Deus, através do milagre que aconteceu no dia de Pentecostes! BN