Será Mesmo que o Natal Honra a Cristo?

Você está aqui

Será Mesmo que o Natal Honra a Cristo?

Imagine uma mulher dando um presente de aniversário ao marido. Porém, não é dia de seu aniversário. É dia do aniversário de um antigo namorado. E o presente é algo que ela iria dar a outra pessoa. Seria natural o marido duvidar da autenticidade do amor dela!

Se alguém realmente te ama e está tentando fazer algo para lhe agradar, certamente essa pessoa não iria lhe jogar na cara lembranças de uma antiga paixão!

Entretanto, é exatamente isso que a comemoração do Natal faz com Jesus—supostamente Lhe honra, celebrando um aniversário com elementos comemorativos que na antiguidade eram empregados para honrar os falsos deuses!

Por que você comemora o Natal?

Se você é como a maioria das pessoas, então diz que comemora o Natal porque é uma forma de demonstrar amor a Jesus Cristo. Talvez você assista à missa do galo ou à missa da manhã de Natal. Talvez seus filhos participem de um teatro, encenando a viagem de José e Maria à Belém. Talvez um presépio ou um Papai Noel de plástico enfeite um canto de sua casa.

Para muitos, o Natal é uma época de reunir-se com amigos e familiares, do cheiro de biscoitos recém assados e da emoção das crianças ao redor de uma árvore decorada, abrindo os presentes.

Contudo, há algo mais nessa história? Vamos dar uma olhada no outro lado do Natal, pesquisando no site www.witchology.com, que se apresenta como “um provedor de pesquisa e educação especializado em feitiçaria, wicca, paganismo, magia e ocultismo”. Ele diz o seguinte sobre o Natal:

“Qual é o segredo pagão que o cristianismo tentou manter longe de você? A verdade é que o Natal tem muito mais significado do que se pensa. Ele comemora o solstício de inverno, um dia santo pagão, observado em todo o mundo e desde tempos imemoriais pelas tribos nativas americanas, pelos nórdicos, pelos antigos romanos e, hoje em dia, por pagãos modernos, por bruxas e wiccanos”.

O fato surpreendente é que as informações sobre as origens do Natal nesse site que divulga bruxaria, são realmente verdade! Os costumes do Natal são radicados no paganismo. Jesus Cristo não nasceu nem próximo do dia 25 de dezembro.

No entanto, a maioria das pessoas reage a essa informação, dizendo o seguinte: “Eu sei que há algo de pagão e também costumes seculares mesclado no Natal, mas esses costumes foram cristianizados. Por isso, escolhemos demonstrar assim nosso amor a Jesus”.

Mas está na hora de fazer a difícil pergunta que, na verdade, poucos querem encarar. Será que comemorar o Natal seria uma forma de desonrar a Jesus?

Um aviso aos cristãos de Corinto

Vamos voltar ao tempo dos primeiros cristãos, que viviam na antiga cidade de Corinto. Como a maioria dos portos antigos, Corinto era conhecido por seu multiculturalismo, pelas lucrativas oportunidades de negócios, pela diversidade religiosa e pelos prazeres sórdidos. O nome da cidade deu origem a um verbo grego com o significado de “praticar a fornicação”. Corinto era uma potência econômica de cerca de meio milhão de habitantes, uma megametrópole pelos padrões da época.

A maioria das pessoas em Corinto era pagã. As pessoas adoravam as deusas e deuses gregos e romanos tradicionais ou sacrificavam nos templos por meio de uma das inúmeras “religiões de ocultismo”. Um dos magníficos templos de Corinto ficava em uma alta colina, que se destacava acima da cidade. Era o templo de Afrodite, a deusa do amor, onde trabalhavam mil prostitutas cultuais.

Conforme pessoas que se convertiam desse paganismo grego ao cristianismo, algumas naturalmente, continuavam a praticar alguns dos seus antigos costumes. Talvez fosse fácil para eles verem esses ritos pagãos como celebrações imbuídas em um novo espírito cristão para honrar a Jesus.

O apóstolo Paulo escreveu o seguinte para esses primeiros cristãos em 1 Coríntios 10:20-21: “Antes, digo que as coisas que os gentios [nações pagãs] sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios”.

Pense sobre o que Paulo está dizendo. Você quer ser um seguidor de Jesus Cristo. Você acredita que a Bíblia é a Palavra inspirada de Deus. Mas será que você está realmente disposto a ser guiado pela Bíblia?

Satanás e seus demônios não são criaturas de contos de fadas. Eles são reais. Os demônios são anjos que se rebelaram contra Deus e, depois de sua rebelião, agora incorporam tudo o que representa o mal. Noutra carta, Paulo escreveu que Satanás é  “o deus deste século” (2 Coríntios 4:4). Não podemos fugir da lógica de Paulo. O paganismo não é inofensivo—na verdade, significa adoração aos demônios e ao falso deus deste século!

As origens do Natal não tem nada a ver com Cristo

Vamos ler mais um pouco sobre as origens do Natal nesse site:

“Um dos oito Sabbats de Bruxaria [festivais pagãos], nessa temporada, conhecido como Yule, o grande festival anual de Saturno, o a Saturnália, da Roma pagã, ou o Dies Natalis Solis Invicti [Dia do Nascimento do Sol Invicto] do culto a Mitra, esse Solstício de Inverno é um tempo sagrado no calendário pagão (grifo do autor).

“Qual é o segredo do Natal? Quais são os fatos que os cristãos iriam preferir que você não soubesse? Nós acertamos nossos relógios e comemoramos o milênio por causa do que dizem que aconteceu no dia de Natal. Mas a verdade chocante é que isso nunca aconteceu. O nascimento de um menino, em circunstâncias extraordinárias com seus humildes pais, em um estábulo de Belém não aconteceu no dia 25 de dezembro, do primeiro ano de nossa era”.

Mais uma vez, esse site está correto. A verdade é que Jesus Cristo, o Messias profetizado, nasceu de uma virgem chamada Maria, como anunciado pelos profetas do Antigo Testamento, mas, novamente, isso ocorreu muito longe do dia 25 de dezembro—que naquela época mesmo já era uma grande celebração pagã em várias culturas antigas.

O problema com a moderna celebração do Natal é que as suas origens têm pouco a ver com o verdadeiro Jesus Cristo. E isso não está escondido do conhecimento de todos. Apenas fazendo uma rápida pesquisa na internet ou em uma enciclopédia renomada, qualquer pessoa pode aprender que o Yule, o visco, a árvore de Natal e até mesmo a data do Natal vêm do paganismo e não da Bíblia.

Seria esta a sua resposta diante dessa informação?: “Isso não importa, desde que eu não use a árvore de Natal para adorar os deuses escandinavos, mas para demonstrar o amor a Jesus Cristo!”

Vamos voltar ao escrito de Paulo em 1 Coríntios 10: “Antes, digo que as coisas que os gentios [nações pagãs] sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios”.

Diante dessa escritura, somos forçados a perguntar: O quanto você está disposto a beber do cálice da mesa do Senhor e do cálice da mesa dos demônios e achar que Cristo não Se importa com isso?

No início deste artigo eu falei sobre uma mulher que aproveitou a data do aniversário de um antigo namorado para dar uma festa de aniversário ao seu marido—mesmo não sendo o dia do aniversário dele. Fingir o aniversário de alguém e dar-lhe uma festa, que lembra um relacionamento passado errôneo, não é uma maneira de lhe demonstrar amor e respeito! É ou não é? Claro que não é!

Então, por que você acredita que está demonstrando amor e respeito a Jesus quando você faz a mesma coisa com Ele, quando comemora uma festa de origem pagã e finge que celebra o aniversário dEle?

Devemos adorar em espírito e verdade

O Evangelho de Lucas relata uma conversa entre Jesus e uma mulher samaritana. Os samaritanos eram um povo interessante. Alegavam adorar ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó, mas rejeitavam muitos dos ensinamentos do Antigo Testamento. Eles se recusavam a adorar no templo em Jerusalém e misturavam costumes pagãos com o culto do verdadeiro Deus.

Mais tarde, quando os discípulos de Cristo vieram pregar o evangelho em Samaria, como registrado em Atos 8, eles encontraram um homem chamado Simão. Este Simão era um feiticeiro que afirmava adorar a Deus, mas usava ritos e costumes de adoração a demônios.

Quando Jesus revelou à mulher samaritana quem Ele era, então lhe disse: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem" (João 4:23).

Mais uma vez, o próprio Jesus disse que “os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade”. Vamos refletir sobre isso.

Parte da verdade aqui é que a Escritura diz que não devemos tentar honrar a Deus da maneira como as pessoas honravam os falsos deuses antigamente (Deuteronômio 12:29-32). Pois isso é inaceitável para Ele.

Já não é hora de você questionar a validade desse cristianismo paganizado? Não seria hora de parar de misturar Jesus com as armadilhas da antiga Saturnália pagã, de Mitra e dos deuses da antiga Escandinávia e, em vez disso, buscar adorar a Ele e ao Pai em espírito e em verdade?

Nunca é fácil examinar as crenças e práticas que se tem aceitado por toda a vida. Mas precisamos nos perguntar se Deus quer algo diferente no seu relacionamento com Ele.

Deus busca se aproximar de você para que O adore em espírito e verdade. Vamos tirar os costumes pagãos de nossa adoração ao grande Deus e ao Seu Filho Jesus Cristo e honrá-Los da maneira que Eles ensinam na Bíblia! BN