Por que Deus Permite que Satanás Influencie a Humanidade?

Você está aqui

Por que Deus Permite que Satanás Influencie a Humanidade?

Download (Baixar)
MP3 Audio (2.84 MB)

Download (Baixar)

Por que Deus Permite que Satanás Influencie a Humanidade?

MP3 Audio (2.84 MB)
×

Deus é todo poderoso. No entanto Ele permite que Satanás realize suas atividades enganosas e destrutivas―dentro de certos limites―por um propósito. Para entender esse propósito, vamos começar com um exemplo no livro de Jó.

“Certo dia os anjos vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles. O Senhor disse a Satanás: ‘De onde você veio?’ Satanás respondeu ao Senhor: ‘De perambular pela terra e andar por ela’. Disse então o Senhor a Satanás: ‘Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal’.

“‘Será que Jó não tem razões para temer a Deus?’, respondeu Satanás. ‘Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra. Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face’. O Senhor disse a Satanás: ‘Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não toque nele’” (Jó 1:6-12, NVI).

Deus conhecia o coração de Jó melhor do que Satanás julgava. Embora Deus tenha concedido permissão a Satanás para afligir Jó, o diabo falhou em sua tentativa de fazer esse homem justo voltar-se contra Deus. No entanto, a história do sofrimento de Jó, sob a aflição de Satanás, revela muito sobre o motivo que Deus, às vezes, nos permite sofrer.

Deus testa o caráter de cada ser humano, e isso é um aspecto importante sobre o que aconteceu com Jó. Paulo escreveu: “Falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova o nosso coração” (1 Tessalonicenses 2:4). Moisés explicou aos antigos israelitas: “Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. Ele te humilhou, e te deixou ter fome [uma forma de sofrimento], e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem” (Deuteronômio 8:2-3, ARA).

Deus permite que a humanidade aprenda―em parte por sua própria experiência―que o único modo de vida que vai funcionar é o caminho de vida que Ele revela em Sua Palavra, a Bíblia. Essa lição não estará completa até que toda a humanidade tenha aprendido que “cada palavra” das instruções reveladas de Deus é vital para o nosso bem-estar físico, mental e espiritual (Mateus 4:4; Deuteronômio 5:29). Nenhum outro caminho de vida alternativo alcança o propósito de Deus ou, em última análise, leva-nos para a felicidade.

Mas como Deus pode atingir esse ponto através das pessoas que nascem em um mundo sem nenhum conhecimento ou entendimento? Ele poderia nos ter pré-programado para que comportemos apenas de acordo com instintos inofensivos pré-determinados. Porém, assim somente seríamos meros autômatos, sem escolhas, sem individualidade e sem caráter individual.

E semelhante existência não é o que Deus quer para nós. Ele nos criou para nos tornarmos membros de Sua própria família―Seus filhos e filhas (2 Coríntios 6:18)―capazes de assumir grandes responsabilidades dentro de Sua família.

No início da existência humana Deus declarou Seu propósito para nós: “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1: 26-27).

Deus criou a humanidade para ser como Ele, para governar―ter domínio―sobre a Sua criação. Para aprender a exercer adequadamente tamanha responsabilidade, o homem deve primeiro aprender a discernir o certo do errado, o bom do ruim e os sábios dos néscios. A aprendizagem da verdadeira sabedoria envolve aprender a fazer as escolhas sábias. Desde o princípio, Deus apontou o caminho certo, mas permitiu que os seres humanos fossem expostos às escolhas e fizessem escolhas erradas.

Deus permitiu a Satanás, o epítome do mal, entrar no Jardim do Éden e tentar a Adão e Eva para se afastassem das instruções de Deus. Então, eles tiveram que fazer uma escolha. Eles optaram por seguir a Satanás ao invés de Deus. O resultado tem sido a trágica decepção da humanidade por Satanás.

No entanto, quando Jesus Cristo voltar à terra, Ele removerá a decepção de Satanás. Deus, então, começará, em grande escala, o processo de reverter o dano causado por Satanás. E, finalmente, não restará nenhuma influência do diabo.

Então, a humanidade poderá rever milhares de anos de história trágica e compará-los com as bênçãos do governo de Cristo. A Bíblia revela que, quando isso ocorrer, a esmagadora maioria da humanidade vai rejeitar os enganos de Satanás e entusiasticamente abraçar cada palavra de Deus.

Deus está no controle, mas Ele permitiu que Satanás dominasse a humanidade por duas razões básicas. Em primeiro lugar, Adão e Eva, nossos primeiros pais, escolheram o domínio de Satanás sobre eles. Em segundo lugar, Deus quer que toda a humanidade aprenda importantes lições―que “não é do homem o seu caminho, nem do homem que caminha, o dirigir os seus passos” (Jeremias 10:23) e que o caminho de Satanás leva à miséria e ao sofrimento. (Para saber mais, solicite ou baixe nosso guia de estudo bíblico gratuito Por que Deus Permite o Sofrimento?)