Você pode ter uma fé viva

Você está aqui

Índice

Jesus fez uma pergunta com profundas implicações para cada um de nós: "Quando o Filho do Homem vier, porventura achará fé na terra?" A fé é de dia a dia cada vez mais rara em nossa sociedade secularizada. Como você pode ter fé viva?

Como a maioria das pessoas não lêem a Bíblia, eles sabem pouco sobre Deus. Muitos nem têm a certeza se Deus é real. E você? Que tipo de fé que você tem? Você quer ter mais? Você entende o que a fé é realmente?

Muitas pessoas pensam que a "fé" é um sentimento ou uma coleção de idéias que representam as suas convicções. Embora ambos os conceitos envolvem elementos de fé, a definição completa é muito mais ampla.

Martin Lutero, fundador da Reforma Protestante, referiu-se ao livro de Tiago como uma "epístola de palha".

Uma excelente maneira de compreender o significado da fé é a de considerar os exemplos da Bíblia—homens e mulheres que confiaram e obedeceram a Deus, colocando suas vidas em Suas mãos. Quem eram eles, e o que podemos aprender deles?

Poucas atitudes são mais angustiantes e destrutivas à fé do que a noção de que Deus não ouve nossas orações, não atende ou não se importa. É fácil chegar a tais conclusões, quando Deus não responde quando ou como nós queremos.

Alguma vez você já se perguntou por que não vemos mais provas de fé?

Deus espera que nós cresçamos na fé, e ele nos diz que é impossível agradar a Deus sem fé. Então, como podemos crescer na fé? A Escritura nos dá várias chaves para a construção e crescimento da fé. Quais são essas, e como podemos utilizá-las?

Um comentário pelo apóstolo Paulo que muitos põem fora de contexto e interpretam mal é Romanos 3:28: "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei."

A fé é vital para toda a vida cristã―desde a primeira compreensão de quem Deus é, o que é a salvação, e até o que é a vida eterna.

Muitas traduções mais recentes da Bíblia tornam certos versículos escritos pelo apóstolo Paulo a dizer que estamos a viver pela fé em Cristo - ao passo que traduções mais literais traduzem estes mesmos versículos a dizer que nós devemos ter a fé de Cristo. Como devem estes versículos realmente ser traduzidos—e por que isso é importante?

No livro de Hebreus, a desobediência é equiparada com a descrença (Hebreus 3:18-19). Como são esses dois conceitos tão intimamente relacionados?

É crença tudo o que Deus requer de nós para a salvação?