Jesus Cristo: O Criador do Dia de Sábado

Você está aqui

Jesus Cristo

O Criador do Dia de Sábado

Até que ponto você está disposto a seguir o exemplo de Jesus Cristo? Como nos disse o apóstolo João: “Qualquer um que diga que é cristão deve viver como Cristo viveu" (1 João 2:6, Bíblia Viva).

Então, por que você não segue o exemplo de Jesus? O Sábado era o dia de culto de Jesus — do pôr do sol de sexta-feira ao pôr do sol de Sábado — e Ele nos disse que também deveria ser o nosso.

Mas muitos têm a tendência de dizer coisas como: "Bem, o Sábado era algo do Antigo Testamento", ou "O Sábado não tem nada a ver com a salvação" ou "Somos livres e não estamos restritos a um determinado dia da semana" e ainda "O dia de descanso foi mudado do Sábado para o domingo".

Antes de tirar conclusões precipitadas, eu gostaria que você prestasse atenção em um versículo simples, mas com muito significado. Ele se encontra em Hebreus 13:8. E diz o seguinte: "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente" (grifo nosso).

Como essa passagem pode ajudar a definir se você deve descansar e adorar no Sábado bíblico?

O exemplo de Jesus

Vejamos como Jesus era "ontem" — no passado. Para isso, consideremos um versículo que se refere a uma época antes da criação da Terra. Você sabia que o relato que descreve o tempo mais antigo da Bíblia não está certo quanto ao seu início? Essa passagem fala de um tempo antes dos eventos descritos no início de sua Bíblia em Gênesis 1.

Acredite ou não, essa passagem é a chave que vai ajudar a revelar a resposta dessa questão do Sábado. É uma chave para compreender não apenas o Sábado, mas também toda a Bíblia. E ela está no Novo Testamento — no princípio do Evangelho de João.

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez... E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós" (João 1:1-3, 14).

Eis porque essa passagem é tão importante: Ela nos diz que, antes de qualquer criação física, existia um Ser chamado "Verbo". E também nos diz que esse Verbo se fez carne, tornou-se um ser físico. É preciso que isso entre imediatamente em nossas mentes para assimilar essa conexão.

Aqui está a chave: O Verbo é o Ser que se tornou Jesus Cristo — eles são a mesma coisa. Essa passagem também nos diz que Ele estava com Deus — ou seja, Deus Pai. E vemos que o Verbo também é chamado de Deus!

Portanto, aqui não apenas nos diz que o Verbo tornou-se Jesus como também nos diz o que Ele estava fazendo. Ele estava produzindo — ou criando — todas as coisas de acordo com a perfeita vontade do Pai. E não apenas algumas coisas, mas todas as coisas foram feitas por intermédio dEle!

O Sábado é santo desde a criação

Gênesis 2:1 nos diz: "Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há. No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação" (Nova Versão Internacional).

Façamo-nos as seguintes perguntas:

Quem fez os céus e a terra? Foi o Verbo quem fez — Aquele que se tornou Jesus — sob a direção do Pai.

Quem fez o Sábado do sétimo dia? O Verbo — Aquele que se tornou Jesus.

Quem abençoou e santificou o Sábado do sétimo dia? O Verbo — Aquele que se tornou Jesus.

Quem descansou de toda Sua obra no Sábado do sétimo dia? O Verbo — Aquele que se tornou Jesus.

Quem tornou sagrado o sétimo dia da semana? O Verbo — Aquele que veio a ser Jesus.

Essa é uma chave vital para se compreender verdadeiramente o Sábado e por isso deve ser importante para você. Antes de Noé, de Abraão, de Moisés e muito antes da Antiga Aliança, o Verbo — Aquele que se tornou Jesus — criou o Sábado do sétimo dia. E esse não foi um dia qualquer. Ele o abençoou e o separou de todos os outros dias.

Você consegue enxergar como isso é importante para Deus? Ele designou o pôr do sol de sexta-feira ao pôr do sol do Sábado como um tempo sagrado (na Bíblia, Deus conta o tempo de uma "tarde a outra tarde" — ocaso a ocaso — como mostrado em Levítico 23:32 e Gênesis 1:5, 8, 13, 19, 23, 31).

Quando algo é santificado isso significa que é especial e valioso para Deus. Ele tornou o Sábado único e disse para nos lembrar desse tempo maravilhoso que Ele criou.

E não se tornou apenas um tempo santo, pois vemos a Jesus, o Verbo, dando um exemplo para toda a humanidade — para você — seguir. O que Ele fez? Ele descansou nesse dia. Ele descansou do trabalho da criação.

O Sábado continua sendo santo

Lembre-se da escritura com a qual começamos — Hebreus 13:8. Ela diz que Jesus "é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente". Olhando para o "ontem", vemos que Jesus criou o Sábado como um tempo santo na criação.

Partindo da premissa de que é verdadeira essa Escritura — que Jesus é o mesmo — o que encontramos à medida que avançamos no tempo?

Vamos em frente, desde a criação ao futuro, para depois do retorno de Jesus Cristo à Terra. Encontramos uma profecia de Isaías sobre a adoração no Sábado do sétimo dia: “E assim, cada mês, à lua nova, e cada semana, aos Sábados, todos [toda a humanidade] virão prostrar-se diante de Mim, diz o SENHOR" (Isaías 66:23, Bíblia da CNBB).

Não é incrível? Isso pode até mesmo ser surpreendente para você. Jesus, nosso Salvador, diz que o Sábado é o dia que Ele projetou como o dia de culto. Ele fez o Sábado na criação. E milênios mais tarde, depois de Ele retornar à Terra, ainda continuará sendo o santo dia de culto para toda a humanidade.

Lembre-se o que significa ser santo. Esse dia semanal de adoração é incrivelmente especial e precioso para Deus. Ele o ama e deseja que você o ame também. Ele não criou o Sábado de adoração e descanso para ser um dia da semana qualquer — assim como é o domingo.

Eis aqui mais uma coisa que também pode ser muito surpreendente para você: Quem deveria adorar a Deus no dia de Sábado? Isaías profetizou que não se tratava somente de um dia de culto judaico. E não era apenas para os israelitas. Ele foi projetado para a humanidade — para você e para mim — ou seja, para todos. Isaías nos diz que o Sábado do sétimo dia é santo desde a criação e ainda hoje é o tempo de culto para todas as pessoas.

Na verdade, essa não é a única passagem onde Isaías mencionou esse conceito. Ele também fala a você e a mim — a todos que creem em Deus e desejam ter um relacionamento mais íntimo com Ele. Por conseguinte, ele nos instrui o que devemos fazer.

Sabe o que ele disse? Ele profetizou que todas as pessoas que amam a Deus virão adorá-Lo e servi-Lo no santo Sábado e que o templo de Deus seria chamado de "casa de oração para todos os povos” (Isaías 56:6-8).

O Sábado é para você

Pondere nesta pergunta: Quando você ouve a palavra inspirada de Deus, você permite que ela oriente suas ações? Talvez todos devam perguntar-se: Se desejo seguir a Jesus, então em que dia eu deveria Lhe prestar culto?

Muitas pessoas têm diversas ideias sobre o Sábado e como adorar nesse dia, entretanto, a Bíblia deixa claro o que é certo e apropriado — o que você poderia chamar um verdadeiro culto.

Que dia da semana lhe vem à mente quando você ouve a palavra "dia de descanso"?

Já sabemos que o Verbo — Aquele que se tornou Jesus — criou o dia de Sábado como um dia de descanso e adoração durante a criação. E, milhares de anos mais tarde, isso foi confirmado nas profecias de Isaías. Assim sendo, você deve seguir a sua própria tradição — sua opinião — ou deve seguir o exemplo de Jesus?

Ao olharmos para trás, no primeiro século a.C, encontramos Jesus — o Verbo — em carne. Ele é chamado Emanuel, "Deus conosco", Deus na carne (Mateus 1:23). Jesus Cristo estava andando pela Terra. Embora isso ainda tenha sido no passado, Jesus é o mesmo ontem, hoje e para sempre, então devemos encontrar Jesus fazendo a "mesmo coisa”.

Então, qual era o costume de Jesus? Como Ele glorificava a Deus? Que dia Ele observava? A Bíblia registra os hábitos de Jesus desde o início de Seu ministério: “Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de Sábado, segundo o Seu costume, e levantou-se para ler" (Lucas 4:16).

Não devemos menosprezar esse fato. Era costume de Jesus adorar no sábado! E qual era esse dia da semana? Desde aquele tempo, e também séculos antes, o ciclo semanal era seguido. O tempo nunca se perdeu. E não se esqueça, Jesus sabia o dia certo — afinal de contas, Ele estabeleceu esse dia de descanso e adoração já na criação. Agora vemos que Ele o valida e o confirma. Cristo não só se lembrava do dia de Sábado como também o manteve santo, do pôr do sol de sexta ao pôr do sol do Sábado.

O Sábado nunca foi alterado

Eis uma pergunta difícil: Se Jesus nos deu Seu exemplo de adoração no Sábado, por que deveríamos fazer diferente? Devemos simplesmente ignorar o exemplo de Jesus? Infelizmente, isso é o que muitos ministros ensinam hoje em dia!

Jesus nunca disse a Seus discípulos para ignorar o Seu exemplo. Ele nunca disse que qualquer igreja ou qualquer pessoa tem a autoridade para mudar o Sábado para o domingo. Na verdade, Ele ensinou exatamente o oposto. Ele disse: "Se alguém Me quiser servir, siga-Me" (João 12:26).

Esse é o mesmo Jesus que era o Verbo, Aquele que criou o Sábado. Jesus o separou como um dia santo e nos disse para seguir Seu exemplo — viver, pensar e adorar como Ele.

Assim, não se admira de Ele ter dado ênfase a esse ponto, dizendo algo notável. Em Marcos 2:28, Ele disse que é "Senhor do Sábado".

Que dia da semana é o dia do Senhor? De acordo com Jesus Cristo, é o Sábado do sétimo dia! Não é o domingo ou qualquer outro dia da semana. Jesus nos diz claramente que Ele é o Senhor do Sábado. Seu dia de adoração é o Sábado!

Ele é coerente (Malaquias 3:6). Vimos que ontem, Jesus, como o Verbo, criou o dia semanal de descanso e adoração — o Sábado do sétimo dia — que se estende do pôr do sol de sexta-feira ao pôr do sol de Sábado.

O Sábado foi feito para toda a humanidade

Hoje, Jesus ainda é Senhor do Sábado. Alguns poderão argumentar que Jesus só observou o Sábado porque Ele era judeu. Afinal, o que mais você poderia esperar um bom judeu que não fosse a observância do dia de Sábado? Vamos pensar sobre isso por um momento.

Nesta mesma seção da Escritura, em Marcos 2:27, encontramos algo que muitos cristãos passam desapercebidos. É uma chave crucial para entender a verdade sobre a adoração apropriada.

Jesus disse: "O Sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do Sábado". Se você ler essa frase rapidamente, é possível que perca o ponto. Você poderia pensar que o Sábado era somente para os judeus — uma carga. Mas preste atenção! O significado se torna claro quando você entende a definição da palavra "homem". O sábado foi feito "por causa do homem".

A palavra que Cristo usou significa toda a humanidade e não apenas os judeus ou uma única pessoa. A palavra é traduzida de forma diferente em outras versões. E, ao compará-las, o significado torna-se claro como um cristal. Na Bíblia inglesa Versão Padrão Revisada diz o seguinte: "O Sábado foi feito para a humanidade".

Jesus ressaltou como o Sábado é importante para as pessoas de todos os lugares. Ele disse: "O Sábado foi feito para o bem dos seres humanos" (Marcos 2:27, Tradução Boas Novas). Ele não foi feito apenas para os judeus e, em seguida, abolido ou substituído pelo domingo, mas foi "feito para beneficiar o homem" (A Bíblia Vivente).

Assim, ao contrário do que ensinam a maioria das igrejas, o culto no Sábado não foi de forma alguma alterado ou invalidado. Jesus é coerente. Ele é constante. Ele é sempre o mesmo. Ele disse que "o Sábado foi feito para o bem do homem" (Bíblia em Inglês Mundial [Worldwide English]). Esse dia foi "feito para ajudar as pessoas" (Bíblia Ampliada [Expanded Bible]). Ele foi "feito para atender às necessidades das pessoas" (Nova Tradução Viva [New Living Translation], 2013). Ele nunca foi exclusivo de um grupo de pessoas ou apenas por um tempo limitado. O Sábado é o mesmo ontem e hoje também. "O Sábado foi feito para o bem do povo" (Versão Inglesa Contemporânea).

Hoje em dia, os verdadeiros cristãos aceitam as palavras de Jesus e O seguem de coração, observando o Sábado do sétimo dia, do pôr do sol de sexta ao pôr do sol de Sábado. Eles adoram no mesmo dia que Jesus adorou. Esse dia não é um "Sábado judaico". Essa é a maneira cristã de observar o verdadeiro Sábado do qual Jesus é o Senhor. E, por cristão, se entende aquele que segue o exemplo de Jesus Cristo e vive como Ele viveu.

Escolha a seguir o exemplo de Jesus na observância do Sábado

Eu espero que você esteja determinado a saber mais sobre o legítimo Sábado que Jesus projetou para você. A Palavra de Deus mostra que Jesus criou, ratificou e observou o Sábado do sétimo dia, ademais, Ele nos ensinou a seguir o Seu exemplo.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual é o dia de descanso cristão, lembre-se que no futuro o Sábado será observado por todas as pessoas durante o reinado de Cristo sobre todas as nações (Isaías 66:23).

Além disso, em Hebreus 4 se explica que os cristãos deveriam observar ainda hoje o Sábado do sétimo dia (ver nosso guia de estudo bíblico gratuito O Sábado: de Pôr do sol a Pôr do sol, O Dia do Descanso de Deus).

Então, vamos nos lembrar do dia de Sábado. Ele nos remete à criação e nos lembra de nosso Criador. No presente, guardamos o sagrado sétimo dia, e reverenciamos Aquele que nos libertou da escravidão do pecado. E, finalmente, o Sábado nos proporciona a expectativa do retorno de Jesus Cristo e o estabelecimento do Reino de Deus, quando haverá um verdadeiro descanso para toda a humanidade!

Todos nós devemos fazer uma escolha. O que você deve fazer agora?

Pegue sua Bíblia! Comece a estudar sobre o verdadeiro dia de descanso. A Palavra de Deus irá guiá-lo até o ponto onde você terá que tomar uma decisão. Será que você deseja viver por "toda a palavra de Deus", como Jesus ordenou?

Não há dúvida de que Jesus é Senhor do Sábado. Ao observar o Sábado do sétimo dia, Jesus provou que Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Siga-o!

E, claro, a Igreja de Deus Unida, publicadora desta revista, tem centenas de congregações onde seus membros se reúnem no Sábado ao redor do mundo. Visite nosso site http://portugues.ucg.org/a-boa-nova.

Caso queira, você pode ligar para um dos nossos pastores ou visitar nossos membros. Eles vão ajudá-lo a descobrir mais sobre o mandamento bíblico de guardar o santo sábado de Deus! BN

 

Saiba mais

A Bíblia tem muito mais a dizer sobre o dia de descanso e adoração de Deus, o Sábado semanal. Nós preparámos um guia de estudo bíblico gratuito, O Sábado: de Pôr do sol a Pôr do sol, O Dia do Descanso de Deus, para ajudá-lo a aprender mais sobre o assunto.

Você pode baixar ou solicitar seu exemplar gratuitamente de http://portugues.ucg.org/estudos.