O Menor dos Começos

Você está aqui

O Menor dos Começos

Os bosques próximos à minha casa estão anunciando o inverno. As últimas folhas estão se agarrando aos galhos das árvores. O mato e os arbustos estão se preparando para a próxima temporada de crescimento. Parece ser uma paisagem inerte em torno de minha casa, mas esconde um ciclo muito profundo de vida que está se aprontando para os meses de outra primavera na terra e para me deslumbrar com a sua beleza, maravilha e alegria. A natureza nunca descansa. A vida continua avançando.

Antes de nos entregar essa série de parábolas sobre as sementes e a semeadura, Jesus deu outras parábolas que proporcionam uma visão importante e atual sobre a força, a dinâmica e a inexorabilidade do Reino de Deus. Ele acrescenta outra dimensão de entendimento acerca do desdobramento do propósito de Deus.

Uma força plantada

Várias parábolas, têm descrições do Reino de Cristo como uma semente plantada nos campos da vida. Mas Seus ensinamentos são evidentes no Reino de Deus ainda como uma força poderosa que, quando revelada, irá abranger o mundo inteiro.

Em Mateus 13, Jesus ilustra o Reino comparando-o com dois elementos muito pequenos. "O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda", disse Ele, "que um homem tomou, e semeou no seu campo; o qual é realmente a menor de todas as sementes; mas, depois de ter crescido, é a maior das hortaliças, e faz-se árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos" (versículos 31-32).

A semente de mostarda é muito pequena. Se você tentar segurar um monte em sua mão perceberá que elas podem escorregar facilmente dentre seus dedos. Centenas delas podem ocupar apenas um pequeno espaço na palma da mão. Na verdade, ela é a menor das sementes, mas, quando cultivadas, essas plantas podem atingir entre 3 e 4 m de altura e fornecer abrigo e proteção para as aves pousarem em seus galhos. Algo muito grande para uma planta que tem um começo muito pequeno!

Logo após, Mateus cita outra parábola semelhante, que diz respeito a um elemento ainda menor: "Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou com três medidas de farinha, até ficar tudo levedado" (versículo 33).

O fermento é um agente, um típico esporo de levedura, que quando aplicado num pouco de massa, ele a faz expandir-se e ficar macia. Esse esporo é ainda menor do que um grão de mostarda, praticamente invisível, mas capaz de dilatar-se e multiplicar-se preenchendo toda a massa, fazendo com que ela fique muito maior do que seu tamanho original.

Vamos analisar o conteúdo dessas duas parábolas.

Primeiro, temos a instrução sobre o Reino dos Céus, que é a continuidade de todas as outras parábolas entregues por Jesus nessa seção. O seguinte ponto está muito claro nessas parábolas: O Reino de Deus é multifacetado e multidimensional. E isso permite várias ilustrações para se compreender o seu alcance.

Em segundo lugar, essas duas parábolas mostram o pequeníssimo começo desse Reino. Um grão de mostarda é pequeno, menor do que a cabeça de um alfinete. É difícil imaginar algo tão pequeno cresça ao longo do tempo a ponto de se tornar uma árvore enorme. E o fermento alcança cada parte de um pedaço de massa e a transforma em um produto. Jesus está dando uma visão profunda de como funciona o Reino de Deus.

Pequenos começos 

Quão pequeno foi o começo do Reino? Considere as circunstâncias do nascimento de Jesus. Os relatos dos evangelhos retratam um começo pequeno e humilde. Jesus nasceu dentro de uma família recém-formada de Nazaré e em uma das menores aldeias da região (Belém). Há poucas informações sobre as circunstâncias de Seu nascimento. Certamente, esse foi um pequeno começo para o Rei dos reis.

O ministério de Jesus começou pequeno e em lugares pequenos. A Galileia era um lugar rústico, um local inexpressivo do mundo romano. Cristo não se aventurou muito além de Jerusalém com Sua mensagem — mas somente algumas vezes, pois Ele passou a maior parte do tempo na Galileia.

Na perspectiva do Império Romano, Jerusalém não era considerada um centro cultural. Roma, Atenas e Alexandria tinham maior destaque no radar político e cultural desse mundo. Para os romanos, Jerusalém era uma cidade de fanáticos e de judeus sediciosos, que seria melhor mantê-la controlada por uma legião de soldados e por reis vassalos maleáveis, como Herodes e sua família.

Jesus pregou a mensagem do Reino de Deus desde o início de Seu ministério. Marcos 1:15 registra Jesus na Galileia e dizendo: "O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho". Jesus veio de Deus para proclamar essa grandiosa mensagem e para torná-la conhecida por Seus seguidores.

Ele não só pregou o evangelho do Reino como também viveu por ele, demonstrando, através do exemplo, como a vida poderia ser quando se segue os ensinamentos e mandamentos do Reino. Mais uma vez, isso começou em um pequeno canto do mundo.

O pequeno início de uma igreja e de uma obra

Embora milhares de pessoas tenham sido impactadas pela mensagem de Jesus, no fim de Sua vida apenas alguns dos mais de cem discípulos O apoiaram (ver Atos 1:15). A Igreja, de fato cresceu, mas, em comparação com a população em geral, permaneceu muito pequena. No entanto, a semente do Reino foi plantada. Iniciou-se muito pequena, então foi crescendo em etapas.

Mas o Reino de Deus não tinha vindo abranger toda a Terra — nem naquela época nem nesta. A Igreja que Jesus fundou seria sempre um pequeno rebanho (Lucas 12:32), não seria reconhecida e, muitas vezes, seria perseguida pelo mundo. Ainda assim, a semente do Reino foi definitivamente plantada por Cristo. E hoje ela continua a crescer, esperando o momento da grande colheita.

O Evangelho de Marcos prefacia a parábola do grão de mostarda com outra parábola de Jesus: "O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra, e dormisse e se levantasse de noite e de dia, e a semente brotasse e crescesse, sem ele saber como. A terra por si mesma produz fruto, primeiro a erva, depois a espiga, e por último o grão cheio na espiga. Mas assim que o fruto amadurecer, logo lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa " (Marcos 4:26-29).

Hoje em dia, a semente do Reino cresce de maneira pequena e imperceptível. Ela foi plantada, pela primeira vez, por Cristo e, em seguida, levado ao mundo por Seus apóstolos e pela Igreja. No entanto, não demorou muito para que muitos mudassem do verdadeiro evangelho para "outro evangelho" (Gálatas 1:6).

Frutificando para a colheita

Ainda hoje, a mensagem do evangelho de Jesus Cristo sobre o Reino de Deus não é totalmente compreendida pela maioria das pessoas. No entanto, ela continua revelada nas páginas da Bíblia. E frutifica na vida daqueles que foram chamados e escolhidos por Deus. E é proclamada ao mundo pela Igreja de Deus. 

A semente do evangelho pode ser plantada em sua vida e começar a frutificar. A decisão é sua. Saiba que quando você provar o "dom celestial" e "a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro" (Hebreus 6:4-5), a sua vida vai mudar para sempre.

Através da semente do Espírito Santo de Deus, um poder posto dentro de você que vai agir como aquele grão de mostarda. Ele vai crescer como uma semente e, potencialmente, abarcar toda sua vida. Ele irá transformar a sua vida como nada mais pode. É a força mais poderosa do universo. Quando utilizada, ela transforma a pessoa!

Quando Jesus Cristo ressurgir em glória, será através de Seu Espírito que Deus vai transformar o seu corpo em um corpo espiritual para compartilhar a Sua glória (Romanos 8:11; Filipenses 3:21). Essa é a maior e a melhor história do que qualquer outra que você já ouviu falar. Essa é a verdade da Bíblia e a esperança que temos de vencer nesta vida, enquanto aguardamos o mundo vindouro.

Deus quer ter um pequeno começo em sua vida e fazê-la crescer até alcançar algo muito maior do que você poderia imaginar! Então, você vai deixá-Lo fazer isso? BN