Por que você está sendo chamado agora e não depois?

Você está aqui

Por que você está sendo chamado agora e não depois?

Essa parábola, que Jesus deu alguns dias antes de Sua morte, tinha como objetivo admoestar à Igreja de Deus — o povo chamado por Ele — através das eras. Por isso diz que Deus chama alguns para entender e responder a Sua verdade hoje, antes da vinda do reino terreno de Jesus Cristo, enquanto que a maioria da humanidade não vai ouvir ou aprender essa verdade até depois do retorno de Cristo.

Você está vivendo a sua vida com esse conhecimento? Como isso tem afetado a maneira como você vive?

Devemos desejar, ansiosamente, a vinda do Reino de Deus para a Terra e começo do reinado justo de Jesus. Olhamos para o mundo de hoje e vemos que o sofrimento e a maldade roubam a paz e a segurança da humanidade. Diante de tudo isso, não é difícil clamarmos a Deus, dizendo: “Senhor, é nesse tempo que restauras o reino na Terra?".

Mas Deus ainda não fez isso. Mais um ano se passou e continuamos orando sinceramente, como tem feito o povo de Deus através dos tempos, "Amém; vem, Senhor Jesus!" (Apocalipse 22:20). Por que Deus tem esperado por gerações para trazer Seu reino à Terra e cumprir as diversas profecias bíblicas sobre essa maravilhosa era porvir?

Os discípulos fizeram essa mesma pergunta a Jesus Cristo. Antes de Ele ascender ao céu, os discípulos perguntaram-Lhe: "Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel?" Ele respondeu: "A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade" (Atos 1:6-7).

Portanto, isso não iria acontecer logo em seguida. Nem aconteceria durante a vida deles — um fato que, aparentemente, levou algum tempo para os primeiros membros da Igreja entender. Embora fosse compreensível que eles esperavam que Cristo restaurasse a glória de Israel naquela época, o fato é que eles devem ter percebido que isso não irá acontecer tão cedo. Em uma de Suas poderosas parábolas, Jesus disse claramente que o Reino não viria naquela época.

Uma parábola para aqueles que esperavam a vinda iminente do Messias

Algumas semanas antes, quando Jesus entrou em Jerusalém pela última vez antes de Sua morte, Ele teve tempo para contestar a crescente expectativa de Seus seguidores sobre o cumprimento, já naquela época, da restauração de Israel, mencionado nas profecias. Cristo deu uma parábola para mostrar a Seus discípulos que muita coisa ainda precisava ser preparada para esse evento de mudança de era. Essa parábola das minas ou dos talentos se encontra em Lucas 19.

Cristo viajou ao leste de Jerusalém, subindo a Jericó, no Vale do Jordão. Seu ensinamento tinha despertado profundo interesse e expectativa quanto à chegada do tempo de restauração da glória do reino de Israel. Muitos viam a Jesus como o Messias prenunciado pelos profetas. Por isso, era muito grande a expectativa do estabelecimento do Reino de Deus naquela época.

Mas isso não iria acontecer logo. Cristo percebeu esse clima de ansiedade. E ouvia a conversa deles. Então, foi para aqueles que pensavam “que o reino de Deus se havia de manifestar imediatamente" que Ele deu essa parábola (versículo 11).

Ele começou dizendo: "Um homem nobre que morava em certa província foi chamado à distante capital do império para ser coroado rei da sua província" (versículo 12, Bíblia Viva). Agora, ao examinarmos Suas palavras, entendemos que Ele era esse nobre da parábola e o lugar distante para o qual viajou era o céu, onde hoje Ele está sentado à mão direita do Pai, aguardando o momento em que voltará gloriosamente como Rei dos reis.

Esse fato passou a fazer parte do ensinamento de Cristo, mas Seus discípulos eram lentos em entendê-lo. Eles não entendiam que um grande lapso de tempo se passaria antes da vinda do Reino de Deus.

O que Jesus espera que Seus seguidores façam?

Cristo queria que Seus seguidores entendessem o que tinham que fazer — o trabalho que Ele estava dando-lhes para realizar durante Sua ausência. Mas Sua lição não era apenas para os Seus seguidores daquela época. Do mesmo modo, Ele quer que Seus atuais discípulos entendam o que devem fazer em suas vidas, uma vez que se comprometeram a segui-Lo.

Você já se perguntou por que nasceu e qual é seu propósito na vida? Esse entendimento se encontra nessa parábola! O seu chamado para se preparar para a vinda do Reino. É por isso que você está sendo chamado hoje, em vez de mais tarde, quando Deus estenderá a mão ao mundo todo para conhecer a Cristo e ter a oportunidade de salvação.

Continuando com a parábola de Jesus, o nobre, antes de partir, chamou a dez servos e deu a cada um uma mina, uma quantia de dinheiro igual a três meses de salário. Eles foram orientados a gerar lucro do montante que seu mestre lhes confiou, enquanto ele estivesse fora (versículo 13).

Eles deveriam usar o dinheiro, simbolismo dos vários dons, recursos e habilidades que Deus deu a Seu povo, em algum investimento que aumentasse seu valor. Isso envolveria iniciativa e esforço. Haveria certo risco, mas o nobre queria que seus servos trabalhassem com fé e confiantes na recompensa.

O versículo 14 é uma interjeição que demonstra mais uma vez que o próprio Jesus era o nobre dessa parábola: “Mas alguns do seu povo o odiavam, e enviaram uma declaração de independência, dizendo que se haviam revoltado e não o reconheceriam como o seu rei" (Bíblia Viva). O próprio povo de Cristo O rejeitou e assim Ele foi condenado à morte.

Jesus Cristo é o Senhor. Seus discípulos vão entender que a essência de um relacionamento com Ele é a de um servo com seu mestre. Ele é o nosso Senhor e Mestre; somos Seus servos. Qualquer coisa menos que isso pode nos colocar em perigo de nos tornar como um desses cidadãos, que disseram que não O aceitam como Seu governante.

Um tempo de acerto de contas com o mestre

A parábola abrange a história do tempo do ministério físico de Cristo na Terra até Seu retorno triunfal. Seu retorno será um tempo de julgamento sobre as nações. E também diz respeito a uma prestação de contas daqueles que foram chamados nesta época; relativamente são poucos em Sua Igreja hoje em dia que foram chamados a se preparar para reinarem com Cristo por mil anos (Apocalipse 20:6).

Continuando Sua parábola ilustrativa, Jesus, em seguida, descreve o acerto de contas que terá lugar ao Seu retorno: “Ao voltar, ele chamou os homens a quem tinha dado o dinheiro, para saber o que haviam feito com ele, e quais haviam sido os lucros” (versículo 15, Bíblia Viva).

Essa parábola é voltada diretamente àqueles a quem Deus chama para a salvação nesta época. Nas parábolas estudadas anteriormente, como a parábola do semeador, vimos que aqueles que acatam as palavras do evangelho ouvem e entendem que devem praticar em sua vida cotidiana essa verdade. Ou seja, elas devem tornar-se parte de sua vida!

Essas pessoas começam degustando a boa palavra da era vindoura e dão fruto espiritual (Hebreus 6:5; João 15:8) — transformando totalmente suas vidas hoje mesmo. Trata-se do recebimento do Espírito Santo e do crescimento na graça e no conhecimento de Deus (2 Pedro 3:18).

O propósito do chamado e da vida do cristão agora, nesta época, é o de se preparar para governar com Jesus Cristo no Seu Reino vindouro.

Através de uma vida de superação do pecado pessoal e da luta contra as atrações e as pressões deste mundo, servindo e obedecendo humildemente a Deus, incorporamos a mente de Cristo e desenvolvemos um caráter espiritual. Essa parábola nos ensina por que alguns são chamados agora, enquanto a grande maioria dos seres humanos será chamada para a salvação somente depois da volta de Cristo, quando o mundo começará a ser educado no caminho de vida de Deus.

Esse é um fato das Escrituras muito pouco compreendido, mas que explica como Deus está atuando em nosso mundo — e como está agindo em você. Uma vez que você compreenda essa realidade, a sua vida passa a ter um incrível significado e propósito!

Observe como a parábola demonstra como se dará esse acerto de contas: “O primeiro homem conseguiu um lucro enorme - dez vezes mais a quantia recebida!".

 “‘Ótimo’" exclamou o rei. ‘Você é um servo eficiente. Foi fiel no pouco que lhe confiei, e como recompensa, será governador de dez cidades’” (versículo 16-17, Bíblia Viva).

O exemplo desse servo diligente mostra que o dom do Espírito Santo agregado a nossos talentos e dons inatos pode melhorar muito nossas vidas, levando-nos a ser servos de Deus produtivos e zelosos.

A chave para se viver uma vida verdadeiramente transformada está em render-se a Deus, confessando que precisamos de Sua ajuda e, em seguida, direcionando nossa mente e coração para viver de acordo com os ensinamentos da Bíblia — todos eles (Mateus 4:4). O apóstolo Paulo chamou isso de "despir-se do homem velho" e "vestir-se do novo... segundo a imagem Daquele que o criou" (Colossenses 3:9-10).

A parábola está descrevendo como podemos fazer mudanças duradouras, que resultam em crescimento espiritual. Este tipo de transformação espiritual não acontece apenas uma vez por semana ou em duas horas na igreja. Significa uma entrega total de nossa vida a um novo Mestre, Jesus Cristo, que nos resgatou e pagou um preço alto por nós!

Recompensas de acordo com o esforço e a produtividade

Continuando a parábola, “O servo seguinte também conseguiu um lucro excelente: cinco vezes a quantia recebida".

 “‘Muito bem!’ disse o seu patrão. 'Você pode ser governador de cinco cidades'” (Lucas 19:18-19, Bíblia Viva).

Aqui Cristo também está mostrando que Ele oferece uma recompensa àqueles que abracem esse caminho. E é interessante notar que essa recompensa não é uma vida eterna de ociosidade no céu, como tantos creem (para saber mais, baixe ou solicite o guia de estudo bíblico gratuito Céu e Inferno: O que Realmente Ensina a Bíblia). Ao contrário, isso significa governar cidades. Como vimos anteriormente, isso diz respeito a governar com Jesus Cristo em Seu Reino literal, que será estabelecido na Terra quando Ele voltar (Apocalipse 20:6).

Observe também que a recompensa entregue é proporcional ao que nós conseguimos, como Seus seguidores, realizar nesta vida. Nessa ilustração, Ele deu ao que aumentou dez vezes o investimento de seu mestre mais do que aquele que conseguiu aumentar cinco vezes. Como em tudo que faz, Deus é justo e imparcial em Seu julgamento.

Poucos compreendem o verdadeiro significado e a profundidade desse ensinamento. A salvação é um dom gratuito de Deus, que nenhum de nós jamais poderá merecer ou ganhar. Mas a recompensa para nosso trabalho e esforço pode variar. Deus, em Sua infinita sabedoria e propósito, sabe como vai colocar justamente em seu devido lugar as peças individuais de Sua família espiritual. 

Seu chamado para caminhar a cada dia fielmente com Deus é um aspecto da grandiosa obra espiritual que Ele está realizando.

O que fazemos agora com o nosso chamado e talento será usado por Deus no edifício que Ele está construindo. Essa é a Igreja, o templo espiritual de Deus e a Noiva de Cristo, adornada por Deus e que está sendo preparada por ordem celestial. Realmente, poucos de nós têm parado para pensar nesse chamado e nessa vida cristã. Tudo isso é uma verdadeira preparação para o Reino de Deus. Pois, não se trata de simplesmente aceitar a Cristo e achar que isso é tudo.

A parábola de Jesus inclui um grande alerta de julgamento. Um aviso ao servo que não investir tudo que seu mestre lhe entregou. Veja: "Mas o terceiro servo trouxe de volta apenas o dinheiro com que havia começado. 'Eu o guardei bem seguro', disse ele, porque fiquei com medo do senhor, que é um homem duro de se tratar, tirando o que não é seu e até tomando a colheita do que os outros plantam!'"

"Seu servo mau e ruim', gritou o rei. 'Duro, eu? Pois é exatamente o que eu vou ser com você! Se você sabia tanto a meu respeito,... então por que não depositou o dinheiro no banco, para que pelo menos eu ganhasse algum juro com ele?'" (versículos 20-23, Bíblia Viva).

Pergunte a si mesmo se pode acontecer de você ser como esse terceiro servo. Temeroso. Desprovido de visão. Não comprometido totalmente com Deus. Incapaz de colocar a busca do Reino de Deus acima de qualquer outra prioridade de sua vida (ver Mateus 6:33). Esse servo tinha uma visão limitada de Deus e do que Ele está fazendo neste mundo. Ele negligenciou a instrução de seu mestre, ignorando o propósito de seu mestre para ele, e esperou o retorno do seu mestre pensando, através de sua visão de autojustiça e autojustificativa, que tudo estava indo bem. Mas não estava.

Um tempo de julgamento

A parábola conclui mostrando que nosso Deus é um Deus que julga severa e definitivamente. "Assim, pois, voltando-se para os outros que se achavam ali, mandou: 'Tomem o dinheiro dele e deem ao homem que ganhou mais'”.

"'Mas, senhor', disseram, 'ele já tem muito!'"

"'Sim', respondeu o rei, 'mas sempre foi verdadeiro que aqueles que têm, ganham mais, e aqueles que têm pouco, em breve perdem até isso. E agora, quanto a estes meus inimigos que se revoltaram, tragam todos aqui para que sejam mortos na minha presença’" (versículos 24-27. Bíblia Viva).

Essa parábola extraordinariamente edificante termina com um aviso. Você já colocou sua vida completamente nas mãos de Deus, buscando-O como Seu Senhor e Mestre? Deus espera um retorno de tudo que Ele lhe deu. As recompensas em Seu Reino serão adequada e integralmente baseadas no que fizermos com o que Ele nos tem dado.

Deus tem um plano maior do que podemos imaginar. Ele está trazendo muitos filhos à glória na expectativa de não apenas restaurar o Seu Reino na Terra, mas também expandir incessante e permanentemente Seu governo justo por todo o universo (Isaías 9: 7).

Ciente do grandioso plano do Pai, então Jesus Cristo deu essa parábola para incentivar Seus verdadeiros seguidores através dos tempos, pois Ele, como aquele nobre que foi a um país distante, gostaria de voltar e trazer Consigo uma recompensa para os servos fiéis que fizeram uso de seu chamado para se prepararem para essa maravilhosa era que está porvir.

É preciso agir agora quanto a esse chamado. Mantenha a visão do motivo pelo qual Deus o chamou para compreender o mistério de Seu plano hoje!