"Salvos Pela Sua Vida"

Você está aqui

"Salvos Pela Sua Vida"

Sheila estava desanimada, talvez até mesmo deprimida. Ela disse a si mesma que não havia razão para estar assim — afinal de contas, sua vida era estável e tudo estava indo bem em sua família. Mesmo assim ela foi buscar ajuda médica. O médico lhe receitou alguns antidepressivos e lhe disse: "Tome dois destes e me ligue amanhã". Será que as coisas são tão fáceis assim? 

As pessoas gastam bilhões de dólares anualmente em medicamentos para ajudá-las a lidar com as tensões da vida. Esses medicamentos ajudam muitas pessoas a enfrentar a vida cotidiana.

No entanto, para alguns, esses medicamentos não são eficazes. O problema subjacente não é físico, como nos casos de depressão, mas espiritual. Pode ser que suas vidas tornaram-se vazias e sem esperança. Eles não têm ou nunca encontraram o verdadeiro significado da vida.

Na verdade, a maioria das pessoas é afetada com esse problema subjacente em graus diferentes. Para muitas, ele deixa uma sensação geral de mal-estar. Mas para outras pode levar a escolhas daninhas na vida.

Isso ilustra uma necessidade humana fundamental que não está sendo suprida, criando um grande vazio em nossas vidas. Enquanto alguns procuram medicamentos para lidar com o problema, outros recorrem a métodos autodestrutivos. Alguns procuram alívio no álcool, em drogas ilícitas, em jogos de azar, em comportamentos de risco ou em um sem-número de outros vícios.

O que é esse vazio? Mais uma vez, é uma necessidade de esperança não suprida. É uma falta de significado e compreensão de quem somos e do que é a vida.

Precisamos entender que existe um Deus. Precisamos entender por que Ele criou a vida humana. Além disso, precisamos compreender quem somos como indivíduos e por que fomos criados — o propósito e o destino planejado para nós.

Esse propósito não pode ser encontrado em nenhuma garrafa de bebida alcoólica ou qualquer outra atividade viciante. O sentido da vida se encontra na Bíblia, a Palavra de Deus. Há esperança no propósito revelado — esperança suficiente para uma vida cheia de significado e realização!

Vamos examinar uma passagem da Escritura que descreve essa esperança e demonstra como mantê-la, mesmo quando as coisas ficam muito complicadas na vida. Tudo se resume em saber que temos a esperança da salvação através da vida de Jesus Cristo.

A garantia da esperança em Cristo

Por Jesus Cristo ter vindo como Filho de Deus e vivido uma vida perfeita, ter sido morto por nossos pecados e ressuscitado é que temos a certeza dessa esperança da vida eterna como filhos de Deus, compartilhando Sua glória. Aqui encontramos a esperança para uma vida alegre com propósito e significado.

A Bíblia nos mostra o propósito e o plano de Deus para nossas vidas. Ela nos mostra a vontade de Deus para redimir nossas vidas através da morte e da vida de Jesus Cristo. O fato de Jesus Cristo ter morrido e ressuscitado dentre os mortos está entre as notícias mais importantes da história humana. Jesus Cristo ressuscitado pode mudar sua vida!

Hoje, a vida dEle, agindo em você, pode acabar com o desânimo e o vazio de sua vida. Sua vida pode ser preenchida por um propósito positivo, uma verdadeira esperança e uma coragem duradoura. Devemos escolher se vamos deixá-Lo viver em nós hoje mesmo.

Você pode estar pensando que isso não é real — pelo menos não a sua realidade. Você pode estar demasiadamente desligado para receber uma mensagem religiosa ou pode sentir que está longe demais para merecer o amor e a atenção de Deus. Em ambos os casos, você estaria errado!

Cada um de nós precisa de esperança para poder viver uma vida estável e com propósito. Sem esperança nos sentimos impotentes, vazios, sem foco nem significado. E quando nos sentimos muito vazios — como se houvesse um grande buraco em nossa vida — então, buscamos, por conta própria, algo para preencher essa lacuna. E que nem sempre é coisa boa. Mas você não precisa pegar esse caminho. Através de Cristo, Deus tem providenciado um caminho melhor!

Justificados por Sua morte e salvos por Sua vida

Na Bíblia, temos uma passagem encorajadora que nos mostra o caminho para a esperança. Ela foi escrita por um homem que tinha compreendido o imenso vazio em sua vida. Então, ele dedicou sua vida a ajudar os outros preencher essa lacuna neles.

Veja como o apóstolo Paulo escreve e transmite essa verdade. Ele diz: "Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Logo muito mais, sendo agora justificados pelo Seu sangue, seremos por Ele salvos da ira. Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de Seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela Sua vida" (Romanos 5:8-10, grifo nosso).

Essa passagem nos leva a ponderações. Precisamos ter uma perspectiva equilibrada, correta e focada sobre a morte e a vida de Cristo. Seu sofrimento e morte constituem uma parte muito importante do plano de Deus. Sua morte providenciou o sacrifício necessário para nos reconciliarmos com Deus para alcançarmos o perdão de nossos pecados. E isso é muito importante!

Mas isso é só o começo do processo. Cristo, que foi ressuscitado dentre os mortos, é imprescindível hoje para termos qualquer esperança de vida eterna. Somos salvos, mas essa salvação — a vida eterna — é um dom de Deus por meio da graça.

Esse é o fundamento e a esperança de sua vida — que Cristo ressuscitou dos mortos e vive hoje à mão direita de Deus como nosso Sumo Sacerdote. Sua vida tornou possível a nossa esperança da vida eterna com Deus. O propósito de Deus é trazer "muitos filhos à glória" (Hebreus 2:10) —para compartilhar a Sua vida espiritual com a raça humana que Ele criou. A vida tem um propósito, que é herdar a glória eterna como um filho de Deus e coerdeiro com Cristo.

É por isso que Cristo viveu e morreu como um sacrifício para você — para você poder compartilhar a glória de uma vida espiritual com Deus para sempre. Ao tornar-se carne, morrendo e ressuscitando, Jesus Cristo abriu o caminho para sua futura vida eterna. Esse é o alicerce de nossa esperança nesta vida física curta e temporária.

Os reveses da vida 

Dissemos que a esperança é segundo o que acreditamos. E isso é verdade. Todo dia nos deparamos com situações que podem nos ajudar a abraçar nossas mais íntimas crenças.

Em que você acredita? E isso se baseia em algo realmente espiritual? Quando algo ruim acontece com pessoas boas, como você reage?

Quando você e eu passamos por circunstâncias difíceis, seja questões de saúde, financeira ou estresse ou até mesmo condições emocionalmente desafiadoras — Como reagimos? Será que nossa fé pode manter nossa esperança ou vamos nos abater e abandonar nossa fé e amor a Deus?

A vida vai nos oferecer limões. Como pastor, eu tenho interagido, durante anos, com pessoas comprometidas com Deus e que enfrentam os desafios da vida. Eu estive sentado ao lado da cama de moribundos. Recebi chamadas telefônicas de madrugada de pessoas pedindo ajuda. Eu já aconselhei viciados, indigentes e desamparados. Eu ajudei pessoas a reconciliar-se no casamento. Eu estive em funerais onde pais viam seu filho natimorto ser enterrado.

Hoje mesmo eu oro e aconselho a pessoas que lutam contra o câncer, contra a depressão e problemas com os filhos. Sejamos realistas — todos os dias acontecem coisas ruins com pessoas boas. Quando isso ocorre, eu procuro explicar o que Deus está fazendo. Então, eu conduzo as pessoas à passagem que lemos em Romanos.

Tendo paz com Deus

Vamos olhar outra parte dessa passagem. Ela mostra por que a esperança é estabelecida sobre a verdade de que somos salvos pela vida de Jesus Cristo: "Portanto, agora, desde que fomos declarados justos à vista de Deus, pela fé em suas promessas, podemos ter na realidade paz com Ele por causa do que Jesus Cristo, nosso Senhor, fez por nós" (Romanos 5:1, Bíblia Viva).

Paz com Deus. Pense sobre o nível de raiva, ódio e divisão que vemos ao nosso redor. Rixas políticas. Conflitos religiosos. Divisão racial. Podemos ver isso a qualquer momento na tevê ou na internet.

E isso afeta cada um de nós. Você encontra-se ansioso, inquieto, receoso e irritado sem motivo algum? Escute o que se fala ao nosso redor, pois isso denota um sentimento generalizado. Isso nos afeta. E isso nos impede de estar em paz.

Uma vez, alguém me procurou porque estava tendo problemas emocionais. Depois de discutirmos o assunto, chegamos a uma solução que ajudou a essa pessoa — ela parou de se meter em argumentações e mudou os programas de rádio que ouvia no trajeto do trabalho para casa todos os dias. No caso dela, isso lhe causava aflição. E você? Você está em paz? Talvez haja alguma coisa causando sofrimento em sua vida.

Paulo, nessa passagem, mostra quanta paz interior alcançamos quando começamos a ver que temos em Deus um pai e em Jesus Cristo um irmão mais velho. Isso muda toda a nossa vida.

Paulo continua, dizendo: "Pois, devido à nossa fé, Ele nos colocou neste lugar do mais alto privilégio onde agora nos encontramos e nós, confiante e alegremente, ansiamos pelo dia quando realmente nos tornaremos tudo quanto Deus tem em mente que sejamos" (versículo 2, Bíblia Viva)

Uma vez que entramos em um relacionamento verdadeiro com Deus, temos o Seu favor e Sua boa vontade. Ele olha para nós como um bom pai olha para seus filhos — com carinho e amor. De forma alguma, tememos ser jogados para fora de casa, se e quando nos comportamos mal. Deus não age assim. Ele não age de maneira abusiva.

Confiando em meio a tribulações

Um dia uma senhora confidenciou a minha esposa que tinha feito as malas e saído de casa na noite anterior porque o marido estava chateado com ela. Ela tinha doado um objeto de valor, junto com outras coisas, para a caridade. Não houve nenhuma agressão física; ele só não gostou que seu objeto que tinha valor para ele tivesse sido doado.

Aquilo significava algo para ele, mas não para ela. Por ela ter estado em outros relacionamentos abusivos, então interpretou aquilo como uma ofensa muito pessoal e deixou a casa. Quando ele pediu desculpas e lhe explicou que continuava amando-a e que estava apenas chateado, então ela percebeu que tinha exagerado. Minha esposa disse que ela tinha que aprender que todos os  relacionamentos têm momentos de desacordo, mas você não precisa fugir por causa disso. Você deve ficar e procurar resolver a situação.

Isso ilustra uma característica fundamental do nosso relacionamento com Deus. Nós estamos sob a graça de Deus. Quando passamos por aflições, mesmo que seja nossa culpa, isso não significa que Deus nos coloca de lado ou se esquece de nós. Devemos enfrentar o problema, admitir o erro, se for o caso, e seguir em frente.

Agora Paulo toca na parte mais difícil: “Podemos nos alegrar, igualmente, quando nos encontrarmos diante de problemas e lutas..." (Versículo 3, Bíblia Viva).

Eu não conheço de ninguém que fica feliz quando algo ruim lhe acontece. Particularmente, eu gosto de uma vida pacífica, sem complicações e estável. Mas todos nós sabemos que coisas ruins acontecem diariamente. E, às vezes, elas acontecem conosco ou com alguém próximo.

As provações e os problemas fazem parte da vida. Deus não nos promete uma vida sem desafios. Essa vida é uma de preparação para outra vida futura e assim, quando entendemos isso, achamos a chave para ter uma vida de esperança.

Paulo continua com seus comentários sobre tribulações e problemas, observando que "tudo isto é bom para nós — ajuda-nos a aprender a ser pacientes. E a paciência desenvolve em nós a força de caráter, e nos ajuda a confiar mais em Deus cada vez que a utilizamos, até que finalmente a nossa esperança e a nossa fé fiquem fortes e sólidas" (versículos 3-4, Bíblia Viva).

Os problemas nos ajuda a aprender a ser pacientes, sendo que a paciência edifica o caráter, e o caráter edifica a esperança.

Como se manter firme

De forma direta, a Bíblia ensina como se manter firmes em meio às tribulações sem desistir da vida, das pessoas ou de Deus. Nós temos que ser pacientes, ainda mais sabendo que temos Deus ao nosso lado. Ele não nos abandona, mas temos que permanecer firmes e descobrir o que Ele deseja que aprendamos. E assim vamos aprendendo através de todas as experiências de vida.

Não podemos escapar dessa parte fundamental da vida. Não importa o quão "bom" sejamos ou que pensam que somos, nem importa o que cremos ou não cremos, nós vamos passar por experiências difíceis. A chave para enfrentá-las é a graça e a proximidade com Deus. Devemos enfrentá-las e lutar com determinação para que termine logo, independente do seu resultado e consequências.

Quando somos pacientes, fazemos com que essas experiências sejam positivas. Os problemas passam e a vida continua. Os dias difíceis passam e o tempo a tudo cura. Então, aprendemos algo sobre nós mesmos, sobre Deus e sobre a vida.

Em seguida, ficamos mais experientes. Com essa experiência saberemos como agir melhor na próxima dificuldade. E com essa experiência também estamos preparados para ajudar outra pessoa a superar uma situação semelhante. "Então, quando isso acontecer, poderemos sempre erguer a cabeça, seja lá o que for que aconteça, e saber que tudo vai bem, pois conheceremos quanto Deus nos ama; sentiremos também este Seu amor afetuoso em todo o nosso ser, pois Deus nos deu o Espírito Santo para encher nossos corações com o Seu amor" (versículo 5, Biblia Viva).

Com esperança, podemos encarar e vencer com determinação qualquer problema. Deus se utiliza nossas provações para cumprir Sua promessa de nos salvar. Sabemos que toda tribulação tem seu fim. E se o fim for trágico, a esperança pode nos ajudar a seguir caminhando e a voltar para a luta.

Podemos encorajar aqueles que estão passando por provações. Nossa esperança acaba se tornando uma luz para os outros. Nós honramos a Deus quando resistimos, somos pacientes e não nos acovardamos e desistimos dEle e da vida. A esperança nos afasta da raiva e da negação.

Esta vida é cheia de desafios. Às vezes, esses desafios testam exaustivamente nossos limites — físicos, emocionais e espirituais. Mas, felizmente, não dependemos apenas de nossa própria força. Como explicou Paulo: "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13, ACF). Na verdade, Cristo vive nos corações e mentes dos crentes para ajudá-los a vencer (ver Gálatas 2:20).

Quando sua carga for muito grande e difícil de suportar e você se encontrar em perigo de perder a esperança, lembre-se que a esperança permanece viva porque Jesus Cristo está vivo. Você pode preencher o vazio em sua vida com uma nova esperança, que somente um relacionamento com Deus, através de Cristo, pode proporcionar.

Você foi criado à imagem de Deus e Ele, por meio de Seu Filho ressuscitado, pode ajudá-lo em qualquer situação desafiadora ou período difícil de sua vida. Esses desafios são oportunidades para crescer na graça imerecida de Deus em Cristo Jesus.

A esperança que pode estar faltando em sua vida se encontra no conhecimento e na certeza de que somos salvos pela vida de Jesus Cristo — a vida incrível e invencível que Ele deseja viver em nós. BN