Você é um Cristão Prudente e Vigilante?

Você está aqui

Você é um Cristão Prudente e Vigilante?

Alguma vez você já ficou sem combustível e parado na beira da estrada? Aconteceu comigo uma vez, quando eu estava apressado para uma reunião. A ironia era que eu tinha acabado de sair de um posto de gasolina, onde havia parado para dar um telefonema. Dirigi por alguns quilômetros na estrada e o carro parou de uma vez. Aquilo foi frustrante, mas eu aprendi uma lição valiosa.

Esse episódio me fez lembrar uma música da década de setenta, intitulada "Running on Empty". O tema da música é acerca de ficar muito ocupado e não saber que pode estar perto de ficar vazio, de várias formas. Será que eu ou você podemos estar "correndo vazio"?

Em várias ocasiões, Jesus Cristo disse a Seus discípulos para "vigiar" a Sua vinda, porque não sabemos nem o dia nem a hora. Aprender a fina arte de "vigiar" ao seguir Sua instrução requer não ficar sem combustível. Temos que aprender a vigiar o medidor.

Como podemos aprender a esperar e vigiar?

Certa parábola de Cristo é a chave para aprender a "vigiar" e estar preparado para quando Ele voltar em glória. Conhecida como a parábola das dez virgens, ela se encontra no capítulo 25 de Mateus.

No capítulo anterior, Mateus 24, tem uma profecia muito detalhada, que Jesus deu sobre os eventos mundiais que vão levar a sua segunda vinda. Essa parábola é uma continuação dessa profecia, onde diz o que devemos fazer quanto ao Seu retorno. Então, vamos dar uma olhada nessa parábola para entender como podemos vigiar e esperar com paciência contemplativa a vinda do Senhor.

"Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo" (versículo 1). Ao ouvir isso, os discípulos já sabiam o que Cristo queria dizer. A cena remete diretamente aos costumes dos casamentos da época. Quando o quase marido teria terminado de preparar o lugar em que viveria com sua noiva, ele viria até ela para acompanhá-la ao casamento. Os gritos de "eis o noivo!" ecoariam pela aldeia quando ele estivesse chegando para sua noiva. Toda essa empolgação retratava as pessoas se reunindo para a festa de casamento e uma multidão andando pelas ruas.

“Cinco delas eram insensatas, e cinco prudentes. Ora, as insensatas, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo. As prudentes, porém, levaram azeite em suas vasilhas, juntamente com as lâmpadas” (versículos 2-4). Pela tradição o noivo viria à noite, por isso as virgens precisavam de lâmpadas. Essa lâmpada, nesse antigo cenário, era pequena e feita de barro e usava azeite como combustível. Sem azeite não havia luz. Cinco das virgens se prepararam com antecedência e tinham azeite suficiente para iluminar o seu caminho, enquanto as outras cinco foram tolas e não provisionaram combustível.

Na Bíblia, o azeite é símbolo do Espírito Santo. Como o azeite, o Espírito Santo de Deus vem de uma fonte externa. O Espírito Santo vem de Deus. Ele reside em uma pessoa e lhe dar a capacidade de produzir bons frutos de conduta e caráter. O Espírito Santo habitando em uma pessoa é a chave para torná-la um cristão (Romanos 8:9; 1 João 3:24).

Na parábola, a presença ou a ausência do Espírito Santo é mote dessa lição. Cinco dessas dez virgens não têm o Espírito Santo de Deus. E as outras cinco o tem e estão preparadas para encontrar o noivo.

Tradicionalmente, os amigos do noivo precederiam a vinda do noivo, dizendo: "O noivo está chegando!" Isso era feito à noite, aludindo à de que o noivo estava vindo para roubar a noiva. A noiva estaria esperando com suas damas de honra. Esse seria um dos sinais de aviso de que a vinda do noivo estava próxima. Então, havia muito entusiasmo e uma enorme expectativa, juntamente com a incerteza do exato momento que ele chegaria.

Um atraso inesperado

A parábola continua: “E tardando o noivo, cochilaram todas, e dormiram" (versículo 5). Todas as dez virgens dormiram e até mesmo as prudentes, que tinham bastante azeite. As virgens representam o povo da Igreja de Deus e aqui está uma forte advertência para a Igreja ficar acordada e alerta espiritualmente.

O apóstolo Paulo lança mais luz sobre o significado de lutar contra a sonolência espiritual: "Porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite; pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia, como ladrão, vos surpreenda; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas; não durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sóbrios" (1 Tessalonicenses 5:2-6).

Ao ler essa parábola, nós precisamos lembrar de que estamos todos suscetíveis a negligenciar a nossa salvação. Cada um de nós pode ser pego pelos cuidados deste mundo e começar a resvalar espiritualmente. Podemos perder de vista o fato de como o cristão deve ser vigilante. Todos nós podemos adormecer e ser pego de surpresa.

Penso em cada evento mundial significativo que poderia ter algo a ver com a profecia bíblica. As pessoas "acordam" e prestam atenção nas notícias, ficando admiradas, e dizem: "O que isso significa?" Quando ocorreram os ataques de 11 de setembro de 2001, meu telefone tocou e pessoas assustadas me perguntavam se aquele ataque poderia ter algo a ver com a profecia bíblica. Logo, as igrejas ficavam cheias durante semanas. Mas após passar o evento, a vida voltava ao normal. Se não tivermos cuidado, podemos adormecer.

Jesus, então, mostra o que acontece quando adormecemos espiritualmente: “Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro! Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas" (versículos 6-7). Cada lâmpada de azeite tinha um pavio, que tinha que ser cortado para funcionar corretamente. Mas não acenderia sem combustível. As cinco virgens insensatas tinham suas lâmpadas e prepararam os pavios, mas não tinham azeite. Isso demonstra que podemos ter uma parte do necessário, mas ainda não ter a outra parte fundamental.

"E as insensatas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. Mas as prudentes responderam: não; pois de certo não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós" (versículos 8-9).

O combustível no mundo antigo era uma mercadoria valiosa. Cada pessoa tinha de garantir os seus devidos suprimentos. Você não podia contar com os outros para obter esse recurso. Assim também é com o Espírito Santo — o bem mais valioso e poderoso que você pode ter. Você não pode confiar em seu amigo, seu cônjuge ou qualquer outra pessoa para lhe fornecer o Espírito Santo. Isso é entre você e Deus.

Alguns ficarão de fora

Ter caráter é crucial em momentos críticos. Se você não tem isso, então perderá oportunidades. A coragem e a visão que precisamos ter para tomar decisões sábias devem ser cultivadas e mantidas para que, em um momento de crise, já estejam em sua mente e coração. Ser guiados pelo Espírito de Deus é a principal diferença entre o sucesso e o fracasso.

As virgens insensatas tiveram que ir comprar o combustível, que haviam negligenciado em provisionar. "E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta" (versículo 10). As insensatas não estavam prontas para a chegada do noivo. Naquela situação, sair em busca de combustível naquela época era um erro fatal. Elas foram apanhadas desprevenidas. O noivo chegou, e elas foram deixadas para trás.

O som de uma porta fechando carrega uma sombria nota de fim de história. O noivo chegou para se casar com sua noiva. O casamento é realizado. Em qualquer cerimônia de casamento, há uma percepção de que tudo foi preparado para começar uma nova vida. Quando Jesus Cristo retornar e levar a Igreja, Sua noiva, então será o momento em que todo o trabalho de preparação culminará com a maior união de todos os tempos.

A lição dessa parábola é sobre preparar-se agora, enquanto você ainda tem tempo. Aqueles que não se prepararem não serão autorizados a entrar no casamento. "Depois vieram também as outras virgens, e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta. Ele, porém, respondeu: Em verdade vos digo, não vos conheço" (versículos 11-12).

De todas as palavras que Cristo poderia dizer a alguém, talvez estas sejam as mais trágicas: "Eu não lhe conheço". No entanto, essa parábola e outras escrituras nos mostram que um tempo de juízo aguarda todo nós. A obra de nossa vida será avaliada. Deus é paciente e misericordioso, mas também é um Deus de julgamento.

Nessa parábola, a declaração conclusiva de Cristo nos traz de volta ao que temos de fazer agora: “Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora" (versículo 13).

O retorno de Cristo é um evento que sabemos que vai acontecer, mas não sabemos quando. Por isso, temos que vigiar. Temos que vigiar nossas vidas, vigiar o nosso mundo e fazer com que a natureza e os eventos dos tempos nos incentivem a superar e viver a vida de maneira santa e piedosa a cada dia, a cada hora e a cada minuto.

Você é um Cristão Prudente e Vigilante?