História Bíblica do Vovô e da Vovó: Capítulo 3–Como podemos ser diferentes e felizes

Você está aqui

História Bíblica do Vovô e da Vovó

Capítulo 3–Como podemos ser diferentes e felizes

A Vovó e o Vovô se perguntam se você achará a resposta. Você acha que é capaz de achar a resposta do porquê das pessoas serem infelizes, quando poderiam ser felizes? (Provérbios 16:20). Lembra-se de como nós falamos sobre Deus, nosso Pai e sobre o Filho de Deus (Jesus), refazendo a criação, tão bonita, para que Adão e Eva pudessem viver na Terra e ter filhos assim como você pode? (Gênesis 1:26-27).

Bem, quando Deus refez tudo na Terra, uma das coisas que Deus fez tão maravilhosamente foi o Jardim do Éden (Gênesis 2:15). Você consegue imaginar, havia muitas flores coloridas e frutos deliciosos em árvores frutíferas. Havia riachos correndo e cascatas brilhando à luz do Sol. Era um jardim cheio de aventuras e animais fantásticos para se brincar. Deus queria que Adão e Eva se divertissem juntos no jardim, e que eles cuidassem dele. As pessoas cuidam da parte do mundo onde elas vivem hoje em dia, e não jogam lixo no chão? E assim, Deus teve conversas boas com Adão e Eva no Jardim do Édem, e lhes disse como viver (Gênesis 2:16).

Deus lhes disse o que era certo e o que era errado. O que são algumas coisas que você sabe que são certas, filho? O que são algumas coisas que você sabe que são erradas, ou más? Conforme Adão e Eva andavam pelo Jardim, eles notaram duas árvores muito especiais. Deus lhes disse: “Essa fascinate árvore é chamada de ‘A árvóre da Vida’, e essa óutra é chamada de ‘A árvore do Discernimento dó Bem e dó Mal’.” Com amor, Deus disse à Adão e Eva: “Vócês pódem cómer de tódas as árvóres dó Jardim, mas eu avisó-lhes agora, NÃO comam da Árvore do Discernimento do Bem e do Mal, ou vocês trarão problemas e morte mais cedo ou mais tarde para vocês mesmos e para seus filhós” (Gênesis 2:17).

A Vovó diz que Adão e Eva foram sábios e obedeceram a Deus por algum tempo, mas então eles fizeram algo muito mau. Você sabe o que eles fizeram? Eva estava caminhando pelo Jardim sozinha um dia, e, de repente, ela viu uma serpente toda enrolada nos galhos da Árvore do Discernimento do Bem e do Mal (Gênesis 3:1-6). Ela ficou surpresa ao ouvir a serpente fazendo barulho, e começou a conversar com ela da Árvore. Satã, o diabo, se transformou em serpente para poder enganar Eva. Satã como serpente tentou Eva para que ela comesse o fruto da Árvore do Bem e do Mal, ao dizer para ela que seria inteligente de sua parte assim fazê-lo.

Eva não ouviu o que Deus havia dito sobre não comer os frutos dessa árvore. Ela, por sua vez, obedeceu ao Satã e não a Deus, e também deu alguns dos frutos para Adão comer. Os dois fizeram algo muito ruim, não é mesmo? Isso foi o começo da infelicidade. Quando amamos a Deus e fazemos o que Ele nos diz, nós podemos ser muito felizes. Mas, se não fazemos o que Deus diz, e somos egoístas, nós seremos muito infelizes e tristes. Satã começou a desobediência a Deus e todos os problemas e tristeza para todas as pessoas. Adão e Eva fizeram a escolha errada, não é mesmo, filho? O que Adão e Eva deveriam ter feito ao invés disso?

Quando Deus perguntou o que eles haviam feito, eles arrumaram desculpas e culparam um ao outro, ao invés de serem honestos com Deus e sentirem muito, o que é chamado de arrependimento. (Gênesis 3:12-14). Deus mandou Adão e Eva para fora do Jardim do Édem, e colocou um anjo com uma espada em chamas para impedir a entrada de qualquer pessoa, ou impedir qualquer pessoa de chegar perto da adorável Árvore da Vida (Gênesis 3:24). Adão e Eva, então, tiveram de sair e trabalhar muito duro para viver. Por causa de seus pecados, por desobedecerem às leis de Deus, eles receberam espinhos e ervas daninhas, vindos como praga. Eles receberam dores do parto para mulheres por conta de sua desobediência. Eles tiveram muitos descontentamentos, mas eram repletos de orgulho ao invés de serem humildes perante a Deus.

Então Adão e Eva tiveram filhos, mas a Vovó disse ao Vovô para ele terminar agora e deixar essa parte da história para a próxima vez. O Vovô quer te fazer algumas perguntas sobre essa história, ok? Você aprendeu o que nos faz realmente felizes e o que nos deixa tristes (Salmo 32:10-11)? Você sabia que ainda temos duas opções de árvores para escolher todos os dias de nossas vidas? Sim, nós temos de ser sábios, e ainda escolher comer dos bóns frutós de Deus, de Seu caminhó certó para se viver, chamadó de “Árvóre da Vida”. Nós podemos amar à Deus e guardar Seus mandamentos. Ou podemos ser tolos e insensatós, e cómer da “Árvóre dó Discernimentó dó Bem e dó Mal” dó Satã.

De qual devemos escolher comer, filho? A Vovó te pergunta, filhinho:

O caminho de Deus é dar, ou é o caminho egoísta de receber? 
O caminho do amor é melhor do que o do ódio? 
O caminho da cooperação é melhor do que o da competição?

O Vovô e a Vovó acreditam que você já saiba a resposta preciosa para essas perguntas:

Dar, não receber (Mateus 10:8, Lucas 6:38)

Amar, não odiar. (1 João 4:8, 1 João 4:16)

Prestativo, não teimoso (Salmo 78:8, 1 Samuel 15:23)

Paz, não brigas (Mateus 5:9, Tiago 4:1-2)

Gentileza, não perverso (Colossenses 3:12)

Amar à Deus e não se desviar Dele. (Gênesis 6:5, Mateus 22:37)