História Bíblica do Vovô e da Vovó: Capítulo 4–Caim e Abel

Você está aqui

História Bíblica do Vovô e da Vovó

Capítulo 4–Caim e Abel

 “Vovó, Adão e Eva tiveram filhos?” nós o ouvimos perguntar.

Bem, sim, filho, e dois dos filhos deles se chamavam Caim e Abel (Gênesis 4:1-2).

“Eles amavam a Deus, Vovô?” nós o ouvimos dizer em seguida.

Um deles O amava, mas infelizmente, o outro não.

Como Deus sabia se Caim ou Abel O amavam?

A resposta para essa pergunta tem uma história incrível.

Você se lembra de como Adão e Eva pecaram contra Deus, e por conta disso, eles morreriam?

Bem, Deus disse a eles que um dia, o Ser espiritual com o Pai, chamado de “Logos” (significando: “O Verbo”) viria como homem e teria a morte como penalidade por causa do pecado (João 1:1-3,14, 1 João 3:4, Romanos 6:23, Romanos 3:23).

Isso aconteceu muitos e muitos anos depois quando Jesus Cristo nasceu de Maria. Aquele chamado de O Verbo assim o fez ao transformar-se de espírito ― que não podemos ver, porque é invisível ― para carnal, tendo nascido um bebê pequenino, assim como você, filho.

Jesus viveu uma vida perfeita e foi morto, tendo Seu sangue derramando, como um cordeiro inocente.

Deus ensinou Adão e Eva e seus filhos, como Caim e Abel, que O Verbo, que era Deus com Deus nosso Pai, viria a esta Terra com amor. Deus lhes disse que Ele pagaria a morte pelo pecado, para que pudéssemos todos ser perdoados e para vivermos na família de Deus para sempre (João 3:16).

Para lembrar-lhes a não pecar, porque Deus teria de vir no futuro para morrer por eles, Deus disse a eles para matar um cordeiro em tempos escolhidos por Deus, e para queimar-lhe a carne em um altar.

Deus disse a Adão e Eva para ensinar também os seus filhos, como Caim e Abel, a fazer isso.

Então, um dia, Caim e Abel trouxeram seus sacrifícios a um altar, como Deus havia lhes pedido para fazer (Gênesis 4:3-4).

Mas adivinhe só?

Mesmo Caim cultivando principalmente legumes, ele ainda tinha algumas ovelhas. Ele tinha um cordeiro premiado que ele não queria sacrificar para Deus, como Deus disse que ele deveria (Gênesis 4:2).

Caim foi desobediente e pensou conseguir fazer coisas melhor que Deus.

Portanto, porque ele foi ganancioso e teimoso contra Deus, ele trouxe apenas alguns de seus legumes e frutas cultivadas por ele, para sacrificar, o que era muito mais fácil e barato para ele abrir mão.

Abel, seu irmão, amava muito a Deus, e sabiamente fez o que Deus lhe havia pedido para fazer. Abel era um pastor, e ele escolheu seu melhor cordeiro de todo o seu rebanho para sacrificar para Deus, porque ele era muito grato a Deus por tudo que Deus faz por nós, filhos de Deus.

Deus estava tão feliz com o sacrifício de Abel que, posterioriormente, o apóstolo Paulo disse que ele seria lembrado como sendo um herói justo de Deus, para sempre (Hebreus 11:4).

Filho, o que você teria feito se você fosse Caim ou Abel?

Deus se importa com a maneira pela qual O adoramos? (Mateus 15:9).

Por exemplo, quando Deus nos diz para parar com nosso trabalho normal, para descansar e para adorá-Lo no sétimo dia de cada semana, ou em algum dos Seus Dias Santos anuais, para o conservarmos especialmente santo, devemos fazer como Deus diz? Ou devemos adorar a Deus no primeiro dia da semana, ou algum outro dia diferente do que Deus havia dito, e dizer que aquele dia é santo? (Êxodo 20:8-11).

Nós, enquanto pessoas, podemos fazer algo especialmente santo, ou Deus é o Único que pode santificar algo?

Bem, Caim pecou assim como pecaram Adão e Eva, porque ele pensou que pudesse ser mais esperto que Deus e que pudesse fazer o que ele pensou que seria um sacrifício sagrado.

Os pensamentos de Caim não estavam certos. Caim não queria obedecer Deus amavelmente. Caim fez o que ele julgou ser certo em sua própria consciência. Ele estava terrivelmente errado (Provérbios 14:22).

Claro que Deus não podia aceitar o sacrifício errado de frutas e legumes de Caim e disse a ele que ele havia feito algo errado e pecado (Gênesis 4:5).

Mas Deus amou o sacrifício do melhor cordeiro de Abel.

Você sabe o que Caim fez então?

Caim deveria ter se desculpado para Deus, não deveria, filho?

Mas Caim não se arrependeu para Deus, e ele estava tão furioso e com tanto ciúme de seu irmão Abel que ele então matou Abel.

Abel foi o primeiro mártir, ou pessoa fiel a morrer, que amava a Deus com todo seu coração.

Deus ainda levantará Abel e o fará vivo novamente na Primeira Ressurreição, quando Jesus Cristo retornará a Terra, e ele viverá com Jesus, no Reino de Deus sobre toda a Terra (Apocalipse 20:4-6, Apocalipse 5:10, Daniel 7:18, Daniel 7:27).

Abel será conhecido para sempre como um herói de Deus. Abel viverá para sempre com Jesus e Deus nosso Pai e todos nós também, como filhos e filhas na família de Deus (Efésios 3:15, 2 Coríntios 6:17-18).

Não será uma recompensa maravilhosa para Abel por ter amado a Deus e por ter feito o que Deus disse?

Quando Deus veio e perguntou à Caim onde estava seu irmão Abel, Caim contou uma mentira terrível.

Ao invés de sentir muito e dizer “Eu me arrependo de ter matado meu irmão Abel”, Caim disse de maneira mal educada a Deus: “Sou eu o vigia do meu irmão? Você espera que eu saiba tudo sobre meu irmão e onde ele está?”

Como punição por Caim ter matado seu irmão Abel, Deus lançou uma maldição sobre ele.

Ele disse para ele que ele seria um andarilho na Terra e que ele teria de deixar sua família.

Deus também colocou uma marca em Caim, para que ninguém o matasse, pois ele teria de passar o resto de sua vida se sentindo muito culpado por seu pecado horroroso de assassinato (Gênesis 4:11-15).

A Vovó lhe pergunta, filho: “Qual desses dois você teria sido? Caim ou Abel?”

Para ser um herói como Abel significa que devemos amar a Deus com todo nosso coração, mente e corpo, certo? (Deuterônimo 6:5-6, Mateus 22:37-39).

O Vovô também lhe pergunta: “Se você ama a Deus e faz o que Deus diz, e coisas ruins lhe acontecerem, Deus sempre tomará conta de você, não importa o que acontecer?” (Romanos 8:28, Romanos 8:31, Romanos 8:39).