História Bíblica do Vovô e da Vovó: Capítulo 5–Noé

Você está aqui

História Bíblica do Vovô e da Vovó

Capítulo 5–Noé

Adão e Eva viveram  por muito tempo e tiveram  muitos filhos.

Será que todos os seus filhos amaram Deus e viveram o caminho do amor de Deus?

Alguns de seus filhos, como Sete e Enoque amaram Deus e foram como o fiel Abel. Eles viveram segundo o caminho de Deus e, por isso,  foram considerados por Deus como “justos”  (Mateus 23:35).

Infelizmente, alguns de seus filhos seguiram o perverso “caminho de Caim”  (Judas 1:11).

Por que alguns amaram e seguiram Deus e a maioria dos outros filhos seguiram Satã e o mundo ao redor deles?

Bem, Deus nos diz que alguns filhos e filhas com bons pensamentos, boas palavras e boas ações “andaram com Deus” (Gênesis 5:22-24). Infelizmente, a maioria de seus filhos tinha “imaginação dos pensamentos de seu coração continuamente má”, e não seguiram Deus  (Gênesis 6:5).

Deus ficou muito chateado com os filhos e filhas maus de Adão e Eva  (Gênesis 6:6)

Você sabe o quão velho era Adão quando morreu?

Adão tinha 930 anos de idade  (Gênesis 5:5).

Ele era bem, bem, bem, velho, não era?

Quantos anos você tem agora, filho, comparado a Adão?

Adão foi o homem mais velho a viver?

Bem, Metusalém viveu 39 anos a mais que Adão. Metusalém morreu quando tinha 969 anos de idade (Gênesis 5:27).

Depois de certo tempo só havia algumas boas pessoas na Terra. A maioria das pessoas não amavam Deus e não faziam o que Deus havia lhes dito para fazer.

Eles fizeram ídolos bobos de madeira e pedra e se curvaram diante deles, dizendo: “estas coisas serão nossos deuses que tomarão conta de nós enquanto construimos nossas cidades.

Mesmo hoje algumas pessoas acreditam em cruzar os dedos, bater em madeira e se curvar diante de ídolos que são apenas madeira ou pedra morta. Eles não são vivos como nosso verdadeiro Deus vivo, nosso Pai e Seu Filho Jesus Cristo.

Deus diz: “Este povo maligno, que recusa a ouvir as minhas palavras, que caminha segundo o propósito do seu coração e anda após deuses alheios, para servi-los e inclinar-se diante deles, será tal como este cinto, que para nada presta” (Jeremias 13:10).

Mas havia esperança!

Havia um homem, Noé e sua família, que amavam tanto Deus que Deus disse que Ele os salvaria.

Noé amava Deus e mostrava seu amor por Ele guardando os Seus mandamentos e as leis de como se viver, e ele fazia o que era certo (1 João:5:3).

Deus amava Noé e lhe contou tudo sobre os Seus planos para destruir as pessoas malvadas da Terra por meio de uma enchente d´água, que cobriria toda a Terra (Gênesis 6:7).

Noé foi instruído por Deus a construir um barco bem grande chamado de “A Arca”, para que ele pudesse proteger sua família e os animais que Deus queria salvar e que não podiam viver debaixo d´água (Gênesis 6:15-16).

Deus não gosta de destruir pessoas, mas as pessoas sofrem resultados terríveis quando pensam, falam e fazem coisas malignas e não se arrependem disto depois. Todos têm de aprender que o caminho de Deus é a única maneira para se ser realmente feliz.

Noé levou 120 anos para fazer a Arca, pois esta era muito grande e porque Deus lhe pediu que avisasse as pessoas para se arrependerem e para converterem seus hábitos malignos para o caminho de Deus, assim elas não morreriam afogadas durante a Enchente.

Você acha que eles ouviram Noé?

Eles foram muito tolos e riram de Noé, zombando dele com palavras muito más!

Havia brigas e violência por toda a parte e havia tanto pecado que Deus disse a Noé que era hora de ele entrar na Arca que havia construído (Gênesis 6:11-13).

Deus fez com que todos animais que Ele queria salvo entrassem na arca.

Deus escolheu 7 pares de cada animal que servia de alimento para as pessoas e 2 pares de cada animal que não servia de alimento para as pessoas. Os que serviam de alimento Deus chamou de “limpos” e os outros animais que não serviam de alimento Deus chamou de “imundos” (Levítico 11 e Deuteronômio 14).

Todos os animais escolhidos por Deus entraram na Arca. Noé e sua família entraram na Arca.

Deus, então, fechou a porta da Arca.

Eles ficaram na Arca por 7 dias inteiros e nada mais aconteceu!

Você consegue imaginar no que Noé e sua família estavam pensando nesses 7 dias?

Por que Deus não trouxe as águas da enchente por 7 dias?

Você consegue pensar em um motivo por que nosso amado Deus esperou outros 7 dias antes de causar a Enchente? (Gênesis 7:10).

Bem, filho, Deus esperou pacientemente acaso alguém mais se desculpasse, se arrependesse de seus pecados e quisesse mudar para o caminho amoroso de Deus, e não o do pecado, da violência, das brigas, das bebidas, das revoltas e da maldade.

Deus os teria salvado se eles tivessem se arrependido, porque Deus é muito misericordioso, clemente e gentil.

Tristemente as pessoas que estavam fora d'Arca não se arrependeram, ao contrário, continuaram a rir de Noé e sua família e a gritar palavras más à eles.

De repente...

Xuuaaa!!!!

A chuva veio de maneira tão pesada que você não conseguiria ver sua mão em frente aos seus olhos.

Xua! Xua! Xua!

A água jorrava da terra em bicas grandes e altas, mais rápido do que as pessoas podiam correr  (Gênesis 7:11).

Não havia lugar algum para ir. Todas as pessoas más se afogaram rapidamente.

Choveu por 40 dias e 40 noites e a água da Enchente cobriu as montanhas mais altas da Terra por pelo menos 6 metros. (Gênesis 7:20).

Por um ano e dez dias Noé, sua esposa, seus três filhos Sem, Cam e Jafé e suas esposas flutuaram em segurança na Arca sobre as águas da Enchente, juntamente com todos os animais adoráveis.

Deus então parou a Arca ao lado dos montes de Ararate e toda a água da Enchente voltou para os rios, mares e de volta para a terra (Gênesis 8:2-4).

Noé abriu uma janela da Arca e deixou um corvo voar por muito tempo até encontrar um lugar seco para descansar.

Ele, então, deixou uma pomba sair, mas a pomba não conseguiu achar um lugar seco para descansar como o corvo achou e por isso voou de volta para Noé na Arca.

Assim Noé esperou outros sete dias e deixou outra pomba sair.

Você sabe o que a pombinha trouxe em seu bico, filho? (Gênesis 8:7-11).

A pomba trouxe um ramo de oliveira à Noé, para lhe mostrar que as águas da Enchente tinham ido embora e que agora era seguro sair da Arca, o que Noé fez 7 dias depois, no primeiro dia do primeiro mês daquele ano (Gênesis 8:13).

Deus em seguida abriu a porta da Arca e todos os animais saíram junto com as 8 pessoas. Ele então colocou um arco-íris lindo e colorido no céu.

Deus prometeu a Noé que o arco-íris era um sinal que Ele jamais mandaria outra Enchente de novo para a Terra.

Você já viu um arco-íris lindo no céu, filho?

Noé e seus filhos Sem, Cam e Jafé e suas esposas saíram e começaram a ter muitos filhos, que também tiveram filhos e encheram novamente a terra com pessoas.

Sem é o filho das pessoas caucasianas, das pessoas brancas. Cam é o pai das pessoas negras. Jafé é o pai das pessoas asiáticas.

Deus disse a Noé e seus filhos; “Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra.”