Conversa Franca com Homens e Rapazes

Você está aqui

Conversa Franca com Homens e Rapazes

Este artigo é uma continuação do artigo “Bom Sexo, Mau Sexo”. Referência a “homens” inclui rapazes jovens e a “mulheres” inclui moças jovens.

Muitos homens são exemplares na conduta e puros de coração. Mas, todo homem é potencialmente tentado sexualmente. Às vezes ganhamos e às vezes perdemos as batalhas espirituais contra “a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos” (1 João 2:16).

Para uma explicação clara dessas tentações masculinas e como combatê-las, recomendo enfaticamente os livros Every Man’s Battle and Every Young Man’s Battle [A Batalha de Todo Homem e de Todo Jovem] por Stephen Arterburn e Fred Stoeker. Também recomendo o livro de Joshua Harris, Sex Is Not the Problem (Lust Is) [Sexo não é o Problema (mas a Luxúria é)].

Só podemos ser salvos pela graça de Deus (Efésios 2:8). Mas temos continuamente de libertar a nossa vida de todo o fermento do pecado, pois um pecado contamina e conduz a outro, quase sempre maior ainda.

“Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças” (Efésios 5:3-4).

O abuso absurdo do sexo impregna a nossa sociedade, como Robert Bork descreve no seu livro, Slouching Toward Gomorrah [Andar numa forma toda desleixada para Gomorra]. Mas Paulo nos insta a ser luzes brilhantes na escuridão: “Ora, amados, pois que temos tais promessas [a vida eterna no Reino de Deus], purifiquemo-nos de toda a imundície da carne [ações] e do espírito [pensamento], aperfeiçoando a santificação no temor de Deus” (2 Coríntios 7:1).

Não confunda tentação com pecado. Até  o próprio Jesus Cristo, “como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” (Hebreus 4:15). Mas se permaneceres com tentações eventualmente pecarás porque “a carne é fraca” (Mateus 26:41). Temos de “fugir da imoralidade sexual” e “fugir das luxúrias [paixões] da mocidade” (1 Coríntios 6:18; 2 Timóteo 2:22).

 Fuja assim que for tentado antes que se torne pecado. A nossa chamada é para levar “cativo todo o pensamento à obediência de Cristo” (2 Coríntios 10:5, ARA), embora não sejamos perfeitos nisto nesta vida, confiemos em Deus e trabalhemos continuamente para esse fim.

Precisamos: Homens Santos de Deus!

Verdadeiros cavalheiros são ensinados desde tenra idade a não agredirem as moças — física, verbal ou emocionalmente. Homens de honra são corteses — respeitadores e protetores das senhoras.

Infelizmente os homens quase sempre são mais predadores que protetores. As mulheres muitas vezes são as mais fortes em apresentar e defender fronteiras morais. Geralmente os homens tentam o máximo que podem para alcançar a intimidade e a relação sexual. Mas que grande vergonha isto é!

Para piorar as coisas, é incrível, mas é verdade, as mulheres também estão tornando-se mais agressivas sexualmente. É necessário que os homens tenham princípios espirituais claros e fortes fronteiras morais. “Afaste-se desse tipo de mulher. Não chegue nem perto da porta da sua casa!” (Provérbios 5:8, BLH). Repare como José é um grande exemplo para todos nós (Gênesis 39:6-12).

Não confie no seu poder de resistir a tentação. “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia” (1 Coríntios 10:12). Porque para os homens com uma quantidade normal de hormônios masculinos o sexo é uma poderosa atração. Quase todos os livros do Novo Testamento — dirigidos na maior parte dos casos aos membros da Igreja — contêm ensinamentos e avisos necessários acerca das tentações sexuais.

Os Pecados Sexuais Trazem Terríveis Consequências

Satanás odeia a Deus e inveja a humanidade. O objetivo de Satanás de curto prazo é o de nos tentar com o “fruto proibido” do sexo pecaminoso. Mas, o objetivo de longo prazo é de destruir a saúde física (como com doenças sexuais transmissíveis), a saúde mental e emocional e as relações pessoais ao ponto de pessoas  deixarem praticar sexo mesmo sendo casados. O único “sexo seguro” é o monogâmico do matrimônio. Guarda o teu sexo para o casamento. Vale muito a pena esperar pelo seu grande potencial no matrimônio

As pessoas ficam cansadas, desencantadas e enfadadas com o sexo sem o amor conjugal. Romanos 1:20-32 descreve como aqueles que se afastam de Deus para qualquer coisa imoral são muitas vezes arrastados para os piores pecados na tentativa desesperada de recuperar a excitação. Por exemplo, envolver-se com erotismo quase sempre conduz à pornografia e depois à dependência ou vício. Há cada vez menos satisfação real, e cada vez mais sentimento de  ilicitude e depressão.

O livro dos Provérbios é um livro de sabedoria. Ele ensina-nos que o pecado traz consequências terríveis, como  vemos em Provérbios 2:10-20; 5:1-23; 6:23-35; 7:1-27; e 9:13-18! Mesmo o poderoso rei Davi sofreu terríveis consequências pelo seu adultério com Betseba.

As leis de Deus são absolutas e nós, cedo ou tarde, sofremos pelos nossos pecados. “Porventura tomará alguém, fogo no seu seio, sem que suas vestes se queimem? Ou andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés? Assim ficará o que entrar à mulher do seu próximo; não será inocente, todo aquele que a tocar” (Provérbios 6:27-29).

Os pecados de imoralidade, em especial, nos destroem. “O homem que comete adultério não tem juízo; ele está se destruindo a si mesmo” (Provérbios 6:32 BLH; compare-se com 1 Coríntios 6:13-20).

 

O Amor Desfaz a Luxúria

As mulheres muitas vezes sofrem mais que os homens, quando praticam sexo fora do casamento. O ponto é que os homens deviam de estar terrivelmente envergonhados por magoarem as mulheres. Eles devem tratar “As mulheres idosas, como a mães, as moças, como a irmãs, em toda a pureza” (1 Timóteo 5:2). Devemos respeitar as mulheres como desejamos que respeitem nossa mãe, irmã ou filha.

Se você for casado, seja absolutamente leal à sua esposa. Se for solteiro deve sê-lo para com a sua futura esposa. Pois, deverá querer que qualquer mulher que você venha a namorar lhe seja  igualmente leal.

Não pense: “É o meu corpo. Posso fazer o que quiser dele”. O nosso corpo e a nossa mente não são nossos por duas razões. Deus criou-nos, mais “fomos comprados por um preço”, pelo sacrifício de Jesus Cristo (1 Coríntios 6:19-20). A única atividade sexual que Deus permite com a Sua propriedade é ao abrigo do matrimônio.

Você nem mesmo está em segundo lugar como autoridade sobre o teu corpo, e sim tua esposa ou futura esposa (1 Coríntios 7:3-4). Isso quer dizer que deve considerar teus órgãos sexuais como pertencente a tua esposa (ou futura esposa). Não se deve tocar numa mulher  se não é seu marido.

Guarda os teus Olhos, Ouvidos, Mente e Coração

De igual modo Deus é autoridade sobre o que vemos, ouvimos e pensamos, por conseguinte Ele nos julga. Jesus disse: “Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para cobiçá-la, já em seu coração cometeu adultério com ela” (Mateus 5:28).

As mulheres também podem ter desejos de luxúria, por isso Deus quer que os homens sejam modestos no vestir e nas ações também. Mas, como se sabe, Deus fez o homem para ser mais perceptivelmente orientado e por isso ele é imediatamente tentado a desejar o que está diante de seus olhos. A mulher é geralmente mais lenta para reagir, respondendo mais às relações românticas e ao tato.

Jesus continuou explicando o que temos de fazer, custe o que custar para mantermos afastado o nosso espírito de pecar (Mateus 5:29-30)! Nesta sociedade imodesta e inclinada ao sexo, muitas vezes temos de olhar para o lado contrário. Em vez de olharmos detidamente para uma mulher (ou para parte do seu corpo, ou sua roupa  íntima, etc.), como um radar, temos que aprender a rapidamente desviar o olhar.

Isto não quer dizer que nós, homens, não possamos desfrutar da atração feminina dada por Deus. Mas, quando uma mulher se veste inadequadamente ou se expõe de alguma forma, como quando se inclina para frente e deixa o peito à mostra, então deve-se desviar o olhar para o lado. Não se deve olhar sedutoramente para ela. Não devemos consentir que um olhar se transforme numa contemplação ou estupefação, ou permitir tornar-se luxúria.

Como Paulo explica em Romanos 7, muitos homens não cresceram o bastante espiritualmente para reconhecerem estes pecados como pecado. Outros minimizam isto ou desculpam esta luxúria. Nós, homens, justificamos; “Estou apenas conferindo o documento”. Ou, “só estou vendo a mercadoria, não comprando e nem pegando”. Ou, “homem é homem e isso é coisa de homem – não posso apreciar?Mas Deus não aceita estas desculpas.

A coleção de livros Every Man [Todo Homem], explica muito bem como os homens têm de imediatamente “desviar” os seus olhos de qualquer imagem provocativa ou erótica, seja ela mulher ou fotografia de mulher — na TV, filmes, Internet, revistas, anúncios ou o que quer que seja. Pergunte a si mesmo, “Deus quer que eu veja isto?”

Sigamos o exemplo de Jó que disse: “Fiz aliança com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem?” (Jó 31:1, ver também versículos 9-10). Conforme se aprende a dominar os olhos também se aprende a dominar os pensamentos.

Mas, se uma mulher é deliberadamente imodesta e expõe os seus dotes? Nesse caso o homem não é um “voyeur”, ou está agindo contra o desejo da mulher, certo?

Não, mas qual é a vontade de Deus? Nós temos de considerar que um dia essa mulher se envergonhará do seu passado imodesto e exibicionista. Por isso, por respeito a ela e ao seu marido, ou futuro marido, temos de evitar olhares que desagradam a Deus (compare-se Gênesis 9:20-23). Outra razão é evitar encher o espírito de imagens e memórias que manchem o matrimônio ou futuro matrimônio.

O povo de Deus deve ter o mais puro dos padrões permitidos aos nossos olhos, por isso deve se evitar muitos filmes, programas de televisão, sites da Internet, revistas e catálogos de lingerie e roupas de banho. Davi escreveu, “Não porei coisa má diante dos meus olhos” (Salmos 101:3), e “Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho” (Salmos 119:37).

Também temos de controlar as nossas imaginações e fantasias. É muito mais fácil controlarmos os pensamentos se a nossa memória não estiver cheia de imagens eróticas, por isso não continue a poluir o espírito. Posto que muitas vezes a masturbação é praticada quando se vê pornografia ou quando se tem fantasia, porém, dominando os olhos e os pensamentos é possível eliminar muitas dessas tentações. A masturbação pode causar sérios problemas. Complexos de culpa, egocentrismo e mesmo o hábito de continuar praticando depois de casar.

Mas, como purgamos os maus pensamentos da nossa mente? Enchendo a nossa mente de “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, … justo, … puro” etc. (Filipenses 4:8). “Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra” (Salmos 119:9).

Nós, na Igreja de Deus, temos de nos entregar profundamente ao estudo da Bíblia e procurarmos “a lavagem da água pela palavra” (Efésios 5:26). Permaneça orando pelo poder de Deus para vencer os maus hábitos e crescer espiritualmente.

Escolherás os Padrões de Deus?

Durante o Milênio que está para vir, provavelmente o único corpo nu de uma mulher que um homem verá será o da própria esposa. Porque o corpo de uma mulher é tão diferente  do homem que ele se sentirá fortemente atraído e excitado. O homem não se cansa e nem se enjoa de ver milhares de mulheres quase nuas. Portanto,  não tendo outras imagens para poder comparar com o corpo da sua esposa isso contribuirá grandemente para satisfação dos maridos.

O nosso principal modelo deve ser Jesus Cristo. Ele revolucionou o mundo ao instruir igual valor e respeito para as mulheres. Jesus era amigo de todos e tinha amigas, mas nunca pecou. Isto quer dizer que Ele nunca tocou impropriamente, olhou provocativamente ou desejou lascivamente uma mulher. 

Perguntemos regularmente: O que fez e faria Jesus? Para onde Ele olharia? O que Ele pensaria? Façamos do mesmo jeito.

Prepara-se para dar à sua mulher um corpo saudável, uma mente limpa e um coração puro. Assim, “Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida” (Eclesiastes 9:9). E o mais importante é ser um membro sem mácula da Noiva de Cristo e que ansiosamente espera por uma alegre eternidade com Jesus Cristo e toda a Sua família! BN