Conversa Franca com Mulheres e Moças

Você está aqui

Conversa Franca com Mulheres e Moças

O fato de eu ser casado e servir à Igreja com minha esposa por quarenta anos me ajudou a entender melhor muitas coisas. Ademais, Elsie e eu lemos muitos livros sobre o casamento, a moralidade, e a modéstia. E agora ela tem me ajudado muito a escrever este artigo.

A maioria das mulheres na Igreja de Deus são um exemplo maravilhoso de caráter, de fé e de conduta. Conviver entre as mulheres piedosas que se vestem e agem com modéstia, feminilidade e bom gosto é como chegar a um oásis refrescante. Temos de ter "incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus" (1 Pedro 3:4).

O desenho de Deus de nossas mentes e corpos é "muito bom" (Gênesis 1:31)! Consideremos o desenho admirável e o propósito de Deus em criar lindas mulheres e homens para serem magneticamente atraídos em afeto!

É interessante a Bíblia mencionar como eram atraentes várias mulheres, inclusive Sara, Rebeca, Raquel, Abigail, Bate-Seba e Ester. Então, a boa aparência pode ser um trunfo pelo qual se deve agradecer a Deus e a seus pais! Ou pode ser uma tentação à vaidade como a "belíssima" mulher que representava a Jerusalém, da qual disse Deus: "Mas, confiaste na tua formosura" (Ezequiel 16:13, 15).

A beleza exterior pode ser uma bênção, porém, essa vantagem pode ser corrompida. "Como joia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição" (Provérbios 11:22, ARA).

Ser decente como a personagem feminina descrita em Provérbios 31:10-31 é a verdadeira beleza. "A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o SENHOR será elogiada" (versículo 30, NVI).

O que é Modéstia?

A "Modéstia" tem vários significados que se relacionam e se sobrepõem uns aos outros. Pode significar moderação, humildade ou o ato de não chamar a atenção para si mesmo. E quando se refere a roupas, aparência e atitudes, a modéstia também significa não ser sexualmente sugestiva, erótica ou provocante. Neste artigo, a modéstia inclui todos esses significados.

O que é considerado modesto depende da cultura e da época e onde se vive. É sábio se vestir no estilo adequado à própria cultura, mas também fazer escolhas bastante modestas nessa gama de estilos. Acima de tudo, nosso objetivo deve ser buscar a aprovação de Deus — para se vestir e agir de acordo com Sua vontade (Lucas: 22:42). Como Jesus nos aconselharia? Para responder, temos de olhar para muitas escrituras.

Os apóstolos Paulo e Pedro enfatizaram que as mulheres, especialmente as "mulheres que professam ser piedosas", deveriam se vestir "em traje honesto", e que sua principal preocupação deveria ser a de adornar-se com boas obras e caráter justo! É bom ler 1 Timóteo 2:9-10 e 1 Pedro :3:1-6 em diferentes traduções.

Deus sempre esteve preocupado com a modéstia. Enquanto Adão e Eva usavam simples folhas para cobrir suas partes íntimas, Deus fez-lhes túnicas para cobrir seus corpos (Genesis: 3:7, 21). A nudez em público é associada à vergonha em toda a Bíblia (Apocalipse: 3:18).

"O SENHOR olha para o coração" (1 Samuel: 16:7). Entretanto, a aparência que voluntariamente escolhemos reflete o que está em nossos corações! As pessoas naturalmente nos julgam pelo que veem, e Deus certamente julga nossas escolhas de roupas, maquiagem, etc. Isto é tão importante que a Bíblia muitas vezes usa roupas para simbolizar o bom ou o mau caráter espiritual.

Nós temos a responsabilidade de ser luz para o mundo! (Mateus 5:14). Que tipo de primeira impressão um membro da Igreja vestida indecorosamente passará como representante de Cristo e de Sua Igreja?

Deus Nos Criou Diferentes!

Deus fez o homem um ser mais visual, com um impulso sexual que responde imediatamente à visão e à sugestão. Geralmente, as mulheres respondem mais lentamente ao romance, ao relacionamento e ao toque. Mas, Satanás nos tenta para usarmos inapropriadamente esse conhecimento para nos manipular. Os homens dão intimidade para conseguir sexo e as mulheres dão sexo para obter intimidade e um relacionamento. Ambas as ações são pecaminosas e tolas.

Nunca dê sexo pensando que vai conquistar o amor de um rapaz! O mais provável é que, depois de usá-la, ele a descartará como um brinquedo do qual ele ficou entediado e aborrecido, como a verídica história de Amnom e Tamar (2 Samuel 13:1-15). Valorize grandemente seu corpo e sua sexualidade. Nenhum homem deve consegui-los até que, pacientemente a corteje, conquiste seu amor e se case com você.

Para avaliar o magnetismo poderoso da sedução feminina, considere o rei Davi e Bate-Seba. A Bíblia atribui a Davi a responsabilidade ​​pelo adultério (2 Samuel 11:1-4). Mas, Bate-Seba pode ter sido parcialmente responsável por não se certificar de que se banhava fora da vista de qualquer pessoa. Então, sua exibição acendeu o desejo de Davi a ponto de ele arriscar a sua reputação e seu reino.

Algumas mulheres entendem muito bem o fascínio de sua sexualidade e exibe-a para acender o fogo nos homens. O motivo pode ser o dinheiro ou a vontade de usar esse poder para atormentar, importunar, controlar e manipular os homens. Outras entendem parcialmente e apenas estão tentando ser populares ou conseguir namorados. Porém, a atitude e o olhar "sexy" não lhe trará respeito, autoestima ou o melhor marido que existir.

E muitas mulheres são bastante ingênuas, pois não entendem as intensas consequências resultantes da maneira como se vestem e agem. É fácil enviar sinais não intencionais. Por exemplo, se seu corpo não está à venda, você não deve mostrá-lo como um anúncio. Você poderia pensar que é "lindo" parecer sensual para um homem. Geralmente, quanto mais do corpo feminino um homem vê, mais ele pensa em sexo, não em respeito ou amor.

Praticamente todo o homem com idades entre doze a cento e doze anos que tenha os hormônios masculinos normais reage a qualquer mulher indecorosa, sensual ou sugestiva! A resposta poderá ser o desejo e a excitação sexual. O que ele vê, quer tocar. Mas também, pode ter uma reação negativa, como constrangimento, curiosidade compulsiva para ver mais ou contrariedade pela distração. Se esse homem estiver tentando obedecer a Deus, ele pode lamentar-se ou se ressentir da tentação visual que lhe causou uma batalha mental. O homem frequentemente tem uma mistura de sentimentos, que se liga e se desliga ao mesmo tempo.

Além disso, as mulheres frequentemente estão preocupadas que outras mulheres possam seduzir seus maridos, namorados, filhos, etc., ou dar um mau exemplo para suas filhas.

Assim, vemos que você, quando se veste ou age indiscretamente, provavelmente vai tentar um irmão ou um futuro irmão em Cristo, às vezes começando um efeito dominó, como Cristo advertiu em Mateus 5:27-30. Paulo disse: "Seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão" (Romanos 14:13; ver também Mateus 18:6, 1 Coríntios 8:9-13; 10:31-33). Jesus também disse: "A tentação para fazer o mal é inevitável, mas ai do homem que provoca a tentação" (Mateus: 18:7, Bíblia Viva).

E lembre-se que quando nos apresentamos diante de Deus em um culto de adoração, nossa roupa deve ser especialmente modesta e que não chame a atenção!

As Decisões Sábias e as Imprudentes

Há uma diferença entre vestir-se atraentemente e vestir-se para atrair. Muitas mulheres usam roupas que são muito baixas, muito altas, muito apertadas e/ou muito transparentes. Algumas muito “coladas”, definindo exatamente cada curva. Muitas vezes, roupas, joias e tatuagens chamam a atenção para certas partes do corpo, como palavras impressas no peito ou nas partes inferiores.

Sugerimos o “teste do espelho”. Sentar-se defronte a um espelho, verificar se a barra da sua saia ainda alcança os joelhos e observar no espelho a visão das pessoas da parte que a saia não cobre. Em seguida, inclinar-se para ver se sua blusa deixa algo à mostra. O caráter divino é demonstrado ao não se comprometer nem mesmo nos mínimos detalhes. "[Ela] é fiel no mínimo também é fiel no muito" (Lucas: 16:10).

Devemos estar cientes de que moda feminina muda frequentemente para manter a excitação sexual e as vendas. Por exemplo, uma vez que o público já esteja acostumado com a moda da barriga de fora, os designers de moda cobrirão a barriga e vão expor outra parte do corpo.

A nudez total é menos erótica do que a embalagem sexy. Uma mulher em roupas provocativas ou apertadas é mais emocionante e misteriosa, porque ela é tentadora e provoca o homem de uma maneira similar a um show de strip-tease. Seu apetite é estimulado ao ver e fantasiar ver mais.

O efeito decote, ou mostrar só um pouco, também é erótico. Os publicitários sabem que uma imagem sexy de uma fração de segundo pode ter um impacto tão grande quanto uma cena de longa duração. Da mesma forma, fendas altas em saias são como luzes piscando — agora se vê a coxa, agora não se vê. Também roupas finas, blusas soltas e blusas sem mangas com cavas quando uma mulher se inclina para frente permitem uma espiadela na pele e nas roupas íntimas.

Muitos fatores psicológicos estão envolvidos na forma de como a roupa e a aparência afetam os outros, não somente a exibição de um pouco do corpo. A saia curta é mais provocativa do que bermudas do mesmo comprimento, devido à possibilidade óbvia do que pode mostrar a saia. Um top com alças é menos provocativa do que um top sem alças. Um decote sem cava não é tão erótico como o decote com muita cava. Roupa de cima que se parece com roupa íntima é indecente.

A modéstia é mais do que roupa. Seu comportamento — sua maneira de falar e andar, sua linguagem corporal, seu tipo de flerte e penteado — tudo deve ser modesto e agradável a Deus.

Tenha em mente que é errado olhar sedutoramente ou agir de maneira sedutora para os outros. Alguns exemplos de mulheres usando roupas, joias e maquiagem para seduzir estão em 2 Reis 9:30; Jeremias 4:30; Ezequiel 23:40; Oséias 2:13, Provérbios 6:25 e 7:10.

Querer "estar na moda" é tentador, mas Paulo advertiu que "não vos conformeis com este mundo" (Romanos: 12:2). Não escolha seu estilo de moda pelas modelos de moda! Para manter os valores piedosos e o bom senso, fazemos bem em evitar muitos programas de TV, filmes, revistas e romances que estão repletos de promiscuidade e pornografia dissimulada! Acima de tudo, devemos estar muito mais preocupados com o que Deus pensa de nós do que as pessoas pensam. Por favor, leia o quadro "O Que Está Acontecendo com o Mundo?"

Em muitas lojas, pode ser difícil encontrar roupas que são modestas, femininas e decentes. Porém, vale a pena o esforço e o sacrifício para agradar a Deus! Uma mulher pode ser modesta com estilos clássicos que estão sempre na moda.

"Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito" (1 Coríntios: 6:20). Como? Primeiro, guardando a sedução, o sexo e a sensualidade para o casamento. Segundo, não expondo publicamente seu corpo, mas preservando-o até sua noite de núpcias, quando o seu belo corpo vai começar a encantar o seu homem especial! (Provérbios: 5:19).

Ao mesmo tempo, tenha a certeza de que o amor número um de sua vida seja Deus através de Jesus Cristo. A Bíblia é a carta de amor Dele para você. Ame-O de todo seu íntimo. O seu Príncipe chegará em breve. Esteja pronta para Ele.

É extremamente importante que os pais ensinem a seus filhos sobre o sexo e a modéstia.  BN

O Que Está Acontecendo com o Mundo?

Estamos em uma guerra cultural alimentada pela cobiça e ganância. A civilização cristã está voltando-se para nudez sem vergonha e à luxúria. Hoje, para onde quer que olhemos, há imagens de mulheres com pouca roupa — para atrair nossa atenção e nosso dinheiro. "Sexo vende", por isso a merchandising [promoção de produtos] tornou-se uma espécie de prostituição. Note que a "cobiça" está associada à "imoralidade sexual” e à "indecência" (Efésios: 5:3, BLH).

A sociedade enfatiza extremamente a aparência exterior, incluindo parecer-se "sexy" e magra, para deixar as pessoas infelizes com sua aparência, a fim de vender-lhes seus produtos — roupas, cosméticos, joias, tratamento de beleza, dietas, cirurgia plástica, etc.! Os verdadeiros valores e modéstia vão preservar seu dinheiro, sua dignidade, sua satisfação e sua saúde física e espiritual.

À medida que a imoralidade e a falta de vergonha pioram gradualmente, todo mundo é tentado a aceitar as novas definições do que é "normal". Conforme aumentam os decotes, assim também aumentam nosso índice de aceitação. O que vemos hoje, há pouco tempo atrás era considerado como "exposição indecente". Muitas vezes, as tendências começam em uma subcultura e avançam até se tornar a moda predominante. Surpreendentemente, a roupa e a maquiagem de prostitutas tem sido inspiração das tendências da moda!

E depois temos as roupas de banho. Os biquínis cobrem menos que as roupas íntimas! Os pedaços de pano chamam mais a atenção para as zonas eróticas do corpo do que faria a nudez total. E as roupas justas não deixam quase nada para se imaginar. Por conta disso, a praia é um paraíso para um voyeur. E a ousadia da última moda de roupas de banho normalmente têm levado a semelhante modas muito decotadas nas ruas.

As profecias do fim dos tempos preveem imoralidade desavergonhada e indecência (Judas 3-16; Jeremias 23:9-14). As pessoas vão ser "carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências" (2 Timóteo 3:6). Eles "engodam com paixões carnais, por suas libertinagens" (2 Pedro 2:13-19, ARA). Deus adverte que haverá consequências punitivas, pois, utilizará os inimigos dos prisioneiros israelitas para humilhá-los, fazendo-os desfilar nus (Isaías 3:9, 16-26; Ezequiel 16:37-39; 23:28-29). Mas, Deus chamou a todos nós para "sair" deste mundo e sermos "filhos e filhas" de Deus (2 Coríntios 6:14-18).

Quando as mulheres são promíscuas, muitas vezes sofrem mais consequências que os homens, estão sujeitas a gravidez indesejada, a doenças gravíssimas, angústia e depressão. Quando uma mulher é diagnosticada com uma doença sexualmente transmissível (DST), muitas vezes ela fica estéril, incapaz de ter filhos. Então, não deixe o mundo levá-la por caminhos destrutivos! Guarde seu precioso corpo e seu coração!

Se você tiver cometido grandes erros, lembre-se que Deus prontamente perdoa alguém que sinceramente se arrependa. Seremos salvos pela graça de Deus. A Bíblia compara um pecador a uma pessoa nua, a quem Deus amorosamente encobre e veste com Sua graça e justiça (Isaías 61:10, Salmo 32:1, Apocalipse 3:18, 16:15; 19:8).