Quem vai ganhar a batalha sobre o casamento?

Você está aqui

Quem vai ganhar a batalha sobre o casamento?

O seriado Família Moderna é o conceito que Deus tem sobre família? Família Moderna, um seriado de comédia da rede ABC de televisão, agora em sua quarta temporada, pode vir a reformular o ponto vista de seus filhos sobre o casamento e a família.

A história fictícia conta a vida da família de Jay Pritchett, sua filha adulta Claire Dunphy e seu filho adulto, Mitchell Pritchett — todos vivendo em Los Angeles. Jay, separado de sua esposa, se casou com uma mulher muito mais jovem, Gloria, e ajuda-lhe a criar o seu filho pré-adolescente Manny. Claire, uma dona de casa e mãe em uma família tradicional, é casada com Phil Dunphy, com quem tem três filhos. E ainda há a família de Mitchell.

No entanto, esta breve descrição deixa de fora alguns elementos importantes da trama. Jay passa seu tempo fazendo piada de Gloria, natural de Columbia, e especialmente seu filho Manny. O marido de Claire Phil sente atração por Gloria, esposa de seu sogro. O filho de Jay, Mitchell é gay, e ele e seu parceiro Cameron Tucker criam juntos um bebê, menina, vietnamita adotada, Lily.

Agora aqui está a ideia: Os produtores de Família Moderna têm como objetivo representar, com humor, a alegada taxa de 94 por cento das famílias dos Estados Unidos de hoje que são caracterizadas pelos clínicos como disfuncionais.

Naturalmente, aqueles que não veem suas famílias se encaixando na categoria da Família Moderna pode se sentir perturbados com o que é retratado hoje como típico. No entanto, a presunção dos produtores e executivos da rede parece ser que, mesmo que o seriado não seja um retrato fiel da família norte-americana moderna, isso ainda vai entreter os norte-americanos o suficiente para atrair verbas publicitárias.

Notavelmente, Família Moderna é um dos programas de maior audiência da ABC, frequentemente classificada como série de TV norte-americana preferida entre os adultos com menos de cinquenta anos. O seriado ganhou o prêmio Emmy de Melhor Série de Comédia, Melhor Ator e Atriz Coadjuvante em série de comédia, e excelente roteiro e direção para um seriado de comédia. Nada mal para os criadores, mas, em termos espirituais, este é o tipo de programa que tem os melhores interesses dos outros em mente?

Enquanto muitos desconhecem ou não se importam com isso, é importantíssimo para nós entendermos que há uma guerra em andamento pelo controle de sua mente e as mentes de seus filhos, grande parte dela está sendo travada na televisão. E o centro dessa batalha perigosa é a instituição do casamento e da família ordenada por Deus.

Os blocos de construção da sociedade estão rachando

Histórica e biblicamente, o casamento e a família tradicional têm sido os blocos de construção de uma sociedade forte. Ao desgastá-los e enfraquecê-los representa um risco para nossa nação, o risco da autodestruição.

O fato é que fomos criados, literalmente, para trabalhar melhor como uma família. Nós somos criaturas sociais, e gostamos de compartilhar nossas vidas com os outros. Deus é uma família — atualmente composta de Pai e Filho. E Deus nos criou para termos famílias, para deixar nossos pais e mães, para casar e ter filhos (Gênesis 1:27-28; 2:24).

Mas, como sociedade, temos nos afastado bastante da intenção de Deus. Consideremos alguns fatos tristes:

• Cada vez mais jovens estão vivendo juntos sem se casarem.

• Entre aqueles que se casam o número elevado de divórcio é chocante (cerca de metade dos casamentos nos Estados Unidos terminam em divórcio).

• Uma em cada cinco crianças nos Estados Unidos nascem de mãe solteira.

• Três em cada cinco crianças nascidas este ano vão viver em uma família monoparental, pelo menos, parte de sua infância.

• Apenas 25 por cento dos norte-americanos vivem em uma família tradicional.

• Cerca de 50 por cento dos norte-americanos definem parceiros do mesmo sexo a cuidar de crianças como uma família.

E ainda há a questão do casamento gay. Os ativistas homossexuais tentam redefinir a instituição do casamento ratificada por Deus, virando-se para os meios de comunicação simpatizantes e para o meio político para ganharem reconhecimento e apoio.

O presidente Barack Obama fez história em 9 de maio de 2012, quando se tornou o primeiro presidente dos Estados Unidos a anunciar o apoio ao casamento entre casais homossexuais. (No entanto, quando concorreu ao Senado dos Estados Unidos em 2004, ele declarou que o casamento é algo santificado entre um homem e uma mulher, e reforçou essa crença ao ser empossado na presidência em 2008, quando declarou que o casamento é uma união sagrada entre um homem e uma mulher — como de fato é).

Como é triste ver um presidente defendendo a imoralidade — e ver a primeira-dama, Michelle Obama, em seu discurso de 4 de setembro durante a Convenção Nacional Democrata elogiando os casais homossexuais como "orgulhosos norte-americanos [que] podem ser quem são e estar corajosamente de pé no altar com quem amam", comparando-os com outros que têm lutado para alcançar o ‘Sonho Americano’.

Há pouco tempo esta teria sido intolerável nos Estados Unidos. Mas uma perniciosa agenda social liberal vem agindo em todos os níveis da sociedade e em especial nos meios de comunicação generalizada para abrir esse caminho.

A influência da televisão sobre o pensamento e o comportamento

Quando se trata de promover valores errados, a televisão tem a coroa da fama no hall da vergonha! Os responsáveis ​​pela programação muitas vezes tiram proveito da fraqueza humana, das emoções mais básicas e dos hábitos da sociedade humana para favorecer seu pluralismo imoral nessa sociedade entorpecida.

Os programas de TV têm grande influência sobre a forma como as pessoas na sociedade pensam e agem. Gostemos ou não, a mídia do mundo em geral, e em particular a televisão, está cooperando para remodelar sutilmente os valores e normas sociais.

Um artigo do Wall Street Journal intitulado "Sob Influência: Como os Grandes Grupos Manipulam o Que Pensamos", afirmando: "Como é que tantas pessoas começaram a dizer, ou começam a usar certos calçados da moda [Uggs], dizendo: ‘É Maravilhoso’? Estes são exemplos de como o comportamento dos indivíduos é moldado pelo que as pessoas ao seu redor consideram que é adequado, correto ou desejável” (Shirley Wang, 3 de maio de 2011).

O artigo continua: "Os pesquisadores estão investigando como as normas comportamentais humanas são estabelecidas em grupos e como evoluem ao longo do tempo, na esperança de aprender a exercer mais influência quando se trata de promover a saúde, produtos de marketing ou diminuir o preconceito.

"Os psicólogos estão estudando como as normas sociais, as regras, muitas vezes não faladas, dum grupo, não apenas moldam o nosso comportamento, mas também as nossas atitudes. As normas sociais influenciam até mesmo as preferências consideradas privadas, como a música que gostamos ou as políticas que apoiamos. Essas intervenções se aproveitam de pressões de grupos já existentes, o pensamento que flui, que deve ser capaz de mudar as atitudes e o comportamento com menos custo, esforço e recursos.

"As normas servem a uma função social humana básica, ajudando-nos a distinguir quem é do grupo e quem não é. Comportar de maneira que o grupo considera apropriado é uma forma de demonstrar aos outros, e a si mesmo, que pertence àquele grupo”.

Um novo jeito de ser normal?

A menção da mudança das normas sociais nos leva a outro novo programa de televisão. A nova comédia deste outono da rede NBC O Novo Normal "já está com uma audiência acima da concorrência", relata Maggie Furlong no jornal The Huffington Post. "Eles tiveram a honra de ser o primeiro novo seriado da rede da temporada a ser boicotado" ("O Novo Normal", 24 de julho de 2012).

"Verdade?" ela questiona, respondendo em seguida, em um evidente desacordo com o boicote: "Sim, desde que se esteja em igualdade, direitos dos homossexuais ou abordagens únicas de situações tradicionais das comédias na TV. 'Família é família e amor é amor', é o bordão da senhora Goldie, interpretada pela atriz Georgia King, sempre repetidos nas chamadas do seriado. É um momento comovente [avalia Furlong], e não o único nesse projeto piloto que realmente está bem elaborado. Então, por que as pessoas (especificamente o grupo antigay Um Milhão de Mães) querem boicotar o seriado?"

Talvez porque o seriado seja sobre um casal gay masculino que tem um bebê através de uma mãe de aluguel (Goldie, acima referida) — e declara que isso agora é ser normal!

"'Isso é o novo normal — e não que será o novo normal', Justin Bartha [que faz parte do elenco] acrescentou ao falar sobre suas frustrações com o boicote. ‘Isso é o que está acontecendo com as pessoas agora’” (ibidem).

Ali Adler, uma das produtoras executivas do seriado, que é “lésbica e uma mãe, disse que perguntou ao seu filho ‘sobre o material gay' no seriado e sua reação diz tudo. ‘Não interessa sobre as partes privadas — todos os corações funcionam da mesma maneira’” (ibidem).

É mesmo um caso de mudar o assunto do argumento! Quem não acredita que o coração é o lugar onde acontece tudo?

Ninguém se importa com o que Deus, o Criador do coração e todas as outras partes da anatomia humana, pensa? Se os seres humanos deixam Deus e Sua Palavra de fora do cenário, então a verdade é meramente um ponto de vista individual sobre sentimentos. Se tivermos em Deus um fator absoluto da verdade, então, a lógica falaciosa vem à luz.

Deus diz em toda a Escritura que o Seu caminho é o modelo — o verdadeiro normal — enquanto o nosso caminho sem Ele é corrupto e perigoso (Jeremias 17:9; Provérbios 14:12). Ele projetou o ser humano para honrá-Lo, mantendo as Suas leis (Mateus 5:19), a norma social que beneficia a todos. A observância da lei de Deus é que nos faz feliz (Provérbios 29:18).

O caminho de Deus não é novo, sempre existiu e existirá para sempre (Hebreus 13:8, Isaías 57:15). Portanto, quando a verdade de Deus, como prevista na Sua Palavra, é devidamente levada em conta na equação, o chamado novo normal é subitamente exposto como uma invenção maligna que continua trazendo muito sofrimento aos seres humanos.

O plano de Deus para o casamento tem um propósito

Evidentemente, ninguém tem protestado por tanto tempo contra a mudança das normas sociais que afetam o casamento e a família como o maior advogado pró-família, o Deus Todo-Poderoso, tem protestado.

Depois de criar Adão e Eva, Deus disse: "Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e serão uma só carne" (Gênesis 2:24). Jesus Cristo reforçou isso em Mateus 19:4-5, onde se dirigiu a união matrimonial como estabelecida por Deus para ser entre um homem e uma mulher.

Deus criou o casamento para constituir a unidade da família. A Bíblia nos diz que Ele criou os seres humanos com o sexo masculino e feminino para um grande propósito: "Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos [deem frutos, ou seja, filhos] e multiplicai-vos [cresçam em número como uma família], enchei a terra e sujeitai-a" (Gênesis 1:27-28, ARA; ver Malaquias 2:15).

Deus é o único que tem a palavra final sobre a instituição do casamento. Ele fez os seres humanos para Seu propósito. Não fomos projetados apenas para procriar, como animais, mas para aprender como devemos viver juntos em família, compartilhar nossas vidas com nossos cônjuges e outros membros dessa família, servindo uns aos outros, como instrui Deus.

A Bíblia mostra ainda que a instituição física do casamento foi criada para representar um nobre relacionamento espiritual — entre Jesus Cristo e Seu povo. Assim descreve o apóstolo Paulo:

“Porque somos membros do seu corpo. Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido” (Efésios 5:30-33, ARA).

Da mesma forma, a família física representa a divina família de Deus, da qual Ele quer que todos nós tornemos parte dela. "Eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso" (2 Coríntios 6:18). (Para saber mais, leia nossos livros gratuitos Qual é o Seu Destino? e O Casamento e a Família: A Dimensão Perdida).

Embora a relação da família moderna esteja em perigo e exista uma batalha sobre a instituição divina ordenada do casamento, Deus não se esqueceu de Suas promessas de restaurar a instituição do casamento e a maravilhosa união da família.

Atente para o que Ele disse em Malaquias 4:4-6: "Lembrai-vos da Lei de Moisés, meu servo, a qual lhe mandei em Horebe [Monte Sinai] para todo o Israel, a qual são os estatutos e juízos [incluindo as leis de Deus sobre o casamento e as relações sexuais]. Eis que eu vos envio o profeta Elias [referindo-se a uma obra restauradora do fim dos tempos], antes que venha o dia grande e terrível do SENHOR; e converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha e fira a terra com maldição".

Quem vai ganhar a batalha sobre o casamento?

Ninguém é mais a favor da família do que o Deus Todo-Poderoso. Novamente, Ele projetou, criou e instituiu o casamento e a família desde os tempos imemoriais. No entanto, existem forças no reino espiritual que desejam interferir ou frustrar o proposito de Deus — os demônios, anjos caídos, liderados por Satanás.

Atualmente a batalha sobre casamento está em constante debate e tem a influência de Satanás sobre a humanidade, o qual arde em ciúmes e tem uma profunda raiva a respeito do destino final das pessoas. Ele sabe que o projeto de Deus para os seres humanos é que finalmente se tornem Seus filhos — um destino muito maior que o dos anjos.

Satanás, o diabo é a principal causa da mudança da moral na sociedade. Ele influencia os seres humanos a fazerem o mal, na esperança de que eles acabem se autodestruindo.

Sem dúvida, classificar a mudança da moral como de autoria satânica soa estranho e irremediavelmente fora de moda em uma cultura que acha que sabe de tudo. Mas o homem está sob o engano de Satanás, influenciado por sua rebelião contra Deus (Apocalipse 12:9, 1 João 5:19, Romanos 8:7).

Como resultado disso tudo, nosso egoísmo e falta de visão produz esses efeitos prejudiciais: "Pois os homens serão egoístas... inimigos do bem... enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus" (2 Timóteo 3:2-4, ARA). As pessoas desejam ardentemente desfrutar dos prazeres do pecado e não querem que nada nem ninguém as impeça ou as intimide (Hebreus 11:25).

Mas, apesar de o mundo estar sendo guiado pelo diabo hoje em dia, a vitória de Deus está garantida. Entretanto, hoje, apesar de não parecer, a guerra sobre o casamento já está ganha e selada com a vitória de Jesus sobre Satanás, especialmente por meio de Sua crucificação, pela qual a pena do pecado foi paga (comparar Mateus 4:11, João 19:30) .

Deus vai agir para nos salvar de nós mesmos

Deus não deixará que Satanás e seus demônios ou meros seres humanos zombem dEle, não importa que tipo de influência usem para corromper ainda mais essa sociedade que teima em buscar a autodestruição. "Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. Se plantar no terreno da sua natureza humana, desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna" (Gálatas 6:7-8, BLH).

Você realmente entende que o verdadeiro Deus adverte contra o ataque à instituição do casamento hoje em dia? Ele nos diz para sair de nossos caminhos errados e nos garante que Seus planos e propósitos serão bem sucedidos:

"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei" (Isaías 55:6-11).

Não importa que erros você tenha cometido em sua vida e no casamento, Deus garante que você pode corrigir isso. Ele está pronto para lhe ajudar e mostrar-lhe o caminho a seguir. Também temos muitos artigos úteis acerca desse assunto e no nosso site www.revistaboanova.org.

Deus vai ganhar a batalha do casamento (na verdade Ele já ganhou por meio de Cristo) não importa quão desencorajadora se mostre a batalha hoje. Há esperança. E a esperança é Jesus Cristo ressuscitado — a quem Deus vai mandar de volta à Terra para nos salvar de nós mesmos.

Que Deus possa abrir nossas mentes e corações para reconhecermos Suas vivificantes verdades sobre a forma de ganhar a batalha do casamento! BN