O Que É O Tempo do Fim?

Você está aqui

O Que É O Tempo do Fim?

Quem poderia esquecer as imagens devastadoras do tufão que atingiu as Filipinas em 2013 ou do tsunami que, em 2011, chegou perto de causar uma tragédia nuclear no Japão? E a destruição impressionante do furacão Katrina em Nova Orleans?

Porém, as más notícias não vêm apenas de desastres naturais. Pois, muitas pessoas perderam suas economias na crise financeira de 2008. Na verdade, ainda hoje as ondas desse evento ainda são sentidas e continuam causando problemas econômicos em todo o mundo.

Ademais, ainda têm as notícias de derramamento de sangue. As batalhas no Oriente Médio, as tensões entre a Rússia e a Ucrânia, as ameaças da Coreia do Norte, a limpeza étnica na África, na Índia e na Birmânia, revoltas raciais nos Estados Unidos e por aí segue a lista.

E o medo constante de doenças que têm se tornado pandemias? O ebola, a AIDS, a malária, a gripe e até o sarampo está se tornando um problema.

O que tudo isso significa? Alguns dizem que estas coisas assinalam para o fim do mundo. Mas o que a Bíblia tem a dizer sobre isso?

O fim do mundo?

Será que o mundo realmente vai acabar? Se for verdade, como vai ser? Será que vai ser por desastres naturais, guerra nuclear, epidemias de doenças ou algum outro fator devastador? A única fonte que lhe dará a certeza dos fatos daquilo que as pessoas chamam de "fim" é a Palavra de Deus—a Bíblia. O que a Bíblia diz sobre essa questão inquietante e importante?

Jesus prometeu que iria voltar para a Terra. Ele disse: "Vou preparar-vos lugar . . . e virei outra vez e vos levarei para Mim mesmo" (João 14:2-3).

Um pouco antes, os Seus discípulos haviam Lhe perguntado: "Que sinal haverá da Tua vinda e do fim do mundo?" (Mateus 24:3).

As pessoas religiosas não são as únicas que fazem essas perguntas. Muitas outras expressam preocupação sobre a possibilidade do fim do mundo. Até mesmo políticos, educadores, cientistas, preveem uma possível destruição do mundo através de uma série de causas—poluição global, doenças mortais, superpopulação, colisão com um cometa ou asteroide ou armas de destruição em massa. Os especialistas também compartilham essa preocupação de que poderíamos ver o fim desta civilização que conhecemos.

Não é de se admirar de vivermos em uma época de ansiedade—onde as coisas parecem tão incertas. Para muitas pessoas no mundo, todo dia surge uma crise existencial. Milhões e milhões de pessoas vão para a cama toda noite sem saber o que trará o dia seguinte. Será que vão ter o que comer ou o que beber? Será que o lugar onde vivem vai imergir na violência e no derramamento de sangue?

Mesmo se você estiver vivendo em uma nação próspera e pacífica, a verdade é que a sociedade sempre vai estar a um passo de qualquer desastre, que pode levar a um colapso total do sistema.

No entanto, sua confiança deve se enfocar nisto: Você não tem que viver de incerteza e medo e nem ficar perdido quanto à verdade sobre o fim do mundo. Saiba que você pode descobrir na Bíblia os detalhes específicos sobre esse "tempo do fim". E, sem dúvida, ela profetiza o fim do mundo como o conhecemos—mas não da maneira que você imagina. Há muito mais nessa história e Deus quer que você saiba que há esperança.

Fim de uma era, mas não do mundo

Quando os discípulos de Jesus perguntaram-Lhe sobre "o fim do mundo", eles não estavam falando do "mundo" no sentido de nosso planeta Terra. A palavra grega usada aqui, aionios, donde se deriva as palavras portuguesas eternidade ou eterno, mas que significa, literalmente, uma época, uma era, ou uma época no tempo. Muitas versões da Bíblia traduzem a palavra como “era” ou “século”. Portanto, Jesus não estava falando que nosso planeta seria totalmente destruído. Ele estava falando especificamente sobre o tempo desse governo humano rebelde. Então, é isso que vai ter fim.

O apóstolo Paulo chamou essa era atual, que começou com o pecado de Adão e Eva, de o "presente século mau" (Gálatas 1:4). E "o mundo todo está debaixo do poder do Maligno" (1 João 5:19), pois Satanás é efetivamente "o deus deste século" (2 Coríntios 4:4).

A era "vindoura" (Efésios 1:21) vai começar com o retorno de Cristo para estabelecer Seu reino sobre a Terra.

As Escrituras esclarecem que a nossa época atual—a civilização e a sociedade tal como a conhecemos hoje—vai terminar numa violenta e inimaginável destruição, que culminará com o retorno de Cristo. O Novo Testamento contém mais de trezentos versículos se referindo a esses eventos.

Paulo e os outros apóstolos entenderam que, no fim desta era, a civilização corrupta do homem será destruída para dar lugar a uma nova era. Será que podemos reconhecer os sinais que vão levar ao tempo do fim desta era? Que sinais vão marcar o fim do domínio do homem, sob a influência de Satanás, e desta era terrível e problemática?

Jesus respondeu às perguntas de Seus discípulos, dando-lhes vários sinais de alerta.

Sinais do fim dos tempos

Jesus mencionou vários sinais em sua famosa profecia do Monte das Oliveiras, registrada em Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21.

Por exemplo, Ele falou sobre a fome (Mateus 24:7). Haverá uma extrema escassez de alimentos. Isso poderá ser causado pela seca ou mudanças climáticas incomuns, como aquelas que destroem as colheitas. Poderia até vir da corrupção no governo. Independentemente da causa, Cristo predisse que muitas pessoas vão morrer de fome.

Em seguida, Ele mencionou as pestes (versículo 7), referindo-se a doenças epidêmicas mortais. Provavelmente, veremos surtos generalizados de doenças fatais e terríveis como Ebola, varíola, AIDS e gripe pandêmica.

Jesus também mencionou terremotos (versículo 7). Nós já vimos a destruição que os terremotos podem causar quando atingem áreas densamente povoadas. O Japão e o Haiti são exemplos recentes e extremos disso. E eles vão se tornar cada vez mais frequentes e mais devastadores à medida que o fim se aproxima.

A nossa saúde e segurança vão estar ameaçadas devido a ocorrência desses eventos cada vez mais perturbadores. Mas isso não é tudo.

Nossas vidas se tornarão cada vez mais e mais caóticas à medida que sentimos o que Jesus predisse: "E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim" (versículo 6).

Basta olhar ao nosso redor hoje em dia. Destarte, de uma forma ou de outra, grande parte do mundo já está envolvida em conflitos. Isso que vemos é a preparação do cenário de um tempo muito mais maléfico e difícil, quando "se levantará nação contra nação, e reino contra reino" em larga escala (versículo 7).

Com esse cenário de guerra civil e instabilidade, não é muito difícil de imaginar o aumento das campanhas de limpeza étnica entre tribos e religiões opostas para se alcançar supremacia. Os países vão lutar pela soberania—e não apenas pelo poder, mas pelo domínio de recursos naturais e lugares estratégicos.

O desenvolvimento de armas tecnologicamente avançadas de destruição em massa, que têm a capacidade de extinguir toda a raça humana, é um sinal claro do fim dos tempos. Jesus disse que esse potencial destrutivo seria um sinal do fim: "Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria" (versículo 22, NVI).

Falsos cristos e falsos profetas

Todas essas coisas vão pôr nossas vidas físicas em risco, mas Jesus ainda advertiu sobre outra séria ameaça—a ameaça à sua vida espiritual.

Ele nos disse que virão muitos enganadores, afirmando representá-Lo (Marcos 13:6) e que "falsos cristos e falsos profetas e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos" (versículo 22).

A profecia mostra que esses impostores vão enganar o máximo de pessoas que puderem. Na verdade, haverá um aumento marcante e generalizado de falsos ensinamentos, heresias e sacrilégios. Alguma vez, você já se perguntou se isso já começou? Você conseguiria reconhecer isso?

Basta imaginar—haverá tantas doutrinas religiosas falsas e falsos mestres religiosos que os verdadeiros crentes vão ser perseguidos, como advertiu Jesus. Ele disse: "Olhai por vós mesmos, porque vos entregarão aos concílios e às sinagogas; sereis açoitados e sereis apresentados ante governadores e reis, por amor de Mim, para lhes servir de testemunho" (Marcos 13:9).

Sem dúvida, estes são tempos preocupantes.

A boa nova é que Deus nos dá esse aviso por uma razão. Ele quer que entendamos o que está por vir e, com isso, quer nos ajudar e nos dar esperança. Tempos melhores estão chegando e não apenas para aqueles que estão ouvindo ou lendo esta mensagem hoje, mas também para todo o mundo.

Uma era de transgressões

Vivemos em uma época de impressionantes avanços científicos e tecnológicos, que trouxeram muitos benefícios para a humanidade, mas também a capacidade de extinguir toda a vida humana.

As condições do mundo apontam para o fato de que estamos caminhando para tempos difíceis. Jesus ensinou que os problemas e males não serão causados apenas por eventos externos. Ou seja, não será apenas através de guerras, desastres naturais e doenças.

Ele profetizou sobre um tipo muito específico de pessoas durante essa época. As atitudes e comportamentos dessas pessoas são sinais do fim dos tempos. Cristo disse: "O pecado andará solto por toda parte e esfriará o amor de muitos" (Mateus 24:12, Bíblia Viva).

Será que isso já é evidente hoje em dia? Pense nisso por um momento. Esse tipo de pessoa vive sem regras. Não querem seguir as leis dos homens e muito menos as leis de Deus. Quando o respeito pela lei desaparece, a proteção e a segurança que ela traz também vão desaparecer.

Será que essa maneira de pensar já não começa em casa? As crianças não estão se tornando cada vez mais desobedientes aos pais e às autoridades? Você não acha que a unidade familiar, elemento básico da sociedade, tem se desgastado? É justo dizer que, como a unidade da família quebra ainda mais, a sociedade continuará a refletir negativamente que a repartição? Isso é o que a Bíblia adverte!

As pessoas estão cada vez mais gananciosas e egoístas, amando as coisas materiais e o dinheiro mais do que pessoas. Assim é o mundo em que vivemos. Muitos correm atrás de promoções antes do Natal. E nessas grandes promoções, saem até brigas e agressões na disputa por produtos eletrônicos ou brinquedos infantis.

A Bíblia revela que veremos cada vez mais dessa tendência de agredir e ferir os outros para se conseguir o que quer. Essa sociedade nos afeta em vários aspectos e níveis. Assistimos as notícias e balançamos negativamente nossas cabeças. Mas será que nós também não somos parte desse problema?

Um mundo sem amor

Vemos uma lista completa das características das pessoas do tempo do fim em 2 Timóteo 3: "Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios . . . " (versículos 1-2, NVI) e a lista continua.

Pense em como o orgulho leva a tantos problemas. As pessoas orgulhosas são menos propensas a pedir desculpas. Mas estarão mais inclinadas a hostilizar e provocar os outros, a tentar controlar e provar que é superior aos demais.

E já não vemos isso hoje em dia?

A lista de atitudes do fim dos tempos continua: " . . . sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem . . . " (versículo 3, NVI). Então, as pessoas vão se tornar mais cruéis e mais violentas com as outras. As rivalidades étnicas têm eclodido, aumentando as tensões raciais e fazendo com que as pessoas percam o senso de empatia por aqueles que as rodeiam.

Sem domínio próprio, as pessoas agem por seus impulsos insensíveis, sem levar em conta a vida e o bem-estar dos outros. Elas buscam as outras para seu próprio bem-estar, para servirem à suas próprias necessidades, à sua ganância ou talvez até mesmo por ódio contra seu próximo.

A sociedade anda em um crescente descontrole; as pessoas já não são mais leais, tornando-se traidoras, não apenas de seu próprio país, mas também de seus amigos e familiares.

A profecia bíblica diz que a combinação de eventos no mundo e no caráter das pessoas, que estão vivendo no tempo do fim, seria como um filme de terror que se torna realidade. A advertência que o apóstolo Pedro deu aos de sua época serve ainda mais nos dias de hoje: "Salvai-vos desta geração perversa" (Atos 2:40).

Um tempo de mudanças

As profecias do fim dos tempos não foram escritas para que você fique atemorizado. Deus não quer que as pessoas vivam aterrorizadas. Ele nos adverte sobre o que está por vir com um propósito específico.

Ele nos adverte para que nós não sejamos pegos de surpresa. Agora você pode pensar: "Mas como poderíamos ser pegos de surpresa? Esses sinais não vão ser grandiosos e evidentes?".

Precisamos entender que muitas pessoas vão contestar até mesmo a possibilidade de um fim dos tempos. Você já ouviu muitos céticos dizendo: "Sempre tivemos terremotos, guerras e doença e essas coisas não assinalam o fim de nada".

Entretanto, Deus inspirou a Pedro a escrever que "nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões. Eles dirão: 'O que houve com a promessa da sua vinda? Desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação'" (2 Pedro 3:3-4, NVI).

Mesmo os sinais sendo evidentes e inconfundíveis, sempre haverá aqueles que duvidarão. Muitos vão ser pegos de surpresa. Jesus disse: “E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia" (Lucas 21:34).

Veja o quanto Deus nos ama, pois nos adverte para que busquemos mudar nossas vidas agora! Se você estiver entendendo o que está por vir, então vai saber que a única atitude sábia voltar-se arrependido a Deus e começar a obedecê-Lo. Porquanto, a Bíblia nos diz que Deus “agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam. Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-O [a Jesus Cristo] dentre os mortos" (Atos 17:30-31, NVI).

Independente de esta civilização humana ser ou não corrupta, ela vai acabar. A Palavra de Deus diz que vai ser assim. Nossa maior preocupação não deveria ser quando isso vai acabar. Em vez disso, o nosso principal foco deveria ser buscar a Deus e estar preparado espiritualmente agora para os tempos que estão chegando: "Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar em pé diante do Filho do homem" (Lucas 21:36, NVI).

Prepare-se e busque a Deus agora

Agora é a hora de se aproximar de Deus. Agora é a hora de mudar. Agora é a hora de ter um relacionamento com Ele. Ele quer que O busquemos em arrependimento sincero e com fé, aceitando o batismo para receber o Seu Espírito Santo (para saber mais leia nosso guia de estudo bíblico gratuito Transformando A Sua Vida: O Processo de Conversão).

Afinal de contas, a profecia bíblica nos diz que esse terrível tempo do fim é o precursor do evento mais espetacular que vai acontecer na Terra—a volta de Jesus Cristo!

Podemos olhar além desse incrível evento, permanecendo fiel e obediente, enquanto esperamos tudo acontecer. Jesus nos deu uma promessa: "Aquele que perseverar até ao fim será salvo" (Mateus 24:13). Assim, não devemos viver com medo. Sem dúvida, o tempo do fim vai ser um período de problemas mundiais sem precedentes. Mas também será o limiar do Reino de Deus!

Temos que nos preparar espiritualmente para o tempo do retorno de Cristo, independentemente de quando vai ocorrer: "Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios . . . Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Tessalonicenses 5:6-9, NVI).

Busque conforto nas promessas de Deus e procure saber o que Ele estabeleceu para o tempo do fim. A boa nova é que não é tarde demais para mudar. Comece hoje mesmo, permitindo que Deus lhe dê uma compreensão mais profunda através de Sua Bíblia Sagrada. Dedique-se a conhecer melhor a Deus e a aprender mais de Seus caminhos.

Certamente, se nos prepararmos espiritualmente, esse tempo porvir, poderá ser uma época de confiança, de esperança e de alegria, que vai nos levar diretamente ao maravilhoso Reino de Deus! BN