Reinos em Guerra: Os Poderes do Mundo Invisível

Você está aqui

Reinos em Guerra

Os Poderes do Mundo Invisível

O profeta Daniel esteve jejuando e orando por três semanas. Ele queria entender uma mensagem que Deus havia lhe entregado. Esgotado e sem forças, ele abriu os olhos e viu a imagem de um homem em pé diante dele. Ele brilhava como a luz do sol e também reluzia como ouro e pedras preciosas e flamejava com o fogo. Sua voz era alta, forte e imponente.

De repente, uma mão tocou em Daniel. Seu corpo começou a tremer. Então, aquela figura angelical se dirigiu a ele pelo nome: "Daniel, homem muito amado, entende as palavras que te vou dizer, e levanta-te sobre os teus pés; pois agora te sou enviado" (Daniel 10:11).

E aquele ser continuou: "Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o Teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim" (versículo 12).

"Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia. Agora vim, para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos derradeiros dias; pois a visão se refere a dias ainda distantes" (versículos 13-14).

Isto era uma revelação e tanto!

Vivendo em um tempo de enormes mudanças

Reflita nas manchetes atuais: "A Rússia invade a Ucrânia", "O Estado Islâmico Avança no Oriente Médio", "O Irã Está Perto de Desenvolver Uma Arma Nuclear", "Terroristas Massacram Centenas de Pessoas", "Escândalo Derruba Governo"—e assim por diante.

Todos esses eventos falam de um mundo que atravessa um período de mudanças monumentais. Grandes eventos estão acontecendo no cenário mundial e redefinindo a ordem mundial. O que isso significa? Como entender o que se passa no mundo à luz da Bíblia, que fala sobre um Deus que está no comando da história humana? Acima de tudo, o que isso significa para você, sua família e sua vida cotidiana?

Tudo isso pode ser atemorizante e perturbador. As guerras e os eventos mundiais podem nos parecer distante e irrelevante. No entanto, esses eventos impactam sua vida mais do que você imagina. E é essencial que você saiba discernir os tempos em que vivemos—para compreender o que significam à luz da profecia bíblica e do propósito de Deus para a vida humana.

Um mundo espiritual nos bastidores

O que podemos aprender da história que acabamos de ler em Daniel é que existe outro mundo além deste, que conhecemos através de nossos outros sentidos. Como expressou Shakespeare por meio de Hamlet: "Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia". Daniel estava tentando entender os acontecimentos de seu mundo e época, quando Deus lhe deu um pequeno vislumbre dos bastidores para lhe mostrar essa verdade. Observe como isso é apresentado na história de Daniel.

A profecia de Daniel nos dá um vislumbre desse poderoso mundo invisível.

Daniel 10:18-21 (versão BLH) diz: "Então ele me tocou de novo, e com isso senti as minhas forças voltarem. Ele disse: - Deus o ama. Portanto, não fique com medo. Que a paz de Deus esteja com você. Anime-se! Tenha coragem!

"Então eu me senti bem mais forte e respondi: - Fale, pois o senhor me deu novas forças.

"Ele disse: - Sabe por que eu vim falar com você? Foi para dizer-lhe o que está escrito no Livro da Verdade. Mas agora eu preciso ir lutar contra o anjo protetor [o príncipe] da Pérsia. Quando a luta acabar, virá o anjo protetor [o príncipe] da Grécia. Mas na minha luta contra eles não há ninguém para me ajudar, a não ser Miguel, o anjo protetor [príncipe] de Israel".

Esta tradução acrescenta a palavra "anjo" para esclarecer do que está falando—os poderosos seres espirituais. Quer percebamos ou não, quer compreendamos ou não, o fato é que os principados e as potestades estão atuando no plano espiritual e influenciando eventos físicos em nosso mundo. Enfim, essas forças espirituais invisíveis estão por trás de muitas dessas manchetes que você e eu lemos todos os dias. Esta é uma chave para compreender os grandes acontecimentos mundiais e o que está acontecendo em nosso mundo. As implicações são cruciais para a sua e a minha vida.

Como sabemos disso? Sabemos disso não apenas pela história em Daniel, mas também pelo que vemos em outras passagens da Bíblia.

Um olhar sobre a dimensão espiritual

Vamos dividir em partes o que está escrito aqui em Daniel. Vemos que foi mencionado um "anjo protetor [príncipe] da Pérsia" e um "anjo protetor [príncipe] da Grécia". Esses poderes invisíveis do mundo espiritual controlavam os reinos físicos da Pérsia e da Grécia neste mundo físico.

Esses poderes espirituais malignos influenciam as ações e a política das nações até hoje. Nos dias de Daniel o ambiente político, militar, econômico e cultural dessas nações ou reinos eram realmente manipulados e moldados por poderosos espíritos invisíveis. E como podemos ver nessa passagem, esses seres estavam determinados a tentar frustrar a vontade de Deus—embora sem sucesso.

Deus tinha uma mensagem para Daniel que, finalmente, mostrava o futuro daquela região por centenas de anos—e, em seguida, mostrava nosso mundo atual e também o futuro além de nossos dias. A mensagem revelada a Daniel predisse eventos que levam à vinda de Jesus Cristo, quando intervém nos assuntos deste mundo e estabelece o Reino de Deus na Terra.

Daniel ficou impressionado com o que lhe foi mostrado. Essa seção da Bíblia é aquela que abre nossos olhos para os detalhes da história. Deus guia e direciona as nações de acordo com o propósito que Ele tem para a humanidade e para o mundo. Ele conhece o fim desde o princípio, e nenhum poder na Terra ou no céu vai impedi-Lo de levar toda a história à conclusão predeterminada por Ele (Isaías 46:9-11).

E esta chave, pouco compreendida, nos abre a porta do entendimento. Pare um pouco e reflita no que isso significa para sua vida!

As lutas pessoais da vida

Todos nós temos nossas lutas cotidianas da vida. Podemos não estar felizes no emprego. Talvez tenhamos problemas de relacionamento com nossos cônjuges ou com nossos filhos. Preocupamos com as incertezas da economia, que podem afetar nossas vidas. Podemos estar muito preocupados com o futuro.

Você assiste a incessante disputa política na sociedade e vê que todos esses eventos estão fora de controle? Eu assisto as notícias e, às vezes, me pergunto se algum dia o cenário mundial vai se estabilizar ainda nesta era.

O mundo pode se tornar tão angustiante que a melhor coisa a fazer é dar um passo para trás e perguntar: "Será que algo mais está acontecendo que eu não consigo ver ou entender? Há mais coisa aqui do que eu consigo enxergar?" A resposta é sim, há muita coisa.

A Bíblia nos diz que as lutas da vida, às vezes, podem envolver elementos espirituais que não conseguimos enxergar. Repare estas palavras reveladoras do apóstolo Paulo no livro de Efésios:

"Para terminar: tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar" (Efésios 6:10-13, BLH).

Isso não soa como uma ideia moderna—lutar contra poderes invisíveis malignos e que estão por trás de algumas frustrações da vida bem como dos grandes problemas mundiais.

Mas isso é o que diz a Bíblia! E agora é a hora de começar a ler a Bíblia para entender mais profundamente sobre esse assunto e aprender acerca do propósito de Deus para sua vida!

Três chaves para ser como Daniel

Eis aqui como fazer isso. Aqui estão três chaves para ser como Daniel nesse tempo em que os reinos estão em guerra e os poderes do mundo invisível governam nosso planeta.

● Primeira Chave: Compreender que os deuses deste mundo não amam você.

A Bíblia nos mostra que há um "deus deste século"—do mundo atual—que cega a mente das pessoas para que não vejam a realidade. Ele bloqueia a "luz do evangelho da glória de Cristo", impedindo que seus atos malignos e desumanos sejam revelados (2 Coríntios 4:4).

Daniel teve de lidar com esse deus e seus sinistros asseclas. E o mundo de Daniel é muito parecido com o nosso de muitas formas. Apesar de todo o tempo que já se passou, ainda enfrentamos os mesmos inimigos, que são totalmente contra Deus e todos os que procuram segui-Lo e fazer a Sua vontade.

Como vimos, Deus revelou essa realidade para Daniel e o ajudou a entender seu mundo e época. Esse deus falso, Satanás, o diabo, ainda tem influência sobre todo o mundo. Compreender sua existência e como ele age é fundamental para resistir a seu mundo e suportar seu impacto sobre você.

Satanás é descrito nas Escrituras como "o príncipe deste mundo" (João 12:31; 14:30; 16:30). E ele tem outros governantes ou príncipes regentes sob seu domínio—como o 'anjo protetor', príncipe da Grécia e o 'anjo protetor', príncipe da Pérsia, como vimos no livro de Daniel.

Além disso, Satanás é chamado de "o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência" (Efésios 2:2). Sua influência invisível funciona como as modernas ondas de rádio transmitidas através do ar e que ninguém vê.

Pense nisso: Ao nosso redor há muitas ondas de comunicação. As transmissões de rádio e televisão que nos rodeiam. As torres de celular retransmitem nossos telefonemas e mensagens em todo o mundo. Não vemos nem ouvimos essas transmissões. Mas elas são reais e, ao recebê-las, elas influenciam nosso humor e emoções, quando estamos entretidos ou informados ou quando interagimos com as pessoas que conhecemos.

A Escritura nos diz que, sem saber o que está acontecendo, nós vivemos nossas vidas de acordo com os planos programados desse príncipe do poder do ar, o deus deste século e príncipe deste mundo, que "engana todo o mundo" (Apocalipse 12:9). Ele tem poderes que movem as nações e as pessoas a fazerem a sua vontade maligna (2 Timóteo 2:26; 1 João 5:19).

Este é o mundo em que vivemos. As coisas não são o que parecem. A realidade é maior do que a que pensamos ou vemos!

Se você puder entender isso, como Daniel, então terá o controle de sua vida—lutando pela sobrevivência e vivendo uma vida piedosa em um mundo que sofre ataques impiedosos desses seres malignos invisíveis.

● Segunda chave: Preparar sua mente para resistir a esse poder. Daniel conseguiu. Vamos ver como ele fez isso.

A história de Daniel começa com um desafio, que nossa mente moderna pode achar insignificante e trivial. É uma história sobre algo que encontramos todos os dias—comida.

Daniel se encontrava em uma terra estranha e com costumes estranhos, que nunca fizeram parte de sua educação. E Daniel não estava interessado em adotar uma cultura estrangeira.

Daniel compreendeu plenamente que nenhuma cultura não era igual à outra! Ele também sabia que nem todas as religiões eram igualmente justas. E não acreditava que todos os ensinamentos e valores eram opções válidas para um estilo de vida. Se Daniel vivesse hoje em dia e tentasse manter seu caminho em nossas escolas e culturas de negócios, provavelmente, ele iria encontrar muitas dificuldades com isso!

Daniel viu-se na corte do rei de Babilônia. E não apenas isso, mas ele também estava na lista dos que seriam treinados para ser funcionários do governo. Ele era inteligente e cumpria todos os critérios que os babilônios usavam para selecionar o melhor e mais brilhante candidato.

A corte do rei era farta de comida, vinho e iguarias, ou seja, um lugar de prazer físico. Os babilônios davam valor a comer e beber e, obviamente, não seguiam as restrições bíblicas quanto à comida. Mas para Daniel isso não era uma opção. Ele sabia que Deus havia instituído normas específicas sobre o que comer. A lei de Deus determinava como ele iria viver e não deveria haver nenhuma concessão em sua mente.

Então, depois de ouvir os requisitos para a sua formação nos costumes da Babilônia, "Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles" (Daniel 1:8, NVI).

Daniel se predispôs, em sua mente e coração, não infringir o ensinamento e as leis de Deus por uma questão de conveniência ou apenas para estar de acordo com a sua época. Daniel poderia facilmente arrazoado assim: "Minha nação se foi e a minha forma de adoração se tornou impraticável—pois, estou em cativeiro!" E também poderia ter analisado: "Deus não se importa mais conosco—talvez Ele tenha sido derrocado pelos deuses babilônicos ou até nunca foi real".

Mas Daniel não pensou desse jeito. Ele se manteve firme na fé. Ele se manteve firme no caminho de vida que conhecia e até mesmo quanto ao tipo de comida que poderia comer. E Deus honrou sua fé. Ao fim de dez dias, o chefe dos oficiais verificou a aparência de Daniel e seus amigos e viu que pareciam mais saudáveis do que outros que se alimentavam da comida dos caldeus. O rei Nabucodonosor entrevistou-os e viu que estavam em forma e pronto para o trabalho. Deus deu-lhes a ajuda e os dons necessários para se destacarem a serviço do governo babilônico.

Qual é a lição aqui? Preparar sua mente para resistir à cultura deste mundo quando ela entrar em conflito com a cultura do Reino de Deus. Não se entregue em face à adversidade.

● Terceira Chave: Buscar sabedoria e entendimento em Deus, seguindo o exemplo de Daniel.

O rei Nabucodonosor teve um sonho. Nenhum de seus conselheiros e funcionários conseguia interpretá-lo. E esse não era um sonho comum. Como relatado no segundo capítulo de Daniel, era um sonho que prenunciava a história do mundo, a partir dali até aos nossos dias e ainda além. Aquele sonho havia mexido com a visão de mundo do rei, e ele sentiu que era muito importante saber seu significado.

É difícil para nós compreendermos isso hoje em dia, mas esse antigo rei sabia que seu sonho era significativo—quase fictício. E continha uma mensagem importante.

Quando nenhum de seus conselheiros próximos conseguiu interpretar o sonho, ele voltou sua atenção para Daniel, então ele se apresentou e disse que precisaria de um tempo para poder explicar o significado daquele sonho.

Daniel voltou para sua casa e foi até seus amigos mais próximos "e lhes pediu que rogassem ao Deus dos céus que tivesse misericórdia acerca desse mistério" (Daniel 2:18). Então, o segredo foi revelado a Daniel e ele informou ao rei.

O ponto aqui é que precisamos buscar sabedoria e entendimento em Deus para discernir os tempos em que vivemos.

Nossa necessidade de buscar a sabedoria e o conhecimento divino

Os poderes espirituais estão agindo nos bastidores no mundo de hoje. Muitas mais coisas, do que lemos ou vemos, estão acontecendo por detrás das manchetes atuais.

Assim como Daniel procurou entender o mundo de sua época, você também deveria procurar entender o mundo em que vive. Você pode conseguir entender o que Deus está fazendo no mundo atual e o que isso pode significar, não apenas para compreender nosso mundo moderno, mas também para tornar sua vida melhor hoje mesmo.

A mão de Deus está guiando os eventos deste mundo, mesmo quando vemos apenas desordem e confusão. Ele também pode guiar a sua vida e ajudá-lo a ter paz e tranquilidade. Ele não é um Deus distante, mas um Criador próximo e pessoal, que está disposto a guiar sua vida hoje mesmo. Assim como fez Daniel, busque-O e se aproxime dEle para entender melhor nossos tempos! BN

A Dimensão Invisível aos Sentidos Humanos

Olhamos para o nosso mundo e, com razão, perguntamos: O que está acontecendo? Vemos coisas horríveis acontecendo, como sofrimentos e brutalidades inimagináveis aos nossos olhos e sentidos. Assistimos a grupos terroristas aterrorizando o Oriente Médio e a África, onde impõem o terror a populações inteiras. Eles decapitam e torturam prisioneiros—demostrando que não têm nenhuma decência ou humanidade.

O que estamos testemunhando é a pura crueldade. O que estão fazendo com pessoas indefesas não é coisa de ser humano. Estamos vendo as obras da perversidade espiritual sendo perpetradas por homens, que usam a religião e a política como desculpa para atos inomináveis contra outros seres humanos.

Você não vai ler ou assistir sobre esse aspecto de eventos nos noticiários nem ouvir algum governo ou seus porta-vozes falarem sobre isso nesses termos.

Eu vejo muitos noticiários na televisão e leio muitos livros de história. Todo dia eu leio os relatos e comentários de diversas pessoas inteligentes e experientes, que entendem muito sobre o que está acontecendo ao redor do mundo. Mas eu não encontro em nada disso um entendimento do motivo das guerras e do sofrimento que afligem este mundo. Eu não encontro em suas informações a compreensão espiritual de que alguma coisa invisível—algo dos poderes do mundo invisível—esteja envolvida nas manchetes e eventos que moldam o mundo de hoje.

Temos que ir à Bíblia para compreender essa dimensão espiritual que afeta os grandes eventos de nosso mundo diariamente. Essas mesmas forças podem afetar sua vida—provocando-lhe raiva e inveja, aproveitando-se das fraquezas emocionais que o mantém desanimado e o impede de ter uma vida produtiva, feliz e equilibrada.

Você precisa entender que há algo que você pode fazer com esse conhecimento. Você pode fazer a diferença em sua vida para seu próprio bem. Mas você tem que se afastar um pouco desse caminho costumeiro, sem foco e cheio de ocupações, e olhar de uma maneira nova e diferente para Deus, para este mundo e para o que o faz girar.

Faça o que fez Daniel. Dê um passo atrás. Busque a Deus em oração com foco e até mesmo com jejum. Daniel queria saber o porquê de sua época. Sua nação tinha sido derrotada, desarraigada e removida para a Babilônia. Ele estava vivendo numa cultura alheia e estranha. Tudo na Babilônia era diferente da vida que ele havia conhecido em Jerusalém.

Esta é a questão: O mundo pessoal dele tinha mudado e tudo o que ele podia ver e entender sobre o mundo em geral também estava mudando. Daniel encontrava-se no centro dessa história e queria saber o motivo.

Daniel decidiu levar essa questão a Deus, separando um tempo para se concentrar na oração e no jejum. Ele obteve sua resposta e muito mais que isso! Deus também levou Daniel a ter uma visão profunda de como abordar o nosso mundo. Você pode fazer algo quanto à sua vida e ser como Daniel e seus amigos, ou seja, pessoas que andaram com Deus em meio a um mundo que não conhecia ao Seu Deus e nem queria honrar a Deus de forma alguma. Tudo na cultura da Babilônia era feito para esmagar a fé de uma pessoa e substituí-la pelos falsos deuses, que não podiam ver, ouvir ou falar!

Daniel decidiu, em sua mente e coração, resistir à cultura da Babilônia. Ele se manteve firme e determinado na fé do verdadeiro Deus e não perdeu de vista quem ele era, nem os ensinamentos e fé que tinha aprendido desde sua juventude. E Deus ajudou a Daniel a enxergar e compreender o seu mundo; da mesma forma Ele pode nos ajudar a fazer isso hoje!