Uma Visão Geral da Profecia do Tempo do Fim

Você está aqui

Uma Visão Geral da Profecia do Tempo do Fim

A série de livros Left Behind [Deixados Para Trás] é uma das mais populares de livros religiosos da história recente. Seu tema ficcional aproveita-se duma cultura de desejo forte para escapar os eventos catastróficos profetizados.

A série começou em 1995 com o lançamento do livro ficcional Deixados Para Trás: Uma novela dos últimos dias da Terra, sobre o que supostamente acontece na terra após os crentes serem arrebatados antes da segunda vinda de Jesus Cristo. A série, escrita por Tim LaHaye e Jerry Jenkins, chegou eventualmente a 16 romances, dos quais 65 milhões de cópias foram vendidas.

Irónicamente, aqueles que acreditam no conceito de Deixados Para Trás—os apoiantes da teoria do arrebatamento— muito provávelmente vão-se encontrar confusos e espantados quando a realidade dos acontecimentos bíblicos do tempo do fim se desdobrar.

Por quê? Porque o esboço de Jesus Cristo das profecias do fim dos tempos não inclui um arrebatamento secreto. Seu retorno será óbvio, precedido por sinais celestes, um terremoto global, a terra em grande atividade vulcânica, e com anjos tocando trombetas com rajadas de som sobrenaturais e penetrantes. Cristo não vai voltar à terra sorrateiramente. Ele voltará em grande glória brilhante e com bem merecida homenagem.

O próprio Jesus disse de Sua volta: "Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória" (Mateus 24:30, ênfase adicionada).

Jesus revelou que todos no planeta verão ele voltar à terra. A teoria do arrebatamento oculto contradiz isso, dizendo que Ele vai tirar os eleitos mais cedo e em segredo. Não acredite nisso.

Quando você entende a visão geral da profecia do tempo do fim, você entenderá a verdade sobre os principais acontecimentos que antecedem a volta de Cristo, incluindo a forma como Deus protege Seus verdadeiros servos, e não é através de um arrebatamento secreto (Apocalipse 12:13-17).

A profecia bíblica vem de Deus. "Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal" (2 Pedro 1:20, Nova Versão Internacional).

A melhor maneira de obter uma visão adequada das profecias do tempo do fim é deixar a Bíblia falar por si.

O que é Profecia?

Profecia é, às vezes, descrita como a história escrita com antecedência. Deus previu várias tendências e eventos que viriam a acontecer—em parte, porque ele entende perfeitamente o que as pessoas vão fazer em determinadas circunstâncias, e também, porque Ele guia e dirige algumas situações.

Até certo ponto, a profecia é advertências de Deus contra o contínuo pecado humano. E já que o pecado nos prejudica e pode destruir-nos, Deus proclama advertências proféticas para chamar a atenção dos seres humanos. As punições profetizadas são resultados provocados por seres humanos. Deus quer poupar a humanidade, e não quer a nossa destruição.

A maioria das pessoas assume que as advertências proféticas contra os seres humanos provêm de um Deus vingativo, que não pode tolerar um homem fraco e desobediente. Eles argumentam que, como Deus é Santo e Todo-Poderoso e nós não somos, e desde que nunca podemos nos tornar santos, então Deus perde a paciência com o nosso estado patético e nos pune—talvez até de forma injusta.

Mas isso não é porque Deus proclama as profecias do tempo do fim. Esta é uma falsa noção do deus deste mundo, Satanás, o diabo, que tem enganado a humanidade a respeito de Deus de muitas maneiras. Enquanto ele mantiver a humanidade cega sobre as intenções do Deus verdadeiro, ele pode permanecer em seu lugar como "o deus deste século" (2 Coríntios 4:4).

As pessoas precisam entender que Satanás, que foi "homicida desde o princípio" (João 8:44), quer toda a humanidade extinta, para sempre. No final desta época de desgoverno humano, Satanás vai tentar destruir toda a humanidade através de duas grandes forças militares, que convergirão para Jerusalém, para fazer a guerra contra o retorno de Cristo, o Messias (Apocalipse 16:14; 19:11-21; 14:14-20).

A profecia mostra que Deus é, em última análise, responsável, que Ele tem um plano para o futuro da humanidade, e que a vida humana tem um grande propósito. É vontade de Deus salvar, e não destruir a humanidade.

A profecia mostra que Deus repudia aos que resistem a Ele e que recompensará aqueles que O honram.

A incompreendida finalidade da Profecia

Vamos considerar, então, o propósito da profecia.

As pessoas através dos tempos têm desejado saber o futuro, principalmente para seu benefício pessoal. Por exemplo, os discípulos de Jesus queriam saber quais os sinais que precederiam Sua volta. "Dize-nos", eles pediram "quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?" (Mateus 24:3). Os seres humanos querem saber o que está por vir, se não por outra razão, mas para a sua proteção pessoal.

Embora as pessoas queiram saber o quê, o quando e o onde da profecia—que é bom por si só—mas, não é esse o propósito principal da profecia. O propósito da profecia é, aliás, ajudar as pessoas a avaliar a sua conduta pessoal, à luz da Palavra de Deus, antes que as circunstâncias profetizadas aconteçam. Sem os avisos e cumprimentos das profecias escritas há muitos anos, a humanidade não teria nenhuma razão para questionar e interromper seu caminho de autoindulgência à autodestruição.

Se as pessoas leêm às advertências de Deus, e baseado nessas advertências arrependem-se, Deus pode protegê-los durante os próximos dias da Grande Tribulação e da ira do Seu juízo justo contra os tiranos deste mundo. Jesus disse: "Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação [a Grande Tribulação (veja Mateus 24:21-22)] que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra" (Apocalipse 3:10).

Deus é misericordioso e amoroso. Sua Palavra está cheia de avisos aos seres humanos pecadores para que abandonem o pecado, e escapem das conseqüências dolorosas e inevitáveis do pecado. Deus não tem prazer na morte do ímpio (Ezequiel 33:11). Ele também promete recompensar, abençoar e proteger aqueles que seguem a Sua vontade (Deuteronômio 28:1-2).

Narrativa dos antecedentes dos acontecimentos proféticos

A Bíblia dá-nos a narrativa dos antecedentes dos acontecimentos proféticos em Deuteronômio 28. Este capítulo mostra as bênçãos e maldições que são conseqüências automáticas de obedecer ou rejeitar as leis de Deus. Essas leis são espirituais (Romanos 7:14) e são aplicadas independentemente se as conhecemos ou não (Romanos 2:12). Deus promete abençoar a todos os que O honrem e, alternativamente, Ele permite maldições para aqueles que O desonrem. Compreender este aspecto fundamental das leis de Deus é um ponto crítico para a compreensão da profecia.

Este 28º capítulo de Deuteronômio, dá-nos o motivo essencial de todas as profecias. Entenda este capítulo e você entenderá o propósito da profecia. Uma vez mais, o objetivo da profecia é ajudar os seres humanos a se desviarem dos seus pecados e buscarem a Deus para receber as Suas bênções.

Muitas histórias Bíblicas dão validade a esta narrativa de antecedentes da profecia, mas a história de Judá e da Babilônia, demonstra esta validade melhor que qualquer outra história bíblica. Por muitos anos Deus advertiu o reino de Judá, para não seguir o caminho de seus parentes, o vizinho reino de Israel.

Os pecados de Israel provocaram a sua própria extinção, exatamente como predito em Deuteronômio 28:15.

Finalmente, Deus permitiu que o país cruel da Assíria conquistasse Israel e levasse os cidadãos para longe de sua terra natal em duas deportações maciças, respectivamente em 733 e 722 aC.

Quase um século depois, Deus deu a Judá, um rei justo, Josias, como uma esperança de última hora para salvar o povo judeu do cativeiro iminente (2 Crônicas 34:1, 26-28). Ele também enviou os profetas Jeremias, Sofonias e Habacuque. Infelizmente, após a prematura morte de Josias, o povo de Judá voltou rapidamente para os seus caminhos de pecado, como um porco lavado que chafurda na lama e um cão que retorna ao seu vômito (2 Pedro 2:22). Como Israel, eles também foram invadidos e levados para o cativeiro.

Uma vez mais, o objetivo da profecia é motivar as pessoas a questionar o seu comportamento à luz dos ensinamentos claros da Bíblia. Isso se refere a todas as pessoas, quer professem o cristianismo ou não. Alguns vão prestar atenção aos avisos das profecias de Deus do tempo do fim, e muitos continuarão a ignorá-los.

Jesus disse que falou aos religiosos de Seus dias em parábolas, porque eles se recusaram honrar e obedecer-Lhe:

"Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem. De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam [voltem para Deus em arrependimento] e sejam por mim curados" Mateus 13:13-15, ARA).

As profecias fortes do tempo do fim são como tiros na proa de navios, simbolismo da nossa sociedade sem leme, à deriva no alto mar do humanismo e lançados dum lado para o outro pelas ondas do materialismo. Se não houvesse nenhuma profecia, e especialmente a profecia do tempo do fim, a humanidade não teria nada para contestar a sua deriva perigosa no caminho da autodestruição.

Uma visão geral da profecia do tempo do fim

A Bíblia nos dá uma visão geral da profecia do tempo do fim. Os detalhes estão espalhados por toda a Escritura.

Jesus Cristo deu uma visão geral da profecia do fim dos tempos, pouco antes de sua crucificação. Nela, ele previu os acontecimentos do tempo do fim, ou mais especificamente, dos acontecimentos do fim da era do autogoverno humano, sob a influência de Satanás.

Ele compartilhou com seus discípulos os principais sinais do final desta época. Os acontecimentos principais de sua profecia, registrada em Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21, correspondem aos selos do livro do Apocalipse. Uma vez que Cristo abre um selo (Apocalipse 6:1), permanece em aberto até ao períodoperíodo final do govermo humano e do retorno de Cristo.

O primeiro selo, em Apocalipse 6:2 que corresponde a Mateus 24:4-5, significa o surgimento, a propagação e a domínio de um falso cristianismo, que começou logo após a ressurreição de Jesus e durante o início da Igreja do Novo Testamento. Este falso cristianismo é uma mistura religiosa derivada em parte da Bíblia e, em parte, das crenças e tradições não bíblicas originadas da antiga religião pagã.

Sabemos que esse falso cristianismo começou no primeiro século, porque vários escritores do Novo Testamento falaram dele (Atos 20:16-17, 28-31; 2 Coríntios 11:4, 13-15; Judas 3-4; 1 João 2:18-19, 1 João 4:1). Esse falso sistema religioso, que o apóstolo Paulo classificou como "o mistério da iniqüidade", continua até o fim, onde desempenha um papel importante no engano do tempo do fim que precede a volta de Cristo (2 Tessalonicenses 2:7-12).

O segundo selo, em Apocalipse 6:3-4 e que corresponde a Mateus 24:6-7, revela que haverá "guerras e rumores de guerras." Embora sempre tenha havido guerras e rumores de guerras, Jesus disse que continuariam até ao fim e se intensificariam até terminar num banho de sangue que ceifará a vida de pelo menos um terço da humanidade (Apocalipse 9:15-16).

O grande conflito final, que a Escritura descreve como "a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso" (Apocalipse 16:14), não acontecerá no infame Armagedom (a montanha de Megido no norte de Israel), onde grandes forças militares se reunirão (Apocalipse 16-14, 16), mas perto de Jerusalém (Zacarias 14:1-4, 12-14). As condições serão tão perigosas que, se Cristo não intervir nos assuntos humanos, nenhuma carne sairia com vida (Mateus 24:21-22).

O terceiro selo, em Apocalipse 6:5-6 e correspondente a Mateus 24:7, mostra que a Terra será atormentada com escassez de alimento e fome. Embora sempre tenha havido fomes em várias regiões, com o passar do tempo elas tornar-se-ão cada vez piores. A fome vêm logo após as guerras. Vários milhões morrerão de fome.

O quarto selo, em Apocalipse 6:8, correspondente ao sinal seguinte de Mateus 24:6-7, que revela que o mundo vai ser atormentado por doenças mortais e por terríveis desastres. A fome, naturalmente, introduz doenças. E ambas, a fome e as doenças, vêm de carnificinas criadas pelo homem e de catástrofes naturais. Pandemias generalizadas dizimarão grandes populações, como a peste bubônica fez no século 14, quando matou um terço da população européia, russa e chinesa, assim como nas cidades ligadas a estas regiões por rotas comerciais.

O quinto selo, em Apocalipse 6:9-11 é correspondente a Mateus 24:9-10, e representa uma grande perseguição e martírio dos servos fiéis e verdadeiros de Deus. A perseguição é o destino dos santos de Deus. Como o próprio Jesus disse: "Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós "(João 15:20). Paulo também escreveu: "Todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos" (2 Timóteo 3:12, ARA).

A perseguição do povo de Deus tem sido um fato ao longo dos tempos, mas vai aumentar no tempo do tempo do fim. Em tempos de turbulência social, é comum buscar um bode expiatório. Tal como em eras anteriores, as autoridades religiosas acharão nos verdadeiros cristãos, um grupo conveniente para pôr a culpa.

Assim começa o período da Grande Tribulação. Outras passagens bíblicas revelam que a intensificação da perseguição se estenderá não somente aos cristãos, mas também aos descendentes físicos da antiga Israel. Os povos israelitas sofrerão uma terrível devastação pelos seus inimigos, durante este período, conforme profetizado em Deuteronômio 28.

O sexto selo do Apocalipse 6:12-17 corresponde a Mateus 24:29. Ambos descrevem sinais aterrorizantes no céu—o sol e a lua escurecidos, e o que parece ser queda de meteoros na terra. Estes sinais introduzem o tempo da ira de Deus (Apocalipse 11:18, 14:10, 19; 15:1, 7; 16:1; 19:15), o que a Bíblia também chama de "dia do Senhor" (1 Tessalonicenses 5:2; Malaquias 4:5). Isso culmina na segunda vinda de Jesus Cristo.

Todos esses grandes eventos proféticos trazem-nos à era do fim e são uma parte do tempo do fim, referidos por outros termos como os últimos dias, fim dos dias, últimos tempos e Dia do Senhor.

Acontecimentos em tempo real e profecias do tempo do fim

Nem todas as profecias são compreensíveis hoje, mas tudo ficará claro no futuro, conforme mudanças geopolíticas e tecnológicas acontecem à nossa volta em tempo real. Quem poderia ter previsto a comunicação através do computador e da Internet? Ainda assim, Deus promete revelar o futuro ao seu povo fiel enviado a proclamar a Sua verdade: "Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o Seu segredo aos Seus servos, os profetas" (Amós 3:7, ACF).

E Deus tem, na verdade, revelado a Seus seguidores algumas condições do tempo do fim que devem existir antes da vinda de Jesus Cristo. Estas condições só foram cumpridas durante o século passado.

• Primeiro, a possibilidade real de aniquilação da humanidade deve existir. A humanidade agora tem a capacidade de extinguir a vida humana através de ogivas nucleares. Essa perspectiva já existe nos Estados Unidos e na Rússia. A Grã-Bretanha, a França, a China, a Índia e Israel também têm consideráveis arsenais nucleares. Mas é especialmente perigoso o desenvolvimento de armas nucleares nos estados instáveis como o Paquistão e a Coreia do Norte, e possivelmente em breve, também no Irã.

Jesus disse que sobre o tempo do fim: "Porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias" (Mateus 24:21-22).

A humanidade sempre teve guerras, mas nunca tivemos a capacidade de exterminar todos os seres humanos da terra. Desde 1945 e a detonação das primeiras bombas atômicas, seguida pelas bombas de hidrogênio ainda mais destrutivas, a humanidade obteve a capacidade de destruir toda a vida humana várias vezes.

Jesus Cristo tem que intervir para salvar a humanidade de si mesma, da autoaniquilação!

• Em segundo lugar, a nação judaica deve existir e controlar Jerusalém para que as profecias do tempo do fim possam ser cumpridas. Isso não era possível antes de 1948, quando o moderno Estado de Israel nasceu—algo considerado impossível por séculos.

A cultura e a religião judaica sobreviveram por grandes períodosaté ser dominados e/ou derrotados pela Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma. O historiador Heinrich Graetz do século 19, disse: "Uma nação que tenha testemunhado a ascensão e decadência dos impérios mais antigos, e que continua a manter o seu lugar nos dias atuais, merece a maior atenção."

Napoleão, imperador francês, ao passar perto de uma sinagoga e ouvindo os judeus chorando lá dentro, disse: "Um povo que anseia tanto por sua cidade e seu templo é quase certo que as restaurará um dia!"

Jesus profetizou que, conforme o tempo do fim se aproximaria, os judeus uma vez mais controlariam Jerusalém e "o lugar santo." Jesus acrescentou mais adiante, que o lugar santo seria profanado com a abominação desoladora, como o profeta Daniel já tinha escrito (Mateus 24:15-16).

Os judeus hoje controlam Jerusalém. Após a Guerra dos Seis Dias, em 1967, quando os judeus tomaram posse de Jerusalém, eles permitiram que os árabes muçulmanos continuassem a controlar o Monte do Templo. Desde 1989, alguns israelenses começaram a preparar-se para a construção de um novo templo ou "lugar santo." Periodicamente judeus devotos têm tentado colocar a primeira pedra, mas sem sucesso. As condições da profecia de Jesus estão parcialmente em vigor, porém mais mudanças precisam acontecer antes que os eventos profetizados possam prosseguir.

• Terceiro, um renascimento final de uma grande potência geopolítica européia deve acontecer.

Um renascimento final do antigo Império Romano, profetizado nos livros bíblicos de Daniel e Apocalipse, deve reaparecer. Daniel 2:40-44 mostra que um reino de ferro, quarto na sucessão da antiga Babilônia, governaria até o tempo do fim. Isso só pode ser aplicado ao antigo Império Romano e aos seus sete renascimentos, que foram influenciados pela Igreja Romana (compare Apocalipse 17).

No tempo do fim, dez "reis" ou governantes se alinham a uma última superpotência mundial, que as Escrituras chamam "a besta", liderada por um poderoso ditador também chamado "a besta" (versos 12-13). O período de tempo desta profecia é bem claro pelo fato de que estes dez governantes "combaterão contra o Cordeiro"—o vindouro Jesus Cristo— "e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis" (14).

Somente a Europa pode cumprir esse papel. A Europa e a Igreja Católica Romana têm trabalhado em conjunto durante os avivamentos anteriores do antigo Sacro Império Romano. Nenhum outro reino ou continente pode vangloriarse desta relação por 1.500 anos.

O jornalista da Newsweek Michael Elliot relatou que "em Janeiro de 1957, seis países assinaram um tratado no local do antigo Capitólio Romano, e tornaramse a Comunidade Econômica Européia" (Newsweek, 29 de Janeiro de 1996). Paul-Henri Spaak, o então ministro dos estrangeiros belga, disse desse período, "Você acha que lançamos a primeira pedra dum novo Império Romano?" Seu assessor evocou, "Nesse dia todos nós nos sentíamos fervorosamente como romanos" (ibidem).

Como pode ajudá-lo a profecia do tempo do fim?

A série de romances de ficção Deixados Para Trás não pode fornecer uma visão profética verdadeira do tempo do fim. Só Deus pode.

Deus provê as profecias do tempo do fim para proporcionar a uma humanidade obstinada a oportunidade voltar-se para Ele. Ele quer que nos arrependamos e cumpramos o nosso potencial para sermos Seus filhos para sempre! Ele quer que nós O sigamos e que compartilhemos a Boa Nova do retorno de Cristo e do Reino de Deus para com outros. Embora, como visto, os cristãos serão perseguidos e martirizados no tempo do fim, Deus tem um plano para proteger, muitos daqueles que se voltem para Ele, dos terríveis acontecimentos proféticos vindouros.

Para muitos daqueles que vigiam as notícias do mundo à luz da profecia bíblica do tempo do fim, que estão atentos à sua condição espiritual pessoal e que continuamente oram para se aproximar de Deus, Ele oferece proteção nos dias perigosos à nossa frente (Lucas 21:29-36). Como vimos anteriormente em Deuteronômio 28, podemos obedecer a Deus e ser abençoados nesta vida diária, e mais importante, na vida futura.

O propósito manifesto de Satanás é destruir a humanidade. Ele acha que pode destruir todos os seres humanos através da Grande Tribulação antes de Jesus Cristo poder intervir para nos salvar. Apesar de que milhares de milhões vão morrer (para serem ressuscitados mais tarde de acordo com o plano de Deus), muitos milhões permanecerão vivos para começar uma nova vida, reconstruir as ruínas e viver num novo Jardim global do Éden, sob o reinado de Jesus Cristo na terra (Ezequiel 36: 33-35).

As profecias bíblicas são o esquema de Deus para salvar a humanidade de si mesma. Se prestar atenção, estas profecias do tempo do fim podem ajudar você e a sua família a livrarem-se destes tempos terríveis adiante. BN