As Maçãs Podres Que Estão Corrompendo A Sociedade

Você está aqui

As Maçãs Podres Que Estão Corrompendo A Sociedade

"Uma maçã podre estraga todo o cesto", diz o ditado. A Bíblia diz efetivamente a mesma coisa usando o exemplo da fermentação agindo na massa de pão: "Um pouco de fermento leveda toda a massa" (1 Coríntios 5:6). Essa ideia atinge em cheio os valores errados de muitas pessoas do mundo de hoje.

Em nosso mundo moderno, cinco "maçãs podres" estão corrompendo os bons costumes que a Bíblia ensina. Essas maçãs podres têm surgido em diferentes países, mas os seus efeitos corruptores vêm gradualmente se espalhando pelo mundo.

Quais são elas e como essas ideias corrompidas espalham seus efeitos tóxicos na vida de tanta gente?

Maçã podre #1: O Comunismo Marxista

A filosofia do comunismo ateu foi difundida principalmente pelo escritor alemão Karl Marx, que viveu na Inglaterra em meados de 1800.

Suas ideias tiveram o auxílio das péssimas condições de trabalhadores durante a Revolução Industrial em muitos países. Sofrendo terríveis martírios e abusos, os trabalhadores foram atraídos pelas ideias de Marx. Eventualmente, a sangrenta Revolução Bolchevique na Rússia, em 1917, levou ao poder o marxista Vladimir Lenin e a criação de um império comunista, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Após a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética impôs o comunismo nos países do Leste Europeu. Em 1949, tornou-se o sistema político oficial na China. Em seguida, ela se espalhou para outros países, como a Coréia do Norte, Vietnã e Cuba.

Em 1991, o comunismo foi derrubado na União Soviética, que depois foi forçada a libertar de seu domínio os países da Europa Oriental — alguns dos quais são economicamente prósperos hoje em dia, ao se comparar com o que eram no passado. A necessidade do comunismo também foi dissipada e reformulada na China para permitir uma sociedade mais aberta e economicamente próspera.

Mas, moralmente o mundo nunca mais foi o mesmo. O comunismo — ou tecnicamente o socialismo marxista-leninista — sempre esteve ligado ao ateísmo. Essa crença afetou a mentalidade de muitos líderes políticos, da cultura e da educação ao redor do globo terrestre. Por causa disso, ele continua exercendo uma poderosa influência em todo o mundo.

Esta maçã podre é baseada em quatro ideias falsas:

1) Deus não existe e o homem é simplesmente um animal altamente evoluído sem qualquer esperança de vida após a morte.

2) A verdade é relativa. Não existe nenhum modo genuinamente moral para se viver. Todo mundo tem o direito de decidir por si mesmo o que é certo e o que é errado.

3) Um governo de um único partido deve possuir tanto as riquezas quantos as formas de gerar riquezas em um país. E seus líderes podem distribuir essas riquezas como bem entenderem. Isto significa que o objetivo é ter o controle estatal sobre a economia, a política, a educação e a religião.

4) A natureza humana é muito flexível e pode mudar de acordo com o meio ambiente. Se os bens forem compartilhados igualmente de uma maneira comum (o termo "comunismo" originalmente significava viver em comunidade), as pessoas vão viver em paz e em harmonia, e os aspectos negativos da natureza humana supostamente desaparecer.

No entanto, a instituição do comunismo é uma rebelião direta contra os mandamentos de Deus, que dizem respeito à crença em Deus, aos valores familiares e à propriedade privada, em vez de um Estado controlando o indivíduo. E, como mostra a história, o comunismo levou a terríveis atrocidades, incluindo assassinatos em massa, como os que ocorreram na União Soviética, na China e no Camboja.

Alexander Solzhenitsyn, dissidente que sofreu nos campos de concentração soviéticos e mais tarde ganhou o Prêmio Nobel de literatura, certa vez observou: "Se hoje me pedissem para formular o mais concisamente possível a principal causa da desastrosa Revolução [soviética], que devorou quase sessenta milhões de vidas dentre nosso povo, eu não poderia colocá-lo com mais precisão do que repetindo o seguinte: Os homens se esqueceram de Deus e por esse motivo tudo isso aconteceu".

Ele continuou: "Se eu fosse chamado para fazer uma breve identificação do principal traço de todo o século XX... O que eu faria era... repetir mais uma vez: Os homens se esqueceram de Deus... Dentro do sistema filosófico de Marx e Lênin, e no coração de sua psicologia, o ódio contra Deus é a principal força motriz, mais fundamental ainda do que todas as suas pretensões políticas e econômicas" ("Os Homens Se Esqueceram de Deus", lido quando recebeu o Prêmio Templeton para o Progresso da Religião, em Londres, 1983, grifo do autor).

Macã podre #2: A Evolução Darwiniana

Em 1800, o naturalista inglês Charles Darwin desenvolveu a teoria de que os seres humanos evoluíram a partir de formas de vida inferiores. Que, supostamente, a partir de amebas unicelulares, a linhagem dos seres humanos evoluíram aos peixes, em seguida, aos anfíbios, aos  répteis, aos mamíferos, aos macacos e, finalmente, ao homem.

Isto levou à conclusão de que a vida não tem nenhum significado real — que estamos aqui por um resultado cego, por um acaso. Karl Marx estava tão entusiasmado com a ideia que perguntou a Darwin se ele poderia lhe dedicar seu famoso livro sobre o comunismo, Das Kapital. Darwin declinou da ideia, mas a conexão entre as duas crenças é muito real.

O escritor Aldous Huxley, um grande defensor da teoria de Darwin, fez esta notável confissão: "Sem dúvida, para mim, como também para a maioria dos meus contemporâneos, a filosofia da insignificância era essencialmente um instrumento de libertação. A libertação que desejávamos era simultaneamente a libertação de um determinado sistema político e econômico e a liberação de um determinado sistema de moralidade. Nós fomos contra à moralidade porque isso interferiu com a nossa liberdade sexual" (Fins e Meios, 1941, p. 273).

Como vários críticos da teoria da evolução têm apontado, se você ensinar a um estudante a acreditar que ele é apenas um animal, não se surpreenda quando ele começa a agir como um. Então, seria surpreendente que muitas de nossas escolas tenham se tornado um terreno fértil para a violência, a fraude, a imoralidade sexual, o abuso de drogas e a rebelião contra a autoridade?

No entanto, à medida que mais e mais pessoas começam a pesar criticamente as evidências a favor e contra a evolução darwiniana, muitos estão encontrando que as conclusões de Darwin estão espantosamente carentes de apoio.

Um desses críticos é o biólogo molecular Michael Denton, que escreveu sobre a teoria de Darwin: "Era de se esperar que uma teoria de tamanha importância, uma teoria que literalmente mudou o mundo, fosse algo mais do que metafísica, algo mais do que um mito. Em última análise, a teoria darwinista da evolução não é nada mais do que o grande mito cosmogênico do século XX" (Evolução: Uma Teoria em Crise, 1985, p. 358.). Para saber mais sobre este assunto, você pode baixar ou pedir nosso livro gratuito Criação ou Evolução: Realmente Importa O Que Você Acredita? e A Grande Questão da Vida: Deus existe?

Maçã podre # 3: A Psicologia Freudiana

O neurologista austríaco Sigmund Freud, o pai da psicanálise, desenvolveu seus métodos e pontos de vista sobre a psicologia no fim dos anos 1800 e início dos anos 1900. Seus ensinamentos sobre o tema se centravam na remoção de culpa dos atos pecaminosos e promovia a liberação sexual como uma forma de evitar distúrbios mentais e emocionais.

Ele insistiu que os desejos sexuais, fundamentais para o pensamento e o comportamento humano, deviam ser liberados. Essa ideia não foi aceita na sociedade nem nos círculos acadêmicos de seu tempo. A teoria das pulsões de Freud sugeriu que as pessoas são instintivamente conduzidas desde o nascimento ao desejo de experimentar o prazer físico. E ele viu a repressão moral desse impulso como muito prejudicial à saúde mental.

À medida que as ideias de Freud se espalhavam e eram aceitas foi acontecendo um relaxamento da moral sexual na sociedade no século vinte — abrindo o caminho para a depravação generalizada.

Na verdade, todas as três maçãs podres que discutimos até agora têm trabalhado em conjunto nesse sentido. No entanto, tem havia um crescente desprezo por elas. O escritor Phillip Johnson, professor de Direito e escritor de ciência, declarou:

"Toda a história do século XX enumera três pensadores como preeminentemente influentes: Darwin, Marx e Freud. Todos os três eram considerados "cientistas" (e, portanto, muito mais confiável do que qualquer coisa "religiosa") renomados. No entanto, Marx e Freud caíram, e até mesmo seus poucos seguidores já não alegam que suas ideias foram baseadas em uma metodologia remotamente comparável à da ciência experimental. Estou convencido de que Darwin é a bola da vez. De longe, sua queda será a maior das três" (Derrotando O Darwinismo Com A Mente Aberta, 1997, p. 113).

No entanto, a influência desses personagens, até mesmo os dois primeiros, não desapareceu. Ainda hoje, sua corrupção continua se espalhando, subvertendo o pensamento de jovens e adultos igualmente e prosperando em muitas universidades em todo o mundo. E mais duas “maçãs podres" adicionais ajudaram a afastar ainda mais o nosso mundo do verdadeiro Deus da Bíblia e de Seu caminho de vida, corrompendo os corações e as mentes de milhões de pessoas.

Maçã podre # 4: A Revolução Sexual

A pílula anticoncepcional, inventada nos Estados Unidos na década de 1950, foi aprovada para o uso contraceptivo em 1960. Antes da "pílula", a maioria das mulheres tinha medo de ter relações sexuais antes do casamento, por causa do alto risco de uma gravidez indesejada. No entanto, após ficar disponível ao público, a pílula tornou-se uma maneira barata e conveniente de evitar a gravidez. E isso ajudou a lançar a revolução sexual da década de sessenta, em grande parte do mundo.

Na esteira dessa grande revolução imoral, e apesar da pílula anticoncepcional, houve mais gravidezes indesejadas do que nunca.

Uma notícia recente, intitulada "Nascimentos de Filhos Fora do Casamento na Nova Sociedade Normal", apontou alguns resultados surpreendentes: "Cada vez mais crianças estão nascendo fora do casamento, de acordo com um novo estudo realizado pelo Projeto Nacional do Casamento e do Instituto dos Valores Americanos. O relatório se concentra no que chama os ‘americanos-do-meio’, os quase sessenta por cento dos norte-americanos que completaram o ensino médio, mas não um curso superior.

"Nesse grupo, há um total de 44 por cento de crianças nascidas fora do casamento. Isso é um aumento da década de oitenta que era um total de 13 por cento. ‘Os Estados Unidos estão em um ponto de inflexão, onde mães solteiras ameaçam se tornar um novo padrão’, disse Brad Wilcox, coautor do estudo. A pesquisa mostra que crianças nascidas ou educadas fora do casamento são mais propensas a sofrer de uma série de problemas sociais e emocionais" (CBN News, 18 de dezembro de 2012).

Isso não quer dizer que a contracepção seja um erro quando praticada por casais que decidem quantos filhos vão ter. O problema reside na utilização de um método para evitar as consequências como uma licença para cometer imoralidade sexual. E, hoje em dia, vemos o mesmo problema com a promoção de outros métodos de contracepção e proteção contra doenças sexualmente transmissíveis.

O fato é que a imoralidade, eventualmente, atinge os indivíduos e as sociedades que a tolera e participa dela. Combinado com as outras maçãs podres listadas anteriormente, o resultado tem sido um crescente número de pragas que afligem nossa sociedade atual — causando uma explosão de promiscuidade sexual, de epidemias de doenças sexualmente transmissíveis, de famílias e lares desfeitos, de pornografia desenfreada, de abuso infantil, de perversão sexual e muitas mais coisas.

Maçã podre # 5: A Proibição de Deus e Oração

Em 1962 e 1963 a Suprema Corte dos Estados Unidos, liderada pelo liberal Earl Warren, tomou as decisões de proibir a oração e a leitura da Bíblia em escolas públicas norte-americanas. Esta ideia de afastar Deus dos sistemas de ensino também se espalhou pela maior parte do mundo.

Randall Price, um arqueólogo e escritor de religião, comentou recentemente em um artigo sobre o impacto dessas decisões críticas e sobre a decisão da legalização do aborto de 1973:

"Essas decisões afetaram a consciência moral de nossa sociedade... tornando o humanismo a única religião sancionada no sistema de educação pública e rebaixando o valor da vida humana. Ao longo dos anos, uma vez que esses contra-valores se tornaram parte de nossos valores nacionais, temos assistido a degeneração de nossa sociedade, especialmente com a juventude que nunca conheceram outros valores, uma vez que foram aceitos e praticados ao abrigo da lei em nossa nação.

"Nós também testemunhamos um crescimento da prática, no governo e no setor privado, e desses contra-valores de uma forma e tamanho nunca imaginado pelos juízes que tomaram essas decisões originais (tais como a oração e a menção a Deus nas cerimônia de formatura e eventos esportivos e em demonstrações de fé pública).

"No entanto, enquanto as demonstrações de valores cristãos são proibidos ou denunciados, esses contra-valores são comercializados no atacado pela indústria do entretenimento (filmes, TV e jogos de vídeo), que satura a nossa cultura com a violência trivial e morte, criando a ilusão de que o assassinato gratuito é apenas um jogo e o herói é aquele com as armas ‘mais malvadas’! Esta foi uma das características do jovem que assassinou professores e crianças em Connecticut" ("O Que Há De Errado Com Nosso País?" Notícias e Perspectivas do Mundo Bíblico, Winter 2012, p. 21).

Como ocorre frequentemente, depois de tragédias terríveis como os assassinatos na escola de Newtown, em Connecticut, em dezembro de 2012, o seguinte diálogo em uma carta fictícia entre um estudante e Deus circulou pela internet. Ela começa com uma pergunta: "Querido Deus, por que você permite tanta violência em nossas escolas? Assinado: um estudante preocupado”. E esta é a resposta: "Caro estudante preocupado, eu não estou autorizado a estar presente nas escolas. — Deus".

O ex-governador do Arkansas e candidato a presidente, Mike Huckabee, declarou acertadamente: "Nos perguntamos por que há violência em nossas escolas, porém afastamos Deus sistematicamente de nossas escolas. Deveríamos estar tão surpreendidos que as escolas tenham se tornado um lugar de carnificina?" (Entrevista na Fox News, 14 de dezembro de 2012).

De fato, a expulsão de Deus de dentro das escolas foi seguida de um crescente aumento de todos os tipos de males sociais.

Classificando as maçãs podres

É importante compreender que estas cinco "maçãs podres" têm afetado profundamente a sociedade — essa corrupção tóxica impregna todas as esferas da sociedade.

A Bíblia descreve a última geração antes de Jesus Cristo voltar à Terra e não é uma imagem agradável. Deveria ser óbvio que essas "maçãs podres" têm muito a ver com isso.

Observe a profecia do apóstolo Paulo acerca das condições existentes antes de Jesus Cristo voltar à Terra para salvar a humanidade da extinção: "Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.  Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família.

"Irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus" (2 Timóteo 3:1-4, NVI).

Será que isso não define o mundo em que vivemos hoje? Vemos isso ao ler, ao ouvir ou ao assistir as notícias na televisão. A falta de valores morais e espirituais é gritante.

Então, o que podemos fazer a respeito? A resposta é: Não podemos mudar a sociedade, mas podemos mudar a nós mesmos — e mais ainda com a ajuda de Deus.

Em outra passagem, Paulo disse muito bem: "Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus... Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:1-2, NVI).

Jogue fora as maçãs podres. Saiba a verdade sobre o incrível futuro que Deus planejou para você! De mente e coração, siga os caminhos de Deus — os verdadeiros valores — e rejeite os ‘contra-valores’ deste malévolo mundo atual! BN

Legends:

Desde a queda da União Soviética, moralmente o mundo nunca mais tem sido o mesmo. O comunismo — ou tecnicamente o socialismo marxista-leninista — sempre esteve ligado ao ateísmo.

"Nos perguntamos por que há violência em nossas escolas, porém afastamos Deus sistematicamente de nossas escolas.

Deveríamos estar tão surpreendidos que as escolas tenham se tornado um lugar de carnificina?

Nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.

  Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos...” ― 2 Timóteo 3:1-4, NVI.