O Planeta Terra Sobreviverá e Florescerá!

Você está aqui

O Planeta Terra Sobreviverá e Florescerá!

Alguns meses atrás, o auto-intitulado evangelista do rádio Harold Camping previu que o mundo enfrentaria a destruição total, começando com um terremoto global, começando em 21 de maio de 2011. Ele estava tão convencido de suas previsões que comprou o espaço de anúncios de página inteira dos principais jornais proclamando que o fim do mundo era iminente.

E sem demonstrar nenhum constrangimento em uma entrevista à televisão, Camping admitiu que havia alguns erros e, se dando ao luxo de definir outra data, tentará novas previsões. Isto é um bocado ridículo e triste.

E para tirar proveito das catástrofes naturais e artificiais que continuam a assustar o mundo e levam as pessoas a se preocuparem com o futuro é que aparecem em cena os auto-nomeados profetas sustentando que a sua perspectiva apocalíptica vem diretamente de Deus. Mas eles estão aí para perpetuar a mentira e a confusão.

Esses profetas da desgraça e da destruição não têm a visão e nem o entendimento espiritual das Escrituras e não sabem que nosso planeta não será totalmente destruído no retorno de Cristo, e sim que será poupado disso e vai sobreviver e prosperar em um caminho que a humanidade nunca viu!

Por que a terra existe?

Entretanto, as suas profecias suscitam uma questão interessante: Por que nosso planeta precisa mesmo existir quando a maioria dos cristãos acreditam que ir para o céu é a recompensa dos salvos? Se vamos para o céu quando morrer, então por que esta terra precisa sobreviver? Será que realmente isso importa?

A maioria das pessoas sabem que a Terra é o único planeta habitável no nosso sistema solar. Todos os outros planetas estão inabitáveis, e se fosse possível colocar um homem em Marte, por exemplo, ele só poderia sobreviver se sua vida fosse protegida e preservada em algum tipo de ambiente protetor, como uma bolha. A ideia de estabelecer o homem na lua nunca se materializou, e Marte é muito mais longe do que a lua.

A maioria das pessoas não refletem sobre o motivo da terra existir. Para elas, tanto faz. Elas não querem ser incomodadas com tais trivialidades quando estão batalhando para conseguir pagar o gás, a luz e os alimentos. E estão tão envolvidas consigo mesmas e com suas atividades pessoais que nunca meditam neste conceito. E muitas outras estão dedicadas a colecionar o maior número possível de brinquedinhos antes de morrer.

Mas, falando sério, por que a terra existe? Quando você descobrir a resposta a esta pergunta, realmente compreenderá suas implicações e sua visão do mundo mudará!

Aqui está a resposta em poucas palavras:

A terra existe por sua causa e por causa de todas as pessoas que já viveram e que viverão no futuro.

A terra existe porque Deus e Jesus Cristo estabelecerão Seu Reino aqui.

A terra existe porque, eventualmente, Deus Pai vai trazer a Jerusalém celestial, onde Ele vive, para a terra quando esta for transformada em uma nova terra (Apocalipse 21:2, 10, 24).

Você pode saber, na verdade, você precisa saber, por que a Terra existe. Seu futuro depende do entendimento correto desse simples fato.

Deus nos diz que construiu a Terra para nós, uma casa na qual os seres humanos poderiam adotar bons valores, construir um bom caráter e honra a Ele e a Suas leis: "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra" (Gênesis 1:26).

E para isso é necessário tempo, educação, prática, experiência, maturidade e aceitação do conselho de Deus (não do homem). "Ó Senhor, eu sei que o homem [naturalmente] é incapaz de traçar o rumo de sua vida; eu sei que o homem não pode planejar o seu futuro" (Jeremias 10:23, Bíblia Viva).

Estamos vivos na terra de Deus, neste ambiente especial e único que sustenta toda a vida física, para aprender a governar e cuidar de todas as coisas vivas. Ainda mais, estamos aqui para cuidar de nossos companheiros seres humanos: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22:39; Levítico 19:18). Esta é a razão de nossa existência e o motivo de estarmos aqui (compare a 1 João 4:20-21).

E onde isso nos leva, se aprendermos a honrar o grande Deus que nos deu o privilégio de cuidar bem do que Ele nos deu, a começar por nossas próprias vidas? Infelizmente, a história secular e a profecia bíblica provam que os seres humanos têm caminhado para trazer desgraça e destruição sobre si mesmos (Provérbios 14:12, Mateus 24:21-22, Romanos 3:10-18, Isaías 59:1-14).

Os seres humanos podem arruinar seu futuro

Embora Deus tenha dado às pessoas a oportunidade de viver como se estivessem no jardim do Éden, temos diligentemente persistido em destruir nosso futuro. Deus quer nos dar a cobertura, mas nós O ignoramos e preferimos a casinha do cachorro.

Romanos 6:23 nos diz que "o salário do pecado é a morte" (grifo nosso). A palavra salário é instrutiva. Os salários são o que ganhamos por aquilo que trabalhamos diligentemente para produzir! Os seres humanos pagam caro nesta vida, através da dor e do sofrimento, por desobedecer os santos mandamentos de Deus, e por fim acabam ganhando a morte―bem parecido a um soldado que, na linha de frente, é pago para produzir dor, sofrimento e morte.

Deus diz que os seres humanos não sabem conduzir corretamente suas próprias vidas (Jeremias 10:23). Demonstramos por nossas atitudes que discordamos de Deus. Estamos firmemente decididos a arruinar nossas vidas bebendo e divertindo desenfreadamente, nos entregando às drogas e viciando-nos em uma série de prazeres instantâneos. Estamos constantemente em guerra uns com os outros. A humanidade não conhece a paz verdadeira e duradoura (Isaías 59:8). Roubamos, trapaceamos e enganamos.

Isso é tudo culpa nossa? Sim, grande parte, pois Deus nos dá a liberdade de escolher entre o bem e o mal: "Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente" (Deuteronômio 30:19).

Certamente, em muitos aspectos, nós sabemos disso melhor do que ninguém. Mas persistimos em escolher o mal. E é por esta razão que Deus ordena que todos e em todo os lugares se arrependam. Como diz Atos 17:30: "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam".

Deus deixa claro que o boi ou o burro honram seu mestre melhor do que os seres humanos! "Ouvi, ó céus, e presta ouvidos, tu, ó terra, porque fala o SENHOR: Criei filhos e exalcei-os, mas eles prevaricaram contra mim. O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, a manjedoura do seu dono, mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.

“Ai da nação pecadora, do povo carregado da iniqüidade da semente de malignos, dos filhos corruptores! Deixaram o SENHOR, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás. Porque seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma, e todo o coração, fraco" (Isaías 1:2-5).

Dada a flexibilidade para tomar decisões pessoais sobre nossos pensamentos e ações, nós competimos para arruinar o nosso futuro.

Antes eu havia perguntado se os problemas humanos eram nossa culpa. Eu respondi que sim, até certo ponto temos a responsabilidade por causa de nossas escolhas e atitudes. No entanto, há mais no quadro global do que nossa tendência humana de nos dirigir à auto-destruição.

Um intruso invisível deseja nossa morte

Existe algo ou alguém que seja cúmplice em nosso mergulho à auto-destruição? A verdade é que há um intruso invisível que quer destruir a mim e a você, não só nesta vida, mas para sempre! Esse intruso é um grande ser espiritual caído, que é identificado como o deus deste século (2 Coríntios 4:4), o príncipe das potestades do ar (Efésios 2:2), o arquidestruidor, e Satanás, o diabo (Apocalipse 20:2), que transfigura em um anjo de luz (2 Coríntios 11:14).

Satanás quer nos destruir, porque ele sabe o nosso destino final. Satanás sabe o propósito de Deus para a vida humana, o que Ele nos concederá, se continuarmos a aceitar o Seu dom da graça, que inclui o perdão imerecido de nossos pecados e a ajuda espiritual para continuar obedecendo Suas leis.

Satanás sabe que os seres humanos vão se tornar filhos de Deus, irmãos mais novos de Jesus Cristo (Hebreus 2:11-12) e reinarão sobre os anjos (Hebreus 1:13-14). Ele sabe que, no final das contas, vamos assumir a responsabilidade de julgar os anjos (1 Coríntios 6:3).

Satanás estava irado, muito antes de Deus criar os seres humanos na terra. Ele iniciou uma violenta rebelião para derrubá-Lo de Seu trono (Isaías 14:12-15). Alguns têm especulado que a razão desta rebelião talvez tenha sido quando ele aprendeu que os seres humanos teriam um destino superior ao dos anjos (Hebreus 1:14).

O apóstolo Pedro nos advertiu sobre o arqui-inimigo invisível da humanidade: "Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar" (1 Pedro 5:8).

Ele é um assassino e um mentiroso que "engana todo o mundo" (João 8:44, Apocalipse 12:9). Ele é o "tentador", que induz as pessoas ao pecado (Mateus 4:3). Cegos e influenciados por ele, a grande maioria dos seres humanos estão enganados e "em cuja vontade estão presos" (2 Timóteo 2:24-26).

A humanidade pode melhorar? Podemos escapar das ciladas do diabo, depois de ter sido enlaçados para fazer sua vontade? Deus diz que podemos. Um dia, Deus levará toda a humanidade a adorá-Lo para seu próprio bem, esta é Sua intenção (Malaquias 1:11). Os seres humanos não terão mais, separadamente, sua própria marca de religião e não tentarão mais convencer a ninguém com interrogações tipo "Você conhece o Senhor?" Porque depois de Satanás e seus demônios forem removidos, toda a humanidade irá adorar a Deus da maneira que Ele requer (Hebreus 8:10-11).

O plano de Deus para a humanidade no planeta Terra

Deus tem um grande plano para os seres humanos na terra, primeiro como filhos e filhas naturais e finalmente como filhos espirituais, imortais e santos de Deus (1 Coríntios 15:48-49, 1 João 3:2).

Ironicamente, as pessoas não conhecem o verdadeiro Deus e nem Seu plano porque foram cegadas pelo falso deus deste mundo. Ele enganou nossos primeiros pais, Adão e Eva, e incansavelmente tem continuado com seu engano por milênios buscando manter os seres humanos cativos à sua vontade e levando-os a destruir-se, como temos visto.

Satanás, o diabo, o deus deste século, é um deus diferente, com "um espírito diferente" e "outro evangelho" (2 Coríntios 11:4). Ele tem enganado os seres humanos há milhares de anos através de outro tipo de cristianismo, que não tem poder inerente, substituindo a verdade de Deus pelo seu falso evangelho.

É por isso que Cristo disse que o caminho de Deus é difícil de encontrar e que poucos conseguem: "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem" (Mateus 7:13-14).

O plano final de Deus para a humanidade é nos tornar Seus filhos, parte de Sua própria família, no Seu Reino vindouro. Este é o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo!

Deus deseja que todos os seres humanos mudem e siga-O (1 Timóteo 2:4). Então, nós seremos os novos irmãos de Jesus Cristo (Hebreus 2:10-11), também seremos divinos como Ele é divino (1 João 3:1-3) e imortais (1 Coríntios 15:50-53), servindo com Cristo na terra como reis e sacerdotes (Apocalipse 5:10), reinando e julgando os seres humanos na terra (Lucas 19:17, Apocalipse 2:26, 1 Coríntios 6:2), ajudando-os a aprender o caminho de vida de Deus.

O verdadeiro cristianismo não é para os fracos!

O caminho de Deus exige sacrifício pessoal (Romanos 12:1), um tipo de sacrifício que exige resistir aos nossos desejos baseados em nossa natureza humana egoísta, gananciosa e enganosa (Jeremias 17:9).

O verdadeiro cristianismo, baseado nas Escrituras, atinge o âmago da natureza humana e expõe completamente uma pessoa diante de Deus: "Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas. Não há nada que se possa esconder de Deus. Em toda a criação, tudo está descoberto e aberto diante dos seus olhos, e é a ele que todos nós teremos de prestar contas" (Hebreus 4:12-13, BLH).

O apóstolo Paulo trata da exigência de Deus para aqueles que professam ser cristãos (Romanos 6:1-23). Uma vez que tenhamos nos arrependido de nossos pecados, aceitemos a Jesus como nosso Salvador pessoal, sejamos sepultados com Ele na sepultura aquática que simboliza o batismo, e recebemos a imposição de mãos para receber o Espírito de Deus, então podemos e devemos avançar em nossas vidas, seguindo o exemplo de Cristo de superação diária (2 Coríntios 4:16, Mateus 5:44; 22:37-39).

Nossos velhos hábitos pecaminosos nos mantêm sob o controle e a manipulação do deus deste século (Romanos 6:16). Nesta condição cega, os seres humanos são incapazes de desfrutar da vontade espiritualmente agradável e produtiva de Deus, expressa por Suas leis, as quais nos ensinam o amor de Deus (1 João 5:3).

O verdadeiro cristianismo não é para os fracos. Leia o livro de Atos e você encontrará os verdadeiros cristãos falando do verdadeiro evangelho, de perseguição e de martírio. Você encontrará autoridades religiosas e políticas arrastando os membros da Igreja e, antes de qualquer julgamento, lançando-os na prisão. Você encontrará alguns sendo espancados e apedrejados até a morte.

O verdadeiro cristianismo da Igreja primitiva apostólica é um caminho difícil de seguir! Jesus disse: "Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece" (João 15:19). Você pode aprender muito mais sobre isso em nosso livro gratuito A Igreja que Jesus Edificou.

Cristo disse que era completamente impossível honrar a Deus sem colocá-LO em primeiro lugar em sua vida, à frente da família e da sua própria vida (Lucas 14:26). Além disso, Ele disse que era impossível ser Seu discípulo, a menos que tomemos a Sua cruz—pagando qualquer preço que for exigido de nós para viver uma vida piedosa de serviço—e seguir a Ele e Seus caminhos (Lucas 14:27). O verdadeiro cristianismo não é para os fracos!

O planeta Terra sobreviverá e prosperará

Deus diz que a Terra não vai perecer. Pelo contrário, as Escrituras mostram que, após a volta de Cristo, o nosso planeta terra será maior do que nunca. Veja esta profecia, sobre o reinado de Jesus Cristo, de Isaías 11:1-10:

"Porque brotará um rebento do tronco de Jessé [pai do Rei Davi] e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, e o Espírito de sabedoria e de inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. E deleitar-se-á no temor do SENHOR... E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a verdade, o cinto dos seus rins.

“E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão, e a nédia ovelha viverão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e seus filhos juntos se deitarão; e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco.

"Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar. E acontecerá, naquele dia, que as nações perguntarão pela raiz de Jessé, posta por pendão dos povos, e o lugar do seu repouso será glorioso".

E, finalmente, vamos resumir a verdade da Bíblia sobre o futuro da humanidade e da Terra:

Deus garante que a terra sobreviverá e prosperará, porém terá que ser transformada (Isaías 11:1-10; 35:1-2; Amós 9:13-15).

Deus garante que a humanidade sobreviverá e prosperará como nunca antes (Miquéias 4:1-4).

Deus garante que esta terra se tornará literalmente como um Jardim do Éden (Ezequiel 36:35-36).

Deus garante que você pode receber o Seu Espírito Santo e fazer parte de tudo isso quando se comprometer a honrá-LO e obedecer à Sua vontade (Atos 2:38, 3:19, Romanos 8:12-14).

O planeta Terra ainda vai florescer como nunca antes. E irá sobreviver, assim como a humanidade. E você se comprometerá, hoje, a acreditar e obedecer a mensagem do verdadeiro evangelho de Cristo? BN