O Propósito de Deus para a Profecia

Você está aqui

O Propósito de Deus para a Profecia

A profecia é importante? Entre um quarto e um terço da Bíblia é profecia. Alguns de seus livros mais longos, como Isaías, Jeremias e Ezequiel, são proféticos. Muitos de seus outros livros, como Gênesis, Salmos e as epístolas de Paulo, também contêm profecias importantes.

Um dos maiores discursos registrados de Jesus Cristo, em Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21, é uma extensa profecia dada pouco antes de Sua crucificação. E, claro, a Bíblia termina com o livro de Apocalipse, uma série de visões proféticas descrevendo o período inicial da Igreja, o retorno de Jesus Cristo e depois disso.

Então, isso deixa claro que a profecia é importante para Deus. Mas por quê? Por que a profecia é importante para Ele? E por que deveria ser importante para nós? A Escritura revela os principais propósitos da profecia, então devemos ter certeza de entender isso!

A profecia revela quem e o que é Deus.

Outra maneira de expressar isso seria dizendo que a profecia revela a grandeza e a força de Deus — poder tão grande que Ele é capaz de revelar o futuro.

A Bíblia começa com um testemunho incrível do poder criativo de Deus: "No princípio Deus criou os céus e a terra" (Gênesis 1:1). Os versículos que se seguem descrevem como Ele colocou os corpos celestes em ordem, separou a terra seca do oceano, povoou o planeta com plantas, pássaros e criaturas marinhas e terrestres — Seus atos criativos, em seguida, culminam com os primeiros seres humanos, Adão e Eva.

Muitas outras passagens bíblicas descrevem o poder, a glória e a majestade de Deus. (Para saber mais, solicite ou baixe sua cópia gratuita do nosso livro Deus é uma Trindade?). E em Isaías 42, ele conecta Seu poder criativo à Sua capacidade de revelar o futuro muito antes de vir acontecer:

"É o que diz Deus, o Senhor, aquele que criou o céu e o estendeu, que espalhou a terra e tudo o que dela procede, que dá fôlego aos seus moradores e vida aos que andam nela:... Eu sou o Senhor; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor.  Vejam! As profecias antigas aconteceram, e novas Eu anuncio; antes de surgirem, Eu as declaro a vocês" (versículos 5, 8-9, NVI, ênfase do autor).

Nada nem ninguém pode se comparar ao poder e a majestade de Deus. Nenhum outro pode simplesmente falar para trazer galáxias, estrelas e mundos à existência! Nenhum outro pode criar seres vivos a partir do nada! E nenhum outro pode declarar o que vai acontecer antes de que aconteça!

Como seres humanos, estamos acostumados a pensar em três dimensões da largura, altura e profundidade, e assim, de forma limitada, podemos compreender grande a capacidade criativa de Deus nessas dimensões, ao ver o mundo que nos rodeia. Mas como é que a profecia se encaixa nisso?

Em certo sentido, a profecia poderia ser vista como Deus exercendo seu poder criativo em outra dimensão, a do tempo — prevendo o futuro e, em seguida, fazendo-o acontecer, quando, onde e como Ele quiser. Suas habilidades certamente superam todas as capacidades dos seres humanos!

A profecia revela que Deus existe e que a Bíblia é a Sua Palavra revelada.

Ao longo dos séculos, homens e mulheres têm negado a existência de Deus, preferindo acreditar que Ele não existe. Isso não é novidade. No primeiro século, o apóstolo Paulo escreveu que as pessoas "eles não se importaram de ter conhecimento de Deus", uma vez que aceitar a Sua existência interferia em suas ações egoístas de desejos e maldades (Romanos 1:28-32).

Hoje, no entanto, as pessoas elevaram a negação de Deus a uma forma de arte — principalmente ao se esforçarem para explicar as evidências científicas, como a complexidade inacreditável do DNA e a precisa regulagem do universo e de nosso planeta para a existência de vida. (Para saber mais, baixe ou solicite nosso livro gratuito Deus existe?).

Então, como essas pessoas lidam com a profecia bíblica? Aqui, também, os críticos contornam a evidência clara e oferecem todo tipo de raciocínio complicado para explicá-la. Mas Deus propõe esse desafio para qualquer um que duvidar dele:

"Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus. Quem então é como eu? Que ele o anuncie, que ele declare e exponha diante de mim o que aconteceu desde que estabeleci meu antigo povo, e o que ainda está para vir... Não anunciei isto e não o predisse muito tempo atrás? Vocês são minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim?" (Isaías 44:6-8, NVI).

Na verdade, a história em si serve como testemunho de que Deus predisse muitos eventos centenas e milhares de anos antes de acontecer, então fez com que acontecesse exatamente como Ele disse (ver "Quais são as Principais Profecias Bíblicas Já Cumpridas?").

Deus tem tanta certeza do que prediz que Ele deixa isso por escrito bem antes do tempo da realização, assim podendo ser facilmente refutada se não acontecer. No entanto, uma e outra vez, o que Ele escreveu tem acontecido como predisse! (Para saber mais, baixe ou solicite os nossos livros gratuitos A Bíblia Merece Confiança? e Você Pode Entender a Profecia Bíblica).

A Bíblia é diferente de qualquer outro "livro sagrado" religioso em muitos aspectos, mas a grande diferença é que somente a Bíblia contém centenas de profecias que se cumpriram, assim como foram registradas muitos anos antes do tempo de se cumprir — e ainda há centenas de outras para serem cumpridas.

Em Ezequiel 33:33 Deus nos diz por que revelou o futuro a Seus servos e lhes disse para registrá-lo: "Mas, quando vier isto (eis que está para vir), então, saberão que houve no meio deles um profeta".

A profecia mostra que Deus está no controle de tudo.

Deus não só pode revelar o futuro bem antes do tempo como também pode fazer acontecer o que Ele predisse. Em Isaías 46:9-10 Ele declara abertamente que ninguém nem coisa alguma pode sequer se aproximar de Seu poder, usando a profecia como um exemplo:

"Lembrem-se das coisas passadas, das coisas muito antigas! Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu. Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá" (NVI). Ele termina esta afirmação dizendo: "Meu propósito permanecerá em pé, e farei tudo o que me agrada" (NVI).

Está claro como um cristal, que só Deus pode fazer isso.

Talvez seja possível que certos seres humanos, usando os mais recentes e poderosos supercomputadores — ou com palpites de sorte! — possam fazer algumas previsões certeiras sobre o futuro (embora tenhamos dificuldade até de prever o tempo para alguns dias à frente!). Mas como poderiam se aproximar das previsões registradas de Deus?

O profeta bíblico Daniel, que serviu aos governantes da Babilônia e do Império Medo-Persa, afirmou que Deus "remove os reis e estabelece os reis" e "revela o profundo e o escondido" (Daniel 2:21-22). Daniel não teve dúvidas quando chegou a esta grande verdade sobre Deus. Como você pode ler no livro bíblico que leva seu nome, Daniel era um conselheiro real da corte da Babilônia, com um assento na primeira fila da história para ver Deus removendo, reestabelecendo e substituindo os reis — e até mesmo derrubando um poderoso império, quando chegou a hora para passar para a próxima grande fase da profecia bíblica.

Qual a lição a aprender? Deus está completo e definitivamente no controle, levantando e derrubando reis e impérios, segundo Seu plano para cumprir o Seu propósito!

A profecia revela as resultados da obediência e da desobediência.

Um tema encontrado novamente na profecia bíblica é que toda escolha e ação têm consequências. Um dos maiores erros que os indivíduos ou nações pode cometer é acreditar que podem agir como quiserem, sem que, eventualmente, essas ações lhes afetem.

Paulo resumiu isso muito bem em Gálatas 6:7: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba, pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.

Dois longos capítulos da Bíblia, Levítico 26 e Deuteronômio 28, diz isso claramente. Eles são comumente conhecidos pelos estudiosos da Bíblia como os capítulos das "bênçãos e maldições". Assim são chamados porque descrevem em detalhes consideráveis ​​o que acontece quando uma nação escolhe obedecer e honrar a Deus (bênçãos) e o resultado quando uma nação vira as costas e O desobedece.

"E será que", começa Deuteronômio 28: "Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR, teu Deus" (versículos 1-2).

O capítulo continua a descrever as bênçãos agrícolas e outras abundâncias materiais, boa saúde, respeito e prestígio nacional, vitórias em conflitos, proteção divina, bom clima, riqueza nacional e muito mais.

"Será, porém, que", começa advertindo o capítulo no versículo 15: "Se não deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, para não cuidares em fazer todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então, sobre ti virão todas estas maldições e te alcançarão".

Como seria de esperar, as maldições que se seguem são o oposto das bênçãos listadas — ruína agrícola e material, "perdição em tudo que puseres a tua mão para fazer", doenças, secas, derrota militar, doença mental e confusão, opressão de estrangeiros e invasores, desastres naturais e muito mais.

"Porquanto não haverás servido ao SENHOR, teu Deus, com alegria e bondade de coração, pela abundância de tudo, assim servirás aos teus inimigos", declara Deus (versículos 47-48). O alerta continua com detalhes vívidos e sóbrios do que acontece quando os padrões de civilidade e moral começam a se degenerar completamente, levando à completa depravação. Levítico 26 apresenta o mesmo resultado.

Infelizmente, os antigos reinos de Israel e de Judá não conseguiram prestar atenção nessas advertências e hoje servem de exemplo claro para nações como os Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e outras que têm sido muito abençoadas por Deus, mas agora, cada vez mais, estão negando-O, desprezando as Suas leis e pisando em Suas Palavras. O destino delas está igualmente explícito na profecia por se recusarem a voltar-se desse caminho traiçoeiro!

A profecia revela a vontade de Deus — Seu desejo de que todos recebam o Seu dom da salvação.

Não há dúvida de que grande parte da profecia bíblica é desagradável e, às vezes, assustadora. Ela é um assunto importantíssimo pelas razões descritas acima — Deus quer que compreendamos as consequências dolorosas advindas da escolha do caminho errado e das bênçãos ao decidir obedecê-Lo. Assim como um pai sábio adverte seus filhos da dor que resultará da desobediência, Deus está nos alertando como a filhos.

Deus não quer ver ninguém sofrendo. Em um dos grandes livros proféticos da Bíblia, Ezequiel nos diz: "Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?" (Ezequiel 33:11, ARA).

Mas as profecias da Bíblia quase sempre acabam em esperança e boas notícias. Isto porque, como Paulo disse a Timóteo: "Deus quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade" (1 Timóteo 2:4).

E a profecia bíblica revela como essa maravilhosa verdade vai ocorrer! Para entender melhor, solicite ou baixe nossos livros gratuitos Qual é o Seu Destino? e O Evangelho do Reino; e não deixe de ler o artigo "A Nova Era do Homem — Como Será", a partir da página XX desta edição.

A profecia revela o plano de Deus para a humanidade.

A profecia bíblica revela que Deus está trabalhando em um plano incrível aqui embaixo — um plano de como Ele nos trará a salvação e a vida eterna em Sua família divina! Observe algumas declarações proféticas fundamentais em Sua Palavra, que indicam o futuro maravilhoso que aguardam aqueles que entregam suas vidas a Ele agora:

"Eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso" (2 Coríntios 6:18). Não devemos espiritualizar esta declaração — Seu significado é literal!

"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro"(1 João 3:2-3). A promessa de Deus é que, como Seus filhos divinos, nós seremos como Jesus Cristo glorificado!

"Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele mil anos" (Apocalipse 20:6). Poucos entendem esta verdade, mas o plano de Deus para nós é o de servi-Lo como sacerdotes e reinar com Jesus Cristo, quando Ele estabelecer o Reino de Deus na Terra! (Para saber mais, solicite gratuitamente nosso livro Qual é o Seu Destino?).

A profecia deve-nos motivar ao arrependimento e à conversão a Deus.

Em Jeremias 25:4-5, vemos o próprio Jeremias, resumindo a mensagem dos profetas de Deus para o Seu povo: "Também vos enviou o SENHOR todos os seus servos, os profetas... dizendo: Convertei-vos, agora, cada um do seu mau caminho e da maldade das suas ações...".

Vemos que outro propósito de Deus para profecia é exortar a humanidade para que se arrependa — deixe seus maus caminhos e siga a Deus de todo o coração. O apóstolo Pedro, em 2 Pedro 3:9, nos diz: "O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento" (NVI).

Em Jeremias 18:7-8 Deus diz: "No momento em que eu falar contra uma nação e contra um reino, para arrancar, e para derribar, e para destruir, se a tal nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe".

Vemos isso na extraordinária história do profeta Jonas, que Deus enviou para a capital assíria de Nínive para lhe informar sobre seu julgamento e morte iminente por sua maldade. Jonas, porém, detestava os ninivitas por causa da crueldade deles para com o seu povo, os israelitas, então se recusou a ir e fugiu em outra direção. Você provavelmente se lembra do que aconteceu a seguir — Deus fez com que Jonas fosse engolido por um grande peixe e três dias depois foi vomitado na terra, isso o fez mudar de ideia. Desta vez ele foi fazer o que lhe foi dito para fazer.

Ele entregou a mensagem, e para seu grande desgosto os ninivitas creram em Deus e se arrependeram. Eles jejuaram e se cobriram de panos de saco (sinal de luto), fazendo o mesmo com seus animais e gado, e pararam de comer e beber. Como resultado disso, "Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez" (Jonas 3:10).

Infelizmente, apesar de Deus enviar profetas para alertar muitos povos da destruição iminente, apenas os sanguinários e perversos ninivitas foram contados entre os poucos que se arrependeram. Talvez tenham se tornado tão maus que, finalmente, perceberam que algo estava profundamente errado.

A principal lição para nós é que eles se arrependeram e mudaram. E nós também podemos? E você pode fazer isso?

A mensagem de todos os profetas da Bíblia é que, se você mudar sua vida, ouvir a Deus e às Suas advertências e mudar sua vida, então poderá escapar dos terríveis tempos profetizados para acontecer em nosso mundo.

Afinal, toda a profecia é uma mensagem de esperança. Portanto, temos a garantia de que Deus está totalmente no controle e que Ele é um Deus de amor (1 João 4:8, 16), que Seu desejo é que voltemos sinceramente arrependidos e entreguemos nossas vidas a Ele. Se, e quando, fizermos isso, Ele promete nos abençoar e proteger com o objetivo de cumprir o Seu propósito em nós.

Ele nos diz o que devemos fazer em Isaías 55:6-7: "Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar".

Em Sua Palavra, Deus nos mostra Seus propósitos fundamentais para a profecia. Acima de tudo, Ele nos entrega a profecia com o intuito de nos ajudar a entender quem e o que Ele é e quanto precisamos dEle.

Ele está pronto, disposto e apto a nos responder quando O chamarmos. Agora, Ele está esperando que você dê esse passo! BN

Quadro lateral: Quais são as Principais Profecias Bíblicas Já Cumpridas?

A Bíblia contém centenas de profecias que já foram cumpridas. Dezenas delas foram cumpridas apenas sobre o Messias, Jesus Cristo, incluindo o local de Seu nascimento (Miquéias 5:2), o tempo de Sua aparição pública (Daniel 9:25), Sua traição pelo preço de um escravo, sendo esse dinheiro então usado para comprar um pedaço de terra (Zacarias 11:12-13) e Sua morte por flagelação e crucificação (Salmo 22:16-17).

Israel sofreria escravidão no Egito, mas seria libertado e estabelecido em sua terra natal, a Terra Prometida (Gênesis 15:13-16).

O reino de Israel seria dividido em dois reinos, Israel e Judá, como resultado dos pecados de Salomão (1 Reis 11:29-37).

Todo o povo de Israel seria derrotado e exilado em cativeiro por causa de seus pecados (Deuteronômio 28:25, 36-37, 47-52).

Nínive, capital do Império Assírio, seria capturada e destruída (Naum 3:1-19).

O antigo Egito perderia seu status de superpotência nacional e nunca mais dominaria outras nações (Ezequiel 29:15).

A nação de Judá seria derrotada e exilada na Babilônia por causa de seus pecados (Jeremias 25:11-13).

Os judeus exilados na Babilônia teriam a permissão de retornar a Jerusalém depois de setenta anos (Jeremias 25:11-12).

O governante, que permitiria que os exilados judeus voltassem para reconstruir Jerusalém e o templo, teria o nome de Ciro — conhecido na história como Ciro, o Grande (Isaías 44:28-45:6, 13).

O Império Babilônico cairia ante os Medos (Daniel 5:25-31).

O Império Babilônico seria seguido pelo Império Medo-Persa, o Império Grego de Alexandre, o Grande, e o Império Romano (Daniel 2:31-40; 7:15-17, 19; comparar 8:20-22).

Jerusalém e seu templo seriam destruídos pouco tempo depois de Jesus Cristo concluir Seu ministério terreno (Mateus 23:37-24:2).

Quase todos os apóstolos originais seriam perseguidos e martirizados (Mateus 23:34, João 15:20, Lucas 11:49).

A Igreja de Deus cumpriria fielmente a sua comissão de proclamar o evangelho para as nações e de ensinar a todos aqueles que seriam chamados por Deus (Mateus 24:14; 28:19-20).

Quadro Lateral: Como Devemos Nos Preparar Para os Eventos do Fim dos Tempos?

"Fiquem alerta! Não deixem que as festas [falta de moderação nas festas], ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa, como se fosse uma armadilha. Pois ele cairá sobre todos no mundo inteiro. Portanto, fiquem vigiando e orem sempre, a fim de poderem escapar de tudo o que vai acontecer e poderem estar de pé na presença do Filho do Homem" (Lucas 21:34-36, BLH ).

"Vigiem e fiquem alerta, pois vocês não sabem quando chegará a hora. Será como um homem que sai de casa e viaja para longe; mas, antes de ir, dá ordens, distribui o trabalho entre os empregados e manda o porteiro ficar de vigia" (Marcos 13:33-34, BLH) .

"Então vigiem, pois vocês não sabem quando o dono da casa vai voltar; se será à tarde, ou à meia-noite, ou de madrugada, ou de manhã. Se ele chegar de repente, que não encontre vocês dormindo! O que eu lhes digo, digo a todos: fiquem vigiando!" (Versos 35-37, BLH).

"Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios. Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor e tendo por capacete a esperança da salvação. Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis" (1 Tessalonicenses 5:6-11).

"Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei" (Apocalipse 3:3).

A Palavra de Deus nos dá o rumo certo para que possamos estar preparados espiritualmente para esses eventos: "Não durmamos... vigiemos e sejamos sóbrios... vestindo a couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação... fiquem vigiando... fiquem alerta... orem sempre... a fim de poderem escapar de tudo o que vai acontecer...".

O apóstolo Paulo descreve vividamente a atitude, a mentalidade e as perspectivas da humanidade no tempo do fim: "Lembre-se disto: nos últimos dias... muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus" (2 Timóteo 3:1-4, BLH).

No fim deste século, homens e mulheres serão completamente egoístas e egocêntricos. Eles estarão cegos diante dos crescentes sinais de perigo ao seu redor — e serão pegos de surpresa. Se não seguirmos as instruções de Deus para sermos sóbrios, vigilantes e cautelosos, corremos o risco de cair no sono e ficarmos espiritualmente despreparados — e por isso vamos sofrer as consequências de nossa negligência!