O Arquiteto Mestre: Seu plano Para Você e Para Toda a Humanidade

Você está aqui

O Arquiteto Mestre

Seu plano Para Você e Para Toda a Humanidade

Anna Wagner Keichline nasceu em 1889 e cresceu em Bellefonte, Pensilvânia. Desde cedo ela demonstrou aptidão notável na arte e artesanato de madeira. Para ajudar a desenvolver esses talentos, seus pais preparam uma pequena oficina em casa e equiparam com várias ferramentas de carpintaria.

Aos 14 anos, Anna ganhou o primeiro prêmio em uma feira do condado ao projetar e construir uma pequena mesa de carvalho. Em 18 de outubro de 1903, um artigo no jornal Philadelphia Inquirer afirmava que a mesa de Anna, vencedora do prêmio, parecia um artesanato "comparável à de um profissional altamente qualificado". E observou ainda, "que esse talento fez com que ela tenha um interesse na arte industrial, a qual a senhorita Anna Keichline espera que seja o estudo de sua vida".

Após terminar o ensino médio, em 1906, Anna avançou em direção à sua meta de entrar para o Colégio Estadual da Pensilvânia (hoje, Universidade Estadual da Pensilvânia) como a única mulher inscrita no programa de engenharia mecânica. No ano seguinte, transferiu para a Universidade de Cornell em Ithaca, Nova Iorque, para buscar uma graduação em arquitetura.

Entre as primeiras arquitetas

Ao se graduar em 1911, ela se tornou a quinta mulher a receber um grau universitário da Cornell e foi uma das primeiras mulheres nos Estados Unidos a exercer essa profissão. Ao longo de sua carreira, Anna projetou edifícios na Pensilvânia, Ohio e Washington. E também casas, prédios de apartamentos, uma escola, uma concessionária de automóveis, um teatro, uma igreja e muitas outras construções comerciais.

Além de projetar edifícios, Anna também foi uma inventora engenhosa e registrou várias patentes nos Estados Unidos. Por exemplo, em 1924, ela projetou uma cozinha completa, que levava em conta o espaço e a comodidade do usuário. Em 1927, ela patenteou o "K-Brick", precursor do bloco de concreto padrão da atualidade.

Embora Anna fosse uma inventora talentosa, seus projetos arquitetônicos constituíam sua carreira vibrante e altamente produtiva. Seu trabalho pioneiro e bem-sucedido recebeu uma homenagem em 2002, uma placa comemorativa foi colocada, pelo governo da Pensilvânia, em sua cidade natal perto de uma de suas notáveis criações arquitetônicas.

A arquitetura exige planejamento inteligente

Assim como no tempo de Anna Keichline, hoje em dia, os arquitetos de sucesso têm que ser muito hábeis em planejamento e engenharia, aptos a transmitir suas ideias originais para os clientes. Desde as pequenas casas aos grandes arranha-céus, as criações arquitetônicas funcionais, seguras e econômicas exigem um planejamento inteligente e uma execução cuidadosa até a conclusão do projeto.

Esses são requisitos básicos para arquitetos humanos, mas também são de suma importância para o Arquiteto Mestre, o Deus Eterno, Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis (João 1:3; Colossenses 1:16). Do princípio ao fim, Ele planejou meticulosamente cada detalhe de Sua planta arquitetônica perfeita (1 Coríntios 14:33, 40).

Ele diz: "Já há muito tempo que Eu venho anunciando a vocês o que vai acontecer no futuro e agora Eu prometo: 'Tudo o que planejei acontecerá; vou cumprir toda a Minha vontade'" (Isaías 46:10, Bíblia Viva).

Como você observa as estrelas brilhando no céu à noite ou ver imagens de galáxias fotografadas pelo telescópio espacial Hubble, obviamente, surge uma questão: Qual foi o propósito de Deus ao projetar e construir esse vasto universo? E, de igual importância, por que criou a humanidade?

Parte da resposta à primeira pergunta é que Deus projetou o universo para mostrar Sua admirável majestade e poder (Salmo 8:1). "Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos" (Salmo 19:1).

Deus está criando Sua própria família

Mas por que Deus criou você e toda a humanidade? A Bíblia nos dá uma resposta clara e emocionante: "Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus" (1 João 3:1). De fato, o Senhor Todo-Poderoso está construindo Sua própria família e buscando compartilhar Sua vida e criação com a Sua posteridade (Efésios 3:15; Hebreus 2:10).

Ao formar o homem exatamente à Sua imagem, Ele deseja que você e todos os demais tenham uma relação especial de Pai e filho com Ele por toda a eternidade (Gênesis 1:26-27; 2 Coríntios 6:18). A seguinte Escritura explica:

"Em alguma parte das Escrituras Sagradas alguém afirma: Que é um simples ser humano, ó Deus, para que penses nele? Que é o ser mortal para que te preocupes com ele? Tu o colocaste por pouco tempo em posição inferior à dos anjos, tu lhe deste a glória e a honra de um rei e puseste todas as coisas debaixo do domínio dele. Quando se diz que Deus pôs 'todas as coisas debaixo do domínio dele', isso quer dizer que nada ficou de fora. Porém não vemos o ser humano governando hoje todas as coisas" (Hebreus 2:6-8, BLH, grifo do autor).

Esta passagem não apenas descreve as obras da criação terrena de Deus sendo supervisionados por seres humanos como também implica que muito mais responsabilidades os aguardam. A expressão "todas as coisas" foi traduzida do termo grego ta panta, que significa "tudo" ou "o universo"—significando a totalidade da criação (João 1:3; Apocalipse 21:7).

Mas por que Deus lhe oferece essa fascinante oportunidade? A extraordinária resposta é que Ele não apenas Te ama como também está preparando você e todas as pessoas para uma obra expressivamente maior no futuro (1 Coríntios 2:9-10; 1 João 4:7-8, 16).

Os seres humanos são a suprema criação de Deus (Lucas 12:7; Êxodo 15:13). O extraordinário plano arquitetônico do Pai revela que todo aquele que se tornar um de Seus filhos ressuscitados vai servir com Jesus Cristo, quando Ele voltar à Terra para governar com justiça e compaixão (Efésios 1:21; Jeremias 12:15; 33:16). Tudo vai ser colocado sob Sua autoridade e Ele irá compartilhar Seus deveres governantes com todos os devotados e virtuosos filhos e filhas de Deus, que receberam a vida eterna (Mateus 28:18; 1 Coríntios 15:49-53).

O plano espiritual perfeito

Assim como um arquiteto elabora desenhos para demonstrar como será o projeto final, o Arquiteto Mestre delineou Seu plano espiritual perfeito muito antes da criação do universo (2 Timóteo 1:9). No entanto, ao contrário dos arquitetos humanos, que normalmente não são construtores, mas trabalham em estreita colaboração com eles, nosso Criador é ambos, arquiteto e construtor. "Porque [Abraão] esperava a cidade que tem os fundamentos, da qual o arquiteto e edificador é Deus" (Hebreus 11:10).

Em primeiro lugar, na preparação de Sua futura família, Deus chamou algumas pessoas fiéis, como Abraão, Sara, Moisés, José, Davi, os profetas bíblicos e outras. Depois de trabalhar em conjunto com esses indivíduos dedicados, a fase seguinte de Seu projeto e obra divina ocorreu quando Jesus Cristo veio à Terra pela primeira vez como Salvador espiritual da humanidade (1 Timóteo 1:1).

E o que Cristo começou a edificar naquela época? Ele declarou: "Edificarei a Minha igreja" (Mateus 16:18).

A Igreja não é uma estrutura física, mas um conjunto de pessoas, em número reduzido, a quem Deus escolhe desta sociedade humana (Mateus 16:18; 1 Coríntios 3:9). Através do arrependimento, da obediência e do batismo, Ele lhes dá o inestimável dom de Seu Espírito Santo (Atos 2:38).

Esses novos discípulos começam a viver uma vida abundante crescendo em caráter e ajudando a proclamar A Boa Nova de Jesus Cristo e do Reino de Deus (Mateus 28:19; 2 Pedro 3:18). Como Abraão, eles também antecipam o tempo em que vão governar com Cristo como reis e sacerdotes no futuro governo de Deus na Terra (Apocalipse 1:6).

Deus não vai se esquecer de ninguém

Embora o eterno Deus esteja trabalhando agora com poucas pessoas, certamente Ele não vai se esquecer dos outros bilhões de pessoas ao redor do mundo. Apesar de que todos vão acabar tendo a oportunidade de se tornarem filhos na família espiritual de Deus, Ele decidiu trabalhar com aqueles chamados agora de uma maneira diferente. Isso envolve o que eles vivenciam na vida cotidiana, e mais importante, como praticam depois o que aprenderam.

Embora Deus deseja que todas as pessoas escolham obedecer a Seus mandamentos, elaborados para o bem de todos, Deus lhes deu a liberdade de decidir se vão ou não obedecer (Deuteronômio 30:19).

Ele tem um propósito importante ao garantir o livre-arbítrio aos seres humanos. Afinal de contas, Ele quer que todos entendam que, sem a Sua instrução e orientação, sua maneira de viver—decidindo o que é certo e errado—somente causa sofrimento e destruição (Mateus 7:13). "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte" (Provérbios 14:12; 16:25). Para ajudar as pessoas a compreenderem esta lição crítica, ao longo dos séculos, Deus tem permitido às nações constituírem e experimentarem todo e qualquer sistema governamental e econômico que desejem.

Através desse moroso processo, Ele está demonstrando que todo sistema de governo criado pelo ser humano, inclusive as democracias modernas, são totalmente incapazes de servir e guiar as pessoas de forma justa e igualitária (Jeremias 10:23; 17:9). Em uma perspicaz observação sobre o governo humano, o renomado primeiro-ministro britânico, na época da Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill, escreveu: "A democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras que têm sido tentadas".

Quando indivíduos e nações governam sem a direção de Deus, o resultado sempre é o fracasso (Romanos 3:10-18). A evidência disso pode ser visto ao longo da história, onde o mal, a angústia, a pobreza e a guerra tem afligido, implacavelmente, a humanidade.

Deus está planejando um futuro maravilhoso para você

No entanto, Deus só permitirá que essas terríveis condições existam por um periodo determinado. A situação vai chegar a um ápice, que vai definir o fim do domínio humano sobre a Terra; quando as relações entre as nações vai se agravar tanto a ponto de ameaçar extinguir a humanidade (Mateus 24:9, 21-22).

Mas pouco antes de o homem chegar a esse ponto de autoextermínio, Jesus Cristo retornará à Terra com um poder avassalador para impedir que isso aconteça (Apocalipse 19:11-16). Ele vai fazer isso por Seu infinito amor pela humanidade e porque os Seus fiéis irmãos obedientes estarão vivendo nessa terrível época (Mateus 24:22).

Cristo não vai apenas salvar a humanidade da destruição, mas também vai estabelecer o Reino de Deus na Terra (Mateus 6:10). Jesus vai assumir as rédeas do governo dos seres humanos e governará como Rei dos Reis e terá a ajuda dos Seus santos ressuscitados (Apocalipse 19:16; 1 Tessalonicenses 3:13). Em seguida, começará a próxima fase desse eletrizante plano arquitetônico de Deus.

Regressando à Anna Keichline, uma das primeiras mulheres a entrar e dominar a profissão de arquiteta, que tinha o cuidado de planejar e implementar seus projetos até sua conclusão. Isso é fundamental para arquitetos humanos bem-sucedidos, mas também é de suma importância para o Arquiteto Mestre, o Deus Eterno, Criador de todas as coisas.

Ele não apenas concebeu o modelo perfeito para transformar maravilhosamente a sociedade humana como também projetou um futuro emocionante para você e todas as outras pessoas. Como você está se preparando agora para se tornar membro da futura família de Deus? BN