O Centro do Mundo

Você está aqui

O Centro do Mundo

Naquele livro, entre os mapas, estava um projeto curioso muito bem estilizado que denotava um ponto de vista teológico. Nós o reproduzimos aqui. Seu ponto de vista era que a Terra Santa — em particular, Jerusalém — é o centro do mundo.

Em seu mapa, Jerusalém é onde se encontram os três continentes, Europa, Ásia e África. Embora não seja literalmente verdade, isso faz sentido porque as antigas rotas comerciais — e de invasão — desses três continentes passavam através da Terra Santa. Com o Mar Mediterrâneo de um lado e o grande deserto árabe do outro lado, e não havia outra opção.

Isso faz com que a Terra Santa esteja na encruzilhada do mundo antigo — sendo a principal razão de vermos tantas guerras e batalhas mencionadas nas Escrituras. Mas Deus não queria que fosse assim. Ele colocou a nação escolhida Israel nesse local por uma razão —  muito diferente de ser o caminho da guerra, mas sim o caminho da paz.

Após gerações de escravidão no Egito, Deus libertou o povo de Israel e levou-o para a Terra Prometida. Enquanto se preparavam para entrar, Deus, através de Moisés, relatou os milagres que fazia e as leis que tinha dado para ajudar o povo a criar um novo tipo de sociedade — uma sociedade edificada sobre o fundamento das leis de Deus.

Veja o que Deus pretendia para o povo de Israel, segundo o que foi revelado por meio de Moisés: “Eu lhes ensinei decretos e leis, como me ordenou o SENHOR, o meu Deus, para que sejam cumpridos na terra na qual vocês estão entrando para dela tomar posse. Vocês devem obedecer-lhes e cumpri-los, pois assim os outros povos verão a sabedoria e o discernimento de vocês. Quando eles ouvirem todos estes decretos dirão: ‘De fato esta grande nação é um povo sábio e inteligente’". (Deuteronômio 4:5-6, NVI).

Deus colocou Israel nesse local, na encruzilhada do mundo, para ser um exemplo para as nações em torno dela, assim como também para aqueles que passassem ao longo daquelas antigas rotas comerciais dessa área. Israel deveria ser um exemplo vivo de como seria abençoada qualquer nação que obedecesse às leis de Deus.

Infelizmente, isso não se tornou realidade. Israel se rebelou contra Seu Criador e, em vez disso, tornou-se um exemplo do que acontece com uma nação que vira as costas para Deus. O país foi invadido e destruído, e a maioria dos sobreviventes foi exilada da terra.

Avancemos vinte e seis séculos no tempo, ou seja, aos dias de hoje. Essa terra continua sendo o centro de conflitos no mundo. E isso vai continuar se intensificando até o retorno de Jesus Cristo. Note o que Deus diz: “Pois Eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém... Então o SENHOR sairá, e pelejará contra estas nações" (Zacarias 14:2-3).

Haverá uma guerra total entre os exércitos humanos e o invencível exército espiritual de Deus. Mas não haverá nenhuma longa disputa. "Naquele dia estarão os Seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente... E o SENHOR será rei sobre toda a Terra” (Zacarias 14:4, 9).

E então, como nos diz Isaías 2:3-4: “porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR... e estes converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra".

Jerusalém, o centro de conflitos, está destinada a cumprir o seu destino como o centro da paz mundial!