O Poder do Espírito Santo

Você está aqui

O Poder do Espírito Santo

O presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, disse em seu primeiro discurso de posse: "Não temos nada a temer senão o próprio medo". Ele falou para uma geração de pessoas que realmente temia pelo seu futuro imediato. Eles temiam perder suas propriedades, postos de trabalho e a capacidade de sustentar suas famílias. Meus pais faziam parte desse público ao qual Roosevelt se dirigiu. As coisas não mudaram muito. Ainda temos medo de perder o emprego, a moradia e de ter dificuldade para sustentar nossas famílias. Quais são seus medos?

Deus quer ajudá-lo a viver uma vida produtiva — livre do medo paralisante. Se o medo faz parte de sua vida cotidiana, então, sem dúvida, você precisa saber da verdade sobre o Espírito Santo de Deus.

A disponibilidade imediata do Espírito Santo de Deus

Temor, incerteza e dúvida — palavras que descrevem a situação dos discípulos de Jesus após Sua crucificação. Seu Mestre e Guia tinha sido assassinado de forma brutal e surpreendente. Aparentemente, Sua missão havia chegado ao fim.

Mas essas emoções negativas se misturaram com um novo entusiasmo. Jesus, a quem eles viram ser crucificado, apareceu e lhes entregou novas instruções: "E eis que sobre vós envio a promessa de Meu Pai; ficai, porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder" (Lucas 24:49).

Pouco tempo depois eles se reuniram para a Festa de Pentecostes. Provavelmente lembrando-se das palavras de Jesus. Então, quando estavam reunidos em Jerusalém: "De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem" (Atos 2:2-4).

A espera chegava ao fim. Naquele momento, a promessa de Jesus estava sendo cumprida. Na verdade, eles tinham recebido um grande poder de Deus. O Espírito Santo começou a mudar suas vidas de maneira incrível e tangível. Hoje em dia, esse mesmo poder está disponível para aquelas pessoas que Deus está chamando a obedecê-Lo — ele está disponível para você agora mesmo.

Um espírito de mudança

O Espírito de Deus é um espírito de mudança — de conversão. É ele que possibilita aos cristãos começarem a desenvolver o caráter de Jesus Cristo em suas próprias vidas. Devemos escolher desenvolver o lado espiritual da vida — o caráter — em primeiro lugar. Em seguida, com esse caráter, podemos lidar com as coisas materiais da vida que, às vezes, nos desafiam.

O que é o Espírito Santo? Ele não é uma terceira pessoa numa trindade, como muitos acreditam que seja (leia nosso guia de estudo bíblico Deus É Uma Trindade?). Em vez disso, o Espírito Santo é a essência de Deus. É a essência tanto de Deus Pai quanto de Jesus Cristo, embora sejam seres distintos. Como sabe, Deus é Espírito (João 4:24) — dois Seres constituídos de Espírito.

A Bíblia nos mostra que o Espírito Santo também é o poder de Deus, que pode ser projetado para o exterior dEles. É o que Eles usam para criar. Esse Espírito foi o método usado na criação: "A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas” (Gênesis 1:2).

Aqui vemos que o Espírito Santo de Deus é descrito como algo muito diferente daquilo que podem ter lhe ensinado. É o poder com que Deus, através de Cristo, exerce Sua vontade e não apenas sobre a topografia de nosso planeta, mas também nas vidas daqueles que depositam sua fé Nele e pedem a Sua ajuda diariamente.

O Espírito Santo de Deus é a dimensão que falta no ser humano e que pode transformar as pessoas muito além do imaginável!

Avivando o Espírito Santo

Será que você precisa de ajuda para vencer o pecado? Será que precisa de fé para vencer o medo e ter coragem diante das provas da vida? A resposta honesta é sim — todos nós precisamos. Particularmente, vencer o pecado é algo que somos incapazes de fazer por nossa própria conta e vontade. Precisamos do poder do Espírito de Deus em nossas vidas.

Alguma vez você já se sentou diante de uma fogueira até vê-la se extinguir completamente? Com o tempo as brasas vão desaparecendo. Para reacender esse fogo, você tem que abanar as brasas para oxigená-las até o fogo voltar. A partir daí você pode colocar mais lenha e assiste ao fogo se transformar em uma chama quente e agradável novamente.

O poder do Espírito Santo funciona quase da mesma maneira. O Espírito de Deus é uma força poderosíssima, muito parecida com fogo. Esse poder precisa ser alimentado e "despertado" para ser uma ferramenta eficaz usada por Deus para conferir as qualidades que precisamos para ter uma vida bem sucedida.

O apóstolo Paulo orientou um jovem ministro chamado Timóteo a como nutrir o dom do Espírito Santo: “Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos [uma referência à forma como o espírito Santo é concedido — ver Atos 8:17-19]. Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação" (2 Timóteo 1:6-7).

Observe esses elementos do Espírito Santo — poder, amor e moderação. Eles são o oposto do medo.

O medo era o que o presidente Roosevelt estava tentando combater quando incentivou a nação a não temer nada senão o próprio medo. No entanto, após muitos anos, esses mesmos medos permanecem em muitos de nós.

Mas Deus não quer que vivamos dessa maneira. Ele oferece uma melhor qualidade de vida. Precisamos ficar em sintonia com nosso Criador e Seu caminho de vida para podermos alcançar a verdadeira solução desse problema.

Um Espírito de poder

Reflita sobre o que Deus está oferecendo. Primeiro, Ele oferece poder. Para entender isso, temos que compreender esse poder de forma diferente do que pensam as pessoas. Esse poder que Paulo menciona na Bíblia confere a uma pessoa confiança na vida. E quando você começar a entender que a sua vida tem um propósito, isso vai lhe trazer contentamento, que é um poder muito real.

Realmente, saber por que você nasceu é o ponto de partida para ter poder e domínio sobre si mesmo. Depois, temos a força interior para manter o foco e agir em conformidade com o aprendido. Esse é o poder do qual Paulo está falando nesse versículo — o poder de controlar a si mesmo e seus pensamentos e ações.

Mudar a sua vida de uma maneira profunda é, no mínimo, um desafio. Provavelmente, seria mais correto dizer que fazer isso sozinho é impossível! Quando Deus nos diz que podemos ter um Espírito de poder, é isso mesmo que Ele quer dizer — o poder para mudar realmente nossas vidas. Deus vai nos ajudar a alcançar essa mudança poderosa, mas temos que dar um passo em Sua direção.

Um Espírito de amor

O apóstolo Paulo descreve o Espírito Santo como um Espírito de amor. O amor é um conceito muito incompreendido hoje em dia. Muitas vezes, o amor é visto apenas em um contexto romântico. Apesar de ser parte do seu significado, isso nem sequer chega perto da plenitude do conceito do amor. Para entender o amor, devemos entendê-lo como Deus o define.

Em uma ocasião, os fariseus se juntaram ao redor de Jesus. Um deles, um mestre da lei, O pôs à prova com uma pergunta, dizendo: “Mestre, qual é o grande mandamento na lei?" (Mateus 22:36).

A resposta de Cristo foi diretamente ao cerne do que Deus requer. Ele disse: “Amarás ao Senhor Teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas" (versículos 37-40).

No entanto, para amar a Deus e aos outros com essa profundidade, mantendo-se obediente aos mandamentos de Deus (1 João 5:3), requer algo que não temos naturalmente. Antes, o amor de Deus é "derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Romanos 5:5). Precisamos do poder do Espírito Santo para nos transformar em pessoas capazes de demonstar esse profundo amor divino.

Um espírito de moderação

Finalmente, Paulo escreve que o Espírito de Deus nos permite ter equilíbrio. Quando temos equilíbrio por meio do Espírito, então somos capazes de controlar nossos pensamentos e direcioná-los ao caminho de vida de Jesus Cristo.

Paulo escreveu sobre isso em outra carta: “Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne, pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo" (2 Coríntios 10:3-5).

Você tem alguns "argumentos" contra Deus? Talvez você ache que Deus não é justo ou que não está ouvindo-o clamar a Ele. Talvez você esteja decepcionado porque Ele não respondeu às suas sinceras orações.

Viver de acordo com o Espírito de Deus significa abandonar nossos próprios conceitos pessoais sobre Deus. Significa ver como Ele é realmente e também como realmente somos. Paulo desafiou os cristãos de seu tempo a desarraigar qualquer pensamento contrário a Deus e Sua soberania sobre toda a vida e trazer todo pensamento cativo a Cristo. Isto requer uma mente autodisciplinada e moldada pelo Espírito Santo.

Transformados pelo Espírito

Após seu milagroso encontro no caminho de Damasco, Paulo passou por um extraordinário processo. Ele foi batizado e recebeu o dom do Espírito Santo. Desse momento em diante, sua vida passou a ter um foco de verdadeira devoção. Mais tarde, ele escreveu sobre esse processo de transformação que tinha passado. Ele escreveu isso para que pudéssemos compreender o poder que está disponível para nós.

"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte" (Romanos 8:1-2).

Antes de Paulo ser batizado e receber o Espírito Santo, ele lutava com seu próprio ponto de vista sobre Deus. Quando começou a andar pelo Espírito, ele passou a vivenciar uma abordagem totalmente nova quanto à vida.

A experiência de Paulo pode ser resumida parafraseando o que ele escreveu em Romanos 8:5-8: Eu pensei que era uma boa pessoa e agradava a Deus. Mas então percebi que eu era apenas um homem como todos os outros, lutando na vida com minhas próprias obras. Mas minha mente não estava completamente alinhada com Deus. Algo estava faltando e, até eu dar o passo necessário em direção a Deus, minha vida era inútil. Enquanto estivesse tentando fazer tudo sozinho eu não poderia agradar a Deus.

E você, em que ponto se encontra? Você sente que algo está faltando? Talvez você sinta que está fracassando porque não consegue superar suas fraquezas pessoais. A boa nova é que podemos escolher resistir ao pecado e, com a ajuda de Deus através do Espírito Santo, realmente podemos vencê-lo. A diferença entre o antigo e o novo Paulo era o Espírito de Deus.

Veja sua explicação: “Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo" (Romanos 8:9, NVI).

Vivendo uma vida transformada pelo Espírito Santo

Para ser cristão, devemos ter mais do que uma profissão de fé ou crença. Precisamos ter o Espírito Santo. Não há atalho para o verdadeiro cristianismo. E para receber esse dom, devemos nos arrepender. Isso significa transformação, ou seja, abandonar nossas atitudes pecaminosas e passar a obedecer a Deus e à Sua Palavra. A vida de um cristão comprometido exige muito além da literalidade da lei de Deus, ou seja, exige um contínuo esforço para seguir a sua intenção subjacente.

Cristo disse que cobiçar alguém é o mesmo que adulterar. E mais, odiar alguém é equivalente a assassinato (Mateus 5:21, 28). Ele descreveu uma dimensão mais profunda e espiritual da lei.

Paulo compreendeu, através de sua própria vida, como superar a si mesmo e ao seu passado e como mudar, desenvolvendo-se para se tornar uma pessoa diferente. Você deseja isso para sua vida?

Paulo escreve: "Portanto... estamos em dívida, não para com a carne, para vivermos sujeitos a ela. Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os torna filhos por adoção [filiação], por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”. O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus" (Romanos 8:12-16, NVI).

O Espírito Santo nos liberta do medo e possibilita uma relação transformadora com Deus. Quando somos guiados por esse Espírito, então podemos experimentar uma vida sossegada, confiante, alegre e bem sucedida. Temos o amor e o poder de Deus nos conduzindo. Temos uma vida baseada em um caráter íntegro, que nos leva a fazer escolhas sábias em toda nossa vida.

Você já se arrependeu de seus pecados? Você já aceitou Jesus Cristo como seu Salvador? Você seguiu o exemplo d’Ele e foi batizado? Um verdadeiro ministro de Jesus Cristo impôs as mãos sobre e orou para que o Espírito Santo fosse derramado sobre você?

Talvez você não tenha o Espírito de Deus, a menos que tenha seguido os passos bíblicos de arrependimento, batismo e imposição de mãos. Mas isso não significa que você não seja sincero. Mas, é claro, Deus espera que sigamos atentamente o exemplo de Jesus e de seus apóstolos.

Os medos que pairavam sobre a sociedade durante a presidência de Franklin Roosevelt ainda ecoam em nosso mundo moderno. O fato é que eles sempre surgem em momentos de provação e dificuldades. Não podemos escapar de todas as circunstâncias negativas da vida. Mas podemos escapar do medo ao confiar no amor de nosso Criador, que, sem dúvida, nos ajuda a viver uma vida, verdadeiramente transformada, de poder, amor e equilíbrio! BN