A Bíblia é verdadeira?

Você está aqui

A Bíblia é verdadeira?

A Bíblia é o livro mais influente de todos os tempos. Ela foi traduzida em quase todas as línguas do mundo. Milhões de cópias já foram impressas. Provavelmente você tem uma cópia em algum lugar de sua casa agora.

A Bíblia tem sido debatida, discutida e, muitas vezes, rejeitada. Ela tem sido reverenciada e respeitada — mas também ultrajada por alguns.

Mas a questão mais importante sobre a Bíblia talvez seja esta: A Bíblia é verdadeira? Ela é o que afirma ser — a revelação inspirada, divina e sagrada do Deus Criador do universo?

Se a Bíblia é verdadeira, e se é o que afirma ser, então é um livro onde você pode encontrar as verdades mais profundas da vida. Se a Bíblia é verdadeira, então ela é a fonte primária da verdade sobre o Deus Criador e Seu plano para a humanidade e para sua vida.

Nós, da revista A Boa Nova, consideramos esse livro como a única fonte suprema da verdade sobre a vida. Cada tópico que cobrimos está arraigado firmemente nos ensinamentos da Bíblia, e queremos ajudá-lo a ver e a confiar na Bíblia como guia e autoridade para que você possa saber como viver uma vida bem-sucedida através da orientação de Deus.

Talvez você esteja buscando uma fonte de conhecimento confiável para apoiar a sua crença na Bíblia. Sabemos que existem muitos desafios criados por céticos e zombadores. Essas questões existem desde que as primeiras palavras foram escritas. Esta é nossa posição: Tomamos a Bíblia como verdade — não de maneira cega, mas com base em muitas provas documentadas e numa relação de confiança desenvolvida. Na verdade, nenhum argumento tem merecido crédito e muito menos conseguido minar a veracidade desse livro. 

Como chegamos ao ponto de confiar na veridicidade da Bíblia? Há muitas razões que apoiam o que diz a Bíblia. Vamos dar uma olhada em algumas.

Primeira Prova: O cumprimento de profecias

A Bíblia registra muitos acontecimentos do passado. Mas o mais extraordinário é o registro dos eventos que ainda vão acontecer.

A palavra "profecia", em nossa era moderna, carrega certa bagagem. Essa é uma palavra usada em romances ou filmes de ficção, onde gurus religiosos proclamam algum evento futuro. Para ser honesto, hoje em dia, quando ouvimos falar de profecia, muitas vezes, diz respeito ao contexto de pessoas desequilibradas que proclamam ideias extravagantes e antibíblicas sobre o tempo do fim.

Mas a profecia é verdadeira e é uma parte importante da Palavra de Deus. Entretanto, é preciso uma abordagem equilibrada para se estudar a profecia bíblica. Deus é o Deus da história e do futuro. Ele sabe o que aconteceu e o que vai acontecer.

Veja o que Deus disse através do profeta Isaías: “Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito permanecerá em pé, e farei tudo o que me agrada" (Isaías 46:10, NVI, grifo nosso).

Uma compreensão correta da profecia pode edificar a fé. Quando vemos eventos profetizados acontecerem, então temos certeza que Deus está no comando e podemos obedecer e confiar Nele.

A Bíblia registra muitas profecias e, em seguida, mostra como elas foram cumpridas. E ainda o mais importante, ela descreve a primeira e a segunda vinda de Jesus Cristo. As profecias que abrangem milhares de anos, de Gênesis a Miqueias, descrevem a primeira vinda de Cristo — e até mesmo dá o nome da cidade onde Ele nasceria, Belém. A Bíblia contém mais profecias sobre a vinda de Cristo do que qualquer outro evento. Além disso, descreve muitos detalhes de como vai ser o Seu retorno. Estudar esse tema é um exercício inspirador, que edifica a fé e ajuda a entender o mundo.

Afinal de contas, basta olhar em volta — muitos eventos, que você não pode entender completamente, estão ocorrendo no mundo e afetando sua vida. A profecia bíblica nos mostra o rumo que esses eventos devem tomar.

A profecia nos incentiva a mudar

Outra razão impactante da profecia é motivar a nossa mudança. Há uma escritura essencial que devemos ler para termos uma abordagem equilibrada sobre a profecia:

"O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada. Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa..." (2 Pedro 3:10-12, NVI).

Podemos confiar no trabalho de Deus em nossas vidas, mas precisamos fazer a nossa parte para vencer o pecado e nos tornarmos mais semelhantes a Ele. A Bíblia faz afirmações como nenhum outro livro é capaz de fazer. Deus revela os acontecimentos futuros. Alguns desses eventos revelados com antecedência já aconteceram.

Poderíamos examinar muitas profecias já cumpridas para ajudar a provar a veracidade desse livro, mas não temos espaço neste artigo para cobri-las com detalhes suficientes para lhe fazer jus. Se você quiser saber mais, eu recomendo entrar em nosso site www.revistaboanova.org (ou http://portugues.ucg.org) para estudar sobre o sonho de Nabucodonosor, a profecia de Daniel 11 e as profecias sobre o Messias. 

Segunda Prova: A evidência arqueológica

A arqueologia bíblica é um campo que corrobora a profecia e o registro bíblico. Vamos analisar um exemplo específico — a história de Ciro, rei da Pérsia.

Em 539 a.C., Ciro conquistou e tomou o reino da Babilônia. E foi justamente a Babilônia quem conquistou Jerusalém e deportou seus habitantes quase cem anos antes, pondo fim ao reino de Judá. A política da Babilônia consistia em retirar o povo conquistado de sua terra natal e reassentá-lo noutro lugar. A maioria dos judeus foi reassentada em áreas babilônicas. Ao lermos a história de Daniel, vemos um homem envolto nessa teia.

A política de Ciro era diferente. Ele permitia que os povos conquistados permanecessem em sua terra natal. Quando tomou o poder da Babilônia, ele deixou que esses povos outrora conquistados voltassem para sua terra natal. O primeiro capítulo de Esdras registra que Ciro emitiu um edito permitindo que os judeus voltassem à Jerusalém e reconstruíssem aquela cidade.

Esse decreto foi o cumprimento de uma profecia escrita mais de cem anos antes pelo profeta Isaías. Deus tinha dito a ele: "Eu sou o SENHOR... que diz acerca de Ciro: Ele é Meu pastor, e realizará tudo o que me agrada; ele dirá acerca de Jerusalém: “Seja reconstruída”, e do templo: “Sejam lançados os seus alicerces”” (Isaías 44:24, 28, NVI).

Deus não apenas previu o que Ciro iria fazer, com mais do que um século de antecedência, como também o chamou pelo nome!

A arqueologia confirma o registro bíblico

Agora é que fica interessante. Em 1879, um cilindro de argila foi descoberto no atual Iraque, com a história da conquista da Babilônia por Ciro. As tabuletas de argila formam um arquivo ou texto do mundo antigo, onde estão gravados eventos e detalhes importantes para serem lembrado na posteridade.

O cilindro de Ciro, que pode ser visto no Museu Britânico, foi analisado e verificado pelos principais estudiosos do assunto. Esse fascinante e antigo documento histórico corrobora o relato bíblico de Esdras sobre o retorno dos judeus a Jerusalém junto com tesouros que foram saqueados do templo de Deus. Além disso, ele confirma a incrível profecia de Isaías, escrita a mais de cem anos antes de Ciro.

Alguns críticos da Bíblia dizem que foi alguém que viveu muito tempo depois da morte de Isaías e da queda de Babilônia quem escreveu essa profecia. Eles argumentam que referir-se a Ciro pelo nome com mais de um século de antecedência é impossível. A moderna mente secular não consegue admitir a legitimidade da revelação de Deus ao profeta. Mas os fatos falam por si mesmo.

Por um lado, o cilindro usa uma linguagem semelhante à de Isaías. Como na profecia de Isaías, Ciro chama a si mesmo de pastor. E, em vez de dar o crédito ao deus persa por sua vitória sobre Babilônia, Ciro enaltece ao deus babilônico Marduque — assim como também dá crédito ao Deus dos judeus em seu édito registrado por Esdras, demonstrando, em ambos os casos, uma política de pluralismo cultural e promoção das religiões do conquistado. Por conta dessa política, ele permitiu que os judeus retornassem e reconstruíssem o templo de Jerusalém.

Aqui está a evidência da arqueologia que corrobora a profecia bíblica de uma forma fantástica. Descobertas arqueológicas em Israel, Egito, Jordânia, Turquia e em outros países onde os eventos da Bíblia ocorreram desenterraram montanhas de informações, que lançaram luz sobre pessoas, lugares e eventos registrados na Bíblia. Isso pode ser verificado em muitos livros bem conceituados, em documentos e exposições em museus.

Terceira Prova: As descobertas científicas

Se você ouvir as palavras "ciência" e "Bíblia" na mesma frase, normalmente é porque alguém está falando sobre um conflito entre elas. Mas isso não tem de ser assim.

A Bíblia é, certamente, um livro que precisa ser entendido e aceito pela fé. Mas, como mencionado, essa fé não deve ser ignorante ou irracional. Deus não quer que deixemos de usar nosso cérebro e intelecto para poder acreditar que a Bíblia é a Sua Palavra. Não temos de ignorar os avanços da ciência mesmo crendo em Deus.

Se mantivermos a mente aberta enquanto esquadrinhamos as Escrituras e compreendemos como a ciência funciona, veremos que a Bíblia é ponderada, coerente e lógica e que, se lida da forma correta, ela não contradiz o que vemos na criação, feita por Deus.

Precisamos manter duas coisas em mente quando discutimos esse assunto. Primeiro, a ciência é simplesmente um processo de aprendizagem sobre o universo observável. E em segundo lugar, a Bíblia é essencialmente um livro de orientação espiritual.

Os cientistas estão sempre estudando, testando e revendo suas conclusões para terem certeza se o que descobriram é correto. O próprio método científico é um fluxo de trabalho lógico, pois se contesta algo e testa se é verdadeiro, e depois se repete os testes para se verificar novamente. No mundo moderno, a forma de se fazer progresso científico é realizar uma nova descoberta, formar uma nova conclusão e, em seguida, fazer mais revisões e testes dessa conclusão para assegurar a sua validade.

Muitas vezes, surgem novas descobertas que alteram e, em alguns casos, invalidam conclusões anteriores. Na verdade, esse é um ponto de orgulho para os cientistas: A ciência revisa constantemente suas conclusões, chegando cada vez mais e mais perto da verdade através da observação e da experimentação.

Lembre-se, a Bíblia é essencialmente um livro de orientação espiritual. É um livro destinado a nos dar significado à vida, a revelar Deus como nosso Criador e Pai Celestial e servir de guia em nossa vida. Ela não pode ser vista como um livro de ciência.

Sendo assim, ela descreve precisamente a natureza do ponto de vista do homem. Nas escrituras que comentam sobre a natureza física do universo, uma leitura adequada mostra que o que está escrito não tenta contradizer o que pode ser provado através da observação científica.

Eu espero que você possa entender como a ciência e a Bíblia podem trabalhar juntas. A ciência busca revelar as verdades físicas, aquilo que podemos observar, e a Bíblia dá respostas sobre o sentido da vida e os mistérios espirituais que nós, como seres humanos, sempre nos perguntamos durante toda a vida — e ela também fornece algumas informações factuais sobre o reino físico.

Os escritores bíblicos conheciam princípios médicos e científicos

Vejamos um exemplo de como os escritores da Bíblia tinham uma compreensão, às vezes notável, do mundo físico. Um exemplo é a vida e obra de Moisés, que viveu cerca de 3.500 anos atrás.

Moisés foi criado em uma casa egípcia como um filho adotado na casa de faraó. Os arqueólogos modernos têm descoberto muitos artefatos egípcios dos dias de Moisés, e um desses é um documento sobre a medicina egípcia. Ele descreve sobre como os médicos egípcios tratavam as doenças e os ferimentos que nos fazem enfermar hoje em dia.

Alguns exemplos de medicina incluem o uso de pó de estátua, asas de besouros, caudas de rato, cabelo de gato, olhos de porco, pés de cachorro, olhos de enguia e tripas de ganso. Se alguém tinha uma farpa no corpo, eles tratavam com uma pomada de minhoca e esterco de burro. Hoje sabemos que o estrume está cheio de esporos do tétano, então alguém no antigo Egito pode ter morrido de tétano simplesmente pela maneira como um médico tratava isso.

Contudo, a Bíblia não prescreve nenhuma dessas coisas repugnantes para o tratamento de doenças ou moléstias. Se a lei de Moisés tivesse sido simplesmente algo vindo desse homem, e não divinamente revelado por Deus, sem dúvida, Moisés teria contado com sua experiência de quarenta anos na sociedade egípcia para dar conselhos básicos de saúde. Em vez disso, ele deu princípios de saneamento que estavam milhares de anos à frente do seu tempo!

Através da história, grandes epidemias surgiram porque as pessoas não entendiam que uma higiene adequada é essencial para uma boa saúde. No início dos anos 1800, um grande surto de cólera que começou na Índia e, durante vinte anos, se espalhou pelos Estados Unidos, matando milhares de pessoas ao longo do caminho. Os surtos de cólera estão quase sempre ligados à falta de tratamento do esgoto. Em muitos lugares ao redor do mundo, o esgoto fluía a céu aberto nas ruas e contaminavam o abastecimento de água.

Em flagrante contraste com esse fato, Deus instruiu claramente a Israel sobre como eliminar os resíduos: “Determinem um local fora do acampamento onde se possa evacuar. Como parte do seu equipamento, tenham algo com que cavar, e quando evacuarem, façam um buraco e cubram as fezes" (Deuteronômio 23:12-13, NVI).

Se a humanidade tivesse ouvido as instruções de Deus, registradas por Moisés há milhares de anos, então inúmeras vidas poderiam ter sido salvas.

Há muitos mais exemplos como esse, onde as descobertas científicas dos tempos modernos têm comprovados esses princípios bíblicos, que são simplesmente óbvios para qualquer leitor.

A Bíblia é verdadeira — creia e viva por ela!

A Bíblia é verdadeira. Ela é o que afirma ser — a revelação santa e inspirada de Deus. Ela é a fonte da verdade e da sabedoria e o caminho para conhecer o Criador do universo. Ela é um registro preciso da história do mundo, tanto do que já aconteceu como do que vai acontecer no futuro.

O estudo desse assunto deveria nos instigar a prestar atenção na vida que vivemos. Temos de analisar quais as mudanças que precisamos fazer.

Deus nos deu um livro de instruções sobre a vida. Através de Sua Palavra, Ele prediz os eventos que conduzem até o retorno de Jesus Cristo. E o que você vai fazer acerca disso? Certamente, isso é entre você e Deus. Nós só podemos mostrar-lhe onde encontrar a verdade — na Bíblia. O resto é com você.

Pegue sua Bíblia hoje mesmo. Leia suas palavras e acredite nelas. Ore a Deus e peça-Lhe para abrir sua mente e coração para compreender o que Ele está querendo lhe dizer nas páginas de Sua Palavra. Peça-Lhe para mostrar como você deve responder a Sua mensagem.

A Bíblia é verdadeira. Quando você acreditar nela, colocá-la em prática e vivê-la, então ela mudará a sua vida!

 

PARA SABER MAIS: Este artigo abordou apenas algumas das muitas provas de que a Bíblia Sagrada é realmente a revelação inspirada de Deus para a humanidade. Você pode encontrar muito mais informações em nosso guia de

estudo bíblico gratuito "A Bíblia Merece Confiança?". Baixe ou solicite hoje mesmo sua cópia gratuita!